• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 23 de abril de 2022

Rio: 'Em 2023, este câncer não estará mais entre nós', diz Porchat sobre Bolsonaro

 

'Em 2023, este câncer não estará mais entre nós', diz Porchat sobre Bolsonaro
Foto: Reprodução/TV Globo

Apaixonado pelo Carnaval, o humorista Fábio Porchat disse, na madrugada deste sábado (23), na Marquês de Sapucaí, que o retorno da festa provoca um misto de sentimentos.
 

"É uma mistura de 'que bom que a normalidade está voltando' com o pensamento sobre toda a doideira que a gente passou e ainda está passando", afirma. "No fim das contas, graças à vacina, a gente pode estar aqui", acrescentou.
 

O humorista estava no Nosso Camarote e contou que gosta da folia por influência da avó. "Eu vinha com ela na arquibancada. Ela fazia sanduíche de atum e trazia no isopor. Sou Mangueira por causa dela", disse.
 

Porchat foi convidado a desfilar pela São Clemente, escola que homenageia o humorista Paulo Gustavo, morto no ano passado vítima da Covid-19.
 

"É difícil. Toda vez que eu ouço o samba-enredo, eu choro, mas é uma homenagem muito justa", afirmou Porchat.
 

Questionado sobre o que ele achava do perdão de pena que o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu ao deputado federal Daniel Silveira, Porchat respondeu: "A gente tem que pensar que em 2023 este câncer não estará mais entre nós, e o Brasil vai voltar a sorrir", disse.
 

"A gente precisa tirar a milícia do poder. Eu acho que, no fim das contas, esta é a eleição do 'queremos democracia ou não?' E a gente precisa querer."
 


Fonte: FOLHAPRESS - 23/04/2022 23h:28

Eduardo Bolsonaro rebate o ex- assessor da presidência, e ex- ministro da Educação: “São uns filhos da p*”

                                          O então ministro da Educação de Bolsonaro e agora ....

deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a brigar com o ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub e o irmão dele, o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub. Dessa vez, o desentendimento ocorreu após a dupla criticar o indulto ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), na noite de sexta-feira (22/4).

“A gente tá (na) guerra e o cara me falando em precedente, como se nunca um corrupto tivesse recebido indulto e agora o instrumento tenha sido utilizado para seu fim: soltar um inocente. E quem fala são os irmãos que saíram do país para se livrar desta perseguição. São uns filhos de uma p*! Desculpa, mas não há outra palavra”, escreveu o deputado no Twitter.

Antes, Arthur Weintraub falou em criação de “precedentes” a partir do indulto dado a Silveira pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Os precedentes que estão sendo criados são péssimos. Depois você vai querer comparar o que aconteceu com o Daniel com um cara lá na frente que tiver (condenação por) corrupção, lavagem de dinheiro, falar ‘não, isso aqui também, já tem o precedente’. É impressionante, nunca pensei que ia ver uma coisa dessas”, disse o ex-assessor em vídeo.

Indulto

Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão, inicialmente em regime fechado. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou também a perda do mandato de Silveira e a suspensão dos direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação criminal, além de uma multa de R$ 192,5 mil.

A possibilidade de graça está prevista na Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988.

O indulto de Bolsonaro a Silveira desencadeou uma série de reações. A oposição recorreu ao STF questionando a constitucionalidade do decreto.

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhida, na sexta-feira (22/4), relatora da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 964, que analisará a legalidade do perdão concedido pelo presidente a Silveira.

Fonte: Metropoles - 23/04/2022 18h:36

Caso Daniel Silveira: Temer sugere revogar “perdão” a dep; Bolsonaro diz “não”

                                            foto:reprodução



O presidente
 Jair Bolsonaro (PL) respondeu com um enfático “não” à sugestão do ex-presidente Michel Temer de revogar o decreto que concedeu o “perdão” à pena imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (22/4), Temer argumentou: “Como a decisão do STF sobre o processo contra o deputado Daniel Silveira ainda não transitou em julgado, o ideal, para evitar uma crise institucional entre os Poderes, é que o presidente da República revogue, por ora, o decreto e aguarde a conclusão do julgamento”.

Veja a íntegra do comentário feito pelo ex-presidente Michel Temer sobre o caso:

Como a decisão do STF sobre o processo contra o deputado Daniel Silveira ainda não transitou em julgado, o ideal, para evitar uma crise institucional entre os poderes, é que o Presidente da República revogue, por ora, o decreto, e aguarde a conclusão do julgamento. Somente depois disso, o Presidente poderá, de acordo com a Constituição Federal, eventualmente, utilizar-se do instrumento da graça ou do indulto. Este ato poderá pacificar as relações institucionais e estabelecer um ambiente de tranquilidade na nossa sociedade. Nesse entretempo poderá haver diálogo entre os Poderes. O momento pede cautela, diálogo e espírito público.

Fonte:Metropoles c/adaptações 23/04/2022 - 12h:45

VÍDEOS: PRF saca fuzil para indígenas, que dão aula de "Fora, Bolsonaro" em Porto Seguro

Mesmo diante da mira de um fuzil, sacado por um agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 200 indígenas das comunidades Pataxó deram uma aula de resistência à política genocida contra os povos originários de Jair Bolsonaro (PL) que, acuado, cancelou a motociata que faria em Porto Seguro, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (22)

Bolsonaro viajou para a cidade para participar do ato em celebração dos 522 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, que aconteceu às 15h.

No entanto, desde a manhã, os indígenas iniciaram uma mobilização pelas ruas da cidade, que obrigou Bolsonaro a rever a programação e sair às pressas da cidade.

Nas redes sociais, vídeos mostraram a aula de "Fora, Bolsonaro" dos indígenas, que forçaram a entrada em protestaram no palanque usado por Bolsonaro para fazer seu discurso eleitoreiro defendendo o indulto dado por ele a Daniel Silveira (PTB-RJ) como símbolo "para garantia da liberdade". Informações da Revista Fórum em 23/04/2022

Veja as imagens dos protestos dos indígenas e da reação enérgica da polícia.

Em Salvador: Indiciada pela morte de dono de pousada em Jaguaripe deixa prisão

 

Indiciada pela morte de dono de pousada, Maqueila Bastos deixa prisão em Salvador
Foto: Reprodução

Indiciada pela morte do empresário Leandro Troesch, dono da pousada Paraíso Perdido, em Jaguaripe, no baixo sul baiano, Maqueila Bastos deixou a prisão na tarde desta sexta-feira (22).

 

A defesa de Maqueila alega que não há provas contundentes que justifiquem a prisão dela, e por este motivo, ela teria sido liberada. O inquérito policial foi concluído pelo delegado Rafael Magalhães e encaminhado à Justiça na última quarta-feira (20). Em seu depoimento, Maqueila afirmou que teve um relacionamento amoroso com a esposa da vítima, Shirley Silva Figueredo, também indiciada pelo crime e que está foragida.

 

Ainda em depoimento, Maqueila confirmou ao delegado Rafael Magalhães que enviou a mensagem "Se você não me desbloquear, vou contar tudo a Léo", para Shirley. Ao ser perguntada o que seria "contar tudo", ela disse que contaria ao empresário que tinha um relacionamento "íntimo e amoroso" com a amiga.

 

O laudo da morte do empresário Leandro Troesch apontou que não houve suicídio e ele foi assassinado. A informação foi divulgada na terça-feira (19) pelo delegado Rafael Magalhães. Leandro Troesch foi achado morto em 25 de fevereiro deste ano, em um dos quartos da pousada "Paraíso Perdido", com marca de tiro na cabeça.

 

Após deixar o presídio, Maqueila concedeu entrevista ao Blog do Valente, e disse que Léo estava "doente e depressivo" e que Shirley é inocente. "Acredito plenamente na inocência de Shirley. Eles eram parceiros, eram amigos, eram sócios, eram marido e mulher. Ele tinha vários motivos para fazer isso porque tinha um tumor, ia voltar para a cadeia. Estava com tornozeleira. Ela própria tentou se matar, o advogado me contou, então não tinha motivo nenhum disso acontecer, e sim ele tinha motivo para fazer isso por tudo que estava passando", disse.

 

EUA: Governador da Flórida declara guerra à Disney e acaba com isenções dos parques

 A nova lei acaba com o Reedy Creek Improvement District, criado em 1967, que cobre quase 64 quilômetros quadrados dos condados de Orange e Osceola, abrangendo os parques temáticos e resorts da Disney. O distrito dava grande autonomia e isenção fiscal à empresa.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, promulgou um projeto de lei nesta sexta-feira (22/4) que dissolve o distrito autônomo da Disney em Orlando, como punição por a empresa ter se oposto à chamada lei “Não diga gay”, que proíbe professores do ensino fundamental do estado de abordarem questões de gênero e dá aos pais o poder de processar escolas por supostas violações.
Governador da Flórida declara guerra à Disney e acaba com isenções dos parques
© Unsplash/Kenrick MillsGovernador da Flórida declara guerra à Disney e acaba com isenções dos parques

Em uma entrevista coletiva em Hialeah, DeSantis disse que sua assinatura era uma “provocação”. Reforçando que se tratava de um ato puramente ideológico, ele declarou: “Não me sinto confortável com esse tipo de agenda recebendo tratamento especial no meu estado. Eu simplesmente não aceito. Então a lei aqui define o placar.”

Anteriormente, o político de extrema direita chegou a acusar a Disney de “tentar impor uma ideologia progressista [woke] em nosso estado”.

“Vemos isso como uma ameaça significativa”, disse DeSantis ao programa “Fox & Friends”, da Fox News, no início deste mês. “Este progressismo destruirá este país se o deixarmos continuar ininterruptamente”.

A Disney ainda não se pronunciou publicamente sobre a abolição de seu distrito, que só deve entrar em vigor em 1º de junho de 2023. Mas espera-se que o conglomerado entre com ações legais contra o governo estadual da Flórida.

A disputa deve se estender para além da próxima eleição, na qual a Disney deverá apoiar o candidato de oposição, jogando contra DeSantis a ameaça de deixar o estado.

A conta é muito alta. Caso perca a disputa, a Disney ficará em dívida com os condados de Orange e Osceola num valor que pode passar de US$ 1 bilhão, referente a manutenção de estradas e sistemas de esgoto até seus parques, e pelo fornecimento de outros serviços públicos, como água e luz. Além disso, só Orange County estima faturar US$ 163 milhões por ano em impostos da Disney.

Por outro lado, sem a Disney, a economia do estado da Flórida pode sofrer um abalo significativo.

Pode ser mais barato para a empresa mudar seus parques para outro estado. Não deverão faltar ofertas de incentivos para isso, de olho nos milhões de turistas que o Disney World atrai, para a movimentar a economia de um novo local.

Fonte: Estadão - 23/04/2022 09h:35

Concurso: Uesc vai ofertar 49 vagas para professor Auxiliar e Assistente



                                            foto:divulgação

 Foi publicado na última quarta-feira (20), o edital do concurso público da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para o provimento de cargos de professor auxiliar e assistente nível A.

São 49 vagas disponibilizadas para seleção, sendo 4 para professor auxiliar e 45 para professor assistente. Elas são para atuação no campus universitário de Ilhéus e englobam todos os departamentos da universidade.

As remunerações são definidas pela tabela vigente de estrutura remuneratória da carreira do Magistério Público das Universidades Estaduais, de acordo com o cargo, formação acadêmica e carga horária de cada cargo.

Conforme o edital da Uesc, das vagas oferecidas por áreas de conhecimento/matérias, 30% deverão ser reservadas aos candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, desde que a fração obtida deste cálculo seja igual ou superior a um, observando o disposto no Decreto n° 15.353 de 08/08/2014, que regulamenta o Artigo 49 da Lei n° 13.182, de 06/06/2014.

As inscrições estarão abertas de 2 de maio até as 15h30 do dia 2 de junho, exclusivamente pela internet. O primeiro passo será preencher o formulário do requerimento de inscrição que será disponibilizado na página de concursos da Uesc.

Fonte: Agência Sertão - 23/04/2022 09h:28

Desrespeitar indulto "abre portas para a insegurança jurídica" diz Gen. Heleno

                                      foto:reprodução

Guardião das ofensivas golpistas de Jair Bolsonaro (PL), o general Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), voltou a ameaçar o Estado Democrático ao comentar nas redes sociais a "graça constitucional" concedida pelo presidente ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), em afronta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o parlamentar a 8 anos e 9 meses de prisão.

Pelo Twitter, Heleno disse que a medida de Bolsonaro respeita a Constituição e o não cumprimento acarretaria em "insegurança jurídica", o que seria pretexto para a implantação de um estado de sítio no país, suspendendo as liberdades individuais.

"A atitude do Pres Rep, em relação ao STF, tem por objetivo principal o respeito à Constituição. Isso representa, em suma, a valorização da democracia e seus princípios. Desrespeitá-los abre as portas para o personalismo e para a insegurança jurídica", afirmou.

ta, em suma, a valorização da democracia e seus princípios. Desrespeitá-los abre as portas para o personalismo e para a insegurança jurídica", afirmou.



A atitude do Pres Rep, em relação ao STF, tem por objetivo principal o respeito à Constituição. Isso representa, em suma, a valorização da democracia e seus princípios. Desrespeitá-los abre as portas para o personalismo e para a insegurança jurídica. Brasil acima de tudo!

Fonte:Revista Fórum - 23/04/2022 09h:25