• Praça do Feijão, Irecê - BA

quinta-feira, 1 de março de 2018

Irecê: Prefeitura divulga lista de classificação de mototaxistas para a regularização da atividade


Na última terça-feira (27/02), a CMTT (Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes), divulgou a lista de classificação dos mototaxistas, concluindo a segunda etapa do processo de regulamentação do serviço de mototaxi no município de Irecê. Depois de divulgado o resultado, cada mototaxista classificado tem o prazo de até 45 dias para a entrega dos últimos documentos exigidos, e obter o seu alvará individual de Autorização Municipal de Mototaxista (AMM). Os desclassificados que desejam regularizar a situação, devem se dirigir à Secretaria de Indústria e Comércio, na Prefeitura Atende, na Rua ACM, 31, das 8h às 12h.

“Os documentos necessários nessa fase são a certidão comprobatória do INSS como autônomo daqueles que já possuem; e para quem não possui só será necessária na renovação, duas fotos 3x4, comprovantes de pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), vistoria do veículo, além de comprovação de que possui ponto de estacionamento”, explica o cooodenador da CMTT, Ronaldo Miron.

Segundo Ronaldo, foram credenciadas 44 empresas que atuarão em pontos de estacionamento, mas grande parte delas está com alvará vencido, ou pendência no Setor de Tributos Municipal. “Caso a empresa esteja irregular, o mototaxista fica impedido de receber seu alvará individual”, destaca. Empresas que atuarão como pontos de estacionamento devem regularizar a situação, em até 45 dias, junto à Fazenda Municipal que funciona na Prefeitura Atende, das 8h às 12h.
Para maiores informações, dirigir-se à sede da CMTT, na Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01, Centro, sede da Prefeitura, das 8h às 12h.

Conheça a lista dos mototaxistas classificados: https://goo.gl/NTUFWp

fonte:Ascom/prefeitura de Irecê

Falta de informações dificulta adesão de municípios baianos no Internet para Todos,diz UPB

‘Formulário vago’ dificulta adesão de municípios baianos no Internet para Todos
foto:reprodução UPB

Um mês após o lançamento oficial na Bahia, o programa Internet para Todos atraiu o interesse de 42% dos municípios baianos. A iniciativa, apresentada no último dia 29 de janeiro pelo ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab (PSD), promete dar conectividade para locais que não contam com o acesso à internet de banda larga.

 Para receber o benefício, a gestão municipal indica seu interesse e um local para que o MCTIC implemente as antenas que garantem internet ao território. Definido por Kassab como “um dos mais importantes programas de inclusão social que o Brasil tem hoje”, o Internet para Todos despertou o interesse de 175 municípios que já se inscreveram para o programa. Eures Ribeiro (PSD), presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa - que já solicitou a participação na iniciativa -, defende que a adesão baiana só não é maior por conta do formulário de manifestação de interesse. “Os prefeitos estão reclamando que o formulário de entrada é vago. 

Não recebemos muitas informações quando solicitamos a nossa participação e eles só pedem dados básicos. Assim, não temos como saber se é o município que compra os equipamentos e o governo deposita na nossa conta ou se o ministério encaminha as antenas para o município instalar”, explica Eures. 

Todas as 417 cidades da Bahia podem solicitar o auxílio do Internet para Todos. Em resposta ao apontamento e aos 242 territórios que ainda não se inscreveram , cerca de 58% dos municípios baianos, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou que seu formulário não é vago, mas “simples”, para facilitar a vida dos gestores. “As Informações para adesão ao programa são simples para não ter problema com muitos dados. Os gestores interessados precisam enviar um ofício indicando as localidades de interesse onde serão instaladas as antenas do programa, indicar um telefone e e-mail para a equipe do MCTIC entrar em contato depois. Eles também precisam assinar o termo de adesão onde se comprometem a disponibilizar um local com infraestrutura para instalação da conexão”, informou o Ministério em nota ao Bahia Notícias.

Manifestaram interesse em obter os recursos do Internet para Todos os municípios: Acajutiba, Aiquara, Alagoinhas, Amargosa, Amélia Rodrigues, Andaraí, Andorinha, Angical, Antas, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Apuarema, Aramari, Aratuípe, Aurelino Leal, Baianópolis, Baixa Grande, Banzaê, Barra, Belmonte, Biritinga, Boa Nova, Bom Jesus da Lapa, Boninal, Brotas de Macaúbas, Buerarema, Buritirama, Caém, Cairu, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Candeal, Cândido Sales, Canudos, Capim Grosso, Caravelas, Casa Nova, Caturama, Cícero Dantas, Cocos, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Cordeiros, Correntina, Cravolândia, Crisópolis, Cruz das Almas, Dom Basílio, Dom Macedo Costa, Entre Rios, Érico Cardoso, Floresta Azul, Gentio do Ouro, Glória, Gongogi, Guajeru, Guaratinga, Ibicuí, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igrapiúna, Ipecaetá, Ipupiara, Iramaia, Iraquara, Irará, Itabela, Itaberaba, Itaeté, Itagi, Itagimirim, Itaguaçu da Bahia, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itapicuru, Itaquara, Itatim, Itororó, Iuiú, Jaborandi, Jacaraci, Jaguaripe, Jandaíra, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Juazeiro, Jucuruçu, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Livramento de Nossa Senhora, Maetinga, Mairi, Malhada, Manoel Vitorino, Maracás, Maragogipe, Mata de São João, Miguel Calmon, Mirangaba, Mirante, Mortugaba, Mucugê, Mulungu do Morro, Muquém de São Francisco, Muritiba, Mutuípe, Nordestina, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Nova Viçosa, Novo Triunfo, Olindina, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Pé de Serra, Pedrão, Pindaí, Pintadas, Piripá, Planaltino, Ponto Novo, Presidente Dutra, Quijingue, Quixabeira, Rafael Jambeiro, Retirolândia, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Ribeira do Pombal, Rio de Contas, Rio do Pires, Rio Real, Ruy Barbosa, Salinas da Margarida, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita de Cássia,  Santa Teresinha, Santo Estêvão, São Desidério, São Domingos, São Félix do Coribe, São José do Jacuípe, Saubara, Sento Sé, Serra do Ramalho, Serrinha, Sítio do Mato, Sítio do Quinto, Tanhaçu, Tanquinho, Tapiramutá, Tucano  Ubaíra, Umburanas, Uruçuca, Valente, Várzea da Roça, Varzedo, Wagner e Wanderley. Informações do BN.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Salvador:Áudio atribuído a PMs revolta famílias de mortos em ação na Estrada do Derba; ouça






O trecho é de um áudio que circula no aplicativo WhatsApp e é atribuído a policiais militares envolvidos na ação que terminou com três jovens mortos na Estrada do Derba, em Salvador, na nesta terça-feira (27). A Gêmeos é a unidade da PM especializada no combate a roubos e furtos em coletivos.
Marcos, Herbert e Fabrício foram mortos pela PM na Estrada do Derba (Foto: Reprodução/CORREIO)
Para a família dos jovens, houve uma execução. “Eles sequer têm pena de nossa dor. Trataram nossos filhos como bicho. Assassinaram e ainda fizeram um áudio e espalharam no WhatsApp”, disse a mãe de Fabrício Nanã Fiuza de Jesus, 17 anos, um dos jovens mortos. A comerciante, que terá o nome preservado, fez o desabafo enquanto liberava o corpo do filho no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLNR), na manhã desta quarta-feira (28).
Além da gravação, fotos dos corpos em macas de um hospital foram disseminadas na rede social. Também circula no aplicativo uma foto da equipe 5.0104 da Operação Gêmeos, apontada por parentes como a responsável pelas supostas execuções.
 A PM, no entanto, diz que os três eram ladrões de carros.
A mãe de Fabrício e os outros parentes pretendem ir à Corregedoria da Polícia Militar e usar as imagens e o áudio - paródia de uma canção de domínio público que ficou famosa no Brasil numa versão gravada pela apresentadora Xuxa - como prova contra os policiais.
“Vamos buscar justiça. Isso não vai ficar assim. Meu filho trabalhava com o pai, dono de uma empresa que reforma caminhões e ônibus na Brasilgás. O áudio é mais uma prova de que houve uma execução”, afirmou a comerciante. 
A gravação tem 20 segundos e pelo menos duas vozes aparecem durante a zombaria. 
Já no final, é emitido duas vezes um ruído semelhante a um equipamento de comunicação usado em viaturas da polícia.
Já a versão apresentada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) diz que guarnições da Operação Gêmeos trocaram tiros com quatro suspeitos de pertencer a uma quadrilha especializada em roubos de veículos em Salvador – três acabaram mortos e um, mesmo baleado, conseguiu escapar. 
fonte:Correio da Bahia

Operação cartão-vermelho:Governador Rui compara PF com polícia nazista


O governador da Bahia, Rui Costa (PT)
Gov. Rui Costa(PT) foto:Alberto Rocha/reprodução folhapress

Em um evento de inauguração de uma obra realizada pelo Governo do Estado na periferia da cidade de Salvador, o governador voltou a falar sobre a ação da PF denominada "Cartão-Vermelho" que teve como um dos alvos, o atual secretário de desenvolvimento e  ex- governador da Bahia Jaques Wagner.

Rui comparou a atuação da  PF a polícia nazista. Confira no link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/02/governador-da-bahia-compara-pf-com-policia-nazista.shtml

Quase 7 mil processos de comarcas extintas estão parados em Irecê

                                  Presidente da OAB subseção Irecê Dr. Jaques Garrafa foto:OAB/reprodução facebook

Quase sete mil processos das comarcas de São Gabriel e Presidente Dutra estão parados, sem movimentação, desde a extinção das unidades judiciais, por força de uma resolução de julho de 2017, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Nesses oito meses de desativação, os advogados e advogadas da região de Irecê reclamam da limitação do acesso à Justiça. 

Em um ofício da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Irecê, encaminhado ao presidente da OAB da Bahia Luiz Viana, é pedido providências para garantir a tramitação dos processos. “A nefasta extinção das comarcas teve como motivação um discurso de que haveria uma significativa melhora na prestação do serviço jurisdicional, eis que, ambas estão agora sob a jurisdição da comarca agregadora de Irecê, que possui juízes titulares", contextualiza o ofício, assinado pelo presidente da subseção da Ordem, Jaques Douglas Garaffa.

Para Garaffa, o “caos está instalado especialmente para os jurisdicionados e advogados, que militam nas comarcas extintas”. Ele ainda diz que o todo o acervo processual foi digitalizado pelo Núcleo Regional de Digitalização (Nuredi), mas que não houve, até então, redistribuição das demandas, “sob justificativa da existência de duas varas cíveis na comarca de Irecê, o que estaria impedindo a movimentação processual”. “Assim, os quase sete mil processos das comarcas extintas estão paralisados, sem qualquer movimentação, causando gigantesco prejuízo aos jurisdicionados, pois, simplesmente, não é possível a tramitação regular pela ausência de redistribuição dos processos, o que, com todo respeito, beira o ridículo”, reclama. 

O representante da advocacia da região de Irecê afirma que os próprios juízes já reclamaram do problema em um ofício encaminhado ao tribunal, mas que não obtiveram nenhuma solução. Em resposta ao Bahia Notícias, o tribunal informou que todo o acervo foi digitalizado pelo Nuredi, “porém aguardava a nova versão do PJE (novo sistema processual desenvolvido e implantado por determinação do CNJ – Conselho Nacional de Justiça) para habilitar a migração dos processos”. “Essa atualização já foi realizada no sistema e hoje entra em funcionamento com a prioridade para atender aos processos de família e acidentes de trabalho. 

Todas as equipes trabalham para prestar o melhor serviço aos jurisdicionados. O Tribunal de Justiça da Bahia tem somado esforços para servir e levar as informações do Poder Judiciário”, diz o órgão, em nota. Informações do BN.

Rafael Jambeiro: Passageiro surta, mata menino de 13 anos a facadas e fere três pessoas na BR- 116


A van onde ocorreu o crime -foto:reprodução

O adolescente Wellington Pereira da Silva, de 13 anos, foi assassinado a facadas, por volta das 22h30 de ontem (27), no km-489 da BR-116 Sul, na área do Posto Macaubense, na cidade de Rafael Jambeiro.
Segundo a polícia, ele foi ferido com golpes no peito e próximo ao pescoço, no interior de um veículo Sprinter, de cor branca, e placa OHD-0732, que seguia de Mato Grosso para Alagoas. 

Segundo informações do Boletim de Ocorrências do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), uma pessoa que estava no veículo, e já está presa, surtou e desferiu os golpes no garoto e em outras três pessoas, que foram socorridas para o hospital.


Wilson Dionísio Pereira, 21, Rodolfo Firmino da Silva, 21, e Diogo Cerqueira Mendes, 25, receberam alta médica na manhã desta quarta-feira (28) e compareceram ao Complexo Policial Investigador Bandeira para registrar a ocorrência. 

A prisão do acusado


O acusado do crime, Roberto de Jesus Araújo, 40, natural de Itabuna, tentou fugir entrando em um matagal, mas acabou sendo preso. Ele estava a caminho de Feira de Santana. O delegado Fabrício Linard, titular da Delegacia de Homicídios (DH/Feira), informou ao Acorda Cidade que o acusado tem uma condenação de 14 anos e seis meses de prisão por homicídio em Itabuna.
"Primeiro ele foi encontrado por dois caminhoneiros que o espancaram e o deixaram bastante lesionado. Ele foi levado para o Hospital de Santo Estevão com ferimentos na cabeça e no braço. Depois de liberado pelo médico ele foi conduzido [pela Polícia Militar de Santo Estevão]", disse.
O acusado declarou que estava sendo pirraçado pelos jovens durante a viagem e que por isso surtou.

"Ele fala que durante a viagem estes garotos estavam pirraçando ele, tirando fotos, mostrando um para o outro e ele disse que não estava suportando a situação. Ele está preso em flagrante e delito. Consta no sistema um mandado de prisão em aberto dele desta condenação em Itabuna. Acreditamos que não estava válido, porque o mandado foi expedido em 2003, já se passaram 14 anos, e ele já cumpriu uma parte em Salvador e outra em Itabuna”, informou o delegado.

O motorista da van disse ao Acorda Cidade que 14 passageiros estavam no veículo quando houve o ataque e que o agressor estava calmo durante o percurso até mudar o comportamento de forma repentina.

A vítima de 13 anos, era filho único e residia no Sítio Curral Novo, na cidade de Major Isidoro, em Alagoas. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT).

fonte:Acorda cidade

Mais de 60 estudantes do UPT polo Irecê ingressam no Ensino Superior


                                Estudantes do cursinho em 2017 na sede da UNEB-Irecê foto:Ascom-Irecê


O Projeto UPT -Universidade para Todos, no Polo Irecê  com  suas extensões   teve  69  alunos aprovados nos processos seletivos de 20180  para o ingresso no Ensino Superior. Foram 57 alunos na UNEB até a terceira chamada, e 12 pelo SiSu até a segunda chamada e ProUni até a primeira chamada.
"Diante do nível de dificuldade que foram as provas do ENEM de 2017 e da UNEB  2018, são números expressivos para o nosso Polo -Irecê gerido pelo Campus XVI,  afirmaram os gestores do Polo  em 2017 Jorge Luiz e Yara Marinho.

Sobre o UPT - O projeto Universidade para Todos é presencial, com carga horária de 20 horas semanais e aulas das disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, tendo como objetivo consolidar e aprofundar conhecimentos adquiridos pelos alunos, preparando-os para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Em 2017, foram disponibilizadas 16.400 vagas em cerca de 229 localidades do Estado da Bahia.

O UPT também promove projetos complementares como seminários, aulões, oficinas, simulados e orientação vocacional. Oferece, ainda, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Gov Rui anuncia pagamento da GAJ e GAPJ a servidores da Polícia Civil


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, close-up
Gov. Rui -foto:facebook/reprodução

O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira (27), durante o #PapoCorreria, que o Governo do Estado vai conceder a extensão da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ) a servidores da Polícia Civil. Ao todo serão contemplados 1,3 mil servidores, o que representa um impacto de, aproximadamente, R$ 10,6 milhões aos cofres públicos somente este ano. 
Os profissionais beneficiados agora pela decisão são delegados, escrivães, investigadores de polícia, peritos criminais, peritos médico-legais e peritos odonto-legais. São aqueles que ingressaram nas suas corporações após a edição da Lei Estadual 12.601/2012, ou que já estavam nas corporações, mas não possuíam inicialmente os requisitos exigidos pela legislação. O pagamento da nova gratificação já começa a ser realizada a partir do próximo mês de março. 
Na prática, estes servidores vão obter avanço na referência da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ), destinada aos delegados, e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ), para as demais carreiras da Polícia Civil. Dos 1,3 mil, 1.091 vão avançar da referência III para IV, enquanto 209 vão saltar da IV para a V. Os ganhos na remuneração variam de 6,17 a 11,07%. 
Devido ao equilíbrio das finanças estaduais, foi possível direcionar o pagamento desse benefício aos servidores. A decisão do Governo foi respaldada em uma manifestação favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em processo administrativo instaurado pela Secretaria da Administração (Saeb) para analisar a questão. Essa é mais uma ação do Governo com o objetivo de fortalecer a segurança pública no estado e valorizar os servidores. Informações da Tribuna da Bahia.

Ingresso nos cursos da Uefs a partir de 2019 somente pelo SiSu


Uefs adere ao Sisu e vestibular deixará de ser realizado a partir de 2019
foto:reprodução


A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decidiu aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Governo Federal, como forma de ingresso para os cursos de graduação.

A partir do Processo Seletivo 2019.1, previsto para acontecer no início do próximo ano, 100% das vagas da Uefs será preenchida através da avaliação do desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A decisão foi tomada por maioria dos votos dos membros do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) nessa terça-feira (27), na Sala dos Conselhos, localizada no Prédio da Administração Central da universidade.

De acordo com o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, a nova forma de acesso aos cursos de graduação da Universidade representa um avanço para Instituição. “É fruto de um processo de ampla discussão que levou em conta, sobretudo, a democratização do acesso ao ensino superior que o Sisu propicia. Foi uma decisão responsável e madura”, considerou. Informações do site acorda cidade.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Bahia: Confira o gabarito da prova do concurso para Professor e Coordenador Pedagógico




Os gabaritos oficiais das provas do concurso para professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino foram divulgados nesta segunda-feira (26). A prova aconteceu ontem em Salvador e outras 26 cidades da Bahia.
Ao todo, mais de 91 mil candidatos fizeram as provas - 88% dos inscritos (103,5 mil). Estão disponíveis 3.760 vagas.sendo 3.096 para professores e e 664 coordenadores pedagógicos. 

A avaliação do domingo foi realizada em duas etapas (objetiva e discursiva), com duração de 4h30, para professores, e de 3h30, para coordenador pedagógico.


CONFIRA O GABARITO BO LINK ABAIXO:


Bahia: Gov Rui sai em defesa de Wagner e critica operação: 'ação midiática'


[Rui Costa sai em defesa de Wagner e critica operação: 'ação midiática']
Gov. Rui Costa do PT -foto:reprodução

O  governador Rui Costa (PT) criticou, na manhã desta segunda-feira (26), a operação Cartão Vermelho, deflagrada pela Polícia Federal contra um suposto esquema de superfaturamento no contrato da Arena Fonte Nova.
"Uma operação casada com a visão midiática, da propaganda negativa em ano eleitoral, o que só reafirma essa tendência de parcialidade no processo de investigação", apontou Rui. 
O governador também defendeu o ex-governador Jaques Wagner, que comandava o estado na época em que o contrato foi firmado. "Eu tenho absoluta confiança na lisura de tudo que foi feito, eu conheço o ex-governador há mais de trinta anos e tenho certeza que processo de investigação comprovará a lisura de tudo", afirmou.
"Eu acho que ninguém está acima da lei, todos os brasileiros merecem ser tratados dentro da lei. Acho que esta medidas de exceção, midiáticas precisam ter um limite pela própria Justiça. Se um material precisa ser recolhido para dar seguimento a uma investigação, não precisa ser feita de forma midiática e a TV chegar antes de quem vai fazer a operação", alfinetou. Informações o BNews.

PF faz buscas na casa do ex-governador da Bahia Jaques Wagner

Polícia Federal cumpre, na manhã desta segunda-feira, sete mandados de busca e apreensão em busca de evidências de crimes cometidos na demolição, reconstrução e gestão da Arena Fonte Nova, em Salvador, um dos estádios utilizados durante a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. A ação foi batizada de Operação Cartão Vermelho e tem como um dos alvos o ex-governador Jaques Wagner (PT).
Segundo a PF, a estimativa é que o superfaturamento chegue a 450 milhões de reais, “sendo grande parte desviado para o pagamento de propina e o financiamento de campanhas eleitorais”. A investigação demonstrou que a licitação para a obra foi desviada de modo a favorecer o consórcio Fonte Nova Participações (FNP), formado pelas construtoras Odebrecht e OAS.
© Foto: Presidência da República/reprodução
Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) “em órgãos públicos, empresas e endereços residenciais dos envolvidos no esquema criminoso”. A Polícia Federal afirma que o objetivo da ação é “possibilitar a localização e a apreensão de provas complementares dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro.”
“Dentre as irregularidades já evidenciadas no inquérito policial estão fraude a licitação, superfaturamento, desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro”, complementa o órgão. Informações do MSNc/adaptações.

UNEB convoca aprovados em 3ª chamada no Vestibular 2018



A UNEB convoca para matrícula os candidatos aprovados no Vestibular 2018, em terceira chamada, nos cursos da modalidade presencial nos campi da capital e do interior do estado.
Os aprovados devem realizar a matrícula, exclusivamente nos dias 5 e 6 de março, na coordenação acadêmica do Departamento/Campus onde funciona o curso de sua opção das 8h30 às 12h e das 14h às 17h, munido de todos os documentos exigidos no edital de convocação (veja também a Declaração de Trabalho Informal).
A universidade informa que a ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga.
Imagem (home): Divulgação/reprodução

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Presidente do PT diz duvidar que STF impeça prisão de Lula


Presidente do PT diz duvidar que STF impeça prisão de Lula a tempo
foto:Divulgação
A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), afirmou neste sábado (24) não acreditar que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue o habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a tempo de evitar uma prisão do petista. Em seminário realizado em Brasília e transmitido pelas redes sociais, a senadora criticou a "demora" do STF em pautar o pedido de Lula, que está na corte.
A defesa do petista tenta no STF evitar uma prisão antes do processo transitar em julgado, ou seja, chegar ao Supremo. O pedido já foi negado pelo ministro Luiz Edson Fachin, que enviou o caso ao plenário. A decisão de pautar o assunto cabe à presidente da corte, Cármen Lúcia.
"A gente não consegue que o Supremo Tribunal Federal se manifeste sobre o habeas corpus que está lá, que pelo menos paute isso e se manifeste contra ou a favor", comentou a presidente do PT. "Eu acho que a tendência é eles deixarem o TRF-4 julgarem os embargos e aí confirmar a sentença", completou.
No Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), os advogados do petista entraram com embargos de declaração para questionar o julgamento que confirmou sua condenação e aumentou a pena para 12 anos e um mês de prisão, em janeiro. Se a apelação for negada, a prisão poderia ser decretada na sequência, antes de recursos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao STF.
Para Gleisi Hoffmann, não basta à Lava Jato impedir que Lula dispute a eleição presidencial, condenando o petista em segunda instância, mas "tem que prender para humilhar".
Admitindo a possibilidade de o ex-presidente ficar de fora da eleição, a senadora afirmou que a defesa do PT vai além de uma candidatura. "Nós queremos o Lula candidato, o PT quer, acredita nisso e vai lutar por isso, mas a candidatura do Lula, o direito de ser candidato, representa toda essa luta que estamos fazendo, essa resistência consubstancia isso, porque se não nós vamos ter uma eleição manietada". Informações do MSN/Estadão.