Com 4.695 vagas distribuídas em 96 cursos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
em 2024, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) é a instituição de ensino superior mais procurada do estado. No ano que vem, a universidade terá reformulações em três cursos de graduação, o que interfere no ingresso dos novos alunos através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Uma das novidades é a reformulação do curso de Bacharelado em Artes Plásticas, que passa a ser chamado de Bacharelado em Artes Visuais. De acordo com Nancy Rita Ferreira, pró-reitora de Ensino de Graduação da Ufba, o curso permanece com a mesma oferta de vagas: 60 por ano, sendo 30 em cada um dos dois semestres letivos.
“A reformulação proposta objetiva a ampliação das linguagens artísticas a serem exploradas durante o Curso, considerando a utilização de tecnologias da informação e comunicação tanto no processo de ensino como na criação artística”, pontua.
Outra novidade é a implementação da graduação em Engenharia de Minas, que terá oferta de 30 vagas anuais - sendo que seis delas serão destinadas aos alunos do Bacharelado Interdisciplinar (BI).
O novo curso é resultado do desmembramento da habilitação em petróleo do curso de Engenharia de Minas, ofertado desde 2005. O processo de criação do curso começou em 2018 e o currículo tem componentes curriculares de 18 departamentos da Ufba.
Já os candidatos que desejem ingressar no curso de Odontologia, deverão passar por uma seleção própria da universidade, uma vez que a graduação não aparece no Sistema de Seleção Unificada desde o primeiro semestre deste ano. A seleção interna considera as notas do Enem e é feita através do site. A mudança foi tomada para reduzir a evasão dos alunos.
Fonte: Correio da Bahia - 02/01/2024
0 comentários:
Postar um comentário