• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 7 de maio de 2011

Acidente nas Estradas: Funcionário do grupo Castilhos morre na BR-135

Um choque frontal entre a Ford Ranger de placas JSV-1632 (BA) e o caminhão baú de placas LWM-3274 (PI), por volta das 2h40 da madrugada deste sábado, 7, resultou na morte de Luciano Santana da Silva, 30 anos, condutor da Ranger. O corpo deve ser enterrado neste domingo, 8, em Barreiras. O acidente aconteceu no Km 56 da BR-135, a cerca de 25 km da cidade de Formosa do Rio Preto.

A suspeita da Policia Rodoviária Federal é de que Luciano tenha cochilado ao volante, pois invadiu a pista contrária, sem chance do motorista Genival Barbosa de Aguiar, 46 anos, que dirigia o caminhão baú carregado de frangos, evitar o choque. Apesar de ter ficado bastante abalado, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos.

O corpo de Luciano ficou preso às ferragens e só foi retirado pelo Corpo de Bombeiros de Barreiras na cidade de Riachão das Neves. Funcionário do grupo Castilhos (produtor de grãos e fibras) Luciano cursava o 7º semestre de Ciências Contábeis na Faculdade São Francisco de Barreiras. Informações de Miriam Hermes sucursal de atarde em Barreiras.

Bahia: Jaques Wagner empossa novos secretarios

foto:Agecom

Em cerimônia realizada na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, tomaram posse ontem os cinco novos secretários estaduais e o chefe de Gabinete do Governador, que vão cuidar das pastas criadas pela lei da Reforma Administrativa do Estado, aprovada na Assembleia Legislativa e sancionada na quarta-feira passada pelo governador Jaques Wagner.

Nestor Duarte assumiu a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização. Lúcia Barbosa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Elias Sampaio, a Secretaria da Promoção da Igualdade Racial. Robinson Almeida, a Secretaria da Comunicação Social. Fernando Schmidt, a Secretaria Extraordinária de Relações Internacionais, e Edmon Lucas, a chefia do Gabinete do Governador.

A posse dos novos secretários é a última etapa da implantação da reforma administrativa, que pretende modernizar a máquina pública, adequando-a às diretrizes do governo.

Estrutura própria – A partir de agora, áreas importantes como as de políticas para as mulheres, ressocialização de presos, comunicação e relações internacionais passam a contar com estrutura própria, o que reforça a capacidade do Estado para elaborar e colocar em prática políticas públicas em cada um desses setores.

De acordo com o secretário de Comunicação, a reforma dá uma ênfase maior à área social do governo. "As estruturas criadas e todo o sentido político da reforma administrativa visam ampliar a relação do governo com a sociedade e melhorar os serviços públicos e o atendimento à população", enfatizou Robinson Almeida.

Prioridades – Durante a cerimônia, os novos secretários destacaram suas prioridades. Na pasta da Administração Prisional e Ressocialização, o foco é a criação de vagas no sistema, com a conclusão das obras em andamento e início da construção de novos presídios.

"Também vamos dar ênfase à criação de programas de ressocialização, com capacitação para o trabalho e ações educativas junto aos internos", disse Nestor Duarte.

A secretária de Políticas para as Mulheres afirmou que a principal meta é combater a violência contra a mulher e reduzir a "feminilização da pobreza". Segundo Lúcia Barbosa, a secretaria terá um caráter articulador, agindo de forma a incluir a temática da mulher em ações de todas as áreas de governo. "Vamos buscar, por meio do diálogo, levar a mulher para o centro da discussão e das decisões."

Políticas públicas – Na área da Comunicação, o novo secretário destacou que a criação de uma estrutura de secretaria é resultado da reivindicação do mercado e dos profissionais da área, apresentada durante as conferências sobre o tema, realizadas no estado. "Essa mudança eleva a comunicação a uma área que tem uma estrutura administrativa capaz de implementar políticas públicas. É um reconhecimento. Assim como a saúde, a agricultura, a educação, a comunicação também ganha esse reconhecimento institucional."

Na pasta da Promoção da Igualdade Racial, o trabalho é de continuidade, com o aprofundamento dos programas em execução. Na de Relações Internacionais, o trabalho tem como prioridade divulgar a Bahia e atrair eventos e empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do estado.

Coronel Rivaldo dos Santos assume chefia da Casa Militar

Em solenidade no salão de atos da Governadoria, o coronel Rivaldo dos Santos, 57 anos, assumiu na tarde de ontem o cargo de chefe da Casa Militar do Governador, que desde janeiro de 2007 era ocupado pelo coronel Expedito Manoel Barbosa de Souza.

O governador Jaques Wagner, comandante-em- -chefe da Polícia Militar, afirmou que a substituição decorreu da convicção de que "na gestão pública é preciso eternizar valores, e não pessoas". O governador distinguiu os postos de comandante-em-chefe e comandante-geral da Polícia Militar, a quem cabe a gestão da instituição.

O coronel Rivaldo destacou o sentimento de gratidão pelo que aprendeu na corporação e na confiança nele depositada. "Afirmo o compromisso de manter a excelência das missões desta casa."

Assuntos militares – O coronel Expedito destacou as principais atividades exercidas no período em que ocupou o cargo.

Entre outras atividades, compete ao chefe da Casa Militar assistir e assessorar o governador nos assuntos militares, policiais-militares, de segurança e de defesa civil, representar o governador em cerimônias especiais e planejar, organizar, dirigir e executar os serviços de segurança interna e externa dos palácios, da residência oficial do governador e das repartições governamentais.

Currículo – O coronel Rivaldo ingressou na PM em 1972. Foi comandante do 7º Batalhão da PM, no Barbalho, subcomandante do Esquadrão de Motocicletas, comandante do Corpo de Alunos do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, e diretor da Academia de Polícia Militar.

Pós-graduado em Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, ele fez o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na Escola Superior de Polícia Militar do Rio de Janeiro.



Fonte: Diário oficial do Estado-06/05/11

Política: PMDB diz que prepara Michel Temer e Sergio Cabral para 2014

Foto:Reprodução

O presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO) diz que o partido planeja um "voo solo" em 2014, quando poderá disputar com a petista Dilma Roussef a eleição presidencial. De acordo com ele, a legenda já prepara os nomes do atual vice-presidente, Michel Temer, e do governador do Rio, Sérgio Cabral, para o pleito. "O PMDB sofre desse mal de não preparar nomes. Agora, estamos com dois nomes sendo preparados. Michel Temer e Sérgio Cabral. Neste momento nós temos que focar nesses dois nomes e trabalhar em todos os encontros regionais do partido e nos programas eleitorais. Nós temos que ter nome. A base tem que se preparar para a guerra. Aliança você faz e desfaz a qualquer hora", declarou Valdir. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.


Fonte:BN

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Educação: MEC quer ampliar duração do ensino médio





O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou na quarta-feira(4) as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Elas não eram revistas desde 1998. O relatório, que agora segue para homologação do ministro Fernando Haddad, prevê maior flexibilização do currículo e abre a oportunidade de ampliação da carga horária do ensino médio para além dos atuais três anos.

O relatório mantém a carga horária mínima de 2, 4 mil horas no ensino médio, mas abre espaço para que a sua duração seja ampliada caso haja interesse das escolas de oferecer conhecimentos e atividades além das consideradas obrigatórias. Essa recomendação tem peso especial no caso do ensino médio noturno que, em geral, oferece uma carga horária menor do que aquela dada a estudantes do turno matutino. O relatório indica que essa duração deve ser ampliada e coloca como uma opção a oferta de 20% da carga horária na modalidade ensino a distância. Sugere também que se necessário o ano letivo seja estendido para além dos atuais três anos.

As novas diretrizes indicam que a escola deve trabalhar a formação a partir de quatro eixos básicos: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O currículo pode enfatizar um desses temas, mas deve incluir todos eles. A ideia é tentar flexibilizar o modelo curricular segmentado oferecido pelas escolas hoje, tradicionalmente dividido em disciplinas que não se relacionam durante o aprendizado.

“A essência dessa proposta é a definição de uma identidade para o ensino médio. O ensino médio tem que ser entendido como a última etapa da educação básica e, por isso, tem que preparar para a vida. Para isso, ele tem que ser capaz de trabalhar simultaneamente com essas quatro dimensões”, disse o relator do parecer, José Fernandes de Lima.

O conselheiro ressalta que, ao mesmo tempo em que é preciso estabelecer uma identidade para a etapa, a organização dela precisa ser flexível não apenas para atender às diversidades regionais, mas ao próprio público do ensino médio. “Os estudantes do ensino médio são pessoas que só estudam, ou que trabalham, ou que estudam e trabalham. São do campo ou da cidade, são pessoas de 15 anos a 17 anos de idade, mas também mais velhas”, afirmou.

Para Lima, há várias experiências de ensino médio bem sucedidas, mas elas não são organizadas de forma sistemática. O foco das novas diretrizes é dar autonomia às escolas para que possam atender às necessidades de cada público. As recomendações do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação para a organização de escolas públicas e particulares de todo o país.


Fonte: Agência Brasil

Imagem:Google

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Brasília: STF aprova união homoafetiva




Foto: Dida Sampaio/AE


O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou nesta quinta-feira, 5, ações que pediam o reconhecimento legal da união estável de homossexuais. Dez ministros votaram a favor da união homoafetiva: Carlos Ayres Britto, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Marco Aurélio de Mello, Celso de Mello e Cezar Peluso. O ministro Dias Toffoli não participou do julgamento porque atuou em uma das ações enquanto era advogado-geral da União.

O ministro Luiz Fux, o primeiro a apresentar seu voto, deu o segundo voto a favor da união homoafetiva. Falando de improviso, Fux lembrou que homossexualismo não é crença, nem opção de vida. “Ainda mais se levarmos em conta a violência psicológica e física que a sociedade ainda tem contra os homossexuais”. Para o ministro, se a homossexualidade não é crime, não há por que impedir os homossexuais de constituírem família. Informações do estadão.

Copa do Brasil: Coritiba aplica goleada histórica no Palmeiras

Bortinelli lutou muito, maso mengão perdeu-Foto:Reprodução/terra

O Coritiba goleou por 6 a 0 o Palmeiras na volta de Marcos, depois de 90 dias de ausência, nesta noite no Couto Pereira, e se aproximou muito de garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil. De quebra, o time paranaense chegou à sua 24ª vitória consecutiva e permaneceu invicto na temporada - são 29 jogos sem derrota.

Já o Flamengo perdeu para o Ceará no Engenhão por 2x1, tendo agora que vencer o jogo de volta por 2 gols de diferença para avançar na competição.

Bahia: Governo tenta acordo com professores grevistas das Estaduais

Dep. Zé Neto é o líder do governo na AL-Foto:Divulgação

A reabertura da mesa de negociações entre o governo da Bahia e as universidades estaduais está marcada para acontecer nesta sexta-feira (6), às 9h, no gabinete da liderança da maioria, na Assembleia Legislativa. Os servidores das instituições de ensino seguem em greve por discordar das propostas feitas pelo Palácio de Ondina. O deputado estadual Zé Neto (PT), em contato com o Bahia Notícias, reafirmou que o Estado assumiu o compromisso de integrar 70% da gratificação das Condições Especiais de Trabalho (CET) aos salários e garantir 18% de ganho real até 2014, bem como, no mesmo período, assegurar todos os aumentos lineares que forem dados pelo governo à categoria. A pauta foi definida em reunião na tarde desta quinta-feira (5), entre docentes, o próprio parlamentar e seus colegas Zé Raimundo (PT) e Kelly Magalhães (PCdoB), presidente da Comissão de Educação na AL-BA. “Conforme documento apresentado em 20 de abril aos reitores, ficou garantido ainda que os efeitos do contingenciamento de gastos do governo não afetariam as universidades. A expectativa é a de que as negociações evoluam, pelo que trouxemos até agora, e termine o impasse, com a proposta aceita pela categoria. Estamos torcendo para que governo e professores cheguem a um denominador comum para que eu as aulas voltem ao normal”, estimou o petista. O encontro que pode finalizar a paralisação contará com a presença de representantes do movimento grevista e das secretarias de Educação e Administração. Infrmações do Bn.






quarta-feira, 4 de maio de 2011

Futebol: Confira os resultados da rodada da quarta-feira

O Grêmio ficou fora da libertadores-Foto:AP




Copa do Brasil: Jogos de Ida:


São Paulo 1 x 0 Avaí


Atlético-Pr 2 x 2 Vasco



Libertadores:



Libertad do Paraguai 3 x 0 Fluminense



Cruzeiro 0 x 2 Once Caldas da Colômbia



Universidade Católica 1 x 0 Grêmio



Penarol -Uru 2 x 1 Internacional




Com esses resultados, as equipes brasileiras estão fora da Libertadores.

Bahia: Sesab divulga contra-cheques de Médicos que estão em greve

Esse refere-se a um plantão de 24h


Esse para um plantão de 12h - FotosDivulgação/Sesab



Como forma de esclarecer que o salário base de cerca R$ 700 não corresponde ao valor final recebido pelos médicos que atendem em hospitais públicos do estado, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) publicou dois contracheques referentes a profissionais plantonistas. Com um que remete ao plantão semanal de 12 horas e outro de 24 horas, a secretaria justifica que, quando a categoria divulga ter o ordenado inicial de pouco mais de um salário mínimo, a população não pode acreditar que este é o valor verdadeiro da remuneração. Informações do bahia notícias.

Mundo: Filha de Bin Laden diz que pai foi capturado vivo e assassinado



Cairo, 4 mai (EFE).- A filha do terrorista Osama bin Laden assegurou que seu pai foi capturado vivo por soldados americanos antes de ser assassinado, segundo o canal de televisão da capital saudita "Al Arabiya", que cita uma fonte da segurança paquistanesa.

Segundo a fonte, identificada como um alto responsável da segurança, os soldados capturaram Bin Laden durante os primeiros minutos da operação militar na casa em que o líder da Al Qaeda se refugiava, na cidade paquistanesa de Abbottabad, antes de disparar contra ele.

A fonte explicou que depois de os soldados norte-americanos abandonarem a casa, as forças de segurança paquistanesas recuperaram no local quatro corpos com marcas de bala e detiveram duas mulheres e seis crianças com idades entre dois e 12 anos.

Segundo o relato oferecido pelo "Al Arabiya", os familiares de Bin Laden foram transferidos à cidade de Rawalpindi, próxima a Islamabad.

Entre as crianças estava uma filha do terrorista, de 12 anos de idade, que assegurou aos investigadores que os militares dispararam contra Bin Laden na frente de seus familiares.

Fontes da segurança paquistanesa haviam confirmado à Agência Efe que tinham sob custódia uma esposa de Bin Laden e uma de suas filhas, de 12 ou 13 anos.

Segundo uma fonte do serviço secreto do Paquistão, as duas estavam na casa onde os comandos norte-americanos mataram o líder terrorista. Informações da EFE.


Foto:Google

terça-feira, 3 de maio de 2011

Bahia: Servidores da saúde também param nesta terça-feira



Os trabalhadores de saúde da Bahia, que entraram em greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (03), realizam duas manifestações nesta manhã, uma no Hospital Roberto Santos, no Cabula, e outra no Hospital Geral do Estado (HGE), na Vasco da Gama. Liderada pelo Sindsaúde e pelo Sindimed, a paralisação abrange médicos e outros profissionais do setor, como técnicos e administrativos. Nesta quarta-feira (04), o protesto acontecerá em frente à Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo. Em carta aberta à população, a categoria explica os motivos da paralisação. “Os profissionais atuam em situação de sobrecarga de trabalho, sob grande desgaste físico e emocional, o que tem levado à redução do número de médicos trabalhando nessas unidades, comprometendo ainda mais a assistência à população. Hoje, grande número de profissionais está submetido a contratos de trabalho precários, sem carteira assinada, sem garantia de emprego, sem direito a férias, aposentadoria, nem previdência social”, afirma o documento. Com informações da Tribuna da Bahia.






Imagem:Google
Fonte:BN

segunda-feira, 2 de maio de 2011

São Paulo: Quadro de saúde do cantor Marrone é estável, diz hospital

4 pessoas estavam no helicóptero-Foto:Paulo Henrique Magri/futura press

O estado de saúde do cantor José Roberto Ferreira, o Marrone da dupla sertaneja com Bruno, é estável e sem risco de morte, informa o boletim médico emitido pelo Hospital de Base de São José do Rio Preto (distante 438 km de São Paulo). Como o Terra havia adiantado, o cantor teve leves escoriações na queda de seu helicóptero na tarde desta segunda-feira (2). Ele permanece internado, em observação, na UTI do complexo.

A pedido dos familiares, o Hospital de Base não informará, por enquanto, o estado de saúde do secretário e primo do cantor, Jardel Alves Borges Bezerra, outro ocupante do helicóptero.

O piloto Almir Carlos Bezerra continua no centro cirúrgico da Santa Casa de São José do Rio Preto para reconstruir o pé esquerdo, por uma equipe composta por cirurgiões vasculares e plásticos do hospital. Ele, que chegou ao hospital consciente, teve o membro amputado no local do acidente, onde também quebrou o braço do mesmo lado do corpo.

Acidente aéreo
O helicóptero, modelo AS50, que transportava o cantor sertanejo e mais três membros de sua equipe caiu na tarde desta segunda na cidade de São José do Rio Preto (SP). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 14h40, o helicóptero (prefixo PT-HMU) teria pousado no aeroporto de Rio Preto para abastecer, e seguiria para Goiás. Na altura do Recinto de Exposições, a aeronave perdeu sustentação e, em queda, chocou-se com uma árvore antes de tocar o chão. As causas do desequilíbrio estão em análise.

Medo de voar
De acordo com a assessoria, Marrone comprou o helicóptero justamente porque tem medo de andar de avião e jatinho. Por isso, Bruno e Marrone viajam separados para os shows.


Fonte:Porta Terra

EUA: Exame de DNA confirma morte de Bin Laden,diz agência

Presidente Obama e equipe reunidos antes da operação-Foto:AP/Casa blanca





Os resultados iniciais do exame de DNA realizado pelas autoridades americanas confirmam a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, informaram nesta segunda-feira fontes do governo citados pela agência de notícias Reuters e a TV CNN.

O teste mostrou "grande nível de confirmação" de que Bin Laden é um dos homens mortos na operação de um comando americano, em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad.

Fontes do governo haviam dito mais cedo que as autoridades americanas realizavam um teste de DNA em sangue coletado do corpo identificado como Bin Laden. O líder terrorista, contudo, já havia sido identificado por outras técnicas, como reconhecimento facial.

O canal de TV americano ABC, que cita fontes do governo, diz que o exame comparou o sangue retirado de Bin Laden com amostras do cérebro de uma de suas irmãs. Ela, cujo nome não foi divulgado, teria morrido de câncer em Boston, há vários anos. O FBI imediatamente recolheu amostras do cérebro e fez o mapa genético para uma futura identificação.

Os militares da força de elite que comandaram a operação tiraram fotografias do corpo de Bin Laden com um tiro na cabeça. O governo americano não decidiu, contudo, se vai divulgar essas imagens e, caso divulgue, como e quando.

Canais de televisão do Paquistão chegaram a exibir nesta segunda-feira imagens do suposto corpo de Bin Laden, mas retiraram do ar admitindo que a foto era falsa.

Vários canais haviam mostrado uma imagem "não confirmada" do rosto ensanguentado de Bin Laden após os Estados Unidos terem anunciado que ele havia sido assassinado.

Na imagem, Bin Laden ostentava uma barba negra e espessa, com uma quantidade menor de cabelo branco da que havia mostrado o mais recente vídeo do terrorista ainda em vida. Também havia marcas de sangue na testa e têmporas de Bin Laden. O olho direito estava fechado, mas parte do olho esquerdo era visível.

"Era uma imagem falsa, ela já havia circulado na internet em 2009", afirmou Rana Jawad, diretor do canal Geo TV de Islamabad. "Fomos checar e descobrimos que ela era falsa, então retiramos imediatamente do ar".

OPERAÇÃO

Bin Laden foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, de helicóptero, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, a cerca de 50 km da capital paquistanesa.

A operação durou 40 minutos e deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido.


Segundo um vizinho de Bin Laden, que acompanhou a ação do telhado de sua casa, três helicópteros sobrevoaram o complexo. 'De repente, houve tiros do chão em direção aos helicópteros. Houve um intenso tiroteio e eu vi um dos helicópteros cair', disse Khan.

Autoridades americanas consultadas pela agência de notícias Reuters confirmaram que um dos helicópteros americanos foi perdido, mas disseram que houve uma falha mecânica e que todos os tripulantes foram retirados em segurança.

Os militares teriam descido de corda no complexo de Bin Laden, que resistiu, iniciando um novo tiroteio no local. Bin Laden teria morrido com um tiro na cabeça. Os disparos dos marines americanos mataram ainda um de seus filhos e dois importantes aliados que viviam no complexo com suas famílias. Uma mulher também foi morta após ser usada como escudo humano por um dos homens de Bin Laden. Outras duas mulheres ficaram feridas.






Fonte:Folha de São Paulo

Vestibular 2012: UFBA divulga calendário e obras literárias




O Serviço de Seleção, Orientação e Avaliação da instituição (SSOA), órgão da Pró-Reitoria de Graduação responsável pela realização do Processo Seletivo da UFBA -Universidade Federal da Bahia divulgou hoje (2), o calendário do Vestibular 2012.

O prazo das inscrições será de 2 a 24 de agosto. As provas da primeira fase estão previstas para os dias 13 e 14 de novembro e as da segunda etapa serão realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro deste ano. Mais informações pelo site da instiuição http://www.ufba.br/

As Obras Literárias também foram divulgadas para o processo seletivo de 2012 e 2013, confira a relação:



1ª Fase
• Joaquim Manoel de Macedo - As vítimas algozes
• Eça de Queirós - A correspondência de Fradique Mendes
• Graciliano Ramos - Vidas secas
• Antônio Callado - Quarup
• Cadernos Negros; Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/MinC)
• Mia Couto - O Último vôo do flamingo (novo)

2ª Fase
• Joaquim Manoel de Macedo - As vítimas algozes
• Eça de Queirós - A correspondência de Fradique Mendes
• Graciliano Ramos - Vidas secas
• Adonias Filho - O largo da Palma
• Antônio Callado - Quarup
• José Eduardo Agualusa - Nação Crioula (novo)
• Mário de Andrade - Macunaíma
• Cadernos Negros; Os melhores poemas (antologia publicada pelo Fundo Nacional de Cultura/MinC)
• Mia Couto - O último voo do flamingo
• Italo Moriconi (org) - Os cem melhores poemas brasileiros do século.




Imagem:Google


Bahia: Coronel Alfredo Braga de Castro é o novo comandante da PM

Cel. Mascarenhas ficou 2 anos e oito meses no comando

As especulações sobre a mudança no comando-geral da Polícia Militar baiana se confirmaram. O governo do Estado emitiu nota, no início da tarde desta segunda-feira (2), para anunciar o nome do novo comandante-geral da PM, que toma posse no lugar de Nilton Mascarenhas(foto) na próxima sexta-feira (6), às 8h30, na Vila Militar, nos Dendezeiros. Trata-se do coronel Alfredo Braga de Castro, de 51 anos, atual coordenador do Comando de Missões Especiais (CME), setor que cuida da inteligência policial das operações. De acordo com o comunicado, o governador Jaques Wagner decidiu fazer a substituição no comando da PM para promover a renovação dos quadros da instituição. Mascarenhas já tinha dois anos e oito meses no cargo. Além do coronel Castro, assumem ainda o coronel Carlos Eleutério, no subcomando da PM, e o coronel Rivaldo Ribeiro dos Santos, como chefe da Casa Militar do Governador, em substituição ao coronel Expedito Barbosa Souza. Informações de João Galdea do BN.


Foto:Agecom

Salvador: Rodoviários também vão parar na terça (3)

Os rodoviários da Salvador e Região Metropolitana devem parar novamente nesta terça-feira (3). Na noite desta segunda (2), já ocorre a paralisação dos funcionários dos ônibus intermunicipais. O sindicato dos rodoviários informa que a paralisação está prevista para começar às 4h e terminar às 10h. As linhas que irão participar da paralisação neste horário do dia ainda não foram definidas. A decisão será tomada em reunião na madrugada desta segunda (2). Os rodoviários já ficaram quatro horas paralisados, das 4h da manhã até as 8h desta segunda-feira (2). O reajuste salarial reinvindicado pelos rodoviáriosé de 18%, além de pagamento de tickets alimentação e folga aos finais de semana. Informações do Correio.

Fonte:BN

Mundo: EUA confirmam morte de Bin Laden

Foto:AP




O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.

De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.

A operação, sigilosa, foi executada no domingo por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão.

A operação foi feita exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistanesa.

Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.

Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.

'Justiça'
"Foi feita justiça", disse Obama. "Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças."

Segundo o presidente -que já lançou sua campanha à reeleição em 2012-, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.

Fontes do governo disseram à agência Reuters que o cadáver seria tratado de acordo com as tradições islâmicas.

A imprensa americana afirmou que o corpo já teria sido sepultado, no mar, conforme o costume. Nenhum país teria aceitado receber o corpo do terrorista, segundo as fontes citadas.

Funcionários do governo e um congressista disseram que Bin Laden morreu com um tiro na cabeça, mas também não havia informação oficial sobre isso.

Uma autoridade disse à agência Reuters, sob anonimato, que testes de DNA e técnicas de reconhecimento facial seriam usados para ratificar a identificação do corpo.


Osama Bin Laden (Foto: AP)A mesma autoridade disse que a ação foi acompanhada em tempo real por Leon Panetta, diretor da CIA, e por outras autoridades da inteligência americana, na sede da CIA, na cidade de Langley, no estado americano da Virgínia. A confirmação da morte foi recebida com aplausos prolongados, segundo a fonte.

TVs locais paquistanesas mostraram o que seriam imagens do cadáver desfigurado de Bin Laden, mas não havia confirmação oficial da veracidade.

Mais quatro mortes
Funcionários do governo americano também afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teve a duração de 40 minutos.

Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. Já a mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano por uma das vítimas. Ainda não havia confirmação oficial destas informações.

A operação estava sendo planejada desde agosto do ano passado, após os americanos terem conseguido uma pista segura sobre o paradeiro de Bin Laden. Obama disse ter autorizado a execução na sexta-feira.

Comemoração
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.


Antes do pronunciamento, a morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e também anunciada pela agência de notícias Reuters.

Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.

Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA, no que ficou conhecido como "guerra ao terror".

O secretário-geral da Otan, Anders Rogh Rasmussen, disse nesta segunda que a atuação da Aliança Militar no Afeganistão prosseguirá, mesmo após a morte de Bin Laden.

O terrorista também era conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990. Informações do portal G1.com

domingo, 1 de maio de 2011

Futebol: Flamengo é o Campeão Carioca de 2011

Ronaldinho nem precisou bater o penâlti-Foto:AE

O Mengão conquista o seu 32º título Estadual do Rio de Janeiro, nos penâltis a equipe bateu o Vasco por 3x1,após o empate no tempo normal em 0x0.

Em São Paulo, o Corinthians venceu também nos penâltis o Palmeiras por 6x5 após empate em 1x1 no tempo normal.

Em Salvador, o Vitória mesmo perdendo por 3x2 do Bahia no estádio do Barradão vai a final do baianão de 2011 contra o Bahia de Feira, pois a equipe levava vantagem de dois gols de vantagem sobre o rival, já que o primeiro confronto em pituaçu por 1x0 domingo passado.

Brasil: Presidenta Dilma está com pneumonia "leve" diz médico

O dignóstico foi confirmado pelo seu médico particular-Foto:Google

A presidente Dilma Rousseff está com uma pneumonia "leve". O diagnóstico foi confirmado à Folha pelo cardiologista Roberto Kalil Filho, seu médico particular.

Dilma Rousseff chegou ontem a São Paulo e passou por exames no hospital Sírio-Libanês. Hoje, passou por nova avaliação. Segundo Kalil, ela foi medicada com antibióticos e liberada.

"A presidente está bem. Ela já tinha uma avaliação agendada para a próxima semana, mas como começou a se sentir febril e decidiu adiantar os exames", explicou o cardiologista.

Segundo ele, Dilma poderá trabalhar normalmente amanhã. "Ela fez todos os exames e está tomando antibióticos. Estará bem para trabalhar amanhã", disse.

Embora a bandeira do Palácio do Alvorada esteja arriada, num sinal de que a presidente não está no Distrito Federal, a assessoria de plantão da Presidência afirmou, em um primeiro momento, que ela continuava em Brasília. Depois, no entanto, o secretário de Imprensa da Presidência, José Ramos, confirmou que a presidente estava em São Paulo.

Dilma apresenta sinais de gripe desde a volta da viagem a China. Para se recuperar, ela evitou expediente no Palácio do Planalto. Na sexta-feira, passou o dia inteiro na residência oficial sem receber autoridades. Informações de jornalistas da folha de São Paulo online.

Bahia: Bandidos explodem caixa do BB e viatura da PM em Mirantes




Madrugada de terror na pequena cidade de Mirante, no sudoeste baiano. Por volta das 3h30 da madrugada deste domingo (1º), um grupo de assaltantes de banco, formado por cerca de oito homens, invadiu o quartel da Polícia Militar do município e rendeu os dois agentes que lá se encontravam. Fortemente armados, os bandidos levaram os PMs como reféns, algemados, até a agência do Banco do Brasil (BB), onde explodiram um caixa eletrônico. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo guarda municipal Valter Caetano, que se encontrava na 79ª Companhia Independente da Policia Militar de Poções, cidade próxima, de onde policiais foram destacados para investigar o caso. A reportagem tentou entrar em contato com a delegacia de Mirante, mas sem sucesso. Ao Blog do Anderson, uma testemunha relatou que os marginais utilizaram dinamites para explodir uma viatura. Ainda de acordo com a fonte, os assaltantes roubaram um veículo, no qual levaram o dinheiro do caixa (quantia não informada) e os dois policiais, que foram liberados próximo ao município de Caetanos. A polícia ainda não tem pistas dos bandidos.




Fonte:Texto de João Galdea do Bahianotícias


Imagem:Google