• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 24 de maio de 2025

SP: Prefeito Nunes tira diretores de escolas alegando baixo desempenho dos alunos; professores discordam

 

                                     foto:reprodução

Por Isabela Palhares

(Folhapress) — A gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) decidiu afastar ao menos 25 diretores de escola sob o argumento de que eles não teriam garantido a melhora do aprendizado dos alunos em avaliações externas, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os diretores foram chamados para uma reunião nesta quinta-feira (22) e comunicados de que estão convocados para participar até o fim do ano letivo de um programa de “requalificação”. Ou seja, ficarão afastados do cargo de direção das unidades durante esse período.

A convocação dos diretores para o curso e o afastamento das atividades nas escolas foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (23).

O afastamento compulsório dos diretores gerou preocupação entre os professores da rede e acadêmicos que trabalham em parceria com escolas municipais, já que afirmam não haver critérios claros para a escolha das unidades, além de defenderem que a decisão desconsidera outros resultados educacionais importantes obtidos por essas comunidades escolares.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação disse que se trata de uma ação inédita na rede de ensino paulistana. Informou que os 25 diretores afastados atuam há pelo menos quatro anos nas unidades e que estas foram selecionadas “devido ao desempenho obtido no Ideb e Idep” — este último é o indicador do município.Nunes

Secretaria de Nunes não esclarece critério

A secretaria não informou, no entanto, qual foi o critério de desempenho utilizado já que essas escolas não têm os piores indicadores da cidade.

Um dos diretores afastados, por exemplo, é da EMEF Espaço de Bitita, no Canindé, zona norte da capital. A escola registrou um Ideb de 4,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) –abaixo da média de 5,6 da rede municipal.

A unidade, no entanto, conta com especificidades que influenciam nos resultados. A escola tem alta proporção de alunos recém-imigrados de outros países, muitas vezes sem ter aprendido a falar português. O que consequentemente impacta de forma negativa as avaliações externas.

A Emef Espaço Bitita já ganhou prêmios nacionais pelo trabalho pedagógico que desenvolve. Também foi convidada pela Unesco a se tornar uma escola parceira.

A queda de desempenho de ensino na rede municipal de São Paulo foi um dos pontos mais frágeis da campanha de reeleição de Nunes. Desde que foi conduzido ao cargo, o prefeito tem responsabilizado os professores pelos maus resultados e prometeu entregar as escolas com menores indicadores para a gestão privada.

Pressionado a adotar estratégias para melhorar a qualidade do ensino na cidade, o prefeito Ricardo Nunes tem responsabilizado os professores da rede municipal pelo desempenho ruim. No primeiro dia de aula, por exemplo, ele chegou a dizer que não vai tolerar “professor que não consegue transmitir conhecimento”.

“Todo mundo recebe o mesmo salário, tem a mesma estrutura [de trabalho]. Como é que tem escola [do município] com nota 7 e outras com nota 4,5? Não podemos aceitar de jeito nenhum que isso aconteça, um professor ou uma escola que não consegue transmitir conhecimento. Precisamos de professores comprometidos”, disse na ocasião o prefeito.

Uma das promessas do prefeito para melhorar os indicadores educacionais de São Paulo é entregar a gestão das 50 escolas mais vulneráveis para a iniciativa privada.

A Folha questionou se o afastamento dos diretores está atrelado a um futuro plano de privatização das unidades, mas a secretaria não respondeu. A pasta apenas comentou sobre o curso que será oferecido.

“A capacitação, inédita, inclui vivência em outras unidades educacionais e tem como objetivo o aprimoramento da gestão pedagógica para melhorar a aprendizagem de todos os estudantes. As unidades contarão com o reforço de mais um profissional na equipe gestora. A remuneração dos diretores será mantida”, diz a nota.


Fonte: ICL NOTÍCIAS -24/05/2025

EUA: Juíza bloqueia tentativa de Trump de barrar estrangeiros em Harvard

A juíza distrital Allison Burroughs impediu, na sexta-feira (23), o governo de Donald Trump de revogar a certificação que permite à Universidade de Harvard matricular estudantes estrangeiros. A medida dá alívio temporário à instituição e seus alunos internacionais diante do que a universidade considera uma retaliação por resistir a pressões políticas.


Harvard

Harvard




A decisão ocorre um dia após a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciar a suspensão do Programa de Estudantes e Visitantes de Intercâmbio (SEVP) de Harvard, com efeitos previstos para o ano acadêmico de 2025-2026.


Na ação judicial apresentada à corte federal de Boston, Harvard classificou a revogação como uma "violação flagrante" da Constituição dos EUA, que teria um "efeito imediato e devastador" sobre mais de 7.000 estudantes estrangeiros. A universidade afirma que, sem eles, "Harvard não é Harvard".


A juíza Burroughs, indicada pelo ex-presidente Barack Obama, determinou a suspensão da medida por duas semanas e agendou audiências para os dias 27 e 29 de maio. Segundo ela, a universidade demonstrou que sofreria prejuízos antes que o caso fosse analisado em profundidade.


O governo Trump ainda pode recorrer da decisão. Os departamentos de Justiça e de Segurança Interna não se pronunciaram até o momento.


Donald Trump, presidente dos EUA | Foto: Arquivo

Donald Trump, presidente dos EUA | Foto: Arquivo




De acordo com Harvard, a medida federal representa mais um episódio da campanha do governo Trump para submeter instituições acadêmicas, jurídicas e midiáticas à sua agenda. A universidade já havia acionado a Justiça anteriormente para reaver cerca de US$ 3 bilhões em subsídios federais congelados.


A Casa Branca reagiu duramente à ação judicial. Em nota, a porta-voz Abigail Jackson declarou: "Se ao menos Harvard se preocupasse tanto em acabar com o flagelo dos agitadores antiamericanos, antissemitas e pró-terroristas em seu campus, não estaria nessa situação para começar". Ela ainda afirmou que a universidade deveria focar em "criar um ambiente seguro no campus em vez de entrar com ações judiciais frívolas".


Já Noem justificou a decisão alegando que Harvard "promove a violência, o antissemitismo e a coordenação com o Partido Comunista Chinês". Em carta enviada à universidade, anexada à ação judicial, a secretária acusou a instituição de criar "um ambiente de aprendizado hostil para os estudantes judeus".


Na mesma comunicação, Noem exigiu que Harvard apresentasse, em 72 horas, registros de atividades de protesto envolvendo estudantes internacionais, incluindo vídeos e áudios dos últimos cinco anos, como condição para restaurar a certificação.



Para Harvard, essa exigência representa "a quintessência da arbitrariedade". O presidente da universidade, Alan Garber, também criticou a postura do governo em carta enviada à comunidade acadêmica: "A revogação dá continuidade a uma série de ações do governo para retaliar Harvard por nossa recusa em abrir mão de nossa independência acadêmica e nos submetermos à afirmação ilegal de controle do governo federal sobre nosso currículo, nosso corpo docente e nosso corpo discente".


Harvard abriga atualmente cerca de 6.800 estudantes estrangeiros, o que representa 27% de seu corpo discente.


Fonte: Aratuonline/Com informações da Reuters - 24/05/2025

Operação Sisamnes: Advogado jogou celular pela janela e pediu ajuda a personal, diz PF




Um dos alvos de busca e apreensão pela Polícia Federal na semana passada sob suspeita de ser operador financeiro de um esquema de compra de decisões judiciais, Diego Cavalcante Gomes tentou, de acordo com a investigação, destruir provas jogando seu telefone celular pela janela de sua casa e acionando um personal trainer para ajudar a esconder o aparelho.

 Por isso, diz a PF, ele acabou sendo alvo de prisão preventiva na Operação Sisamnes.

Confira a reportagem completa de Aguirre Talento no link abaixo do site UOL deste sábado (24)

https://noticias.uol.com.br/colunas/aguirre-talento/2025/05/24/alvo-de-operacao-jogou-celular-pela-janela-e-pediu-ajuda-a-personal-diz-pf.htm

Governo Lula quer atrair dos EUA cientistas afetados por ataques de Trump


                                                       Imagem: Joseph Prezioso / AFP


O governo Lula (PT) lançará medidas para tentar atrair pesquisadores e cientistas, principalmente brasileiros, que tenham suas bolsas cortadas ou se sintam ameaçados por Donald Trump, nos EUA. Ao UOL, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, detalhou as iniciativas que serão anunciadas nos próximos dias.

Confira a reportagem de Jamil Chade no link abaixo do site UOL de hoje (24):

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2025/05/24/brasil-quer-atrair-dos-eua-cientistas-afetados-por-ataques-de-trump.htm

Confira o ranking de salários dos 27 governadores do Brasil

 

                                   O governador de Sergipe lidera o ranking - foto:reprodução/metrópoles


Com o aumento em seu salário, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) entra para o TOP 5 dos maiores salários pago pelo contribuinte a um governador de Estado. Confira o seu Estado e quanto ganha cada gestor em valor bruto. As vantagens, como residência palaciana e despesas mensais para o gestor e sua família, veículos  a disposição 24hs, seguranças da PM e particular, dentre outras vantagens, o valor vai variar de acordo com cada unidade da federação.

Interessante notar que um dos menores Estado,o governador de  Sergipe é o 1º colocado do país. E o menor salário está com o governador do Rio de  Janeiro, Claudio Castro.

 

ESTADO

 

GOVERNADOR(A)

 

SALÁRIO R$

1-      1-SERGIPE

FÁBIO MITIDIERI

46.366,19

2-      2 -ACRE

GLADSON CARMELI

42.265,49

3-     3-   MINAS GERAIS

ROMEU ZEMA

41.845.49

4-    4-    BAHIA

JERÔNIMO RODRIGUES

36.894,89

5-    5-    SÃO PAULO

TARCISIO DE FREITAS

36.301,53

6-     6-   PIAUÍ

RAFAEL FONTELES

35.574,64

7-    7-    MATO GROSSO DO SUL

EDUARDO RIEDEL

35.462,27

8-      8-RIO GRANDE DO SUL

EDUARDO LEITE

35.462,22

9-      9-RONDÔNIA

MARCOS ROCHA

35.462.22

1-   10- PARÁ

HELDER BARBALHO

35.363,55

1-   11-ESPIRITO SANTO

RENATO CASAGRANDE

34.774,64

1-   12-AMAPÁ

CLÉCIO VIEIRA

34.774,64

3-   13- RORAIMA

ANTONIO DENARIUM

34.299,00

1-  14- AMAZONAS

WILSON LIMA

34.070,00

      15 -PARANÁ

RATINHO JUNIOR

33.763,00

16-  PARAÍBA

JOÃO AZEVEDO

33.696,58

17- MARANHÃO

CARLOS BRANDÃO

33.006,39

18 -MATO GROSSO

MAURO MENDES

32.353,46

19 – TOCANTINS

VANDERLEI BARBOSA

31.216,71

20- ALAGOAS

PAULO DANTAS

30.811,91

21- GOIAS

RONALDO CAIADO

30.585,01

22 -DISTRITO FEDERAL

IBANEIS ROCHA

29.951,94

23- SANTA CATARINA

JORGINHO MELO

25.322,25

24- CEARÁ

ELMANO DE FREITAS

23.693,79

25-PERNAMBUCO *

RAQUEL LYRA

22.000,00*

26- RIO GRANDE DO NORTE

FÁTIMA BEZERRA

21.914,76

27-RIO DE JANEIRO

CLAUDIO CASTRO

21.868,14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*A GOVERNADORA ABRIU MÃO DO SALÁRIO, PARA FICAR COM O DE SERVIDORA DA PGE COM GANHOS DE MAIS R$ 40 MIL MENSAL.

 

 

 

FONTE: Site UOL FLASH 24/05/2025