• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 2 de novembro de 2024

Saúde: Vacina brasileira para câncer de próstata é aprovada pela FDA dos EUA

                                             foto:Reprodução

Uma vacina terapêutica contra o câncer de próstata desenvolvida por pesquisadores brasileiros foi aprovada para estudos clínicos pela FDA (Food and Drug Administration, agência reguladora dos Estados Unidos). É a primeira vez que uma tecnologia do tipo chega a esse estágio.

 

Criada a partir das células tumorais do próprio paciente, a vacina busca fortalecer o sistema imunológico contra o câncer e reduzir a reincidência, somando-se aos tratamentos convencionais. Conforme dados preliminares, a imunoterapia personalizada reduz a recorrência da doença de 37% para 12%. Já a mortalidade entre pacientes tratados caiu de 12,8% para 4,3%.
 

Nos Estados Unidos, o estudo clínico iniciou o tratamento do primeiro paciente americano na última terça-feira (29). O teste faz parte de um estudo adaptativo de fase 2, que envolve 21 centros de pesquisa no país e tem duração prevista de até 22 meses. É estimada que a aplicação inicial dos dados imunológicos esteja disponível dentro de 90 dias, avaliando a resposta dos pacientes ao tratamento.
 

De acordo com o médico e cientista Fernando Thomé Kreutz, que lidera a pesquisa, resultados anteriores em pacientes brasileiros já haviam demonstrado um impacto significativo na redução de recorrências e mortalidade.
 

Os resultados precisam ser validados nos 230 pacientes americanos para que, depois, a imunoterapia esteja disponível nos Estados Unidos. No Brasil, a equipe tentará garantir a aprovação junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 

Para Kreutz, além dos benefícios médicos, a imunoterapia deve representar uma economia significativa para sistemas de saúde ao evitar a recorrência da doença.
 

"No Brasil, o tratamento convencional custa ao SUS [Sistema Único de Saúde] cerca de R$ 2,4 milhões por paciente, o que dificulta o acesso a terapias inovadoras. Nossa abordagem poderá eliminar a necessidade de tratamentos subsequentes e caros", afirma.
 

A imunoterapia
 

Batizada de FK-PC101, a tecnologia utiliza células do tumor do próprio paciente para criar TPCs (Células Apresentadoras de Tumor), que desencadeiam uma resposta imune específica contra o câncer.
 

"Os resultados mostram que a vacina reduz mais da metade de chances do paciente ter recorrência do câncer", afirma Kreutz. "O benefício de ter a vacina é superior a dois anos sem a recorrência da doença. Isso é um efeito fantástico em tratamentos oncológicos", diz o médico.
 

A equipe brasileira que coordena o estudo já planeja expandir a aplicação da tecnologia para outros tipos de tumores, como os gastrointestinais e pulmonares, que apresentam altas taxas de mortalidade. A coordenação desses novos estudos será liderada pelo médico Alberto Stein.
 

Segundo Stein, o Brasil pode aprovar o tratamento antes mesmo dos Estados Unidos, o que seria um marco para a saúde nacional.
 

Conforme o Inca (Instituto Nacional do Câncer), um em cada oito homens será diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida, sendo o risco maior entre homens negros. O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer entre homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Apesar de avanços nas taxas de mortalidade ao longo das últimas décadas, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento ainda são limitados em algumas regiões.
 

Segundo o urologista líder do Centro de Referência de Tumores Urológicos do Hospital AC Camargo, Stênio de Cássio Zequi, no entanto, a imunoterapia ainda é limitada a uma pequena parcela dos pacientes com câncer de próstata, menos de 5%. Por isso, ainda é mais importante o acesso aos tratamentos básicos em todo país.
 

"Se conseguirmos ampliar o acesso, o impacto será muito mais significativo do que empregar imunoterapia, algo que está longe, caro e não aprovado", ressalta.
 

A imunoterapia é um tratamento que estimula o sistema imunológico a combater o câncer e pode ser feita de forma ativa ou passiva. Na forma ativa, vacinas e substâncias fortalecem as defesas naturais do organismo, enquanto, na passiva, anticorpos ou células de defesa externas ajudam o corpo a atacar as células tumorais. Ainda experimental, o tratamento é visto como promissor, mas requer mais estudos para confirmar sua eficácia e segurança.
 

Dados do Inca estimam 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano no país entre 2023 e 2025, um aumento de 8% em relação ao triênio anterior. A doença é responsável por aproximadamente 10% dos tumores malignos diagnosticados no país. A incidência varia conforme a região, sendo mais alta no Sudeste, com 77,89 casos a cada 100 mil homens, e mais baixa no Norte, com 28,4 casos a cada 100 mil.
 

Em todo o mundo são registrados mais de 1,4 milhão de novos diagnósticos anuais de câncer de próstata, de acordo com o levantamento Globocan, da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, da OMS (Organização Mundial da Saúde). Hoje, o Brasil é o quarto país que concentra mais casos, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. A doença é responsável por 375 mil mortes anuais no mundo.


Fonte: MAYALA FERNANDES/ FOLHAPRESS - 02/11/2024

Futebol: Imprensa espanhola repercute atrito entre Marcelo e Mano Menezes no final do jogo contra o Grêmio


                                              foto:reprodução

O desentendimento entre Mano Menezes e Marcelo, ocorrido durante o empate entre Fluminense e Grêmio em 2 a 2 na última sexta-feira (1°), ganhou grande destaque na imprensa espanhola. O episódio gerou grande repercussão, principalmente após a publicação do jornal Diario AS, que classificou o ocorrido como uma das "imagens do dia" e utilizou o título "Marcelo, bagunça monumental".

 

 

''O ex do Real Madrid passa por um momento sombrio da sua carreira: Depois de estar preparado para saltar para o campo, foi visto discutir com o seu técnico e este o mandou de volta para o banco'', escreveu o AS em suas redes sociais. 

 

Aos 45 minutos do segundo tempo, o camisa 12 do Tricolor das Laranjeiras estava pronto para entrar em campo, mas um desentendimento com o técnico impediu sua entrada. Mano optou por substituir Lima por John Kennedy. O jornal espanhol destacou que Marcelo vive momento difícil na sua carreira. O contrato do lateral com o Flu está próximo do fim e sem previsão de renovação. Caso não prolongue seu vínculo, o jogador perderia a oportunidade de disputar o Mundial de Clubes de 2025 e, consequentemente, de um possível reencontro com o Real Madrid, clube onde se tornou ídolo.

 

O Marca, outro importante jornal espanhol, abordou o assunto de forma diferente, criticando a atitude de Mano Menezes, que teria desrespeitado o jogador com uma frase que ainda não foi revelada. 

 

 

 


Foto: Reprodução/Marca

 

''Briga e insulto a Marcelo para variar aos 89 minutos: o que ele disse ao treinador? O ex-jogador do Real Madrid não gostou de ser colocado em campo a um minuto do fim'', diz a manchete.

 

''Tremendo desrespeito do técnico do Fluminense para com seu jogador Marcelo. E tudo devido a uma alteração que ia ocorrer aos 89 minutos de jogo, quando faltava um minuto para o final do jogo, e por uma frase que ainda não foi revelada", opina o Marca em trecho da matéria

 

Visivelmente contrariado, Marcelo retornou ao banco de reservas. A situação ficou ainda mais tensa após o gol de empate do Grêmio, que deixou o Fluminense frustrado com o resultado. Veja o vídeo do momento abaixo:

 

Fonte:BN -02/11/2024

Economia: "O Brasil está com pleno emprego", diz presidente do Bradesco

                                       Marcelo Noronha (Foto: Divulgação/Bradesco)


Marcelo de Araujo Noronha afirma que o Brasil vive um "momento especial" e destaca que a estratégia de alta dos juros para conter a inflação "tem limite".

247 - Marcelo de Araujo Noronha, presidente do Bradesco, afirmou em entrevista à GloboNews na última sexta-feira (1) que o Brasil vive um "momento muito especial" em termos de emprego e crescimento de renda. De acordo com Noronha, o cenário atual impõe desafios para a política monetária do Banco Central, especialmente diante da inflação que, segundo as projeções, deve fechar o ano entre 4,4% e 4,5%.

Noronha destacou que o câmbio vem desempenhando um papel decisivo no aumento dos preços, com impacto direto na inflação. "O câmbio é um detrator potencial para a inflação no Brasil. Andou muito. A gente está vendo isso aqui e isso está batendo na inflação", afirmou. Mesmo assim, ele ressalta o alto nível de atividade econômica no país, o que, em sua visão, representa um "desafio para a política monetária". Segundo Noronha, a redução da taxa de desemprego, que caiu de 6,7% para 6,4%, reflete o vigor econômico que algumas regiões estão experimentando.

Além da queda do desemprego, o crescimento da renda real do trabalhador brasileiro é outro ponto positivo. Noronha destacou que a renda deve crescer mais de 6% este ano, o que ele descreve como "um ganho extraordinário". Para ele, o cenário de quase pleno emprego e o crescimento da renda real geram um ambiente complexo para a atuação da política monetária: "Esse é o desafio da política monetária também, que fica olhando para esse cenário… A política monetária tem um efeito e uma capacidade, mas ela tem um limite", ponderou.

Noronha também se mostrou otimista quanto ao impacto das políticas econômicas do governo federal para estabilizar o câmbio e conter a inflação. Ele acredita que as medidas propostas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e pela ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), podem "aplacar esse ânimo aqui no mercado" e ajudar no controle do câmbio. "Eu espero que controle esse câmbio, de modo a gente segurar um pouco a inflação e a perspectiva da taxa de juros", finalizou.

Fonte: BRASIL 247 - 02/11/2024

Violência: Mãe de adolescente morta durante assalto em Salvador relata aflição após a partida da filha: "Essa dor me machuca tanto"



Sandra Pacheco perdeu sua filha, Cristal Pacheco, durante uma ação criminosa no Campo Grande  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa | Paulo Pinto | Agência Brasil

Toda despedida é dolorosa. Algumas, dependendo da maneira como ocorrem, tendem a doer ainda mais, como é o caso das pessoas que perderam familiares, amigos ou colegas para a violência. Nesse cenário, em que inúmeras pessoas precisam dar adeus a entes queridos após tragédias, o que resta, além das lembranças, é um desejo pulsante de Justiça, para que os responsáveis por essas despedidas, muitas vezes precoces, sejam devidamente punidos.

Para quem fica, conviver com a ausência física de quem partiu é uma tarefa diária e árdua que exige força, resiliência e esperança de que a situação não ficará impune. Sandra Pacheco faz parte da estatística de pessoas que, infelizmente, precisaram se despedir de forma prematura de alguém especial. Em agosto de 2022, Sandra presenciou sua filha, Cristal Rodrigues Pacheco, de 15 anos, ser morta durante um latrocínio — roubo seguido de morte — na região do Campo Grande, em Salvador.

Hoje, mesmo após dois anos do ocorrido, e com o caso já elucidado, incluindo a prisão de duas mulheres envolvidas nos disparos que tiraram a vida de Cristal, a mãe da jovem continua buscando formas de lidar com a dor da perda.

"Graças a Deus, elas foram localizadas, julgadas e condenadas a 24 anos de prisão no presídio da Mata Escura. Mas sabe o que me dói ainda mais? Saber que elas não vão cumprir esses 24 anos, porque nossa Justiça é muito falha. Vêm as reduções de pena por bom comportamento, e, logo, surgem as saídas temporárias em que acabam saindo e não voltam mais ao presídio. Então eu fico pensando: quantas outras vítimas elas podem e vão fazer? Assim como aconteceu com a Cristal, quantos cristais serão quebrados por causa dessa regalia da Justiça?", questiona.

As prisões de Andréia Santos de Carvalho e Gilmara Daiam de Sousa Brito não curaram a dor nem trouxeram de volta a vida de Cristal. Essa tragédia, embora já tenha ocorrido, traz à tona cenas de tristeza que continuam presentes e estarão no futuro de Sandra.

"Eu estava levando Cristal e Fernanda para a escola quando surgiram aquelas duas, eu não posso dizer nem que são pessoas, são monstras e eu tiraram a vida da minha filha sem nenhuma ação e reação da nossa parte. Aí eu fico pensando assim: meu Deus, do nada se foram 15 anos de amor, de cuidados, de dedicação, interrompido assim, sendo arrancados daquela forma", recorda emocionada.

A mãe, que ainda mantém o quarto da filha intacto, conta também que todos os dias se lembra dela e reflete sobre como estaria hoje se os sonhos da adolescente não tivessem sido interrompidos de forma brutal e abrupta. "As coisinhas dela estão todas guardadinhas  do mesmo jeito. Desde quando Sérgio [pai de Cristal] arrumou no quarto que, até então, eu não tive coragem de ver uma foto dela. Até hoje eu não consigo apesar de já terem se passado dois anos".

"Todos os dias eu me lembro dela. Fico pensando em como ela estaria hoje. Ano que vem, ela iria completar o ensino médio. Antes de partir, já pensava em entrar na faculdade e cursar Medicina, porque sonhava em ser cirurgiã e ajudar as pessoas. Infelizmente, esse sonho foi interrompido, mas a dor permanece. Um pedaço de mim foi arrancado, não foi tirado, foi arrancado. Já se passaram dois anos, e essa dor que me machuca tanto vai me acompanhar pelo resto da minha vida", finaliza Sandra.

Fonte: BNEWS - 01/11/2024

ENEM 2024: CONFIRA OS DOCUMENTOS ACEITOS NOS DOIS DIAS DE PROVA




Os participantes brasileiros do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 devem levar ao local das provas indicado no 
Cartão de Confirmação da Inscrição um documento válido com foto para identificação – impressos ou digitais, emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).  As provas do Enem 2024 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Documentos válidos

O Inep considera a lista abaixo de documentos válidos para identificação do participante brasileiro:


NÃO ACEITOS:


fone:Ag. Brasil  c/adaptações - 02/11/2024

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Caso Braskem: PF indicia 20 pessoas por exploração de sal-gema em Maceió


Afundamento do solo foi registrado em pelo menos cinco bairros
Agência Brasil -  Afundamento do solo foi registrado em pelo menos cinco bairros 


Polícia Federal (PF) indiciou 20 pessoas por crimes relacionados à exploração de sal-gema pela petroquímica Braskem, em Maceió. A PF informou, nesta sexta-feira (1º), que o inquérito foi encaminhado para a 2ª Vara Federal de Alagoas para as “devidas providências”. A extração nas minas de sal-gema na capital alagoana foi feita durante pouco mais de 40 anos e terminou em 2019, após o afundamento do solo em pelo menos cinco bairros e o colapso de uma das minas. Cerca de 60 mil pessoas foram atingidas.  

Os nomes das pessoas indiciadas não foram informados pela PF. Em nota encaminhada à Agência Brasil, a assessoria da corporação explicou que “o caso encontra-se sob segredo de justiça decretado pela Justiça Federal”.

Caso a Justiça acolha o inquérito, os indiciados responderão por crimes como exploração de matéria-prima da União, em desacordo com a autorização concedida e com a legislação ambiental; dano qualificado praticado contra o patrimônio da União, Estado e Município; deterioração ou inutilização de bens alheios, crime ambiental com agravante de apresentação de dados falsos e omissão de informações. As penas variam entre reclusão e multas.

De acordo com o Movimento Unificados de Vítimas da Braskem (MUVB), aproximadamente 60 mil pessoas e 15 mil imóveis foram afetados em razão do afundamento do solo, que levou ao desaparecimento dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange, Bom Parto e parte do Farol.

Ainda segundo o movimento, as comunidades dos Flexais, de Quebradas, Marquês de Abrantes, do Bom Parto e a Rua Santa Luzia, na Vila Saem, também foram afetadas. No dia 10 de dezembro de 2023, uma das 35 minas da Braskem ruiu sob a Lagoa Mundaú, no Mutange.

Em setembro deste ano, os moradores realizaram um protesto durante reunião dos ministros da Economia dos países do G20, em Maceió, chamando a atenção para a necessidade de reparação ambiental pelos danos causados pela atividade exploratória da Braskem.

Em julho, a Braskem foi condenada por um tribunal da Holanda a indenizar nove vítimas do afundamento provocado pela extração de sal-gema na capital alagoana.

Na decisão, a Justiça holandesa não fixou valores a serem pagos, mas determinou que as partes entrassem em acordo sobre o quanto deve ser indenizado. A Braskem ainda pode recorrer da decisão. A ação é individual, ajuizada por nove pessoas, mas poderá servir de base para outros processos.

No mesmo mês, durante audiência realizada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), vítimas do rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, dos incêndios da Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e do Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro, e do afundamento de bairros em Maceió, cobraram a responsabilização pelas tragédias nos âmbitos judicial e legislativo.

“Solicitamos que a comissão inste o Estado brasileiro a restaurar ou reabrir processos penais ou administrativos, estabelecer um efetivo controle social sobre a atividade do Ministério Público e dos órgãos de fiscalização e análise de riscos e conceber uma legislação específica para casos de tragédias coletivas e de grande impacto social, prevendo mecanismos de prevenção e responsabilização”, disse, na audiência, a advogada Tâmara Biolo Soares, representante da defesa das vítimas.

Fonte: PORTAL IG -01/11/2024

Salvador: Torcida do Vitória enche Aeroporto no embarque para Curitiba; VÍDEO


                                                             

                                                   O capitão Wagner Leonardo recebe o carinho da torcida no embarque para Curitiba  - foto:EC Vitoria/reprodução

O elenco do Vitória embarcou para Curitiba, local da partida deste sábado (2), às 18h30, na Liga Arena, nos braços da torcida rubro-negra. 

Nesta sexta-feira, no Aeroporto Internacional de Salvador, os torcedores do Leão realizaram mais uma edição do "Aeronego" e embalaram o time rumo ao duelo válido pela 32ª rodada da Série A. 

Centenas de torcedores estiveram no apoio que contou com as bandeiras e bateria da TUI (Torcida Uniformizada Os Imbatíveis), além da presença de outras torcidas organizadas, como a Rasta do Vitória e a Leão Chopp.


 

Fonte: BN - c/adaptações 01/11/2024

Nos EUA: Lula diz que torce pela vitória de Kamala Harris na eleição presidencial

 

                                            foto:reprodução

247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (1º) que está torcendo pela candidata democrata Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, que ocorrerão na próxima terça-feira (5). Durante entrevista ao canal de televisão francês TF1, Lula destacou que a vitória de Harris seria mais benéfica para a democracia.

“Eu acho que com Kamala Harris é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia, é muito mais seguro. Nós vimos o que foi o presidente Trump no final do seu mandato fazendo aquele ataque ao Capitólio”, disse.

“Como eu sou amante da democracia, acho a democracia a coisa mais sagrada que nós conseguimos construir para bem governar os nossos países, eu, obviamente, fico torcendo para a Kamala ganhar as eleições”, completou o presidente.

De acordo com pesquisas de intenção de voto da CNN, conduzidas pelo instituto SSRS, a candidata democrata está à frente de Trump em dois estados-pêndulo dos EUA. Kamala Harris lidera numericamente em Michigan e Wisconsin, enquanto está empatada com o ex-presidente na Pensilvânia.

Fonte: BRASIL 247 - 01/11/2024

Brasília: Exército indicia coronéis que redigiram carta golpista contra Lula

 

                                            Foto: Rafaella Feliciano/reprodução

Exército decidiu indiciar três coronéis, sob a acusação de que esses oficiais foram os autores de uma carta enviada ao comandante da corporação, em 2022, incitando um golpe de Estado para impedir a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O inquérito concluiu que “houve indícios de crime militar” por parte dos três integrantes da força – um da ativa e dois da reserva.

Foram indiciados os coronéis Anderson Lima de Moura, Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo. Um quarto coronel, Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, da ativa, teve a investigação interrompida por conta de uma liminar da Justiça.

Agora, o inquérito foi encaminhado ao Ministério Público Militar, que deve decidir se oferece denúncia contra os oficiais.

A chamada “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro” teve a assinatura de 37 militares e foi considerada pelo comandante da Força Terrestre na época, general Marco Antônio Freire Gomes, como uma pressão para que aderisse a uma tentativa de golpe de Estado.

O manifesto foi encontrado no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante investigações da Polícia Federal.

Fonte:Metrópoles - 01/11/12024

Ensino Superior: Pé-de-Meia Licenciatura pagará mais de R$ 500 para futuros professores

                                         Ministro Camilo Santana -foto: José Cruz/ag. Brasil

Estudantes que utilizarem a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar licenciaturas poderão receber bolsas mensais de mais de R$ 500. A medida faz parte do Pé-de-Meia para Licenciaturas que será oficialmente anunciado este mês.

A intenção é que a bolsa comece a ser paga já em 2025. As informações foram antecipadas, nesta sexta-feira (1º), pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Segundo Santana, os estudantes serão selecionados para o programa com base na nota do Enem. A ideia, segundo o ministro, é atrair bons alunos para que possam ser futuros professores nas escolas brasileiras. “A gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura, está faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia”, disse.

O ministro não divulgou ainda o valor exato do benefício, mas explicou que, assim como o Pé-de-Meia para o ensino médio, os estudantes receberão recursos que ficarão retidos em uma poupança, que poderão acessar quando concluírem a formação.

“Vai ser apresentado este ano, já para começar no próximo ano, porque a gente quer ver se a gente consegue usar o Enem agora. A gente já quer que o aluno no Enem, ele já saiba que ele vai receber uma bolsa, se ele escolher a licenciatura. Ele já vai entrar na universidade com uma bolsa paga pelo governo. É uma forma de estimular. Além de uma bolsa, ele vai ter uma poupança”, antecipou o ministro.

Mais professores

O Pé-de-Meia para Licenciaturas faz parte de um conjunto de ações do governo para valorizar os professores brasileiros da educação básica.

Santana pretende também criar incentivos para os professores que já estão em sala de aula. A pasta pretende criar o Mais Professores, inspirado no programa Mais Médicos, que oferece incentivos aos médicos para trabalharem em locais onde há maior demanda por profissionais de saúde e pouca assistência.

“[Programa no qual] o professor possa receber um plus a mais no salário dele, para ele ir para aquela escola, para aquela cidade que não tem um professor, como o Mais Médico. O governo federal paga ele para ir para um município que não tem médico. Então é mais ou menos na lógica”, disse o ministro.

Segundo Santana, é preciso valorizar a profissão docente no país. “Tem países que reconhecem como a principal profissão, no Brasil as pessoas não estão querendo mais ser professoras, não só por questão de remuneração, mas por falta de reconhecimento, de valorização. A ideia também aqui é criar uma cultura nesse país que as pessoas reconheçam o papel do professor, até porque todos nós passamos por ele, desde criança”, defendeu.

Pesquisas mostram que, por conta do desinteresse, o país corre o risco de um apagão de professores sobretudo nas escolas. Dados do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) mostram que, até 2040 o Brasil, poderá ter uma carência de 235 mil professores de educação básica.

Orçamento

As ações anunciadas dependerão, no entanto, de disponibilidade orçamentária. Em relação a quantidade de bolsas que serão ofertadas pelo Pé-de-Meia das Licenciaturas, o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, disse, em entrevista nesta semana, que a quantidade de bolsas dependerá de quanto houver disponível no orçamento da pasta para o próximo ano.

Em um momento de revisão de gastos obrigatórios do governo federal, o ministro garantiu, nesta sexta-feira, que “nenhuma política e programa que está em andamento será atingida por conta de qualquer medida do governo federal”.

*A repórter viajou a convite do Ministério da Educação 

Fonte:  MARIANA TOKARNIA* – ENVIADA ESPECIAL-  Ag. Brasil 

"Bora treinar, né, tropa? A única que pessoa que ganha prêmio sem fazer nada é o Rodri", diz jogador do Flamengo, jornal espanhol rebate;Vídeo


Rodri posa com o troféu Bola de Ouro ao final da cerimônia realizada em Paris, no dia 28 de outubro de 2024
FRANCK FIFE - Rodri posa com o troféu Bola de Ouro ao final da cerimônia realizada em Paris, no dia 28 de outubro de 2024


 derrota de Vinícius Júnior na Bola de Ouro irritou muitos fãs do esporte no mundo todo e até mesmo jogadores chegaram a expressar indignação com o resultado que coroou Rodri como o melhor do mundo.

Os atletas Lorran e Gabigol, do Flamengo, que ironizaram a decisão nas redes sociais, viraram alvo de críticas do jornal espanhol As, pelo "desrespeito" com o meia do Manchester City."É inadmissível a rejeição de dois brasileiros a Rodri pela Bola de Ouro. Lorran e Gabigol publicaram em suas redes sociais este vídeo em que faltam ao respeito ao meio-campista espanhol por seu prêmio. Também insultaram a France Football", escreveu o jornal.

Em vídeo publicado nas redes sociais antes de um treino, os dois jogadores do Flamengo comentam a premiação da Bola de Ouro e expressam indignação quanto à decisão da France Football.

"Bora treinar, né, tropa? A única que pessoa que ganha prêmio sem fazer nada é o Rodri", diz Lorran.

"France Football, malucão!", completou Gabigol.

Confira abaixo:

Tido como o favorito ao prêmio de melhor jogador do mundo, Vinícius Júnior acabou em segundo lugar na corrida pela Bola de Ouro.

Fonte: PORTAL IG - 01/11/2024

Bola de Ouro: Tiago Leifert e influenciadora discutem ao vivo sobre Vini Jr.; Vídeo


                                                Tiago Leifert e Sara Zarâ (Foto: Reprodução/X/@africanize_)

247 - Após críticas envolvendo Vinícius Júnior, o apresentador Tiago Leifert convidou a influenciadora digital Sara Zarâ para uma live em seu canal no YouTube. A discussão, que tinha a intenção de esclarecer a fala de Leifert sobre a ausência de Vinícius na premiação Bola de Ouro, acabou gerando um acalorado bate-boca, com ambos os lados defendendo firmemente seus pontos de vista, relata Fábia Oliveira, do Metrópoles.

Leifert havia comentado que Vinícius Júnior deveria ter comparecido à cerimônia da Bola de Ouro, mesmo sem vencer o troféu, o que motivou críticas de Sara Zarâ. Em resposta, a influenciadora publicou em suas redes sociais um vídeo questionando a postura do apresentador: “Por que uma pessoa que sofre racismo não pode fugir dessa doença?”, indagou. A crítica acendeu a polêmica, levando Tiago a propor o debate ao vivo para discutir o tema diretamente.

Durante a transmissão, a conversa rapidamente escalou. “Aquela orientação que você deu não cabe em nenhum contexto, nem mesmo em futebol”, afirmou Sara Zarâ. Ela argumentou que, na visão dela, as declarações de Leifert eram insensíveis ao contexto de racismo vivido por Vinícius Júnior. Em resposta, Leifert defendeu seu ponto de vista, afirmando que sua fala não teve conotação racista e questionou se o jogador realmente perdeu o troféu devido ao racismo. “O Vini perdeu por que foi vítima de racismo? Eu não acho que seja por isso não”, rebateu o apresentador.

Sara Zarâ insistiu que a questão era mais profunda e envolvia a falta de empatia em situações onde pessoas negras enfrentam hostilidade e preconceito. “Pessoas da sua bolha têm dificuldades em entender que (…) não só o Vinícius como todo indivíduo preto passa por provocações ou crimes de racismo o tempo todo”, pontuou.

A live também abordou o incômodo de Leifert com as críticas recebidas, que ele classificou como injustas. “Me chamar do que me chamaram e dizer que eu estou ensinando um homem preto a fazer alguma coisa é um absurdo”, desabafou o apresentador. Para ele, Vinícius Júnior é maior que a premiação da Bola de Ouro e, portanto, não precisaria dela para afirmar seu valor como atleta.

No final do bate-boca, Sara fez uma provocação, pedindo que Leifert repensasse sua abordagem ao tratar de temas sensíveis. “Só entenda uma coisa Tiago, que eu acho que você é bem inteligente pra isso. Você não foi cancelado, as pessoas estão argumentando em cima do que você disse. Eu não sei o que é pior, você falar ou se defender”, ironizou a influenciadora.

Fonte: BRASIL 247 - 01/11/2024

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

STJ concede habeas corpus a homem que foi perseguido por Carla Zambelli na rua

foto:Hora do Povo/reprodução


Corte determinou que recurso de Luan Araújo seja apreciado; caso voltará a ser analisado pelo TJ de São Paulo. Confira a reportagem no link da Folha de São Paulo de hoje(31):


https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/10/stj-concede-habeas-corpus-a-homem-que-foi-perseguido-por-carla-zambelli-na-rua.shtml 

Infectologista baiano integra lista dos cientistas mais influentes do mundo

 

                                               foto:reprodução Carol Garcia/GOVBA


A lista dos 100 mil pesquisadores mais influentes do mundo foi divulgada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O ranking traz o nome do médico baiano Roberto Badaró, professor titular e chefe de pesquisa do Instituto SENAI de Sistemas Avançados de Saúde (ISI-SAS).

Mais dois nomes que fazem parte do Senai Cimatec: Jailson Bittencourt de Andrade (pró-reitor de Pós-Graduação do Centro Universitário do próprio Senai Cimatec) e Milena Botelho Pereira Soares (professora titular do ISI-SAS).

A pesquisa, elaborada em parceria com a editora Elsevier, utiliza as citações do Scopus, maior base de dados de literatura revisada por pares. Os cientistas são classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos.

A classificação é dividida em duas categorias: citações ao longo da carreira acadêmica e citações de 2023. Os três pesquisadores foram mencionados na categoria de citações por carreira. O repositório de dados da Elsevier, disponível gratuitamente, oferece informações sobre citações, índice h, índice hm ajustado de coautoria, citações de artigos e um indicador composto (c-score).

“A ciência é resultado do trabalho de muitas pessoas em torno de uma pergunta científica que precisa ser respondida. O prêmio e reconhecimento não é de uma pessoa só mas do trabalho de uma grande equipe numa instituição de excelência a exemplo da que estou hoje, o Cimatec”, disse Roberto em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Fonte:Site Bahia.ba em 31/10/2024