• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 6 de dezembro de 2014

Bahia: Estado pode enfrentar epidemia de chikungunya no verão, afirma especialista

'O risco é muito grande de termos epidemia de chikungunya no verão', afirma Jesuína Castro
fOTO: Acervo pessoal/Jesuína Castro/reprodução


O Estado pode enfrentar uma epidemia de chunguítica   A situação ainda é muito preocupante e o risco de uma epidemia de dengue e chunguítica é real. Até o último dia 29 de novembro, foram registrados 1.346 casos suspeitos de chikungunya, 718 casos foram confirmados, 148 foram descartados e 480 permanecem em investigação.

Em entrevista ao Bahia Notícias, a médica sanitarista, mestre em epidemiologia e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Jesuína Castro, falou sobre os riscos de a epidemia se espalhar não só na Bahia, mas também em outros estados, devido ao grande fluxo de pessoas que se descolam de um local para outra nesta época do ano. “A taxa de ataque da doença varia de uma forma, que se ocorre num município com um número grande de pessoas, e vale lembrar que todas as pessoas são suscetíveis, a gente pode ter um problema muito sério, com relação à transmissão da doença. Porque a velocidade de adoecimento é muito maior do que na dengue”, alertou. Jesuína também pontuou as ações que estão sendo desenvolvidas, tanto na prevenção, quanto no combate à doença que pegou a todos de surpresa e necessitou de desenvolvimento de medidas de emergência. Leia abaixo a entrevista na íntegra. 
 
Antes do caso de Feira de Santana, já era esperado que na Bahia tivessem muitos casos?

A gente não estava achando que ia começar esse problema do jeito que começou no estado, nem o Brasil esperava isso. Na verdade, essa doença vem se aproximando do Brasil, na medida em que começou a atingir em 2013 países na America do Sul, como Argentina, e da America Central, na região do Caribe. Aqui não temos óbitos registrados, nem de casos importados nem de casos autóctones. Autóctones, só temos casos confirmados no estado da Bahia em Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Salvador, Alagoinhas, Cachoeira e Amélia Rodrigues. Esses quatro últimos que estão no nosso boletim, todos possuem vínculo com Feira de Santana. 
 
Existe algum risco de haver alguma epidemia de chikungunya e dengue, nesse período de verão que aumenta o volume chuva em algumas cidades?

O risco é muito grande de termos epidemia de chikungunya no verão, então é preciso que a gente se antecipe, como nós pudermos, por que já fomos pegos, com uma epidemia no município de Feira se Santana, em setembro. Embora o boletim de controle da doença apresente uma tendência de queda, não nos tranquiliza. A gente sabe que a taxa de ataque da doença varia de uma forma, que se ocorre num município com um número grande de pessoas, e vale lembrar que todas são suscetíveis, a gente pode ter um problema muito sério, com relação à transmissão da doença. Porque a velocidade de adoecimento é muito maior do que na dengue. De 38 a 63% da população de um território, pode ser atingida pela doença durante o primeiro mês de ocorrência. Então se a gente pensar, que aqui em salvador 1 milhão de pessoas pode adoecer no verão, é muito avassalador,e não vai ter serviço de saúde que dê conta. Então a gente tá tentando evitar isso ao máximo. A gente ainda tem um risco de epidemia de dengue pelo vírus 1 que está voltando a circular, e é um vírus que dá muito mais forma grave da doença do que o vírus 4, que é o que está circulando em maior quantidade entre 2013 e 2014. 
 
Quais as medidas da Sesab para evitar que isso aconteça?

A Divep (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) junto com todas as coordenações da área de doenças transmissíveis da diretoria - são cinco coordenações técnicas - estão numa ação ampliada de buscativa, junto às 31 regiões de saúde do estado da Bahia e aos 417 municípios, porque temos setenta municípios já com alguma notificação, porém temos uma preocupação muito grande porque a maioria só tem um caso notificado. E isso não corresponde às características de transmissão da doença, a chikungunya não se comporta dessa forma, então pra ampliar a capacidade de visualização, nós estamos nos empenhando nessa ação. Vai ser feita a partir de uma consulta semanal as 31 regionais que vão por sua vez, nos passar informações de buscativa dos 417 municípios, naquele período de uma semana, para que nós possamos fazer as intervenções de controle de forma oportuna. Estamos realizando capacitação de profissionais, nós temos reunião semanal aqui no estado da Bahia, na diretoria de vigilância epidemiológica, para discutir as intervenções da resposta estadual e validá-las, isso envolve vários setores da secretaria e não só a vigilância epidemiológica, é uma resposta coordenada da Sesab. Recomendamos a todos os municípios atingidos, principalmente os mais afetados como Salvador, Feira de Santana e Riachão do Jacuípe que tenham respostas coordenadas semanais também, e tenham seus planos de contingência, no nosso (que é o plano estadual) já foram aprovadas as estratégias e a execução do plano está em curso. 
 
Já existe algum mapeamento das cidades mais vulneráveis a uma possível epidemia? 
Sim, nós temos 14 municípios no estado que são vulneráveis pra epidemias de dengue, logo, esses municípios também são vulneráveis pra o vírus chikungunya. Inhambupe, Jacobina, Lauro de Freitas, Salvador, Simões Filho, Andaraí, Cachoeira, Catu, Dias D’Ávila, Itaparica, Madre de Deus, Santo Amaro, Terra Nova e Valença são os que correm mais risco. Nessa lista tem municípios pequenos, mas também tem grandes municípios. Porém nós temos 417 municípios infestados com o mosquito no estado da Bahia, e temos quase 100% dessa população suscetível para contrair o vírus se for picado por um mosquito infectado e como a taxa de ataque varia de 38 a 63%, perceba a gravidade disso. Aqui em Salvador seriam 1 milhão de pessoas, praticamente toda a população é suscetível, nós já temos casos suspeitos de chikungunya em todos os distritos sanitários, pelo menos 1 em cada distrito de Salvador e com isso nós já fizemos bloqueio desses casos.
 
Como é medido esse risco? 

A vulnerabilidade é analisada em relação ao número de casos de dengue notificados, nas duas últimas semanas epidemiológicas, as amostras enviadas para exame de dengue, o número de amostras positivas pra exame de dengue, as ocorrências de casos de dengue grave e a solicitação de leito de internação pra dengue.  Esses são os parâmetros daqui do estado da Bahia. Em salvador são 12 distritos sanitários, na verdade esses distritos sanitários de Salvador são como municípios com mais 200 mil habitantes, temos distritos com mais de 400 mil habitantes, é uma situação que preocupa muito mesmo.

 
Como serão realizadas as ações de controle? 

Independente de ter casos registrados, nós vamos começar a partir desse mês de dezembro, a buscativa de outros casos, por conta do silêncio, digamos assim, do restante do estado em relação a transmissão. Isso está nos preocupando muito, e em função disso, nós implantamos e já foi passado para as 31 regionais. Na última segunda-feira, fizemos uma reunião para definir a operacionalização dessa ação. Como o bloqueio de casos, por exemplo, no caso da dengue, só fazemos no local de residência, já no caso de chikungunya é feito no local de residência , no local de trabalho e no local que a pessoa estuda, é uma intervenção ampliada. Mas nós queremos mais, precisamos saber mais, por isso que a gente vai fazer esse monitoramento, através de buscativa semanal, inclusive com informação negativa. Por exemplo, se não teve notificação, nós vamos exigir que os municípios digam: “não teve notificação de chikungunya” e assine embaixo. Isso significa que não é só verbal, ele tem que ter ido conferir se não tem, porque a gente precisa pra tentar eliminar e o único prazo que nós temos são esses primeiros meses antes do verão, precisamos aproveitar o fato de não termos ainda um número grande de pessoas de outros lugares, o que pode levar o problema para outros locais. Então por isso a nossa preocupação de agilizar essa resposta estadual com relação à transmissão da doença. 
 
Como é feito o bloqueio de caso? 

O bloqueio de caso tem várias atividades, uma delas é a borrifação com a máquina costal de UBV, chamada UBV leve porque é feita com a máquina nas costas, portátil. Simultâneo, em algumas situações, acontece o bloqueio com o carro de UBV o fumacê. Fora isso, tem as atividades de varredura da área onde tem notificação de caso, com busca de foco, com mutirão de limpeza, com buscativa de outros casos suspeitos para que se amplie ou mantenha o bloqueio naquela proporção que está recomendado, que é um raio de 50 metros, diferente do da dengue que é um raio de 30 metros. Todas as casas que estão dentro desse raio, são borrifadas, independente de terem ou não registro. Se o profissional acha mais casos suspeitos, ele tem que ampliar aqueles 50 metros.
 
Como foram definidas essas ações? 

Pela nossa equipe, não existe nada desenhado formalmente para a vigilância, e por isso nós tivemos que de alguma forma adaptar e cria, além de definir algumas coisas aqui no estado da Bahia, porque nós somos o único estado que já tem uma epidemia de casos autóctones. Por isso nós fomos desafiados, digamos assim, e tivemos que agir de uma forma muito oportuna, muito pronta e muito ampliada. O desafio na verdade é esse. Além disso, tem toda a ação que está prevista para o controle do Aedes aegypti, e pra vigilância da chikungunya a principal é você fazer o isolamento solidário dos casos que já estão confirmados.
 
Como funciona esse isolamento solidário? 

Todo indivíduo com febre de início súbito maior que trinta e oito e meio, e dor intensa nas articulações também de início agudo, acompanhada ou não de edemas (que são os inchaços) não explicados por outras condições, ou seja, uma dor articular que não tem outra causa cogitada, e se tiver, tem que descartar no processo de investigação, tanto clínica quanto no processo da vigilância epidemiológica. É preciso verificar se essa pessoa se deslocou para uma área que possui casos confirmados ou que já tenha casos suspeitos nas últimas duas semanas, é preciso fazer isso de forma ampliada, justamente para ter uma segurança maior de que vamos passar o verão sem ter epidemias em outros municípios, além de Feira de Santana, que tem exportado tanto para outras cidades da Bahia quanto para outros estados. 
 
Então esse grande fluxo de pessoas viajando pode ajudar a espalhar? 

Pode, não só espalhar, trazendo de outros estados do Brasil que tenham casos confirmados, como por exemplo, Amapá, quanto pode levar daqui pra outros lugares também. Às vezes as pessoas estão no período de encubação levando ou trazendo a doença. 
 
Qual seria a recomendação para quem vai viajar?

Quem está com febre precisa verificar se não é nenhuma doença transmissível, na verdade quem tá com febre o ideal é não viajar. Porque, primeiro, precisa saber se está bem pra viajar, segundo, porque se for uma doença como chikungunya, se a pessoa adoecer durante uma viagem, não vai aproveitar nada, porque a doença realmente incapacita, é difícil até pra dormir, então quem dirás pra fazer as atividades cotidianas como escovar os dentes, pentear os cabelos, enfim... É uma doença que compromete a autonomia das pessoas na fase aguda e se ela perdura esse comprometimento pode durar um pouco mais de tempo.
 
Os sintomas da chikungunya são piores que os da dengue?

São sim, a pessoa fica incapacitada de trabalhar por pelo menos 15 dias, e a depender da evolução da doença, isso pode se estender para 30, 60, 90 dias. O médico tem que ir acompanhando, para ir colocando o doente a par da situação conforme ela se apresenta.
 
Então qual seria a recomendação para quem já está infectado? 

Evitar contato com o mosquito quando estiver no período febril porque pode transmitir pra outras pessoas da casa. O ideal é usar repelente, dormir em baixo de cortinado. O recomendado é não ir trabalhar, porque a pessoa fica incapacitada, tem gente que vai mesmo assim. Mas não deve ir, porque o repouso é importante, faz melhorar e melhora o prognóstico e evolução da doença, nesses primeiros dias o repouso tem que ser absoluto, pelo menos nos 10 primeiros dias, isso ajuda a melhora futura, usar compressas frias, e o isolamento é solidário nesse sentido, de evitar que outros casos ocorram a partir de você. 
 
Então, em caso de suspeita o que a pessoa deve fazer? 

Procurar o atendimento médico, não se automedicar, não usar anti-inflamatório nem nenhuma automedicação porque pode ser dengue junto com chikungunya, inclusive. Porque é possível ter as duas doenças ao mesmo tempo. Em Feira de Santana foram registrados alguns casos nessa condição. Usar medicamento sem orientação médica pode agravar um caso de dengue, pois se a pessoa toma analgésico ou anti-inflamatório pode provocar sangramento por exemplo. A chikungunya não provoca sangramento, mas a dengue pode dar, se a pessoa tomar algum medicamento com ácido acetilsalicílico, pode precipitar ou fazer surgir manifestação hemorrágica. E, no caso da chikungunya, os antiinflamatórios não estão recomendados nesse primeiro período, só o analgésico a base de  paracetamol e dipirona não injetável, que pode ser utilizada mas com restrição por conta de ter efeitos adversos. Então tem que evitar automedicação, é preciso ter um primeiro atendimento, geralmente a primeira consulta demora porque o médico tem que fazer um exame físico sistemático completo do paciente, como deve ser, e uma história epidemiológica e clínica que vá afastando outras coisas que se confundem, como malária, leptospirose,  meningite...Principalmente a depender da situação da época do ano tem que pensar quais são as doenças que fazem exclusão com chikungunya, mas essas quatro que eu citei são as principais, a dengue, malária, leptospirose, e a meningite. 
 
Já está havendo alguma capacitação dos médicos? 

Sim, várias, aqui no estado da Bahia. Temos vídeo aula disponível, no dia 13 e 14 de outubro nós tivemos uma capacitação, teórico prática no município de Feira de Santana, com médicos e fisioterapeutas de outros estados. Foi uma parceria entre o Ministério da Saúde, a Sesab, a secretaria de Saúde de Feira de Santana e o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Essa foi a mais recente, mas a nossa primeira capacitação aconteceu aqui no dia 24 de setembro, com o Dr. Cleber Luz, que veio nos dar um apoio, ele é um médico de referência do Ministério da Saúde. De lá pra cá nós já fizemos diversas. Eu mesma já gravei um vídeo aula, na Fundação Estatal de Saúde da Família, nós estamos com uma agenda de sensibilização das urgências e emergências e prontos atendimentos aqui do município de Salvador, que são da rede própria.
 
Para prevenção são os mesmo cuidados que já temos com a dengue? 

Sem o vetor a doença não existiria, para prevenção da infestação é necessário eliminar o criadouro, se o morador não puder eliminar sozinho, ou se a visita do controle epidemiológico do município só for acontecer daqui a dois meses por exemplo, ele deve fazer contato com o órgão e chamar alguém. Essas visitas tem que acontecer, não vem acontecendo já para a dengue, e com a chikungunya a situação fica muito mais difícil.

E nos casos em que a visita não acontece com a frequência necessária, o que a população pode fazer?

A população tem o direito de requisitar isso ao município, que tem o dever de garantir a visita. Porque essa atividade continua no programa de controle da dengue, com seis visitas ao ano uma a cada dois meses, a depender do município tem uma prioridade em termo de população que está fazendo essas visitas, mas que tem que ser feitas tem, pelo menos em 80% dos imóveis dos residentes no município. 

Como a população pode ter acesso às informações sobre a doença e sobre as ações de combate e prevenção desenvolvidas pela Secretaria de Saúde? 

Tem um site da Secretaria Estadual de Saúde, onde publicamos toda quarta-feira o boletim atualizado com informações sobre a transmissão de chikungunya e dengue, lá tem registros do total de casos notificados, confirmados e dos óbitos. Lá também tem todos os municípios que tiveram mais de um caso notificado.

FONTE: COLUNA SAÚDE DO BN/REPRODUÇÃO 06/12/14

Bahia: TJBA SUSPENDE EXPEDIENTE NESTA SEGUNDA(8) EM TODO O ESTADO

TJBA tem expediente suspenso nesta segunda-feira em todo o estado
Foto: Angelino de Jesus
Todas as unidades do Poder Judiciário do Estado da Bahia terão seus expedientes suspensos nesta segunda-feira (8), devido à comemoração do N.Dia da Justiça. Apenas estarão em funcionamento serviços essenciais. Confira aqui o que vai funcionar  Informações do BN.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Salvador: Educação convoca mais 188 professores do último concurso



A Secretaria Municipal de Educação de Salvador,convocou, ontem(4) 188 professores. Os profissionais, cuja lista está no portal  www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br  têm até 2 de janeiro para comparecer à Secretaria de Gestão (Av. Vale dos Barris, 125). Informações: pcre@salvador.ba.gov.br ou telefone 2201-8017. Informações da coluna satélite do Correio.

ENADE 2014: Estudantes faltosos poderão receber Diploma

Os universitários que terminam o curso neste ano, mas não fizeram a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2014, aplicada no dia 23 de novembro, poderão justificar a ausência, para obter o diploma. O pedido deve ser apresentado na instituição de educação superior na qual o estudante está matriculado. As regras para o pedido foram publicadas na edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial da União. 

O Enade é aplicado em todo o país aos estudantes do último ano de graduação. Os estudantes só recebem o diploma depois de fazer o Enade. Não existe um desempenho mínimo obrigatório dos alunos, porque o resultado serve apenas para compor índices que medem a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. Caso a justificativa seja aceita pela instituição, o coordenador do curso registrará a situação no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) entre 17 de dezembro de 2014 e 30 de janeiro de 2015. O formando que tiver o pedido negado pela instituição, apesar de a ausência ter ocorrido por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal, poderá recorrer diretamente ao Inep, de 4 a 17 de fevereiro de 2015. 

Nesse caso, terá de apresentar requerimento de dispensa do exame, declaração original de aluno regular e habilitado ao exame de 2014, comprovada por assinatura do responsável na instituição e documento comprobatório do impedimento para a participação. Os dois primeiros documentos estarão disponíveis no portal do Inep. Este ano alunos de 33 cursos superiores de ciências exatas, licenciaturas e áreas afins foram escalados para fazer as provas. Foram 483.520 inscritos e o índice de abstenção chegou a 17,9%. 

fonte:bn

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Concurso: TJ da Bahia prorroga inscrições até 10/12

Foto:Joá Souza -atardeonline-reprodução

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para servidores para a próxima quarta-feira, 10. Com isso, o pagamento da taxa de R$ 68 para técnico e R$ 85 para analista pode ser efetuado até o dia 11 de dezembro.
O certame oferece 200 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para os níveis médio, técnico e superior com salário de R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24, além de auxílio alimentação e transporte.
As vagas para nível superior são para as áreas de Direito, Administração, Arquitetura, Serviço Social, Biblioteconomia, Jornalismo, Contabilidade, Economia, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Estística, Medicina, Odontologia, Psicologia e Tecnologia da Informação. Já as de nível médio são para atuar como escrevente e nas áreas administrativa e de tecnologia da informação
A inscrição pode ser feita no site da Fundação Getúlio Vargas 
Fonte:atardeonline.

Minas Gerais: PRF encontra rebite em ônibus que deixou cinco mortos na BR-381,carro saiu de R. do Pombal-Ba

Acidente com ônibus que saiu da BA mata cinco e deixa 22 feridos em MG
Foto:O acidente foi na região de Bela Vista de Minas -reprodução


O ônibus de viagem que caiu em uma ribanceira às margens da BR-381, em Bela Vista de Minas, na Região Central de Minas Gerais, na madrugada desta quinta-feira, pode estar irregular. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo foi fretado e, por isso, tem que ter autorização Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fazer viagens interestaduais. A corporação ainda não encontrou a documentação. O motorista também pode ser responsabilizado pelo ocorrido. Dentro do coletivo foi encontrado medicamentos conhecidos como rebite, usados por condutores para ficar acordados em longas viagens. 

O acidente aconteceu por volta das 3h. O veículo saiu de Ribeira Pombal, na Bahia, com 27 passageiros, e seguia para São Paulo pela BR-381. Quando passava pela cidade de Bela Vista de Minas, o motorista perdeu o controle da direção e caiu na ribanceira. Cinco pessoas morreram na hora e outras 22 ficaram feridas. Todas as vítimas foram levadas para o Hospital Margarida, em João Monlevade. Segundo a assessoria de imprensa da instituição, 13 pessoas continuam internadas no local. Uma adolescente de 16 anos, com trauma de face e tórax, e um homem de 51 precisaram ser transferidos para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, devido ao grave estado de saúde que se encontram. 

O condutor do coletivo, que não teve o nome divulgado, conversou com os policiais rodoviários e afirmou que o ônibus apresentou problemas mecânicos, versão que não convenceu. “O motorista alegou que a direção do ônibus travou, mas pelas características do local e por não ter marcas de frenagem na pista, suspeitamos que ele cochilou”, explica o agente Felipe Pereira. 

Durante o atendimento ao acidente, foi encontrado medicamento dentro do veículo. “Alguns comprimidos de rebite foram apreendidos. Também estamos verificando a situação do ônibus, que pode estar irregular. Ele foi fretado e precisava de uma autorização da ANTT para fazer a viagem. Ainda não tivemos informações se eles tinham a documentação”, completou Pereira. 

O motorista sofreu ferimentos, mas recebeu atendimento e foi liberado. Ele e outros seis passageiros foram levados para um hotel que fica na BR-381, ainda na cidade. O estabelecimento cedeu acomodações e almoço e refeições para os passageiros, após um acordo com o responsável pelo ônibus, que está no local. Ainda segundo o hospital, um grupo de voluntários forneceu roupas para as vítimas. Elas permanecerão no local até a chegada de parentes ou até que a empresa responsável pelo frete defina se vai enviar outro coletivo para que o grupo siga viagem. 

Os peritos do Instit uto Médico Legal (IML) ainda não conseguiram identificar os mortos, que estavam sem documentos.
FONTE: Estado de Minas com informações de Cristiane Silva


quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

UNEB divulga locais de prova do Vestibular 2015 neste domingo (7)



Os candidatos inscritos para o Vestibular UNEB 2015 vão conhecer seus locais de provas a partir do próximo domingo (7), nos endereços eletrônicos  www.vestibular.uneb.br  e  www.consultec.com.br

As avaliações serão realizadas nos dias 14 e 15 deste mês, em estabelecimentos da capital e do interior do estado.
De acordo com o edital de convocação, os portões serão abertos às 7h20 e fechados às 7h50, seguindo o horário local. Os exames terão início às 8h.

No primeiro dia, os candidatos farão provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além de redação. Já no segundo dia, serão aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).


Fonte:Site da UNEB

Economia: Copom eleva taxa Selic a 11,75% na última reunião do ano


as taxas de juros médias do empréstimo pessoal e do cheque especial ...
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve o aperto monetário indicado na última reunião, no final de outubro, e elevou a taxa Selic a 11,75% ao ano. A decisão é válida até o próximo encontro, em 20 e 21 de janeiro. Trata-se da maior taxa de juros desde agosto de 2011. 
O BC iniciou a trajetória de alta em abril do ano passado, quando a taxa de juros passou de 7,25% (mínima histórica) para 7,5%. No governo de Dilma Rousseff, que assumiu a presidência com a Selic a 10,75%, a maior taxa, de 12,5%, foi vista em julho de 2011. 
A perspectiva de maior aperto monetário se dá em um ambiente de preocupação com a inflação. Para ancorar as expectativas, porta-vozes do BC têm sinalizado que poderão atuar de forma mais forte.
Levantamento realizado pela Agência Estado no final do mês passado mostrava que a maioria - 45 de 76 instituições financeiras - previa uma nova alta de 0,25 ponto porcentual da Selic, para 11,5%. Menos de uma semana depois, com os acontecimentos mais recentes, as estimativas viraram e agora a aposta, entre 41 de 62 casas, passou a 0,5 p.p., para 11,75%. 
No comunicado divulgado na noite desta quarta, o BC sinaliza que novos ajustes serão feitos com "parcimônia". "O Copom decidiu, por unanimidade, intensificar, neste momento, o ajuste da taxa Selic e elevá-la em 0,50 p.p., para 11,75% a.a., sem viés. Considerando os efeitos cumulativos e defasados da política monetária, entre outros fatores, o Comitê avalia que o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia", informa o texto.
A decisão foi unânime e teve votos do presidente do BC, Alexandre Antonio Tombini, e dos diretores Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

O Comitê afirmou, em sua última ata, que a aceleração da inflação havia motivado a elevação da taxa, enquanto o mercado aguardava manutenção. "Embora reconheça que outras ações de política macroeconômica podem influenciar a trajetória dos preços, o Copom reafirma sua visão de que cabe especificamente à política monetária manter-se especialmente vigilante, para garantir que pressões (inflacionárias) detectadas em horizontes mais curtos não se propaguem para horizontes mais longos", informou o documento.

Na semana passada, quando confirmado à frente do BC no novo mandato de Dilma Rousseff (PT), o presidente Alexandre Tombini quem reforçou o recado. Ele admitiu que a inflação acumulada em doze meses ainda seguia elevada e que, nessas circunstâncias, a política monetária deve se manter "especialmente vigilante" para evitar que ajustes de preço se espalhem para o resto da economia. Tombini apenas repetiu o que a ata do Copom anterior já havia trazido. Mas foi o presidente, em carne e osso, dizendo com todas as letras que estava preocupado com uma difusão da inflação.
A expectativa do mercado é de que o ano de 2015 seja diferente para as contas públicas. O ministro indicado para a Fazenda, Joaquim Levy, prometeu certa dose de austeridade para os próximos três anos, o que é um ganho e tanto para os efeitos da política monetária. E, é bom lembrar, qualquer ação tomada pelo Copom só terá efeito mesmo em meados de 2015.
Fonte:Veja c/Estadão
Imagem:reprodução

Senhor do Bonfim: Médico é preso por deixar de atender em um posto municipal para atender em clínica particular


Médico foi preso por abandonar expediente
(Foto: Blog Cléber Silva/reprodução
Um médico foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (3, em Senhor do Bonfim, por deixar de atender mais de 20 pacientes que o aguardavam em um posto municipal e priorizar o atendimento em seu consultório.
O clínico geral José Douglas Bezerra de Andrade foi autuado pelo crime de prevaricação e também por estelionato, uma vez que se passava por cardiologista – especialidade  identificada em uma placa, afixada na porta de seu consultório.   
A prisão do clínico geral ocorreu após uma fiscalização de rotina do Ministério Público (MP), para averiguar se médicos da rede pública municipal realmente cumprem suas jornadas de trabalho nos postos de saúde.  O promotor Rui Sanches esteve à frente da ação, que flagrou o médico atendendo a pacientes em seu escritório particular.
Servidor municipal concursado, José Douglas havia suspendido o atendimento a pacientes mais carentes, agendado para esta quarta-feira, e remarcado para o dia 20 de dezembro, alegando motivos pessoais. Mais de 30 pacientes o aguardavam no 1º Posto Municipal de Saúde na hora da fiscalização, muitos dos quais eram de outros municípios da região, a exemplo de Ponto Novo, e tiveram que retonar às cidades de origem. 
José Douglas foi conduzido ao Complexo Policial de Senhor do Bonfim onde segue à disposição da Justiça.

Pagou fiança de R$ 10 mil

O médico  foi  solto na tarde desta quinta-feira (4) após pagar a fiança de R$ 10 mil. José Douglas foi cancelou suspendeu o atendimento a pacientes mais carentes agendado para quarta-feira, alegando motivos pessoais. Ele remarcou as consultas para o dia 20 de dezembro. Segundo Rodrigo Almeida, um dos advogados do médico, o cliente vai poder continuar trabalhando, e acrecentou que ele só poderia ser suspenso caso o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) fizesse o pedido. "A gente ainda não viu o relatório do caso, só vamos adentrar nos méritos do fato quando concluir o inquérito policial, até para que as pessoas entendam melhor o que está acontecendo. 

O inquérito estava previsto para ser concluído em cinco dias, mas como ele foi solto, deve se estender um pouco mais, não sei exatamente quantos dias, mas não deve demorar muito. A juíza pediu apenas que ele suspendesse as atividades como cardiologista e só trabalhar como clínico geral", explica o advogado.




Fonte:Correio/reprodução bn

Salvador: Ex.governador Paulo Souto será secretario da Fazenda de ACM Neto

O prefeito ACM Neto anunciou na tarde desta quarta-feira (3) que Paulo Souto (DEM), candidato derrotado nas últimas eleições para governador na Bahia, irá assumir a Secretaria Municipal da Fazenda. Essa é a primeira mudança na gestão municipal anunciada pelo prefeito em coletiva de imprensa realizada no palácio Thomé de Souza.
(Foto: Evandro Veiga/reprodução)
 A transição na Sefaz começa nesta quinta-feira (04). Até 31 de dezembro, Mauro Ricardo, que vai assumir a Secretaria da Fazenda do estado do Paraná, continua à frente da pasta, tendo Paulo Souto permanentemente ao lado. A transmissão de cargo será em primeiro dia de janeiro.
Mauro Ricardo é administrador de empresas com pós-graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Auditor Fiscal da Receita Federal, ocupou os cargos de secretário de Estado da Fazenda de São Paulo e secretário de Finanças da Prefeitura de São Paulo, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde e superintendente da Zona Franca de Manaus.
Fonte: Correio da Bahia

Vestibular 2015: UNESP divulga lista dos aprovados para 2ª fase

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta quarta-feira, dia 3, a lista de aprovados para a segunda fase do vestibular 2015. A lista pode ser acessada no site da Unesp
O curso de medicina, em Botucatu, é o mais concorrido no vestibular, com 222,4 candidatos por vaga. Para a segunda fase, os candidatos deveriam acertar no mínimo 76 questões. Além de medicina, os cursos com maior concorrência são direito matutino, em Franca (66,4 candidatos por vaga); arquitetura e urbanismo, em Bauru (53,4); engenharia química, em Araraquara (47,9) e engenharia civil, em Bauru (44,1).

Para o ano letivo de 2015, a Unesp oferece 7.260 vagas em 174 cursos gratuitos de ensino superior, distribuídas em unidades localizadas em 23 cidades. A segunda fase do vestibular tem provas de conhecimentos específicos. 
No domingo, dia 14, serão 24 questões discursivas, sendo 12 de ciências humanas e 12 de ciências da natureza e matemática. 
Já na segunda-feira, dia 15, são 12 questões discursivas de língua portuguesa e literatura, língua estrangeira (inglês), educação física e artes e uma redação em gênero dissertativo.
Fonte:Veja

Vizinho confessa que matou adolescente de 15 anos em T. de Freitas

O motorista de uma cervejaria na Bahia foi preso após confessar ter matado e enterrado a vizinha, uma adolescente de 15 anos que estava desaparecida há cinco dias. O crime aconteceu em Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. Ele também é acusado de estuprar a garota.
A estudante Cassiane Lima dos Santos foi vista pela última vez no dia 27 de novembro, quando a mãe se despediu dela para ir ao trabalho. Ao retornar para casa, no horário de almoço, a mãe ficou preocupada. 
Cassiane, 15 anos, foi morta por vizinho
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
"Quando ela viu que a menina não estava em casa, e que o celular tinha ficado, ela se preocupou", disse a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Cátia Guimarães, ao Correio24horas.
A menina ficava em casa pela manhã, enquanto os dois irmãos mais novos iam para a escola. De tarde, a situação se invertia.
"Ela tinha um relacionamento excelente com a família. Jamais sairiria de casa sem deixar um bilhete para a mãe, avisando onde estava", conta a titular.
A cama da menina estava molhada de xixi, e somente a roupa que a menina usava de manhã, um babydoll, não estava em casa.
A porta da residência também estava aberta. A mãe de Cassiane informou o desaparecimento à polícia da cidade, que passou a investigar o caso.
Vizinho se torna suspeito do desaparecimento
No dia seguinte, ela lembrou de um fator importante - Cassiane já tinha sido assediada anteriormente pelo vizinho delas, Ismael de Jesus Moraes, 28 anos. O acusado é casado e tem três filhos com a companheira. Ele trabalhava como motorista de uma cervejaria na cidade.
http://www.sulbahianews.com.br/userfiles/image/2014/Novembro%202014/mobi4.JPG
Mãe de Cassiane estranhou ao chegar em casa e não encontrar filha
(Foto: Sul Bahia News)
Na noite anterior ao crime, a família dele tinha dormido na casa da sogra do motorista, e ainda não tinha retornado. Ainda segundo a a polícia, ele já tinha sido preso anteriormente por desmanche e receptação de carros roubados, além de também responder por estupro de vulnerável na cidade de Prado em 2007.
"Ela nos informou de um buraco entre os muros das casas vizinhas, e de que poderia ter passado por ele, como já fez anteriormente", relata a delegada Cátia. "Verificamos que no dia em que Cassiane desapareceu, Ismael chegou no trabalho com quase uma hora de atraso, e justificou dizendo que tinha passado mal", conta.
Testemunhas do caso foram ouvidos pela polícia, e alguns fios de cabelo foram encontrados no porta-malas do carro do acusado. A mãe da jovem reconheceu a possibilidade dos fios serem da filha, e a polícia coletou material dela para realizar um exame de DNA.
Durante este processo, o motorista foi ouvido na 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). "Ele entrou em algumas contradições, e por causa disto entramos com o pedido de prisão temporário dele", afirma a delegada Cátia.
Pai implora para que filho confesse o crime; jovem foi esganada por vizinho
Ismael foi preso na terça-feira (2). "O pai dele, que já sabia que o filho tinha feito algo com Cassiane, implorou para que ele contasse tudo", relata a titular. Foi quando o motorista confessou o crime, e apontou o local onde deixou o corpo da estudante.
O motorista Ismael foi preso e confessou ter matado a vizinha
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Cassiane foi encontrado em uma fazenda de eucaliptos situada a 30 quilômetros de Teixeira de Freitas. A jovem estava com um arame no pescoço, e sem a parte de baixo do babydoll. Segundo a polícia, a perícia inicial apontou que houve abuso sexual, mas  Ismael nega.
"Ele disse que entrou na casa e tentou ficar com ela, mas que a garota não quis e reagiu. Por conta disso, ele começou a esganá-la e em seguida quebrou o pescoço dela", conta a delegada.
O acusado não percebeu que a vizinha tinha morrido, e achou que a garota apenas sofreu um desmaio. "Ele então pegou um arame, terminou de sufocar a menina, colocou ela no fundo do carro e jogou o corpo neste local [no campo de eucaliptos]".
Quando o motorista saiu do trabalho, ele voltou ao local do crime e enterrou o corpo de Cassiane em uma cova rasa, coberta com folhas de palmeiras.
"Ele nega que estuprou a jovem, mas a perícia aponta que houve abuso sim. No entanto, a confirmação da violência sexual só poderá ser feita depois que o resultado dos laudos saírem, em até 20 dias", afirma a delegada Cátia. Os exames foram enviados para Salvador.
População revoltada tenta linchar acusado após prisão
O corpo de Cassiane foi enterrado ainda na terça-feira (3), no cemitério Jardim da Saudade. Ela tinha dois irmãos mais novos - uma menina de 14 anos, e um menino de sete.
"Ela era uma menina muito querida pelos amigos da escola e da igreja, assim como pela família", lamentou a titular da Deam. Revoltados com a atitude de Ismael, os moradores de Teixeira de Freitas cercaram a 8ª Coorpin após a prisão dele, e tentaram linchar o motorista.
"Eles quebraram o vidro da viatura e tentaram espancar ele, enquanto fazíamos a transferência para a penitenciária", disse Cátia Guimarães. O acusado está preso no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde deve responder pelo crime de estupro, seguido de morte e ocultação de cadáver. Ismael está em uma cela isolada dos outros detentos.

Fonte:Correio da Bahia

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Câmera: Conselho de ética arquiva pedidos de investigação contra Afonso,Rui e Pellegrino

Afonso Florence rui costa nelson pellegrino
Dep. Afonso Florence, o Dep. Federal licenciado e gov. eleito da Bahia Rui Costa e o Dep. Nelson Plelegrino foto:reprodução
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou os pedidos de investigação do envolvimento de deputados petistas da Bahia no desvio de R$ 17,9 milhões do Fundo de Combate à Pobreza. Os parlamentares são Rui Costa, recém-eleito governador da Bahia, Afonso Florence e Nelson Pellegrino e o esquema teria ocorrido desde 2004.
Os três relatores escolhidos para analisar os casos, Wladimir Costa (SD-PA), Mauro Lopes (PMDB-MG) e Ronaldo Benedet (PMDB-SC) concluíram que não há provas para levar adiante o processo. Os acusados apresentaram defesa por escrito ao Conselho de Ética e documentos como certidões de nada consta do Ministério Público da Bahia.
Os petistas foram levados ao Conselho após denúncias publicadas em setembro pela revista Veja. PSDB e DEM, principais partidos de oposição, entraram com representações contra os parlamentares.
Segundo a publicação, o valor era destinado à construção de mais de 1,1 mil casas populares e foi desviado com a participação da ONG Instituto Brasil. A presidente da organização, Dalva Sele Paiva, denunciou o esquema, mas não deu evidências concretas de sua existência. Informações do Diário do Poder.

Bahia: Concurso TJ encerra inscrições dia 04(quinta)

Inscrições para concurso do TJ-BA terminam nesta quinta-feira
Foto: TJ-BA
As inscrições para o concurso público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) terminam nesta quinta-feira (4), às 23h59. O concurso é destinado ao provimento de cargos de nível superior, nível médio e nível técnico. O concurso oferece 200 vagas para os cargos de analista e técnico judiciário, sendo 107 para nível superior, 81 para nível médio e 12 para nível técnico, com formação de cadastro de reserva. 

Também ficou definido que 70% das vagas serão destinadas aos cartórios judiciais. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 85 para nível superior e R$ 68 para nível médio e técnico. Os salários são de R$ 3.091,21 e R$ 5.117,24, respectivamente, para nível médio e nível superior, mais auxílios alimentação e transporte. 

As áreas contempladas no concurso são de direito, administração, tecnologia da informação, arquitetura, assistência social, biblioteconomia, comunicação com habilitação em jornalismo, contabilidade, economia, enfermagem, engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica, estatística, medicina, odontologia e psicologia. As provas, com questões objetivas e discursivas, serão realizadas em Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Salvador e Vitória da Conquista no dia 25 de janeiro. O último concurso foi realizado em janeiro de 2005, para as serventias judiciais. Para mais informações ou esclarecimentos, ligue para (71) 3372-5401, 0800 283 4628 ou envie um e-mail para concursotjba@fgv.br ou acesse o site da Fundação Getúlio Vargas organizadora do evento.

Fonte:BN/reprodução

ANTT aprova aumento da tarifa de pedágio nas rodovias BR- 116 e 324

Pedágio em rodovias concedidas à ViaBahia subirá
Foto: Divulgação
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou aumento na Tarifa Básica de Pedágio (TBP) do sistema rodoviário composto pelas rodovias BR-116 e 324, na Bahia, e BA-526 e 528, trecho Divisa BA/MG - Salvador - Acesso à Base Naval de Aratu, explorado pela ViaBahia Concessionária de Rodovias, conforme resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU). 
Segundo o documento, a tarifa passará de R$ 3,10 para R$ 3,40 para a categoria de veículo 1 nas praças de pedágio P3, P4, P5, P6 e P7. A taxa também aumentará de R$ 1,70 para R$ 1,90 para a categoria de veículo 1 nas praças de pedágio P1 e P2. Os novos valores começam a vigorar a partir da zero hora do dia 7 de dezembro. O reajuste é resultado da aprovação da 4ª revisão ordinária e da 6ª revisão extraordinária do contrato de concessão.Informações do BN.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Bahia:Rui anuncia extinção de seis secretarias e corte 1.700 cargos comissionados

O governador eleito Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (1º) a extinção de seis secretarias e a criação de outras três pastas, em evento na Governadoria do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). As secretarias para Assuntos da Copa de 2014 (Secopa), Indústria Naval e Portuária (Seinp), Assuntos Estratégicos não existirão mais. As pastas de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) foram reformuladas. As pastas que foram criadas para administrar os setores foram a secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR, que entra no lugar da Sedir), Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS, que entra no lugar da Sedes) e a nova Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O corte de funcionários comissionados será de cerca de 1.700 cargos e as mudanças estimam uma economia de R$ 200 milhões, ampliando a qualidade dos serviços e modernizando o Estado.
Foto: Luana Ribeiro / Bahia Notícias
O projeto foi apresentado e também prevê a qualificação da gestão, através de indicadores e metas, o reforço nos controles internos das secretarias, e a eliminação de sombreamentos de competências entre os órgãos. Serão readequadas a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Empresa de Turismo da Bahia S.A (Bahiatursa) e o Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), que serão transformados em órgãos em regime especial, com vinculações, respectivamente, à nova SDR, à Secretaria de Turismo (Setur) e à Seinfra. A EBDA passa a se chamar Bahiater. Através do projeto de lei, o Estado propõe a alienação das suas cotas na constituição societária da Empresa Baiana de Alimentos S.A (Ebal), mediante realização de estudo técnico que demonstre o modelo e a forma para viabilizar a proposição. E a Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab) será extinta, tendo funções absorvidas pela Conder e por secretarias estaduais. 

Fonte:BN/reprodução

domingo, 30 de novembro de 2014

Feira: UEFS divulga gabarito do 1º dia do Vestibular 2015.1

O primeiro dia de provas para o vestibular 2015.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) neste domingo (30) teve abstenção de 16,8%. Dos 11.702 inscritos para as provas, 1.963 não foram aos locais de prova. O gabarito do primeiro dia de vestibular já foi divulgado pela Uefs.
Neste domingo, os candidatos fizeram provas de português, redação e língua estrangeira. Na segunda, é a vez de história, geografia e matemática. Por fim, na terça, último dia de provas, as questões são de física, química e biologia. Informações do Correio da Bahia.

(Foto: Divulgação)