• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de março de 2010

Futebol: Mesmo sem Adriano, Flamengo goleia na taça RJ


Se Adriano não pôde atuar por conta de problemas pessoais, o jogador escolhido pelo técnico Andrade para substitui-lo no ataque do Flamengo deu conta do recado. Bruno Mezenga teve categoria para abrir o placar na vitória por 4 a 0 sobre o Resende, neste sábado, pela terceira rodada da Taça Rio. Léo Moura, Vinícius Pacheco e Vágner Love completaram para o time rubro-negro.
Com o resultado, a equipe da Gávea chega à liderança provisória do gupo 1, com nove pontos. Outros quatro clubes somam seis pontos e têm um jogo a menos - entre eles, o Fluminense, que faz clássico contra o Botafogo neste domingo, no Maracanã.
A partida começou disputada, sob chuva e com um cartão amarelo para cada lado. O Flamengo só chegou ao primeiro gol aos 37min. Vágner Love passou para Bruno Mezenga, e o atacante formado na base do clube invadiu a área para finalizar, sem dar chances ao goleiro Cléber.
Na segunda etapa, o zagueiro Naílton foi expulso, deixando o Resende com um a menos. Mezenga deixou o campo aos 16min e deu lugar ao sérvio Petkovic, deslocando Vinícius Pacheco para o ataque. Um minuto depois, veio o segundo gol: Léo Moura bateu falta com estilo e contou com a ajuda do goleiro para ampliar.
O Flamengo ainda teve tempo para balançar as redes mais duas vezes. Aos 27min, Petkovic lançou Vinícius Pacheco, que bateu cruzado para fazer 3 a 0. Cinco minutos depois, Vágner Love completou para o gol após jogada entre Juan e Ramon, que havia acabado de entrar.

Fonte:Redação Terra
Foto:agência Lance

Mundo: Presidente do Irá diz que 11/09 foi uma " grande montagm"


O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, chamou neste sábado de "grande montagem" os atentados terroristas cometidos em 11 de Setembro de 2001 em Washington e Nova York, nos quais mais de três mil pessoas morreram.
Durante uma reunião com membros do Ministério da Inteligência iraniano, Ahmadinejad explicou que, em sua opinião, o único objetivo era "justificar a guerra contra o terrorismo".
"Os atentados de 11 de Setembro fazem parte de uma estratégia de inteligência complexa. Uma grande mentira com a qual se tratava de conseguir um pretexto para lutar contra o terrorismo americano e que abriu o caminho para o aventureirismo no Afeganistão", afirmou.
Ahmadinejad acusou as "potências arrogantes" de cometer "assassinatos desumanos e atos de terror sob a desculpa da defesa dos direitos humanos".
"A depredação, o assédio e o assassinato da realidade humana são o resultado da ideologia capitalista", ressaltou o presidente iraniano, citado pela televisão estatal do país.
Ahmadinejad afirmou que os atentados de 11 de Setembro foram "grande montagem"
"O ataque dos Estados Unidos e a participação da Organização do Tratado do Atlântico Norte [Otan] no Afeganistão tinham como meta salvar o liberalismo e o pensamento capitalista", concluiu.
Serviços secretos
Além disso, Ahmadinejad criticou os serviços secretos dos EUA, Reino Unido e Israel em relação à detenção, na semana passada, do líder do grupo rebelde sunita Jundullah, Abdul Malik Rigi, considerado terrorista por Teerã.
"A captura desse terrorista criminoso é uma prova da incapacidade dos serviços de Inteligência dos EUA, do Reino Unido e do regime sionista",disse Ahmadinejad.
Rigi foi capturado dias atrás quando viajava de Dubai rumo ao Quirguistão em um avião que foi obrigado a aterrissar por caças-bombardeiros iranianos quando entrou no espaço aéreo da república islâmica.
O grupo que liderava assumiu neste ano a autoria dos dois atentados mais sangrentos cometidos no Irã nos últimos 20 anos.
O Ministério da Inteligência iraniano acusa EUA e Reino Unido de prestar socorro a Rigi.
Fonte:EFE Teerá/Folhaonline
Foto:Varid Salemi/AP

Educação: UNEB convoca candidatos em 3ª chamada


A UNEB - Universidade do Estado da Bahia, divulgou ontem a convocação para a 3ª chamada do processo seletivo vestibular 2010. Os candidatos poderão verificar a lista pelo site http://www.vestibular.uneb.br/, as matrículas para os convocados acontecem nos dias 08 e 09/03 nas sedes do Departamento da capital e interior do Estado.
Imagem Log:Ascom/Uneb

Saúde: Hospital inaugurado pelo Estado sofre muitas críticas em Santo Antonio de Jesus

Inaugurado há três meses, o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, tem sido alvo de reclamações em relação ao atendimento, à falta de médicos, de pessoal capacitado nos setores de segurança, na recepção e profissionais da área de saúde, além do número reduzido de equipamentos de suporte. O setor de ortopedia é o que mais recebe críticas. Na recepção do ambulatório, a informação é que o ortopedista, que não teve o nome divulgado, atende duas vezes na semana e apenas a 20 pacientes. Sem se identificar, profissionais da saúde que trabalham no hospital confirmaram as reclamações. “O hospital não está bem. A maioria dos contratados está aqui por indicação, principalmente o pessoal de enfermagem e administrativo; não houve treinamento prévio e, por falha na atenção básica, está funcionando como um posto de saúde. Mas tem condições de melhorar”, declarou um funcionário. Renan Araújo, médico-diretor da Gestão de Rede Própria da Secretaria Estadual da Saúde, garante que o órgão fiscaliza a gestão do hospital. “A Sesab está satisfeita com o atendimento. Em dois meses vem se consolidando como referência no atendimento às urgências da região”, assegurou. O Hospital Regional levou quase 20 anos para ficar pronto. Nos últimos dois meses, a unidade realizou 1.551 atendimentos de urgência, 839 de ambulatório e 450 cirurgias.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Divulgação

sexta-feira, 5 de março de 2010

Educação:Professores da Rede Estadual de São Paulo entram em greve


Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a Secretaria Estadual da Educação classificou a aprovação da greve dos professores da rede estadual de ensino de São Paulo como "uma decisão política". A paralisação, a partir da próxima segunda-feira (8), foi decidida em assembleia realizada nesta sexta-feira na praça da República, no centro de São Paulo, em frente à secretaria.
Professor aposentado, José Domingos Rizzo, 57, pendura holerites em guarda-chuva e forma o que chamou de "árvore da miséria"
A secretaria considera a pauta de reivindicações da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) como "inimiga da melhoria da qualidade da educação de São Paulo", já que a entidade é contra as provas de avaliação dos professores.
"A secretaria confia que o conjunto dos professores, a exemplo das tentativas anteriores da Apeoesp, não vai se mobilizar em relação a essa pauta que só prejudica o ensino público e que é contrária aos próprios interesses dos professores", afirma a nota.
Sobre o reajuste salarial que motivou a greve --a Apeoesp pede 34,3% para todos os professores-- a secretaria afirma que o Estado já investe 30% do orçamento em educação, e que não há condição econômica para sustentar um "aumento dessa dimensão, o que desorganizaria todos os programas que permitem o funcionamento das mais de 5.000 escolas estaduais".
De acordo com a Apeoesp, a proposta, feita pelo governo, de incorporar as gratificações ao salário cria um reajuste de 0,27% para professores até a 4ª série do ensino fundamental, e 0,59% para os professores da 5ª série do ensino fundamental ao ensino médio.
Com a greve, os professores esperam que a gestão José Serra (PSDB) sinta-se pressionada e inicie um processo de negociação para o reajuste dos salários. A paralisação deve permanecer até a próxima sexta-feira (12), quando ocorre uma nova assembleia para avaliação e definição dos rumos a serem tomados. O local escolhido para o encontro foi o vão do Masp, na avenida Paulista --os organizadores esperam sair de lá em passeata.
Foto:André Monteiro/folha
Texto: Folhaonline

Luto: Morre o jornalista Jânio Lopo em Salvador


O jornalista Jânio Lopo morreu no início da tarde desta sexta-feira (5) na Fundação Bahiana de Cardiologia, no bairro da Pituba. Ele estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a quarta-feira (3), após sofrer um infarto, e aguardava em coma induzido a realização de uma cirurgia para desobstruir a carótida. Com 30 anos de dedicação à imprensa, em que passou pelos principais veículos de comunicação do estado, Lopo trabalhava atualmente como âncora do site Política Hoje, além de ser editor de política e colunista do jornal Tribuna da Bahia. O sepultamento será realizado neste sábado (6), às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.
Foto:Politica Livre
Fonte:Evisalio Junor/Bahianotícias

Educação: MEC divulga 3ª lista de aprovados no sistema SiSu



O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) divulgou na manhã desta sexta-feira a lista de aprovados na terceira etapa do processo seletivo de 2010. Os nomes dos aprovados podem ser conferidos no site do Sisu.
As matrículas dos convocados deverão ser realizadas de 9 a 12 de março. Os documentos para o registro podem ser consultados no site do Sisu ou nas instituições de ensino.
Ao todo, se inscreveram 322.969 candidatos para 21.701 vagas em 51 instituições públicas de ensino superior.
Lista de espera
Os candidatos que não forem selecionados podem confirmar no sistema se querem fazer parte da lista de espera para o curso no qual se inscreveram. Essa confirmação deve ser feita pela internet durante o período de matrículas.
Procura
De acordo com o MEC, o curso mais procurado foi o de bacharelado interdisciplinar da UFABC (Universidade Federal do ABC), com 6.398 inscritos. Em seguida, aparecem os cursos de medicina das universidades federais de Pelotas (5.288), do Estado do Rio de Janeiro (3.357); do Vale do São Francisco (2.725) e do Amazonas (2.664).
O Rio é o Estado com maior número de inscritos --40.341 estudantes.
Sobra de vagas
Reportagem publicada pela Folha mostra que até a segunda rodada havia 21.701 vagas disponíveis, 12% delas em cursos top.
Para chegar a essa conclusão, a Folha cruzou dados dos cursos que ainda tinham vagas com o resultado das últimas edições do Enade (avaliação do MEC que mede a qualidade dos cursos) e selecionou os cursos notas 4 e 5 (escala vai de 1 a 5). Como as inscrições da terceira etapa acabaram ontem, só será possível saber o balanço final do SiSU após o fim das matrículas, em 12 de março.
Um dos cursos que integram a lista preliminar de vagas remanescentes é o de medicina na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Com nota 5, o curso costumava ter um vestibular concorridíssimo, antes de a instituição aderir ao Enem como forma única de ingresso. Em 2009, por exemplo, teve 41,36 candidatos por vaga.
Fonte:folhaonline
Imagem:Google

quinta-feira, 4 de março de 2010

Chile: País precisará de empréstimos e reconstrução vai demorar


O Chile precisará de empréstimos internacionais e levará ao menos entre três e quatro anos para se recuperar do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o país no último sábado (27). O tremor matou ao menos 802 pessoas e devastou várias cidades.
"Sem dúvida, precisaremos de empréstimos estrangeiros", disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, nesta quinta-feira. "Pediremos crédito e esperamos que os fundos disponíveis por meio do Banco Mundial e outros mecanismos sejam suficientes", afirmou.
Inicialmente, Bachelet afirmou que seu país seria capaz de arcar com os custos da reconstrução. No entanto, ela teria subestimado a proporção dos danos, estimados em cerca de US$ 30 bilhões [cerca de R$ 53 bilhões], ou 15% do PIB [produto interno bruto] do Chile.
O tremor e os tsunamis que ele originou devastaram cidades da costa chilena, causando graves danos nas regiões sul e central, incluindo a segunda maior cidade chilena, Concépcion.
O presidente eleito, Sebastian Piñera, que deve assumir o poder no próximo dia 11, anunciou um plano de quatro etapas para reconstruir o país, e assumiu que o terremoto deve alterar os rumos de seu governo.
"O futuro governo não será a administração do terremoto, mas da reconstrução", disse ele.
ONU
O secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon, deve visitar o Chile amanhã e avaliar os estragos, ao lado de Bachelet e Piñera.
Bachelet visitou Concépcion nesta quinta-feira, onde a eletricidade ainda está restaurada, seis dias após o tremor.
Sobrevivente de terremoto passa por prédio destruído em Curepto; Chile precisará de ajuda internacional
Aterrorizados com centenas de réplicas do tremor, habitantes organizaram abrigos em locais considerados mais seguros, enquanto as equipes procuram por sobreviventes e as forças de segurança tentam deter os saques e outros crimes.
Por enquanto, 802 mortes foram confirmadas, mas centenas de pessoas continuam desaparecidas, e a presidente já anunciou publicamente que o número ainda deve subir.
Em alguns locais, autoridades disseram que suspenderam as buscas por sobreviventes e estão priorizando a distribuição de ajuda humanitária.
"Nossa prioridade será dar auxílio aos vivos", disse Jaime Toha, do governo da região de Bio Bio, uma das mais atingidas pela tragédia.
Aeroporto
O aeroporto internacional de Santiago, parcialmente paralisado após o forte terremoto do último sabado (27), demorará de duas a três semanas para retomar 100 % de suas operações, disseram autoridades nesta quinta-feira.
A Direção Geral da Aeronáutica Civil (DGAC) informou que o aeroporto da capital chilena funciona com 65% de sua capacidade, cinco dias depois do terremoto.
'Segundo a previsão que nos deu o gerente-geral (do aeroporto), em duas a três semanas deveremos estar em 100 por cento da capacidade', disse à Reuters o secretário-geral da DGAC, Pablo Ortega.
Mais de 130 voos comerciais aterrissaram ou deixaram Santiago ao meio-dia desta quinta-feira.
'Sessenta e cinco por cento do total das operações normais estão servindo o fluxo de passageiros', afirmou Ortega.
Autoridades montaram salas de embarque improvisadas em tendas junto à pista. Um terminal utilizado normalmente para voos domésticos foi habilitado para saídas e chegadas internacionais. Ortega afirmou ainda que todas as companhias aéreas que operam no terminal estão programando a retomada de seus voos.


Fonte:folhaonline c/ag.internacionais
Foto: AFP

ELEIÇÕES 2010: TSE aprova últimas resoluções

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou, nesta terça-feira (2), as últimas resoluções que irão orientar o processo eleitoral deste ano. Dez itens já haviam sido apreciados, a os outros sete ficaram para esta semana com temas como prestação de contas, registro de candidatos e redefinição do número de deputados federais, estaduais e distritais.
Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

Música: Discos de vinil estão de volta


A única fábrica de vinis da América Latina passou por uma grande reforma e, depois de três anos desativada em função de problemas de gestão, está de volta. A Polysom foi comprada pelos proprietários da Deckdisc e começa a operar para atender não só a selos brasileiros, mas a todo o continente. Saiba quais serão os primeiros lançamentos desta nova fase da fábrica, que traz de volta os encantos dos discos de vinil.
Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

quarta-feira, 3 de março de 2010

Bahia: Cartola do Flamengo acusado de Pedofilia agia no interior

O diretor de arrecadação do Flamengo, Flávio Pereira, acusado de abusar sexualmente de um garoto de cerca de 10 anos que fazia testes na escolinha de futebol da Gávea, teria agido também na Bahia. O dirigente, que foi afastado preventivamente, teria montado um Flamengo fantasma no município de Adustina, a 359 km de Salvador. Escolinhas, peneiras, viagens e sedes reconhecidas pela população como oficiais não existiam para o clube. Os moradores da cidade, em entrevista ao Jornal Extra, afirmaram que o carioca aparecia a cada dois meses para distribuir presentes, organizar eventos e levar as crianças ao Rio, seja para fazer testes ou simplesmente passear na cidade. "A casa dele aqui é conhecida como 'Casa do Flamengo', e tem videogames, brinquedos para crianças, piscina", conta o empresário de jogadores Álvaro Castro, de Itabuna. Ele acrescenta ainda que o dirigente rubro-negro investia também em outras áreas, e montou, ainda em Adustina, um curso de violão. "Ele dá o instrumento para as crianças e ainda paga R$ 100 por mês para elas", explica. O presidente da Câmara de Vereadores, Gilberto Soldado (PP), revela que após a denúncia tomar as capas dos jornais no Rio, todas as referências do Flamengo na cidade foram removidas. Os vereadores estudam a possibilidade de instalar uma Comissão de Inquérito (CEI) para investigar o caso. Os edis consideram a possibildiade de retirar a honraria de cidadão de Adustina, concedido ao dirigente. A atuação de Pereira não se restringia à cidade. Sua influência na região abrangeria também Cicero Dantas, Fátima, Antas, Ribeira do Pombal e Cipó. Com informações do Jornal Extra e do site Jusbrasil.


Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

Eleições 2010 na Bahia: Ex-governador diz não temer comparações

O presidente do Democratas na Bahia, Paulo Souto, declarou através de nota não temer as comparações entre governos na disputa eleitoral, mas espera que veracidade nos números apresentados. “Agora a Justiça proíbe as comparações. Mas vamos, na hora certa, mostrar quem trouxe indústrias para a Bahia, quem construiu barragens e implantou obras em mais municípios e quem criou apenas factóides e obras virtuais”, destacou o candidato a chefia do Executivo baiano. As queixas do governador Jaques Wagner a respeito da “herança maldita” também foram comentadas por Souto, que atribui a persistência nesta crítica à “inoperância administrativa instalada na Bahia desde 2007”.
Fonte:Bahianotícias
Foto:Max Haack/BN

Salvador: Estudante agride professor dentro da escola em Cajazeiras


O professor Marcos Nonato foi agredido por um aluno dentro do Colégio Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeiras, no final da manhã desta quarta-feira, 3. O agressor utilizou uma faca para atingir a vítima no pescoço.
De acordo com testemunhas, Marcos passava pelo corredor da escola quando foi abordado pelo jovem. Uma divergência entre eles teria começado após o docente não permitir sua entrada na sala de aula. Apesar de ter chegado atrasado na classe, o garoto não aceitou a crítica e passou a agredir verbalmente o professor.
Após o ocorrido, o estudante saiu da escola e, ao retornar, estava com a faca em mãos. Marcos foi socorrido pelo vice-diretor da instituição. A vítima foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE) e seu estado de saúde não foi divulgado.
O agressor tentou fugir do colégio, mas outros estudantes que presenciaram a violência conseguiram detê-lo. Ele foi levado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), em Brotas, mas a polícia continua no local para averiguar o crime.
Os professores estão reunidos para decidir se paralisam as atividades na unidade de ensino.
Fonte:Michele Mendes/atardeonline

Brasília: Primeiro dia de audiência pública tem maioria favorável às cotas em universidade

A maioria dos expositores se manifestou favorável às chamadas cotas raciais em universidades públicas nesta quarta-feira, 3, primeiro dia da audiência pública que trata de políticas afirmativas para a reserva de vagas no ensino superior. Os debates prosseguem até sexta-feira, 5, e foram convocados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, relator de dois processos que contestam a política de cotas. O partido Democratas (DEM) apresentou um dos processos.

Apesar de ter avaliado o primeiro dia de audiência pública como positivo, Lewandowski admitiu que não há previsão para que o tema seja julgado. “Não há previsão [para que o tema entre em pauta], mas, dado o interesse da sociedade, faremos o maior esforço no sentido de que isso seja julgado o mais rapidamente possível. Espero que este ano. É um ano complicado, ano eleitoral. Eu mesmo estarei envolvido na organização das eleições, mas indicarei esforços para que o tema venha a plenário ainda neste ano”, disse.

De acordo com o ministro, a missão do STF é julgar se é possível, do ponto de vista constitucional, estabelecer algum tipo de critério que privilegie um grupo que historicamente não teve acesso às universidades – os negros.Dos oito participantes da audiência pública nesta quarta, apenas a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) optou por não assumir uma posição sobre o tema. Para a secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC), Maria Paula Dallari Bucci, uma melhora generalizada no ensino superior brasileiro não é suficiente para acabar com a desigualdade educacional, considerada por ela “histórica” e “persistente”.Maria Paula lembrou que, atualmente, há mais brasileiros frequentando as escolas e que houve um aumento nos anos de escolaridade. Ainda assim, segundo ela, a distância entre negros e brancos permanece “intocada” nos últimos 20 anos.
De acordo com dados do próprio MEC, há uma diferença de dois anos na média de escolaridade entre negros e brancos.“Não basta a passagem do tempo. Ela não muda o estado das coisas. A desigualdade no campo educacional é permanente e tende a se perpetuar”, disse.

Desde 2001, várias instituições públicas de ensino superior vêm adotando ações afirmativas. “Não resta dúvida de que contribuirá para uma sociedade mais igualitária”, completou.

O ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, destacou que a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) aponta que 50,6% da população brasileira se declara negra. “O Brasil, ainda em tempo, recupera o debate da campanha abolicionista que, infelizmente, não veio acompanhada dessas medidas e deixou um recado”, disse.

Santos ressaltou que a taxa de analfabetismo de jovens de 15 anos é 2,2% maior entre negros do que entre brancos. Outros dados apresentados pelos ministros apontam que os negros representam 73% dos 10% mais pobres no país, e apenas 15% dos 10% mais ricos do país. “Tudo isso demonstra a necessidade de uma intervenção do Estado, que não deve se manter distante e neutro diante do quadro de desigualdade do país”, afirmou.

A OAB não se posicionou sobre a adoção das cotas e defende que é preciso analisar se as ações afirmativas estão em sintonia com a Constituição Federal.

Para o advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, a ideia de existência de uma democracia racial no país não se confirma e o intuito da implementação das cotas é exatamente erradicar a discriminação e viabilizar a construção de uma sociedade efetivamente plural. “Grupos fragilizados devem receber tratamento jurídico”, avaliou.

O diretor de Cooperação e Desenvolvimento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mário Lisboa Theodoro, defendeu que as desigualdades raciais não apenas são expressivas no Brasil mas são “extremamente persistentes”. Ele acredita que o sistema de cotas funciona como um mecanismo de equalização de oportunidades e proporciona a abertura de portas para um contingente significativo de estudantes que não teriam acesso ao ensino superior.“São 52 mil alunos beneficiados até hoje com as cotas. Isso significa que são 52 mil profissionais que vão disputar em igualdade de condições os melhores postos de trabalho”, concluiu.


Fonte:ag. Estado e atarde online

Educação: Destino das cotas entra em discussão no STF

As cotas raciais nas universidades públicas serão debatidas desta quarta até sexta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília. Convocadas pelo ministro Ricardo Lewandowski, as audiências públicas contarão com 38 expositores, contra e a favor das cotas. Lewandowski tem em mãos dois processos com o objetivo de acabar com as cotas. Um eles movido pelo partido Democratas (DEM), questionando a reserva de vagas na Universidade de Brasília (UNB) e o outro de um estudante que se sentiu prejudicado ao não alcançar vaga na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Um levantamento feito pelo professor José Jorge de Carvalho, do Departamento de Antropologia e idealizador das cotas na UNB, mostra que 94 instituições de ensino superior do País usam algum tipo de ação afirmativa em seus processos de seleção, e 73% usam o critério racial.
Lutas e vitórias - Depois de duas tentativas frustradas, a estudante Vivian Carine Fernandes Sena, 23 anos, conseguiu ingressar no curso de engenharia civil da Universidade Federal da Bahia (Ufba) em 2008, através do sistema de cotas. “A experiência foi forte, muito gratificante”, conta ela.
Filha de pai professor estadual e mãe desempregada, Vivian não encara seu ingresso na universidade como uma doação do Estado, mas como fruto de seu mérito. “Sinto a responsabilidade de levantar essa bandeira (das cotas) e mostrar aos outros estudantes que é possível. Minhas lutas e vitórias têm sido todos os dias”, disse ela, que é moradora do Tororó.
No quarto semestre do curso, Vivian, que estudou no Colégio Teixeira de Freitas, ainda sente dificuldade de adaptação. “Minha autoestima melhorou, mas ainda sinto dificuldade com o perfil dos estudantes da Politécnica, por serem de realidade muito diferente da minha. Alguns professores também acham que a cota é passar a mão na cabeça da gente. Não é. A gente tem um ponto de corte, é visto nosso histórico. Temos que estudar”, avalia Vivian.
Tentar de novo - Guilherme Ribeiro Matos, 17 anos, ex-aluno do colégio particular Sartre COC, não passou na segunda fase, apesar de ter se classificado na 103ª posição, dentro das 160 vagas disponíveis para o curso de medicina da Ufba.
“Não passei por causa das cotas. Se não tivesse elas, eu passaria”, conta. Ele está fazendo curso pré-vestibular e vai tentar novamente. Morador do Itaigara, Guilherme, que é filho de uma microempresária e de um engenheiro civil, não condena o sistema de cotas. “Não sou contra. Acho que é uma medida, que deve ser provisória, para dar oportunidade a esses alunos de estudar em universidades públicas”, afirmou.
Para o colega de Guilherme, Matheus Marques de Amorim, 18 anos, as cotas são importantes, “mas 45% é muito. Se fossem 20% seria bom”, analisou o estudante. Classificado na 113º posição, também ficou de fora do curso de medicina da Ufba. Vai se tornar médico pela Faculdade Bahiana de Medicina, que cobra por mês uma mensalidade de R$ 1,9 mil.

Fonte:Texto de Ludmila Duarte e George Brito/ag.atarde

terça-feira, 2 de março de 2010

Mundo: Polícia de Dubai quer prisão de premiê de Israel e chefe do Mossad


O chefe da polícia de Dubai, Dahi Khalfan Tamim, afirmou, nesta terça-feira, que pediu ao Ministério Público do país um mandado de prisão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e do chefe do serviço secreto Mossad pela morte do líder do Hamas Mahmud al Mabhuh.
Um grupo de dez homens e uma mulher teria assassinado o líder do grupo islâmico em um quarto de hotel em Dubai em 20 de janeiro. A polícia de Dubai afirmou que eles teriam usado passaportes falsos e havia sugerido o envolvimento do Mossad no assassinato.
Segundo Tamim, ele agora estaria "completamente certo de que foi o Mossad" o responsável pelo crime e teria apresentado um pedido de prisão de Netanyahu e de Méir Dagan.
Israel, no entanto, nega as acusações. Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, disse a chanceleres europeus que "não há provas" do envolvimento Mossad no assassinato do líder do Hamas.
Em declarações à agência de notícias AFP, o chefe da polícia afirmou que a decisão final de emitir uma ordem de prisão internacional contra Netanyahu cabe às autoridades políticas do Emirado.
Tensão
O uso de passaportes falsos --seis britânicos, um francês, um alemão e três irlandeses-- pelos supostos assassinos provocou uma tensão entre os governos israelense e britânico.
Há duas semanas, o governo britânico convidou o embaixador de Israel em Londres para discutir o uso de passaportes britânicos supostamente falsos ou fraudulentos pelos acusados de matar Mabhuh.
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brwon, ordenou a abertura de um inquérito sobre os passaportes usados por seis dos supostos assassinos identificados pela polícia de Dubai, que traziam os nomes de cidadãos israelenses de origem britânica, mas cujas fotos não eram deles.
Fonte:BBC Brasil
Foto:AFP

Maranhão: Assalto a Banco termina com sete mortos

Ao menos sete pessoas morreram e quatro ficaram feridas durante assalto a uma agência bancária no município de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão, no final da manhã desta terça-feira. De acordo com informações do 12ª Companhia da Polícia Militar da cidade de Zé Doca, responsável pelo policiamento na região, entre os mortos estão seis homens apontados como assaltantes e um funcionário do banco, que foi baleado. Um cliente ficou gravemente ferido.
O assalto ocorreu no final da manhã, quando a agência do banco Bradesco única localizada no município estava lotada. Armados com fuzis, o grupo anunciou o roubo. A agência foi cercada, e os criminosos trocaram tiros com policiais militares. Além dos seis assaltantes mortos, outros três criminosos foram baleados.
Ao menos um cliente do banco também ficou ferido com gravidade e teve de ser encaminhado a um hospital na região. Há informações de que mais clientes da agência ficaram feridos sem gravidade, mas o número de pessoas machucadas na ação ainda não foi confirmado.
As negociações entre os assaltantes e a polícia duraram mais de uma hora e meia, mas os clientes só foram soltos após o tiroteio. Os três assaltantes feridos também foram hospitalizados e devem ser presos após receberem alta médica.
Procurada pela reportagem, a assessoria do Bradesco informou que lamenta o ocorrido, e que os funcionários da agência receberão assistência da empresa.
Violência
Na segunda-feira (1º), assaltantes invadiram a agência do Banco do Brasil na cidade de Baião (a 271 km de Belém, PA), levaram 24 pessoas como escudos humanos e feriram duas durante a fuga.
Outra agência do Banco do Brasil foi assaltada em Mirandiba (480 km de Recife, no sertão de Pernambuco). De acordo com a Polícia Federal, que também foi acionada para investigar o caso devido à suspeita da presença de uma bomba no local, os assaltantes estavam armados e renderam dois vigilantes. Eles também tomaram dois clientes como reféns, que foram liberados em seguida.

Fonte: Folhaonline
c/ Agência Folha

Educação: suspeita de fraude faz OAB suspender divulgação de resultado de exame



A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) decidiu suspender a divulgação do resultado da segunda fase do exame nacional de 2010 por suspeita de fraude. No domingo passado, um candidato que fazia a prova em Osasco (SP) foi flagrado com respostas de questões. A divulgação do resultado do exame estava prevista para ocorrer nesta quarta (3).
A elaboração e a aplicação das provas são feitas pela OAB em parceria com o Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos). O exame foi feito por 18.720 candidatos em 155 cidades do país.
Foi a primeira vez que o teste foi feito de forma unificada no país. A Polícia Federal já foi acionada para investigar o caso.
Em nota divulgada no início da noite no site da instituição, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que pediu à Polícia Federal que apure com urgência os fatos "no sentido de resguardar a lisura do certame, que é compromisso da OAB".
A OAB ainda pediu que a Cespe instaure uma sindicância interna para apurar o caso, e determinou a suspensão da correção e divulgação dos resultados dessa etapa do exame.
De acordo com a Ordem, será realizada uma reunião no próximo domingo (7), em Brasília, para determinar quais serão as medidas que deverão ser tomadas em relação à prova.


Fonte:Marta Saloman/Folha de São Paulo Brasilia
Com Folha Online

Salvador: Esposa de capitão da PM é assassinada


A esposa de um capitão da Polícia Militar, Ananda Lima Barreto Assunção, de 29 anos, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (2) em um areal atrás do Hotel Mamelucos, na Praia de Ipitanga. Os peritos ainda não conseguiram identificar qual o instrumento utilizado na ação. A jovem desapareceu na noite desta segunda (1°), depois de receber uma ligação da babá de seu filho pedindo que voltasse para casa, pois a criança, de um ano, estava com febre. Preocupada com a demora, a família de Ananda comunicou o fato a polícia por volta das 22h. De acordo com policiais da 23ª Delegacia, que investiga o caso, o veículo da vítima foi encontrado próximo ao local do crime.


Fonte:Naiana Madureira
do Bahia notícias

Educação: UNEB abre inscrições para professores tutores para cursos de Graduação e Pós

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através da Gestão de Projetos e Atividades na Modalidade a Distância (Gead), está com inscrições abertas, até o dia 6 de março, para seleção simplificada de professores tutores, para os cursos de graduação e pós-graduação na modalidade de educação a distância (EaD).
Estão sendo disponibilizadas 120 vagas, distribuídas na capital e em 25 polos no interior do estado. A oportunidade é voltada para profissionais graduados, com experiência na docência em áreas especificadas no edital da seleção.
As inscrições estão sendo realizadas gratuitamente pela internet. Ao se inscrever, os interessados devem preencher formulário on-line e indicar o link para currículo na plataforma lattes.
“A seleção consiste em algumas etapas, nas quais a comissão de seleção da Gead vai classificar os candidatos a partir da formação e experiência docente, preferencialmente na área de EaD”, aponta Silvar Ribeiro, coordenador da Gead.
O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 15 de março. Os aprovados vão receber bolsa mensal no valor de R$ 765. O tempo de duração da tutoria varia de acordo com o calendário acadêmico de cada curso.
A iniciativa é realizada numa parceria entre a UNEB, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Ministério da Educação (MEC).
Em seu Campus Virtual, a UNEB disponibiliza informações e serviços sobre os cursos de EaD ofertados pela universidade.
Informações: Coordenação UAB/UNEB - Tel.: (71) 3287-2462

Fonte:Ascom/Uneb/site da uneb
Foto: Campus XVI-Irecê UNEB
Discente Rodrigo Santos

segunda-feira, 1 de março de 2010

Bahia: CGU sorteia municípios baiano, entre eles o de São Gabriel no território de Irecê


No sorteio realizado hoje,01/03 pela CGU - Controladoria Geral da União, onde 60 municípios brasileiros serão visitados pelos técnicos do orgão, e entre eles,o município de São Gabriel, localizado há 10 km da cidade polo do território Irecê, São Gabriel, hoje administrado pelo Prefeito José Carlos(PMDB), mais conhecido como Zé Carlos da cebola.Os outros municipios foram o de Palmas de Monte Alto,Cahoeira e de Pojuca. Ao total foram 60 didades brasileiras, e o objetivo é a fiscalização dos recursos federais recebidos da União,sendo essa a 31ª edicão do programa de fiscalização de municípios,desde que a ação foi iniciada em 2003, sendo que o volume de recursos que foi analisado a sua aplicabilidade pelos gestores municipais, num volume de recursos de mais de 11.000,00 (Onze bilhões de reais).
Fonte:Bahianotícias
Imagem mapa:Google

Educação: Ainda restam 21.701 vagas no Sisu


Ainda restam 21.701 vagas em instituições públicas de ensino superior no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e têm interesse em uma dessas vagas têm desta segunda-feira, 1º até até quarta-feira, 3, para se inscrever na terceira e última etapa de seleção.Para participar, o candidato deve acessar o sistema com o seu número de inscrição no Enem. Mesmo quem se inscreveu em etapas anteriores, mas não foi selecionado, pode participar. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), esses estudantes devem renovar a inscrição e fazer a opção de curso e de instituição. Quem quiser pode optar por fazer parte de uma lista de espera, para o caso de não serem selecionados.O estudante pode consultar em que instituições estão as vagas disponíveis no próprio Sisu. A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é a que ainda tem mais vagas para a terceira etapa: 2.489. Em seguida vem a Universidade Federal de Pelotas (1.916), a Universidade Federal do Pampa (1.485) e a Universidade Federal do Piauí (1.421).A lista dos aprovados será divulgada sexta-feira, 5. Os selecionados deverão confirmar a matrícula nas instituições no período de 9 a 12 de março. Encerrada essa etapa, as universidades e institutos federais podem convocar aqueles estudantes que se cadastraram na lista de espera.Das 6h às 23h59 o estudantes pode acessar o sistema e fazer sua escolha. Logo após esse período, o sistema fica inacessível até as 6h do dia seguinte, quando são lançadas as notas de cortes para cada curso. Caso o candidato ele tenha mais chance de ingresso em outra graduação, pode trocar sua opção.


fonte:Bahianotícias
Log:Google

Bahia: Ministro Geddel volta criticar governo Wagner


O ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), pré-candidato ao Governo do Estado pelo PMDB, entende que um mandato de 4 anos é “suficiente” para se “fazer um bom governo”. Em seu comentário semanal na Rádio Metrópole, o peemedebista dispara contra o atual governo, comandado pelo governador Jaques Wagner (PT). Para ele, o discurso da “herança maldita” não passa de “tentativa de justificar obras que nunca saem do papel e problemas que nunca foram resolvidos”. O ministro vangloria-se de ter ignorado a herança maldita” quando assumiu o Ministério da Integração Nacional: “Não fiquei me queixando de obras interrompidas, nem de projetos que não conseguiam vencer a burocracia do estado ou de ações emperradas pelos governos estaduais”, comparou.


Fonte:Bahianotícias
Imagem:Google

Economia Brasileira: Leia a entrevista de Pedro Janot, presidente da Azul ao G1



A guerra de tarifas entre as companhias aéreas derrubou os preços das passagens e fez crescer em quase 20% a procura por voos domésticos no ano passado. A expectativa do setor é de que o número de passageiros dobre nos próximos cinco anos – e, para a Azul, parte desse crescimento deve vir da conquista dos brasileiros que hoje viajam de ônibus. “São 100 milhões de viagens de ônibus por ano [no país]. Então nosso objetivo é capturar uma parte dessas pessoas para os nossos aviões”, afirmou em entrevista ao G1 o presidente da empresa, Pedro Janot. Para ganhar passageiros do ônibus, a empresa também aposta em preços semelhantes: “A ideia é manter [o preço] próximo ao ônibus”, disse o executivo. Quase uma “estreante” no mercado nacional, a Azul – que começou a operar em 2008 – encerrou janeiro como a quarta maior companhia aérea do país, ultrapassando a concorrentes Ocean Air em participação de mercado. Ainda assim, sua fatia 4,99% do mercado é bem menor que a das duas grandes: TAM e Gol concentram, juntas, 83,83% da aviação doméstica. Nos próximos anos, dois eventos devem movimentar esse mercado e trazer grandes desafios para o setor: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Parte importante desse desafio será adequar a deficitária infraestrura aeroportuária brasileira a um número bem maior de passageiros. Há hoje planos de obras para sete grandes aeroportos brasileiros – mas o cronograma de obras prevê que parte dos projetos será encerrada apenas em 2014. Janot diz acreditar, no entanto, que o país terá capacidade de resposta e não terá do que se envergonhar diante dos milhares de turistas esperados por aqui: “[O setor aéreo] tem gargalos realmente sérios, seja de infraestrutura aeroportuária, seja de navegação aérea, seja de regulamentação. [Mas], no curto prazo, se a Infraero fosse capaz de responder às demandas, com baixo investimento e mais decisão você pode aliviar essa estrutura em uns 20%." Leia abaixo os principais trechos da entrevista do G1 com Pedro Janot:
'Guerra’ de tarifas
– O que aconteceu foi que a aviação terminou um ciclo: quando a Gol comprou a Varig em 2007, de cinco companhias virou duas [TAM e Gol], mas já tinha na outra mão o nascimento de novas companhias, a Azul e a WebJet e a expansão da Trip, e todo esse movimento de mercado trouxe uma redução de tarifas. A forma mais rápida de colocar pessoas a bordo [quando a Azul começou] era fazer uma promoção agressiva para gerar experimentação, porque nós nascemos num aeroporto secundário, como Viracopos [em Campinas, no interior de São Paulo], que há 25 anos estava no limbo. Você estimula o mercado através de preço.
No reflexo da Azul, as duas companhias [TAM e Gol] baixaram o preço mais ainda. E em agosto setembro teve uma guerra tarifária entre TAM e Gol no Brasil inteiro, numa busca por market share [participação de mercado], aí os preços foram predatórios até meados de novembro, quando eles voltaram a buscar uma nova acomodação.
Estratégia de preços
– A idéia é manter [o preço das passagens] próximo ao ônibus, porque o Brasil tem ainda uma grande população que se desloca de ônibus. No mercado de trabalho poucas pessoas conseguem tirar 30 dias de férias e viajar durante três dias para Recife.
Com a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho com mais renda, essas pessoas estão precisando de um serviço que as leve para lá com velocidade e preço. Então isso é uma estratégia nossa, já está acontecendo. São 100 milhões de viagens de ônibus por ano. Então nosso objetivo é capturar uma parte dessas pessoas para os nossos aviões. Passagem a R$ 59 [preço a que a companhia vendeu passagens nos dias de carnaval] não é sustentável, mas eu prefiro ter novos entrantes do que voar com uma ocupação baixíssima.
Mas isso não é uma estratégia consistente. O que é consistente são as passagens a 30 dias, que fica em torno do preço de ônibus. Quanto mais longe elas [as pessoas] compram do dia do embarque, mais barato elas pagam. Eu vendo com antecedência, recebo com antecedência, meus bancos vão ficar todos lotados com pessoas novas.
Ampliação da malha aérea
– Nosso projeto até agora está completamente focado no mercado nacional, tem muito o que oferecer nesse mercado. O modelo vigente hoje na aviação brasileira usa quatro aeroportos: Galeão, Brasília, Congonhas e Guarulhos.
É um processo de baldeação: quem vem do sul e quer ir para o norte, para em um desses aeroportos e faz uma baldeação. Nós não vamos usar esses grandes "hubs", vamos usar hubs [centros] secundários. Antes de buscar cidades ainda que ricas e poderosas do interior, a Azul tem outro desafio, que é ligar as cidades entre si em voos diretos sem escala. Em 2014, as nossas conexões entre cidades vai estar muito mais amplificadas do que hoje. Ao longo deste ano, a gente vai começar a ligar mais cidades entre si, melhorando a conectividade e fatalmente melhorando esse serviço para a Copa do Mundo.
Gargalos na infraestrutura

– A aviação do Brasil deve dobrar em cinco anos. Então quando você bota essa perspectiva, você vê que tem gargalos realmente sérios, seja de infraestrutura aeroportuária, seja de navegação aérea, seja de regulamentação. No curto prazo, se a Infraero fosse capaz de responder às demandas, com baixo investimento e mais decisão você pode aliviar essa estrutura em uns 20%. [Mas] não é uma coisa da Infraero só. Já saiu o plano de obras de sete aeroportos importantes, todos vão acontecer até 2014. A Azul nessa época vai estar beirando 70 aviões. Aí tem um novo desafio, fazer com que os cronogramas sejam cumpridos, deveremos ter uma boa infraestrutura. Acho que o Brasil vai ter uma boa capacidade de resposta.
Participação de mercado
– Nós não temos nenhum objetivo de falar de market share [participação de mercado]. O que nós queremos ser é importantes nas rotas que nós fazemos. Então, se isso nos der 15% do mercado, 14%, é irrelevante. O que nós queremos é nas rotas que nós fazemos ser os maiores e os melhores.
Operação em Congonhas
– Hoje, Congonhas está artificialmente restrita a 30 movimentos por hora, quase que metade da capacidade. Eu acredito que um dia vai voltar a operar como já operou, com 48, 50 por hora. Acho que brevemente, entre seis meses e dois anos, Congonhas deve continuar o processo gradual de abertura de novos slots.
Quando isso acontecer, nós vamos entrar em Congonhas, mas sem desmontar Viracopos, porque o sucesso da Azul em Viracopos é inquestionável e irreversível.




Fonte:Laura Naine do G1 São Paulo
Imagem: Google

Educação: UFMG promove a campanha de conscientização sobre o trote 2010


A UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, começa a recepção aos calouros nesta segunda-feira, dia 1, promovendo a Campanha de Conscientização sobre o Trote 2010.
Utilizando o tema " a iniciativa visa conferir à entrada na Universidade um caráter de respeito e integração entre calouros e veteranos. "O trote é um ritual de passagem importante e um momento de confraternização do corpo discente. Por isso, deve ocorrer em ambiente de tolerância", afirmou o diretor para Assuntos Estudantis, Seme Gebara.
Durante a semana cartazes sobre a campanha serão afixados nas unidades acadêmicas, administrativas e cantinas e adesivos serão colocados nas portas de bibliotecas, Reitoria e elevadores, além da distribuição de marcadores de livros. Todas as peças trazem telefones da DAE, Ouvidoria da UFMG e da Segurança Universitária para que os calouros possam ter suporte e assistência caso se sintam ofendidos ou ameaçados.
Além disso, um hotsite com informações entrará no ar, um vídeo sobre a campanha será exibido antes das sessões das mostras de cinema realizadas na Universidade e um spot será veiculado na Rádio UFMG Educativa.

Fonte:Redação Terra
Imagem: UFMG divulgação
O ex-jogador francês Zinédine Zidane, que foi expulso em sua última partida como profissional, a final da Copa do Mundo de 2006 contra a Itália, afirmou que prefere morrer a pedir perdão a Marco Materazzi pela cabeçada que deu no italiano, em entrevista ao jornal El País.
"Peço perdão ao futebol, aos torcedores, ao time... depois da partida, entrei no vestiário e disse: 'me perdoem. Isto não muda nada. Mas peço perdão a todos'. Mas a ele, não posso. Nunca, nunca... seria uma desonra para mim... prefiro morrer", afirmou.
"Se tivesse sido alguém como Kaká, um cara normal, um cara bom, claro que teria pedido perdão. Mas a este (Materazzi)...", disse o ex-jogador do Real Madrid, atualmente assessor do presidente Florentino Pérez.
"No campo, acontecem muitas coisas. Aconteceu comigo muitas vezes. Mas ali não pude aguentar. Porque, além de tudo... não é uma desculpa, mas minha mãe estava doente. Estava no hospital. Isto as pessoas não sabiam. Mas era um momento ruim. Mais de uma vez insultaram minha mãe e nunca respondi. Mas então...", afirmou.
Zidane, 37 anos, que ainda mora em Madri, não guarda apenas recordações ruins dos adversários: "também encontrei rivais que me fizeram rir. E árbitros muito engraçados. E companheiros que me faziam rir todos os dias, como Ronaldo, um craque em todos os sentidos".
Fonte:Portal Terra
Imagem:Google

Futebol: Muita polêmica na vitória dos Santos sobre o Corinthians

Destaque da vitória santista por 2 a 1 sobre o Corinthians, o atacante Neymar disse que foi ameaçado pelo zagueiro Chicão durante a partida deste domingo, válida pelo Campeonato Paulista. E contou que em resposta ironizou o corintiano.
"Ele me xingou e falou que ia começar a bater de verdade em mim. Eu falei: 'vem, quero ver você me achar'", contou Neymar na saída do campo da Vila Belmiro. O zagueiro Chicão ainda não se pronunciou sobre o assunto.
A polêmica teve início quando Neymar deu um chapéu em Chicão quando a partida estava interrompida pelo árbitro. O zagueiro foi tirar satisfação com o santista e iniciou uma troca de empurrões que terminou com um amarelo para cada lado.
Depois da partida, o atacante Ronaldo reclamou da postura de jogadores santistas em campo. Segundo o atacante, faltou respeito no excesso de "gracinhas" dos adversários quando o jogo estava 2 a 0. Ronaldo não citou nomes.
Fonte:Redação Terra
Foto Neymar: Ricardo Saibun/gazeta press

São Paulo: Leia artigo do ex-governador Claudio Lembro sobre a visita do Presidente Lula a Cuba

El que nace tatú, muere cavando*

Cláudio Lembo De São Paulo (SP)

As pessoas quando atingem a idade adulta - chama-se aqui idade adulta os anos da etapa final da vida - começam a retornar ao passado. Recordações de experiências vividas. Momentos exuberantes revividos.

Um analista poderia dar explicações completas sobre este fato. Ao observador comum do cotidiano cabe apenas registrar e permitir aos demais a análise dos elementos recolhidos.
A última semana foi rica em retornos ao passado. As figuras centrais da política brasileira deixaram o presente, suas exigências, e retornaram ao passado longínquo.

Todos com mais de sessenta anos conviveram com os eventos da Revolução Cubana. Momentos repletos de heroísmo. Tudo se inicia no porto mexicano de Tuxpan.

Um iate - o Granma - solta amarra a caminho de Cuba. Encontrava-se sobrecarregado. Armas, munições e oitenta e dois rebeldes a bordo. Partiam para a derrubada do regime do ditador Fulgêncio Batista.

A bela ilha de Cuba se transformara, segundo o escritor Norman Mailler, no bordel da América. Valores morais se degradaram. A humilhação constante. A revolta uma necessidade irreversível.
Cuba se encontrava ultrajada. Aqueles oitenta e dois rebeldes, comandados por Fidel Castro, Raul Castro e Che Guevara, em seu ato corajoso, buscavam resgatar a história de dignidade da Ilha.

Lutaram bravamente como guerrilheiros, a partir das selvas de Serra Maestra, e, após longas jornadas, chegaram a La Habana, onde abateram um dos mais perversos e ignóbeis regimes impostos pelo imperialismo.

Foi uma etapa respeitável da história do povo cubano. Os aproveitadores do velho regime se refugiaram por toda a parte e particularmente em Miami.

Vieram depois os conflitos oratórios com os Estados Unidos e uma ingênua união com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. A ilha passou a ser satélite de um distante país socialista.

Enquanto perdurou o socialismo, os cubanos obtiveram o mínimo para a sobrevivência digna. Com a queda do regime soviético, um período de plena estagnação começou e, com ele, uma férrea ditadura.

As ditaduras - de esquerda ou de direita - assemelham-se em suas essências. Ferrenho bloqueio dos direitos humanos em toda a imensa galeria dos hoje catalogados.

Nada de liberdade. Horror ao pensamento exposto. Aniquilamento de qualquer contendor. Expurgo dos dissidentes. Fim da dignidade dos oponentes. Morte aos adversários.

Tudo se assemelha, quando os ditadores são observados sem preconceitos. Pouco difere Hitler a Stalin. Um latino-americano age da mesma maneira que um totalitário balcânico.

Ora, se assim é, só pode se atribuir à busca de um retorno à juventude à ida do presidente da República brasileira a Cuba. Visita de turista. Nada de positivo. Nenhuma palavra de incentivo ao retorno à democracia.

Os dois irmãos - Raul e Fidel - assemelham-se, nas fotografias oficiais, a dois avôs já sem horizontes e esperanças, recebendo visitas extravagantes. Nada de palavras e observações. Não querem ouvir.

Os visitantes, com aparência desconfortável, não quiseram agredir aquelas figuras históricas e tristemente decadentes. Ficaram bloqueados perante a indigência de novas idéias.

Faltou o grande e solene documento, aquele que apontaria para o futuro e demonstraria que Cuba deseja ingressar na grande comunidade dos povos democráticos.

Os que viveram, pelos meios de comunicação, os feitos dos anos cinqüenta, esperavam, no presente, a grande apoteose da liberdade. Nada, porém, aconteceu. Apenas, convivência com antigas paisagens.

É compreensível, mas não é estimulante. O Brasil poderia solicitar aos caudilhos cubanos um aceno à democracia. Viagens para matar saudades não se realizam no cenário oficial. São próprias da vida privada.

E, no mesmo espaço da volta ao passado, o antecessor do atual presidente da República, subiu aos morros cariocas em pregação complexa e repleta de arestas.

Deseja a descriminação das drogas. Será este o caminho pretendido pela a sociedade? Parece que não. A sociedade é mais conservadora e deseja preservar os seus valores. Fugas da realidade não são bem recebidas.

*ditado popular boliviano.
Fonte: Cláudio Lembo é advogado e professor universitário. Foi vice-governador do Estado de São Paulo de 2003 a março de 2006, quando assumiu como governador.
publicado no site Terramagazine.com.br

Brasil: Receita libera programa da declaração do IR 2010



A Receita Federal liberou nesta segunda-feira o programa para declaração anual de ajuste do imposto de renda pessoa física 2010. O prazo para entrega também foi aberto nesta segunda e vai até 30 de abril.
Para prestar contas com a Receita, o contribuinte precisa baixar o programa para preenchimento da declaração. Se quiser enviar a declaração pela internet, precisa também fazer o download do programa de envio, o Receitanet.
A declaração pode ser entregue também nas agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal em disquete, ou nas agências do Correio, em formulário, que custa R$ 5,00 para ser enviado.
A principal novidade deste ano é que ter participado do quadro societário de empresa como titular, sócio ou acionista, ou de cooperativa deixou de ser item que obriga o contribuinte a fazer a declaração anual de ajuste - desde que não se enquadre em outra hipótese de obrigatoriedade.
Em 2010, precisam fazer a declaração anual os contribuintes que receberam mais que R$ 17.215,08 em rendimentos tributáveis em 2009. Produtores rurais que tiveram rendimentos acima de R$ 86.075,40 também precisam prestar contas à Receita.
Quem teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil em 31 de dezembro também é obrigado a prestar contas à Receita. Ano passado, esse valor era de R$ 80 mil.
O valor máximo que pode ser deduzido na declaração simplificada subiu este ano para R$ 12.743,63 (no ano passado, este limite era de R$ 12.194,87).
O limite de dedução por dependente será de R$ 1.730,40 este ano e o de gastos com educação, R$ 2.708,24. Estas deduções só podem ser feitas quando a declaração é apresentada pelo modelo completo.
Este ano haverá multa para contribuintes que errarem na declaração das deduções. Segundo a Receita, a multa será de 75% para deduções erradas sem intenção de dolo e o dobro, 150%, para aquelas deduções erradas que a Receita considerar que tenham sido adicionadas por má-fé.
Fonte:Redação Terra
Imagem:Google

Judiciário Baiano: Mais problemas para a Presidência do TJ


De acordo com matéria publicada no jornal A Tarde, as irregularidades no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), expostas após a partir da divulgação de sua folha de pagamento de pessoal, vão além dos supersalários que embolsam vários de seus funcionários. De acordo com a publicação, há também problemas com relação à distribuição de cargos de confiança entre efetivos e profissionais que não são do quadro do Judiciário. A divulgação da folha de pagamento do TJ-BA na internet foi determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Vale lembrar que a desembargadora Silvia Zarif deixou a presidência do órgão recentemente para que presidente eleita Telma Britto(foto) assumisse.A Resolução 88 do CNJ indica que pelo menos 50% dos cargos de confiança sejam ocupados por servidores da casa, mas ISS não acontece. É que dos 617 postos de confiança, apenas 129 são ocupados por servidores efetivos (20,9%). Outros 488 (79,1%) são ocupados por profissionais sem vínculo efetivo com o TJ-BA. Diretores, chefes, supervisores e assessores que exercem cargos de confiança no TJ-BA recebem irregularmente o benefício conhecido como “adicional de função”. Com isso, elevam seus rendimentos em até 150% da remuneração original. O “adicional” é um benefício concedido “sem critério objetivo”, de acordo com ofício enviado da Secretaria de Controle Interno do CNJ ao TJ-BA em 9 de fevereiro. O benefício é apontado como principal causa dos supersalários no Judiciário.
Fonte:Texto de Rafael Alburquerque/BN
Foto:Bn

Luto: Morre empresário e bibliófilo José Mindlin aos 95 anos


José Mindlin morreu na manhã de ontem, aos 95 anos, por falência múltipla de órgãos. Ele estava internado há cerca de um mês no hospital Albert Einstein.
O bibliófilo ocupava desde 2006 a cadeira número 29 na ABL.
Colecionador de livros desde os 13 anos, Mindlin era dono de uma das mais importantes bibliotecas privadas do país, que em 2006 foi doada para a USP (Universidade de São Paulo), criando assim a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. O nome é uma homenagem ao bibliófilo e sua mulher, Guita Mindlin, que morreu no mesmo ano da doação.
Entre as raridades que foram doadas estão desde o primeiro livro em que o Brasil foi mencionado numa coletânea de viagens de Fracanzano da Montalbodo, de 1507, que noticia a viagem de Cabral, obras de história, periódicos, trabalhos científicos e didáticos, álbuns ilustrados, gravuras e edições valiosas de grandes obras da literatura nacional, muitas primeiras impressões e volumes autografados pelos próprios autores.
Ao todo, foram doados cerca de 17 mil títulos, ou 40 mil volumes.
História
José Ephim Mindlin nasceu em São Paulo em 8 de setembro de 1914. Formou-se em Direito em 1936, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Advogou até 1950, quando foi um dos fundadores e presidente da empresa Metal Leve S/A, empresa pioneira em pesquisa e desenvolvimento tecnológico próprio no seu campo de atuação. Em sua atividade empresarial desenvolveu grande esforço em prol do avanço tecnológico brasileiro e no processo de exportação de produtos manufaturados brasileiros.
Fonte:Folhaonline
Foto:Eder Medeiros/folhaimagem

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Rio de Janeiro: Morre o sambista Walter Alfaiate


O sambista carioca Walter Alfaiate, morreu aos 79 anos, no sábado (27), por volta das 17h, no Rio de Janeiro. O músico estava internado em estado grave há cerca de dois meses no Hospital da Lagoa, na Zona Sul da cidade. Alfaiate, que teve falência múltipla dos órgãos, sofria de enfisema pulmonar, ineficiência cardíaca, arritmia, insuficiência renal, gastrite e esofagite. Ele havia sido transferido para a unidade de saúde em dezembro. Mas já tinha sido internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Instituto estadual de Cardiologia Aloysio de Castro, no Humaitá, também na Zona Sul, por quase um mês. Com mais de 50 anos de carreira, Walter Alfaiate compôs mais de 200 sambas. Na juventude, o sambista começou criando músicas para blocos de carnaval cariocas e participando de rodas de samba de destaque na época. Mas só foi descoberto pelo grande público nos anos 1970, quando teve três de suas canções gravadas por Paulinho da Viola -- "Coração oprimido", "A.M.O.R. Amor" e "Cuidado, teu orgulho te mata". Desde a década de 1980, Alfaiate integrava a ala de compositores da Portela. O corpo do músico deve ser velado na sede do clube Botafogo, em Botafogo, na Zona Sul. O cantor e compositor deixa sete filhos.


Fonte Foto:Bahianotícias

Bahia: Presidente de Câmera de Antas é preso pela PF


O presidente da Câmara Municipal de Antas, no nordeste baiano, foi preso neste sábado (27) pela Polícia Federal por crime ambiental na cidade vizinha de Jeremoabo. Euvaldo Nunes de Carvalho (PP) foi o vereador mais prestigiado nas últimas eleições municipais, com 1.131 votos, e foi autuado em flagrante com duas espingardas calibre 12 e abundante munição na estrada que dá acesso à Reserva do Raso da Catarina. Ele é acusado de promover caça na área florestal e segue na carceragem da delegacia de Jeremoabo. O prefeito antense, Agnaldo Félix, seu correligionário, tentou intervir em favor do parlamentar, mas não obteve êxito. Com informações do site de Ozildo Alves.

Fonte: ReproduçãoBahianotícias

Imagem:Google

Terremoto no Chile: Mortos passam de 700, diz a presidente

O número de mortos pelo terremoto que atingiu o Chile no sábado (27) subiu para mais de 700, disse a presidente chilena, Michelle Bachelet, durante entrevista coletiva neste domingo (28). Segundo ela, o número de vítimas ainda deve aumentar.
"Estamos diante de uma emergência", disse Bachelet no palácio presidencial. A presidente ordenou a retomada nas próximas horas dos voos nacionais e internacionais no país que foram suspensos por causa do terremoto.
"A catástrofe é enorme. A última cifra que temos até agora é de 708 mortos (...) e há um número que eu diria crescente de pessoas desaparecidas", acrescentou.
A maior parte das mortes ocorreu na região do Maule, com 541, seguido pela localidade de Bio-Bio, com 64. Os 103 restantes morreram em outras seis regiões do país.
O Chile calcula os estragos provocados por um dos maiores terremotos da história, que deixou 2 milhões de desabrigados, além de vários alarmes para tsunamis, inclusive no Japão, do outro lado do oceano Pacífico. Cerca de 1,5 milhão de casas foram afetadas pelos tremores, que também foram sentidos no Brasil. As autoridades declararam parte do país como zona de catástrofe.
Mais de 60 réplicas do sismo de magnitude 8,8 que atingiu o centro e o sul do país sul-americano no sábado deixaram milhões de chilenos atentos durante toda a noite. Centenas de pessoas dormiram em colchões e cadeiras de plástico nas ruas do centro de Santiago com medo de outro terremoto, como o que demoliu edifícios e hospitais, quebrou pontes e virou automóveis como se fossem de brinquedo.
Uma forte réplica do terremoto estremeceu edifícios na capital chilena na manhã deste domingo, disseram testemunhas. Não há informações sobre novas vítimas ou danos a prédios ou casas.
Os danos foram mais graves em Concepción, a segunda maior cidade do país a 500 quilômetros de Santiago, onde o terremoto derrubou casas e pontes, e apenas chamas dos incêndios iluminavam a madrugada deste domingo. Um edifício desabou no sábado na cidade e 100 pessoas teriam ficado presas sob os escombros, disse neste domingo a prefeita da cidade, Jacqueline van Rysselberghe.
"As horas e o tempo são o fator crítico para salvar as pessoas que estão aqui dentro", disse a prefeita, entrevistada pelo canal estatal de televisão no local da tragédia. Van Rysselberghe criticou o governo chileno pela demora no envio de equipes de socorro. "É uma vergonha que não tenham conseguido chegar ontem", afirmou.
Algumas pessoas percorriam Concepción empurrando seus pertences em carrinhos de supermercado. Outras acampavam no centro da cidade, onde os únicos carros que circulavam eram os da polícia.
"Me disseram que meus móveis foram perdidos, minha televisão, minha geladeira. Não me importo. O bom é que minha família está bem. O material pode ser resgatado", disse Francisco Luna, de 42 anos, em uma rua de Concepción.
Os tsunamis provocados pelo terremoto no Chile atravessaram o Pacífico e obrigaram a retirada da população em regiões costeiras do Japão.
No Chile, as autoridades disseram que na próxima semana será possível ter uma ideia clara da magnitude dos estragos provocados pelo terremoto. O terremoto teve seu epicentro a 35 quilômetros de profundidade, na região de Bio Bio, a cerca de 320 quilômetros ao sul da capital chilena e a 91 quilômetros ao norte de Concepción.
Danos enormes
Mas está claro que o custo seria alto para o Chile, uma das economias que mais crescem na América Latina.
"Há uma enorme quantidade de danos que não sabemos exatamente sua exata dimensão, que está sendo avaliada", disse a presidente Michelle Bachelet, que a menos de duas semanas de deixar o poder enfrenta a maior prova de seu mandato.
A mineração, uma das principais fontes de receita do país, sobreviveu ao terremoto e, segundo o governo, não terá problemas para cumprir com seus compromissos de exportação, embora algumas minas estavam fechadas por falta de energia elétrica.
A maior mina de cobre do mundo, chamada Escondida, da BHP Billiton, funcionava normalmente, segundo o líder sindical Zeiso Mercado.
A estatal Codelco, maior produtora de cobre do planeta, suspendeu os trabalhos nas minhas de El Teniente e Andina por falta de eletricidade, mas os depósitos não sofreram danos graves e devem retomar a produção em alguns dias.
As filas de veículos aumentaram nos postos de combustível abertos em Santiago, apesar de a ENAP ter descartado problemas de abastecimento.
Em Talcahuano, um dos principais portos do país, perto de Concepción, o tsunami destruiu vários barcos e os deixou no cais.
E em Santiago, o aeroporto internacional permanecia fechado devido aos estragos provocados na torre de controle, e as comunicações telefônicas ainda eram precárias nesta madrugada.
Custo humano
Mas o custo humano do terremoto, o quinto mais forte desde 1900, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, foi muito menor do que o sismo que devastou o Haiti em janeiro.
Especialistas disseram que o Chile, localizado em uma das zonas mais sísmicas do planeta, estava melhor preparado.
Ainda assim, dezenas de pessoas continuavam desaparecidas em Juan Fernández, uma ilha a 600 quilômetros da costa chilena, onde um povoado foi arrasado pelas ondas que invadiram até 300 metros.
O terremoto derrubou ao menos três hospitais na capital e causou pânico no balneário de Viña del Mar, onde milhares de chilenos desfrutavam do último fim de semana das férias de verão.
O presidente norte-americano, Barack Obama, disse que os Estados Unidos estavam prontos para ajudar o Chile. Brasil, Argentina, Bolívia, Peru e Venezuela também ofereceram apoio.
Bachelet declarou zonas de catástrofe as regiões de Maule, Bío-Bío, O'Higgins, Araucanía, Valparaíso e Metropolitana, que concentram 80 por cento da população do país.
O Chile, localizado na intersecção de duas placas geológicas, foi arrasado no passado por outros terremotos. Muitos lembram o tremor de magnitude 9,6 que devastou a cidade de Valdivia em 1960, o maior já registrado.
Países vizinhos são atingidos
No Brasil, o Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu mais de cem ligações de pessoas que sentiram pequenos tremores de terra. O terremoto também foi sentido no interior paulista, em São José dos Campos. Não há informações sobre mortes de brasileiros no Chile.
Todos os voos previstos para Santiago foram cancelados após o fechamento do aeroporto na capital chilena. A reabertura está prevista somente para terça-feira (2). Brasileiros em busca de ajuda para deixar a região procuraram a embaixada, mas terão que esperar a remarcação dos voos.
O Itamaraty informou que está trabalhando para dar apoio aos brasileiros que se encontram no Chile. O governo organizou o Núcleo de Assistência a Brasileiros, que irá fornecer informações referentes a cidadãos brasileiros no país.
As informações podem ser obtidas pelos telefones: (61) 3411-8804 e (61) 3411-8805, entre 10h e 18h e (61) 8197-2284, entre 18h e 10h.

Fonte: Uol notícias
c/ agências internacionais
foto:Uol notícias

Educação: Reitor da Universidade de Lisboa defende um novo olhar para o ofício do professor


No difícil e urgente tema da formação de professores, poucos autores são tão citados como o português António Nóvoa. Reitor da Universidade de Lisboa, Nóvoa ressente-se de ter reduzido o tempo para escrever e pesquisar. Mesmo assim, vem propondo novas perspectivas para a compreensão do problema, que tem dimensões planetárias.
Agora, por exemplo, dedica-se ao que chama de "construir lógicas de comparação" entre os sistemas educativos em diferentes países do mundo, inclusive aqueles que não adotaram as métricas de avaliação mais difundidas, como o Pisa (sigla em inglês que designa o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes).
Ao mesmo tempo, Nóvoa vem produzindo artigos e ensaios que originaram o livro Os professores - Imagens do futuro e do presente, recém-lançado em Portugal, e que espera publicar em breve também no Brasil. E já sonha com o próximo. "Nos tempos que correm, de tanto ruído e agitação, gostaria muito de escrever um livro sobre a pedagogia do silêncio", conta na entrevista concedida, via e-mail, ao repórter Paulo de Camargo.

No Brasil, vivemos um momento de grande discussão sobre a formação do professor, o que inclui a formação inicial, nas universidades, até a valorização dos profissionais mais experientes. Hoje, esta é uma questão mundial?
É uma questão de âmbito mundial. Num texto recente, apresentei cinco teses sobre a formação de professores, que respondem à sua pergunta. É impossível desenvolvê-las, mas posso enunciá-las. A formação de professores deve: a) assumir uma forte componente prática, centrada na aprendizagem dos alunos e no estudo de casos concretos;b) passar para "dentro" da profissão, isto é, basear-se na aquisição de uma cultura profissional, concedendo aos professores mais experientes um papel central na formação dos mais jovens; c) dedicar uma atenção especial às dimensões pessoais, trabalhando a capacidade de relação e de comunicação que define o tato pedagógico; d) valorizar o trabalho em equipe e o exercício coletivo da profissão; e) estar marcada por um princípio de responsabilidade social, favorecendo a comunicação pública e a participação dos professores no espaço público da educação.

Onde está o coração do problema da formação dos professores?
É a reestruturação dos cursos de pedagogia? Ou são as políticas de apoio ao professor nos primeiros anos de atuação, ou ainda as estratégias de formação em serviço?
Todos esses aspectos devem ser considerados. Chegou o tempo de fazermos uma verdadeira revolução na formação de professores. O que existe é frágil. A interligação entre as questões do ensino, da investigação e das práticas escolares e a participação efetiva dos profissionais na formação dos futuros professores são fundamentais para que se crie um novo modelo de formação de professores. Não nascemos professores. Tornamo-nos professores por meio de um processo de formação e de aprendizagem na profissão. É neste sentido que falo de passar a formação de professores para "dentro" da profissão. Quem forma os médicos são outros médicos. O mesmo devia acontecer na profissão docente.

Pelo que conhece do Brasil, quais são as principais distorções no sistema atual de formação de professores?
Ouço muitas críticas. Pelo meu lado, tenho procurado chamar a atenção para dois momentos fundamentais que têm sido ignorados ao longo das últimas décadas, não só no Brasil, mas em muitos países, o que revela bem a confusão que hoje existe nas políticas e nos programas de formação de professores. O primeiro momento corresponde à entrada num curso que habilita para a docência. O atual processo, burocrático e administrativo, não faz qualquer sentido. É urgente introduzir um recrutamento mais individualizado, que permita perceber as inclinações e as disposições de cada um para se tornar professor. E é preciso criar as condições para que os melhores alunos do ensino médio escolham a profissão docente. Ser professor não pode ser uma segunda escolha. O outro momento é a transição de aluno (como se dizia no passado, de aluno-mestre, isto é, de aluno que aprende para ser mestre) para professor principiante. Os primeiros anos de exercício docente são absolutamente fundamentais. E ninguém cuida destes anos, nos quais se define grande parte do percurso profissional de cada um. É urgente criar formas de acolhimento, de enquadramento e de supervisão dos professores durante os primeiros anos da sua atividade profissional.

Uma política de piso salarial, como a que está sendo implementada no Brasil, por si só é garantia de aprimoramento no sistema?
Ou é uma condição necessária, mas não suficiente?
É uma condição necessária, mas não suficiente. A sociedade pede aos professores que resolvam todos os problemas das crianças e dos jovens, e acredita que é na escola que se define um futuro melhor. A sociedade pede quase tudo aos professores e dá-lhes quase nada. É um contrassenso, para não dizer uma hipocrisia. A profissão de professor necessita de ser revalorizada do ponto de vista salarial, mas também no que diz respeito ao seu estatuto social e profissional.

No Brasil, frequentemente é apontado o corporativismo da classe profissional dos professores, que recusa, por exemplo, políticas de remuneração por mérito ou desempenho, bem como práticas de avaliação de sua atuação profissional. Como o senhor vê esses temas?
Tenho chamado a atenção para uma nova profissionalidade docente, que passa por quatro aspectos: formação, cultura profissional, avaliação e intervenção pública. Em todos eles, advogo um maior poder dos professores sobre a sua própria profissão, invertendo tendências das últimas décadas. Já falei da formação. Falarei agora da avaliação. É uma dimensão central de qualquer profissão. A crise da educação só será superada através de uma exigente prestação de contas. A confiança e a credibilidade são essenciais para o trabalho dos professores. E conquistam-se em grande parte por meio da avaliação e da comunicação pública com a sociedade. Mas os dispositivos de avaliação devem servir para reforçar a autonomia dos professores e não para um maior controle do Estado ou para impor critérios economicistas na regulação da profissão.

Certa vez, o senhor apontou a contradição das políticas de iniciação profissional dos professores brasileiros, ou seja, os mais inexperientes acabam nas periferias, nas escolas ditas 'difíceis'. Como, a seu ver, deveriam ser os primeiros anos de trabalho do professor?
Os jovens professores deveriam ser protegidos nos primeiros anos de exercício. Como os médicos. Ninguém começa sozinho a fazer operações complexas para, à medida que se torna um médico mais experiente e competente, se dedicar apenas a curar constipações. Devia ser assim também com os professores. As situações escolares mais difíceis deviam estar a cargo dos melhores professores. Infelizmente, é para estas situações que os jovens professores são muitas vezes lançados sem qualquer apoio. É um erro de graves consequências.

O senhor acredita nos modelos de tutoria (ou coaching) dos professores mais novos por profissionais da educação mais experientes?
Sim. É muito importante a socialização profissional que é feita pelos mais experientes junto dos mais jovens. A transição de uma cultura de isolamento para uma cultura colaborativa é um aspecto decisivo para os professores. Trabalho em equipe. Colaboração. Partilha. Sem isso, é impossível enfrentar os problemas educativos atuais. Nem todos os professores são iguais. É preciso que haja referências dentro da profissão - aqueles professores que reconhecemos como profissionais de grande competência e dedicação e que devem ter um papel no enquadramento dos mais jovens.

Há uma corrida no mundo pelos indicadores de qualidade - basicamente, o desempenho dos jovens no campo da leitura e dos números, em projetos de avaliação como o Pisa. O foco exclusivo nesses índices não acaba por induzir a uma visão limitada do que seja o papel da educação?
Hoje em dia, esse tipo de estudos de avaliação cumpre uma função essencial nas políticas educativas no plano internacional. São indicadores que traduzem uma visão empobrecida da educação, mas que não podem ser ignorados. É preciso fazer a sua leitura crítica, a sua interpretação e construir modelos alternativos de comparação. Uma parte do meu trabalho nos últimos anos tem sido, justamente, a tentativa de construir lógicas de comparação entre países que não estejam prisioneiros dessas "hierarquias" e que nos permitam um olhar crítico sobre os sistemas educativos.
Com o advento das novas tecnologias e com a crise dos modelos educacionais, muitos pesquisadores começaram a prever o surgimento de uma nova escola. O senhor está entre aqueles que acreditam em mudanças profundas no modelo tradicional da escola? Ou estamos a aprimorar uma concepção bancária de educação, como diria Paulo Freire?
De fato, não tem havido a produção de um novo modelo de escola. As tecnologias são muito importantes e têm contribuído para algumas mudanças no ensino e na aprendizagem. Mas elas, por si só, não alterarão o nosso modelo de escola. Se perdermos o sentido humano da educação, perdemos tudo. Só um ser humano consegue educar outro ser humano. Por isso tenho insistido na importância das dimensões pessoais no exercício da profissão docente. Precisamos de professores interessantes e interessados. Precisamos de inspiradores, e não de repetidores. Pessoas que tenham vida, coisas para dizer, exemplos para dar. Educar é contar uma história, e inscrever cada criança, cada jovem, nessa história. É fazer uma viagem pela cultura, pelo conhecimento, pela criação. Uma viagem, para recorrer a Proust, na qual mais importante do que encontrar novas terras é alcançar novos olhares. É nesse sentido que apreendo, hoje, o contributo tão significativo de Paulo Freire para pensar a educação numa perspectiva crítica e progressista.

Para finalizarmos, o senhor poderia sintetizar qual deve ser a função do professor na educação contemporânea?
A que requisitos deve atender, como deve ser sua formação?Sabemos todos que é impossível definir o "bom professor", a não ser através dessas listas intermináveis de "competências", cuja simples enumeração se torna insuportável. Mas é possível, talvez, esboçar alguns apontamentos simples, sobre o trabalho docente nas sociedades contemporâneas.
O conhecimento. Aligeiro as palavras do filósofo francês Alain: Dizem-me que, para instruir, é necessário conhecer aqueles que se instruem. Talvez. Mas bem mais importante é, sem dúvida, conhecer bem aquilo que se ensina. Alain tinha razão. O trabalho do professor consiste na construção de práticas docentes que conduzam os alunos à aprendizagem.
A cultura profissional. Ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, integrar-se numa profissão, aprender com os colegas mais experientes. É na escola e no diálogo com os outros professores que se aprende a profissão.
O tato pedagógico.
Quantos livros se gastaram para tentar apreender esse conceito tão difícil de definir?
Nele cabe essa capacidade de relação e de comunicação sem a qual não se cumpre o ato de educar. E também essa serenidade de quem é capaz de se dar ao respeito, conquistando os alunos para o trabalho escolar. No ensino, as dimensões profissionais cruzam-se sempre, inevitavelmente, com as dimensões pessoais.
O trabalho em equipe. Os novos modos de profissionalidade docente implicam um reforço das dimensões coletivas e colaborativas, do trabalho em equipe, da intervenção conjunta nos projetos educativos de escola.
O compromisso social. Podemos chamar-lhe diferentes nomes, mas todos convergem no sentido dos princípios, dos valores, da inclusão social, da diversidade cultural. Educar é conseguir que a criança ultrapasse as fronteiras que, tantas vezes, lhe foram traçadas como destino pelo nascimento, pela família ou pela sociedade. Hoje, a rea­lidade da escola obriga-nos a ir além da escola. Comunicar com o público, intervir na sociedade, faz parte do ethos profissional docente.




Fonte:Revista Educação ed. 154
Paulo Camargo -site uol.
Imagem Antonio Novóa:Google