• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de janeiro de 2024

Atuação de Bretas como coach viola resolução do CNJ


 Afastado de suas funções por decisão do Conselho Nacional de Justiça desde fevereiro de 2023, o juiz Marcelo Bretas — do braço fluminense da finada “lava jato” — voltou ao noticiário novamente por conta de sua atuação nas redes sociais. Isso porque, além dos indícios de atuação ilegal encontradas em correição na 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, o magistrado descumpriu Resolução 34/2007 do CNJ, que foi atualizada em 2016, para vedar a prática de coaching.

Conforme o entendimento do CNJ, a prática de coaching e similares não se equipara à hipótese de atividade docente, o que é permitido aos juízes. “Essa questão tem origem em ajudas e auxílios que os magistrados davam a candidatos a concursos e, que de uma forma bastante estranha, se profissionalizou no pior sentido da palavra. E como bem definiu o relator, não se equipara a hipótese de atividade docente”, observou o conselheiro Gustavo Alkmim na sessão que aprovou a alteração no texto da Resolução 34/2007 .

Instagram

O juiz afastado Marcelo Bretas

Com um perfil com quase 100 mil seguidores no Instagram, Bretas decidiu monetizar com sua persona online. Ele tem oferecido serviços de coach jurídico, professor e palestrante. Ele também tem dado dicas de liderança, comunicação e ética.

A investida na nova carreira foi objeto de uma reportagem da Folha de S.Paulo. Ao periódico paulista, Bretas afirmou que deseja “compartilhar experiências e conhecimentos é uma forma de contribuir para o debate público e para o amadurecimento da sociedade”. Ele também disse aguardar com “serenidade, a finalização dos procedimentos administrativos em curso no CNJ”.

A reportagem da Folha também gerou conteúdo no perfil de Bretas. Ele aproveitou a exposição para dar dicas de leitura crítica de notícias veiculadas pela imprensa e, apesar de não desmentir nada do que foi publicado, postou uma impressão da chamada do conteúdo do jornal para alertar sobre a necessidade de “tornar um leitor atento e crítico, capaz de formar suas próprias opiniões sem se deixar enganar por notícias falsas”.

Fato é que além de oferecer serviços de coaching, Bretas pode ter violado o Código de Ética da Magistratura que veda a autopromoção e a superexposição. O jurista Lenio Streck classifica a atuação de Bretas como irregular e afirma que apesar de estar afastado, o juiz não deveria violar a resolução do CNJ. “Ele está afastado e obviamente não pode exercer outro cargo função ou profissão. É espantoso que um juiz afastado queira ser aquilo que o CNJ veda. O Brasil parece ser um país para ‘espertos’, quando deveria ser um país de ‘experts'”, resume.

Tema controverso
A prática de coaching por juízes têm provocado discórdia nos últimos anos e já gerou demissões e pedido de exoneração por parte dos juízes. Um dos casos mais emblemáticos é o do juiz Senivaldo dos Reis Júnior, que chegou a ser demitido pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e readmitido posteriormente pelo CNJ.

O caso de Senivaldo tem algumas particularidades. Ele havia anteriormente feito uma consulta sobre aulas que ministrava em curso preparatório para magistratura e assim que soube da vedação se desligou da empresa.

Após o CNJ decidir pela anulação da demissão do magistrado, a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, negou provimento a mandado de segurança impetrado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo e pôs fim à questão. O caso deu origem ao livro Do Sopro, um Vendaval: A história da reparação de uma injustiça que esclarece que Senivaldo nunca foi coach.

Outros casos terminaram de maneira diferente. Em julho de 2023, o juiz federal Erik Navarro Wolkart, titular do 2º Juizado Especial Cível da Subseção Judiciária de Niterói (RJ), pediu exoneração do cargo para se dedicar à docência. A medida foi tomada depois da determinação da Corregedoria Nacional de Justiça de suspender as redes sociais do magistrado para analisar a suspeita de atuação como coach.

Em ofício enviado ao presidente do TRF-2, desembargador federal Guilherme Calmon, o juiz disse que encontrou no universo da internet a possibilidade de impactar operadores do Direito com lições de prática jurídica.

“Essa atividade, todavia, exige grande energia e dedicação. Percebo que sou capaz de causar grande transformação pela docência. Algo impensável anos atrás. Hoje, é esse o chamado que encanta meu coração. A docência para milhares de pessoas, através da tecnologia disponível, tornou-se a forma mais eficiente de realização da minha missão, que continua a mesma”, escreveu ele.

Em entrevista à ConJur, em dezembro de 2022, o então presidente Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior, defendeu a alteração da resolução do CNJ. “A resolução do CNJ que estabeleceu o que é o coaching, na minha opinião, precisa de revisão porque o conceito ficou muito aberto. Tão aberto que muitas atividades normais de magistério acabam sendo classificadas como coaching. Nas escolas da magistratura, por exemplo, existem disciplinas como Técnica Estrutural de Sentença Cível e de Técnica Estrutural de Sentença Criminal. Essa atividade já chegou a ser discutida como coaching, e é simplesmente uma atividade de magistério como qualquer outra. Acho que é o momento de rever essa resolução do CNJ para uma melhor definição”, defendeu.

Fonte: CONJUR - 06/01/2024 21h:05

Eleições 2024: Confira as principais datas do calendário eleitoral

 


Em 6 de outubro deste ano acontecem as  eleições municipais de 2024, quando 152 milhões de eleitores irão às urnas para escolher candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito. Um eventual segundo turno está marcado para ocorrer no último domingo do mesmo mês, no dia 27.


Pesquisa de opinião

1º de janeiro — Todas as entidades ou empresas que fazem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatos às eleições deste ano devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que já pode ser feito desde o dia 1º de janeiro.

O prazo final para o registro da pesquisa na Justiça Eleitoral é até cinco dias antes da divulgação dos resultados.

Audiências públicas e resoluções

As resoluções regulamentam dispositivos na legislação e sinalizam aos candidatos, partidos e cidadãos as condutas que são permitidas e proibidas durante o processo eleitoral.

Janela partidária

Entre 7 de março e 5 de abril —  Neste período, vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Registro de estatutos e filiação partidária

De 23 a 25 de janeiro —  Neste prazo, todas as resoluções que disciplinam as eleições municipais serão discutidas em audiências públicas e, depois, aprovadas pelo Plenário do TSE.

As resoluções regulamentam dispositivos na legislação e sinalizam aos candidatos, partidos e cidadãos as condutas que são permitidas e proibidas durante o processo eleitoral.

Janela partidária

Entre 7 de março e 5 de abril —  Neste período, vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Registro de estatutos e filiação partidária

6 de abril —  A data, seis meses antes das eleições, é o prazo final para que todos os partidos e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. O dia também é o último para que todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar o pleito e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.

Alistamento eleitoral

8 de maio — Até este prazo, os jovens que votam nas eleições deste ano devem tirar o  título de eleitor. A data também é a limite para que os eleitores façam  transferência de domicílio eleitoral ou alteração do local de votação.

O TSE reforça que é importante que todos os eleitores consultem como está a situação eleitoral, já que este é o último prazo para fazer a regularização, caso haja pendências.

Fechamento do cadastro eleitoral

9 de maio —  O requerimento para inscrição eleitoral ou de transferência estará fechado a partir desta data, de acordo com determinação da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Teste de Confirmação do TPS

Entre 15 e 17 de maio —  O  TSE realiza, nesta data, o Teste de Confirmação, em Brasília, que consiste em investigadores participantes do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) — ocorrido entre 27 de novembro a 2 de dezembro do ano passado — conferirem se as soluções aplicadas pela equipe técnica foram suficientes para corrigir possíveis falhas encontradas durante a realização do TPS.

Financiamento coletivo

15 de maio — Pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos como financiamento coletivo, desde que não sejam feitos pedidos de voto e que as demais regras relacionadas à propaganda eleitoral na internet sejam seguidas.

Convenções partidárias e registros de candidatura

Entre 20 de julho e 5 de agosto —  Neste período será permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatos às prefeituras, assim como para o cargo de vereador.

15 de agosto —  Depois que as candidaturas forem definidas, as agremiações têm até esta data para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.

Propaganda eleitoral

Propaganda em rádio e TV

30 de junho —  Os pré-candidatos que sejam apresentadores de programas de rádio ou televisão não podem mais fazê-lo a partir deste dia.

6 de julho — Nesta data passam a ser proibidas algumas ações por parte de agentes públicos, como realização de nomeações, exonerações, contratações e participações de inaugurações de obras públicas.

Horário eleitoral gratuito

Entre 30 de agosto e 3 de outubro —  Neste período estará liberada a  propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV.

Prisão de eleitores e candidatos

21 de setembro —  A partir desta data, 15 dias antes do pleito, os candidatos que concorrem às eleições não podem ser presos, salvo no caso de flagrante delito.

1º de outubro —  Já os eleitores, não podem se detidos a partir desta data — a não ser em caso de flagrante delito, em cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo-conduto.

Fonte: PORTAL IG - 06/01/2024 21h

Economia: Devedores da Receita Federal já podem quitar dívidas sem multa e juros

 

                                             foto:reprodução/José Cruz/ag.Brasil


A partir de ontem (5), os contribuintes com dívidas com a Receita Federal poderão quitar seus débitos com desconto de 100% das multas e dos juros. Para aderir ao programa da autorregularização incentivada de tributos, o contribuinte precisa fazer um pedido por meio do portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal. 

O programa permite que os contribuintes admitam a existência de débitos, paguem somente o valor principal e desistam de eventuais ações na Justiça em troca do perdão dos juros e das multas de mora e de ofício e da não realização de autuações fiscais. Ele foi criado pela Lei 14.740, sancionada em novembro de 2023. 

Pessoas físicas e empresas podem participar. O período de adesão vai até 1º de abril. O prazo começaria na última terça-feira (2), mas, por problemas técnicos, foi adiado para hoje. Se o pedido no e-CAC for aceito, a Receita Federal considerará que houve confissão extrajudicial e irrevogável da dívida. 

A dívida consolidada pode ser quitada sem multa e juros. O contribuinte pagará 50% do débito como entrada e parcelará o restante em 48 meses. Quem não aderir à autorregularização pagará multa de mora de 20% do valor da dívida. 

Somente débitos com a Receita Federal podem ser autorregularizados. O programa não abrange a dívida ativa da União, quando a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional passa a cobrar o débito na Justiça.

A regulamentação do programa foi publicada em instrução normativa no dia 29 de dezembro. Ele permite a inclusão, na renegociação, de tributos não constituídos (não confessados pelo devedor) até 30 de novembro de 2023, mesmo nos casos em que o Fisco tenha iniciado procedimento de fiscalização. Também podem ser incluídos tributos constituídos (confessados pelo devedor) entre 30 de novembro de 2023 e 1º de abril de 2024. 

Abrangência

Quase todos os tributos administrados pela Receita Federal estão incluídos na autorregularização incentivada. A exceção são as dívidas do Simples Nacional, regime especial para micro e pequenas empresas. 

Assim como em outros programas recentes de renegociação com a Receita, o contribuinte poderá abater créditos tributários (descontos em tributos pagos a mais) da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), desde que limitados a 50% da dívida consolidada. Também será possível abater créditos de precatórios, dívidas do governo com o contribuinte reconhecidas pela Justiça em sentença definitiva, tanto próprios como adquiridos de terceiros.

Segundo a instrução normativa, a redução das multas e dos juros também não será computada na base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da CSLL, do Programa de Integração Social (PIS), do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). 

A Receita regulamentou ainda os critérios para a exclusão do programa. Será retirado da renegociação especial quem deixar de pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas. Caso o devedor deixe de pagar uma parcela, estando pagas as demais, também será excluído da autorregularização.

Edição: Graça Adjuto/agência Brasil - 05/01/2024

Anitta é apontada pela web como pivô de crise no casamento de prefeito de Salvador

                                             foto:reprodução/instagram

Anitta pode estar envolvida na crise do casamento do prefeito de Salvador, Bruno Reis, sem saber. É que a esposa do político, Rebeca Cardoso, arquivou todas as fotos do casal e, além disso, publicou uma frase reflexiva em suas redes sociais, que foi apontada pela web como indireta para Anitta. “Quem faz mal a uma mulher, profana a Deus”, escreveu.

Para quem não lembra, Bruno viralizou depois que reviveu um vídeo antigo ao lado da Girl From Rio, onde afirmava que ele era um “boy gato e delícia”, durante passagem pelo carnaval da capital baiana. Em dezembro, os dois se reencontraram, fizeram uma foto juntos e brincaram com o episódio.

Porém, uma semana atrás, Reis compartilhou imagens do reencontro com Anitta nos bastidores de um show que aconteceu na cidade, em dezembro do ano passado, com a legenda: E pra quem gosta da resenha, tá aí o encontro #brunitta. E sabe quem mais ganha com isso? É Salvador! Nossa cidade merece. Obrigado, Anitta! Seja bem-vinda e volte sempre pra nossa terra!”. Para assistir o vídeo, clique aqui!

A primeira-dama não teria gostado da atitude e decidiu apagar os registros ao lado do cônjuge. Essa é a segunda vez que o casal dá indícios de uma crise. Em 2022, Rebeca se separou do marido, usando o perfil do Instagram para comunicar que estava solteira. Entretanto, o post sumiu misteriosamente e os pombinhos reapareceram juntos, com direito a foto na internet e tudo.

No perfil Circo da Mídia, que repostou o desabafo da modelo, internautas dividiram opinião. “Homens não perdem a oportunidade”, lembrou uma pessoa. “Ninguém termina um casamento por uma bobagem dessa! Já devia tá ruim faz tempo!”, especulou outra. “Mais um calvo se achando”, ironizou uma terceira. “Eu sinto MUITA vergonha desse vídeo”, expressou outra.

Mulher acusa prefeito de ter cantado Anitta

Rebeca Cardoso, esposa do prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmar que ele estava flertando com Anitta durante o Festival Virada, enquanto ela estava em casa com o filho do casal, que passou mal.

Mas a coluna, que tem amigos por todos os cantos, descobriu um detalhe sobre o relacionamento dos dois. Um fonte dessa colunista que vos escreve revelou que o casamento deles está crise há um tempo. Inclusive, a estudante de medicina anunciou o fim do casamento dos dois em março do ano passado.

Nos vídeos postados nas redes sociais do prefeito, entre eles o do encontro com Anitta, é possível ver que Bruno Reis está sem aliança. A esposa dele também não usa o acessório.

A treta toda começou quando Rebeca Cardoso compartilhou alguns stories no Instagram e afirmou que o marido estava dando em cima de Anitta, sem citar o nome da cantora: “Nesse vídeo, há algumas horas atrás, ele se refere à esposa dele. Nesse [em que o prefeito aparece ao lado de Anitta], ele está flertando com outra mulher. Não fui à festa hoje porque meu filho está doente”, queixou-se ela.

Pouco depois, a esposa do prefeito apagou as publicações e apenas deixou uma oração nos stories. O texto afirma que “um verdadeiro adorado de Cristo não se conforma de estar em um local onde Cristo não está”.

“Foi a resenha do Carnaval. A gente passou um dia como as matérias mais lidas do G1, Globo.com, Terra. Suas brincadeiras têm uma capacidade. Foi bom pra cidade. Quando você falou aquilo, foi a repercussão do Carnaval. […] Quando eu fui inaugurar as casas do Morar Melhor e uma moradora [disse] ‘não é que a Anitta tem razão mesmo?”, contou Bruno.

Sem graça, Anitta reage: “Meu Deus do céu. Olha, esse ano eu vou ficar quietinha”, avisou. Mas o prefeito pediu para que ela continuasse: “Não, deixa o coração falar, o que der na cabeça. Aqui é uma terra que não tem censura”, garantiu ele.

fonte: Fábia Oliveira/Metrópoles - 05/01/2024

Meio ambiente: Crea-BA alerta para impactos do clima na sociedade


                                            foto:reprodução


O aumento significativo nas chuvas registradas em cidades do interior da Bahia durante o mês de janeiro é um dos exemplos das mudanças climáticas no estado. Os efeitos dessas alterações no clima são visíveis em diversas áreas, incluindo enchentes repentinas, deslizamentos de terra e inundações, que têm impactado diretamente as comunidades locais.

Visando combater e prevenir os impactos das mudanças climáticas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) atua na promoção de práticas mais sustentáveis e equitativas. A interseção entre os desafios climáticos e as disparidades sociais requer uma abordagem integrada, na qual os engenheiros, agrônomos e geocientistas podem desempenhar um papel significativo, segundo o supervisor de fiscalização do Crea-BA, Arildson Araújo.

"É fundamental reconhecer que as mudanças climáticas não afetam a todos igualmente, e muitas vezes as comunidades mais vulneráveis são as mais impactadas. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada de forma proativa. Os profissionais do Crea-BA têm o compromisso de atuar como agentes de mudança, promovendo soluções sustentáveis", enfatiza o supervisor.

Para o engenheiro ambiental e ex-Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador, André Fraga, a produção de estudos de vulnerabilidade climática e o fomento de ações de políticas públicas no estado da Bahia também podem auxiliar no combate às mudanças climáticas e ao racismo ambiental. 

“Levantamentos, estudos, inventários de emissões de gases de efeito estufa servem para subsidiar as ações e investimentos públicos. Importante ressaltar que Salvador já tem seu próprio plano de ação em relação ao clima. É a partir do elemento da redução de combate à desigualdade que a gente consegue fazer com que a justiça climática seja uma realidade e o racismo ambiental deixe de existir”, afirma Fraga, que é vereador de Salvador.

Interior do estado tem sofrido com as chuvas intensas desde o dia 1º de janeiro

Nesta quinta-feira (4), segue interditada a travessia de moradores na comunidade de Lamarão, na cidade de Caetité, no Sudoeste do estado, devido ao rompimento de uma ponte causado pela chuva que caiu na última segunda-feira (1º). 

Entre os municípios que sofrem com as mudanças climáticas estão Barra e Luís Eduardo Magalhães onde choveu mais de 100 milímetros nos dois primeiros dias do ano, o que corresponde a 100 litros de água por metro quadrado. Nesta semana, o Instituto de Meteorologia emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para as regiões do vale São-Franciscano, centro norte, extremo oeste e centro sul baiano. 

Profissionais do Crea-BA no combate às mudanças climáticas na Bahia

Engenheiros das mais diversas áreas, agrônomos e geocientistas têm a responsabilidade de considerar os aspectos sociais e ambientais em seus projetos e intervenções. O Crea-BA, por sua vez, tem um papel ativo na orientação e fiscalização dessas práticas, assegurando que estejam alinhadas com princípios éticos e de justiça ambiental.

"Estamos incentivando nossos profissionais a incorporar em seus projetos medidas que considerem as comunidades mais afetadas. Isso inclui a avaliação dos impactos sociais e a implementação de práticas que promovam a inclusão e a equidade. O Crea-BA está comprometido em ser parte da solução para os desafios ambientais e sociais que enfrentamos", afirma Arildson Araújo.


Fonte:

Apex Conteúdo EstratégicoCamila Fiuza

Maior traficante de armas da América monitorava polícia brasileira

 Foto colorida de suspeito de tráfico de armas Diego e Julieta IAS Paraguai - Metrópoles

Funcionária de Hernan Dirisio, maior traficante de armas da América do Sul, informava patrão sobre apreensões de armamentos pela PF e PRF - foto:reprodução

Apontado como o maior traficante de armas da América do Sul, o argentino Diego Hernan Dirisio, de 49 anos, controlava um sofisticado esquema criminoso, que incluía o monitoramento das ações da polícia no Brasil.

Dirisio é suspeito de ter vendido milhares de armas para as duas principais facções criminosas brasileiras, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), a partir de sua importadora de armamentos no Paraguai.

Ele e a esposa, Julieta Vanessa Nardi Aranda, de 41 anos, foram alvos de mandados de prisão e busca, no contexto da Operação Dakovo, da Polícia Federal (PF), em 5 de dezembro do ano passado. Ambos seguem foragidos há mais de um mês.

Acontece que Dirisio sabia que estava sendo investigado e até incumbia uma funcionária de monitorar o trabalho da polícia brasileira, responsável por identificar as armas contrabandeadas pelo grupo que eram apreendidas em ocorrências policiais no Brasil.

“Detetive” da organização criminosa

Segundo investigação da PF, a jovem Eliane Marengo, de 36 anos, se passava por apenas uma vendedora da Internacional Auto Supply S.A (IAS), importadora de armas de fogo do leste europeu e da Turquia, sediada em Assunção, capital do Paraguai.

Mas, na prática, ela participava do esquema criminoso de desvio de armamentos e tinha um papel especial, de “investigadora” a pedido da organização criminosa. Ela monitorava as ações da Polícia Federal, repassando as informações diretamente para Dirisio.

Em uma conversa por aplicativo de mensagens com Dirisio, em 24 de novembro de 2020, Eliane Marengo envia fotos de uma divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da Bahia sobre a apreensão de fuzis, pistolas, munições e carregadores. São armas traficadas pela IAS, segundo investigação da PF.

As fotos das armas apreendidas são acompanhadas por três emojis de espanto. Dirisio responde com outro emoji, representado por uma pessoa cobrindo o rosto com a mão, em sinal de frustração.

Crise com amigos militares

Além do casal Diego e Julieta, donos da IAS, a operação deflagrada no mês passado também mirou outras 26 pessoas envolvidas no esquema de tráfico de armas, que tinha vários núcleos, incluindo doleiros, intermediários e líderes de facções. Entre os presos estão militares do Dimabel, departamento de fiscalização de armas do Paraguai.

De acordo com as investigações, militares paraguaios recebiam presentes e dinheiro da IAS. Em troca, facilitavam a movimentação das armas contrabandeadas, resolviam “problemas de fiscalização” e criavam dificuldade para importadoras concorrentes.

O aumento das apreensões de armas de fogo ligadas ao grupo criminoso também preocupou esses militares corruptos.

Chefe de importações de armas da Dimabel, a capitã Josefina Cuevas enviou mensagens para Diego Dirisio alertando sobre operações da PRF no Brasil com apreensão de armas ligadas ao grupo.

Além disso, ela enviou ao dono da IAS uma cópia de uma solicitação do Ministério Público que chegou no órgão fiscalizador de armas, sugerindo a existência de uma investigação contra a organização criminosa.

No começo do ano passado, advogados de Dirisio entraram na justiça brasileira para tentar acesso ao inquérito da Polícia Federal sobre o esquema de tráfico de armas. A investigação acontecia desde 2021 e tramitava na 2ª Vara Federal da Bahia. A ação chegou até o Supremo Tribunal Federal (STF) e o acesso ao inquérito foi negado pela ministra Cármen Lúcia em abril.

A reportagem tenta contato com as defesas de Dirisio, Julieta, Eliane e Josefina. O espaço segue aberto.

Fonte: /Metrópoles/reprodução

SP: Autor de CPI contra padre Júlio teve campanha bancada por milionários

                                          foto:André Bueno/Rede Câmera

Autor da CPI na Câmara Municipal de São Paulo para investigar ONGs que atuam na região da Cracolândia, sobretudo os trabalhos sociais do padre Júlio Lancellotti, o vereador Rubinho Nunes, do União Brasil, teve boa parte de sua campanha em 2020 financiada por milionários.

Eleito pelo Patriota, Nunes recebeu naquele ano pouco mais de R$ 250 mil em doações à sua campanha à Câmara Municipal. Deste valor, R$ 170 mil vieram de nomes como os bilionários Helio Seibel, do Grupo Ligna, e Paulo Sérgio Coutinho Galvão Filho, da Klabin, os empresários Dimitrios Markakis, ex-sócio da Dicico; Luís Terepins, fundador da construtora Even; e Jorge Mitre, da incorporadora Mitre Realty.

O senador Eduardo Girão, dono de um patrimônio de R$ 36,3 milhões informado à Justiça Eleitoral na eleição de 2018, e o executivo do mercado financeiro Jean-Marc Etlin também fizeram doações eleitorais ao vereador.

Seibel, Markakis, Etlin e Girão doaram, cada um, R$ 30 mil a Rubinho Nunes. Terepins repassou R$ 25 mil ao então candidato, enquanto Mitre contribuiu com R$ 15 mil e Galvão Filho, com R$ 10 mil. 


Um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL), do qual saiu em 2022, Rubinho Nunes foi eleito em 2020 com 33.038 votos. O vereador ensaiou uma candidatura a deputado federal em 2022, mas desistiu de concorrer. A tentativa de Nunes de criar a CPI das ONGs, que ele não esconde mirar o padre Júlio, pode acabar não saindo no papel. Ao menos sete dos 25 vereadores que haviam assinado o pedido criação da CPI retiraram seus apoios, dizendo-se enganados e surpresos com o direcionamento que se pretendia dar à investigação parlamentar.

Fonte: Guilherme Amado/Metrópoles 05/01/2024



Discussão de Lula sobre GLO no 8/1 teve batida na mesa para rechaçar ação de militares

                                              Presidente Lula em 08/01/23 -foto:Joel Silva/Folhapress

Presidente descartou recorrer às Forças Armadas para conter golpistas.

Confira a reportagem de Julia Chaib da Folha de São Paulo no link abaixo:

https://www1.folha.uol.com.br/poder/2024/01/discussao-de-lula-sobre-glo-no-81-teve-batida-na-mesa-para-rechacar-acao-de-militares.shtml 

Zagallo era o último titular vivo do time campeão mundial de 1958

 

                                 foto:reprodução


Mario Jorge Lobo Zagallo, morto nessa sexta-feira (5/1), no Rio de Janeiro, fez parte de um time que mudou a história do futebol mundial. A Seleção Brasileira campeã em 1958, na Suécia, transformou o modo como o planeta via o esporte.

O “Velho Lobo” era o último titular vivo daquela equipe que enfrentou e venceu os donos da casa na final por 5 x 2. Zagallo, aliás, único tetracampeão mundial na história do futebol (com títulos de Copas em 1958 e 1962, como jogador, e 1970 e 1994, como treinador), fez seu único gol da Copa naquela partida.

O grupo, comandado pelo técnico Vicente Feola, foi escalado da seguinte forma: Gylmar; Djalma Santos, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagallo.

Confira as datas de nascimento e morte de Zagallo e seus companheiros inesquecíveis.

Gylmar dos Santos Neves
Nascimento: 22 de agosto de 1930, Santos (SP)
Falecimento: 25 de agosto de 2013, São Paulo (SP)

Dejalma dos Santos (Djalma Santos)
Nascimento: 27 de fevereiro de 1929, São Paulo (SP)
Falecimento: 23 de julho de 2013, Uberaba (MG)

Hilderaldo Luís Bellini
Nascimento: 7 de junho de 1930, Itapira (SP)
Falecimento: 20 de março de 2014, São Paulo (SP)

Orlando Peçanha de Carvalho
Nascimento: 20 de setembro de 1935, Niterói (RJ)
Falecimento: 10 de fevereiro de 2010, Rio de Janeiro (RJ)

Nilton Santos
Nascimento: 16 de maio de 1925, Rio de Janeiro (RJ)
Falecimento: 27 de novembro de 2013, Rio de Janeiro (RJ)

José Ely de Miranda (Zito)
Nascimento: 8 de agosto de 1932, Roseira (SP)
Falecimento: 14 de junho de 2015, Santos (SP)

Waldir Pereira (Didi)
Nascimento: 8 de outubro de 1928, Campos dos Goytacazes (RJ)
Falecimento: 12 de maio de 2001, Rio de Janeiro (RJ)

Manoel Francisco dos Santos (Mané Garrincha)
Nascimento: 28 de outubro de 1933, Pau Grande (RJ)
Falecimento: 20 de janeiro de 1983, Rio de Janeiro (RJ)

Edvaldo Izídio Neto (Vavá)
Nascimento: 12 de novembro de 1934, Recife (PE)
Falecimento: 19 de janeiro de 2002, Rio de Janeiro (RJ)

Edson Arantes do Nascimento (Pelé)
Nascimento: 23 de outubro de 1940, Três Corações (MG)
Falecimento: 29 de dezembro de 2022, São Paulo (SP)

Mário Jorge Lobo Zagallo
Nascimento: 9 de agosto de 1931, Maceió (AL)
Falecimento: 5 de janeiro de 2024, Rio de Janeiro (RJ)

Vicente Ítalo Feola
Nascimento: 1 de novembro de 1909, São Paulo (SP)
Falecimento: 6 de novembro de 1975, São Paulo (SP)

Morte de Zagallo

O falecimento foi confirmado pelo perfil oficial do Zagallo no Instagram.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo. Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Fonte: Metrópoles - 05/01/2024