• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 8 de junho de 2024

CÂMARA: CANDIDATO A PRESIDÊNCIA, ANTONIO BRITO PROMETE NÃO DISPUTAR REELEIÇÃO

                                                         Dep. Antônio Brito - foto:reprodução/facebook

Circulando descontraidamente entre diversos parlamentares que acompanharam na noite da última quarta-feira (5) a posse da nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia (FpBio), o deputado Antônio Brito (PSD) respondia aos colegas já sendo chamado como “presidente”, em cumprimentos que vinham desde o Salão Verde até o local do evento, no Salão Negro da Casa.

“É só um carinho dos colegas”, dizia ele, tentando amenizar a empolgação de seus aliados.

Brito, contudo, sabe que o que ele chama de carinho é, na verdade, um sinal de que ele tem se fortalecido na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. O pleito, que ocorre em fevereiro do próximo ano, vai colocar na cadeira mais importante da Casa o sucessor de Arthur Lira (PP-AL).

Brito não é o candidato de Lira, que tem defendido entre os colegas parlamentares a candidatura do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA).  Ainda assim, tem conseguido aproximar adversários, e tem crescido na preferência entre os colegas que vão votar na eleição de fevereiro.

“Eu fiquei feliz com as pesquisas que saíram. E tenho dito a todos os colegas que, se ganhar, não vou concorrer à reeleição!”, afirmou o deputado. Questionado se os colegas estavam confiando em sua promessa, afirmou: “Eu falo, eles não acreditam muito. Mas eu garanto. Se eu ganhar,  não vou disputar a reeleição”.

Antonio Brito, líder do PSD, está há meses na campanha pela eleição na Câmara. Ele sabe, no entanto, que para ser eleito precisa também conversar bem com o Senado. E, durante os dias que está na Casa, é comumente visto cruzando entre os carpetes verde (Câmara) e azul (Senado), sempre acompanhado por um assessor.

Brito, que disputa o cargo pela primeira vez, tem entre seus cabos eleitorais Gilberto Kassab, presidente de seu partido. O próprio Kassab tem feito reuniões frequentes, tanto na Câmara quanto no Senado, para apresentar os “potenciais” do candidato, que já começa a incomodar Lira.

O candidato do atual presidente da Casa, Elmar Nascimento, confia no voto da bancada evangélica para se eleger. Kassab tem buscado ir além. O presidente do PSD tem mantido contatos com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. O PL é hoje a maior bancada partidária da Câmara , e ainda não declarou voto a nenhum candidato. O PSD ainda tem mantido reuniões frequentes com PP e Republicanos.

Fonte: CONGRESSO EM FOCO - 08/08/2024 23H:16

Gaza: Israel mata 210 civis em ação que resgatou 4 reféns pegos pelo Hamas

                                           Caos após massacre em Nuseirat no Hospital Al-Aqsa, em Gaza. foto:reprodução

Israel lançou um brutal ataque ao campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, que deixou pelo menos 210 mortos e mais de 400 feridos, na manhã deste sábado (8). Um mercado, lotado, foi um dos alvos dos mísseis disparados por caças supersônicos das IDF (Forças de Defesa de Israel, na sigla em inglês) e navios militares ancorados no litoral mediterrâneo do território palestino.

A devastadora carnificina ocorreu nos momentos que envolveram uma operação de resgate levada a cabo por unidades especiais da IDF que conseguiu recuperar quatro dos reféns tomados pelo grupo radical Hamas nos ataques lançados em território israelense em 7 de outubro do ano passado. As imagens, chocantes, mostram muitos civis, sobretudo crianças, totalmente ensanguentados e dilacerados, sendo carregados por outros civis em estado de desespero.

A direção da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Gaza, que atua no Hospital Al-Aqsa, classificou a situação no atendimento às vítimas como “pesadelo”, já que não há profissionais, insumos e instalações adequadas “para tratar um número esmagador de pacientes gravemente feridos, muitos dos quais são mulheres e crianças”.

                                    foto:reprodução/redes sociais

A direção da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) em Gaza, que atua no Hospital Al-Aqsa, classificou a situação no atendimento às vítimas como “pesadelo”, já que não há profissionais, insumos e instalações adequadas “para tratar um número esmagador de pacientes gravemente feridos, muitos dos quais são mulheres e crianças”.

amuel Johann, coordenador de MSF em Gaza, questionou aos gritos numa transmissão da rede de notícias Al Jazeera, do Catar, “quantos mais homens, mulheres e crianças terão de ser mortos antes que os líderes mundiais decidam pôr fim a este massacre?”.

Fonte: Revista Fórum - 08/06/2024


Bahia: Hospitais reclamam de falta de pagamento dos serviços prestados ao Planserv

 

                                             foto:BN - 08/06/2024


A  Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) cobra do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) o pagamento de serviços prestados por instituições de saúde da Bahia.


Na última quinta-feira (6), a AHSEB enviou um ofício para o Planserv e para a Secretaria de Administração (Saeb) - pasta responsável pelo plano de saúde - solicitando urgência na resolução do problema. 


“A AHSEB tem sido informada que a solicitação de nota fiscal aos prestadores tem sido postergada a cada mês e, consequentemente, o pagamento, comprometendo o fluxo de caixa das instituições de saúde, e portanto, folha de pagamento, médicos, fornecedores de insumos”, diz um trecho do documento ao qual o Bahia Notícias teve acesso.


Fonte:BN 08/06/2024

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho(Sexta-feira)



As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam nessa sexta-feira (7).

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante

onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Fonte: Agência Brasil c/adaptações

Salvador: Taxista assassinado prestava serviços a traficantes, diz emissora

                                                foto:Reprodução/Redes Sociais

O taxista José Carlos dos Santos Júnior, de 40 anos, morto a tiros no bairro Cidade Nova, em Salvador, realizava o transporte de traficantes, segundo consta no inquérito da Polícia Civil, que investiga o ataque ocorrido no último dia 30 de maio, na Rua 1º de Janeiro. A informação é da Record Bahia.

José Carlos estava fazendo o transporte de um passageiro, identificado como Edicleiton Olindo Pires, quando homens atiraram em direção a seu carro antes do desembarque do "cliente". A suspeita inicial era de que o verdadeiro alvo era o passageiro, que também foi baleado e não resistiu.


O taxista era pai de um garoto de 12 anos e natural da cidade de Elísio Medrado, no Recôncavo baiano, onde o seu corpo foi sepultado. Ainda conforme a Record Bahia, a família de José Carlos foi informada sobre a linha de investigação que o coloca com uma pessoa que prestava serviços de transporte para criminosos.

A emissora afirma também que um dos executores foi identificado como Caio Santana da Silva. Ele estaria cumprindo ordens de um traficante de alcunha Vitinho e estava solto há apenas uma semana após um período preso.

Quinze dias antes de sua morte, o taxista sofreu um assalto no Comércio. Ele ficou na mira de criminosos armados e foi levado para o Condomínio Santa Luzia, conhecido como “Carandiru”, na Avenida Jequitaia. O local recentemente foi alvo de uma operação policial que resultou na prisão de quatro suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas.

O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Homicídios (DH/BTS). O BNews não conseguiu localizar a família do taxista. Um dia após o crime, eles estiveram no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML), nos Barris, mas preferiram não conceder entrevista às emissoras de TV que estavam no local para a cobertura do duplo homicídio.

Fonte:BNEWS - 08/06/2024

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Caso Marielle: Em manuscrito, Lessa revela fala de irmãos Brazão: “Rivaldo é nosso”

O chefe de Polícia Civil, delegado Rivaldo Barbosa Caso Marielle

foto:reprodução

Em manuscrito com letras de forma, o ex-policial militar do Rio de Janeiro Ronnie Lessa disse à Polícia Federal que o ex-chefe da Polícia Civil do Rio Rivaldo Barbosa era reverenciado pelos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão como um “guru” no planejamento do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes em março de 2018. Os irmãos diziam, ainda, segundo Lessa, que Rivaldo era forte aliado. “O Rivaldo é nosso”, afirmaram em reunião para combinar a execução.

As falas são narradas por Lessa em texto escrito antes de fechar a delação premiada com a Polícia Federal. Ronnie Lessa informou ter renunciado a seu direito ao silêncio e decidiu fechar a colaboração premiada. Ele fez entrevista privada com seus advogados, e a proposta de colaboração premiada foi levada à Polícia Federal em material manuscrito, com anotações de Lessa.

No documento, o ex-PM escreveu a próprio punho que os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão chamavam Barbosa de “guru”. O ex-delegado era citado ainda como uma “garantia para o bom desfecho da missão e como autêntica ‘carta branca’ para o plano”.

Lessa, Rivaldo e os Brazão estão todos presos.

Segundo relatou Lessa, no momento da “pré-delação”, os irmãos incluíam Rivaldo Barbosa “claramente como parte integrante do plano”. Lessa narra situação em que Macalé, interlocutor dos mandantes do crime, faz o seguinte comentário:

 Pô, padrinho. Se eu soubesse que o sr. tinha esse contato, eu não tinha nem sido preso. Foi a equipe do Rivaldo que me prendeu…
– Pô, negão. Tu não se comunica, cara. O Rivaldo é nosso. Ele segura tudo lá, “sem aval dele ninguém faz nada”.

Veja:

texto manuscrito por Ronnie Lessa em delação no caso Marielletexto manuscrito por Ronnie Lessa em delação no caso Marielle

Em uma segunda reunião para prosseguir a operação e mudar o local da execução para fora da Câmara dos Vereadores, mais uma vez Rivaldo surge como ponto-chave, conforme Lessa relatou à PF. “Logo após sugerirmos a ideia, ouvimos de Domingos: ‘É exigência do Rivaldo. Temos que cumprir do jeito que ele determinou'”.

texto manuscrito da delação de Ronnie Lessa no caso Marielletexto manuscrito da delação de Ronnie Lessa no caso Marielle

Ainda nos termos escritos à mão, Lessa diz que Rivaldo “empurrou com a barriga” até o fim a intervenção federal no caso Marielle. “Não concluiu o caso propositalmente e nomeou Giniton (Lages), que era de sua confiança.”

Inocente

No âmbito das investigações, o delegado Rivaldo Barbosa, acusado de ser um dos mentores intelectuais do assassinato de Marielle Franco, foi ouvido na segunda-feira (3/6), na Penitenciária Federal de Brasília. Na ocasião, alegou inocência e voltou a repetir que nunca esteve com Domingos e Chiquinho até o momento de sua prisão, quando foram juntos no avião para sistema prisional na capital da República.

As informações nos manuscritos vieram à tona nesta sexta-feira (7/6), após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubar sigilo da delação premiada de Ronnie Lessa, apontado como o atirador responsável pelas mortes da vereadora Marielle Franco (PSol) e do motorista Anderson Gomes em março de 2018.

Fonte: Metrópoles - 07/06/2024 

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Banco aciona Justiça mais uma vez para cobrar dívida de R$ 360 mil de Jair Renan

                                        foto:reprodução


Um banco acionou novamente a 1ª Vara Cível de Brasília para que seja realizada uma pesquisa dos ativos financeiros de Jair Renan Bolsonaro. O objetivo é efetivar o arresto dos bens do 04 para o pagamento de uma dívida de R$ 360 mil.

Segundo o jornal O Globo, a instituição bancária recorreu à Justiça no dia 24 de maio. Na petição, foi solicitada a expedição de um novo mandado de intimação para o atual endereço de Jair Renan. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro está morando, desde março passado, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.

A solicitação com o novo endereço ocorre após tentativas frustradas de localizar Jair Renan. Até então, um oficial de Justiça vinha tentando encontrar o 04 no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, local onde funcionava a sede da Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia.

Também houve uma tentativa, frustrada, de intimar Jair Renan em uma casa no Lago Sul de Brasília. Esta ocorreu no dia 16 de maio, mas novamente o oficial de justiça não conseguiu encontrar o filho do ex-presidente.

De acordo com o jornal O Globo, a defesa de Jair Renan negou irregularidades e afirmou que o filho do ex-presidente foi vítima de golpe.

Banco: R$ 360 mil

Jair Renan Bolsonaro e a empresa Bolsonaro Jr Eventos e Mídia são cobrados por uma dívida de R$ 360.241,11. O banco acusa o 04 de não cumprir um acordo firmado em junho de 2023.

À época, o filho do ex-presidente reconheceu dívida e fez acordo para o parcelamento de R$ 291 mil, com promessa de pagamento em 60 meses, até 2028. Jair Renan, no entanto, não depositou nenhuma parcela.

Réu

Em 25 de março, a Justiça do Distrito Federal aceitou denúncia do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e tornou réus Jair Renan Bolsonaro e outras cinco pessoas. Todos são acusados de falsidade ideológica, uso de documento falso e lavagem de dinheiro. A decisão é da 5ª Vara Criminal.

A denúncia acusa o filho do ex-presidente Bolsonaro e outros réus, incluindo o seu ex-instrutor de tiros Maciel Alves de Carvalho, de forjar declaração de faturamento da RB Eventos e Mídia, de Jair Renan.

Fonte: ICL -06/06/2024 23h:17

SP: Jornalista perseguido por Zambelli de arma em punho é condenado por difamação




O jornalista Luan Araújo foi condenado por supostamente difamar a deputada Carla Zambelli (PL-SP) em uma coluna publicada na internet. A pena de oito meses de prisão foi convertida em serviços comunitários. Acesse o vídeo no UOL/Youtube em 06/06/2024.

Tragédia no RS: Lula anuncia 2 salários mínimos a trabalhadores


                                             Foto: Divulgação/Semae e prefeitura de São Leopoldo/reprodução


Durante viagem ao Rio Grande do Sul (RS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que pagará duas parcelas de um salário mínimo — de R$ 1.412 — cada para trabalhadores de empresas atingidas por enchentes no estado.

A primeira parcela será paga já no mês de julho. O montante previsto é de R$ 1 bilhão, a ser liberado em um novo crédito extraordinário.

O governo estima que a medida pode beneficiar até 434 mil funcionários. O total inclui: 326 mil empregados celetistas; 42 mil trabalhadores domésticos; 36 mil estagiários; e 27 mil pescadores artesanais.

A medida busca assegurar a manutenção de empregos. Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o benefício se dará por adesão das empresas. Em contrapartida, os estabelecimentos não poderão demitir funcionários por dois meses — mesmo período de pagamento das parcelas. A ação também não prevê redução de jornada.

Ou seja, os trabalhadores teriam quatro meses de emprego garantido. Os anúncios foram feitos sem a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O anúncio ocorreu durante a quarta visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao estado, ao lado de ministros. O chefe do Executivo visitou as cidades de Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, no Vale do Taquari, região bastante afetada pelas enchentes, nesta quinta-feira (6/6).

Na quarta (5/6), o governador Eduardo Leite (PSDB) havia entregado um ofício em que solicitava a adoção de medidas, semelhante ao que foi feito na pandemia, para evitar demissões. Entre as propostas, estavam o pagamento de um benefício emergencial para a manutenção de empregos, a possibilidade de redução da jornada de trabalho e do salário, e a suspensão temporária de contratos de trabalho.

Durante discurso, Luiz Marinho pediu “compreensão” dos empresários e do governo do estado. “Diferentemente da pandemia, em que as pessoas ficaram em casa, esse momento não é um momento de ficar em casa. É um momento de reconstrução, reorganizar a vida, reconstruir as empresas, as casas, para que nós possamos enxergar um horizonte em que o Rio Grande do Sul possa brilhar como sempre brilhou na economia brasileira”, destacou.

O ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, falou sobre a angústia dos gaúchos em relação aos seus empregos. “Presidente, sou testemunha, e, assim como Marinho, nesses últimos dias recebi dezenas de pequenos e médios empresários, com coração dolorido porque não sabiam como pagar a folha desse mês. A loja está embaixo d’água, pessoas que trabalham ali há 10, 20 anos, chorando juntos pra tirar o barro”, recordou.

O benefício será estabelecido por meio de um medida provisória, já assinada por Lula. Outra ação anunciada nesta quinta é a atualização do número de municípios que estarão aptos a receberem o Auxílio Reconstrução, voucher de R$ 5,1 mil para famílias atingidas por enchentes. Mais 76 cidades gaúchas serão contempladas.

Fonte:Metrópoles - 06/06/2024


SP: Tarcísio diz ter gratidão por Dilma e que Silas Malafaia não o conhece

Imagem colorida mostra Tarcísio de Freitas, do peito para cima, falando ao microfone. Ele é um homem branco de cabelo grisalho e veste camisa azul clara de manga curta

foto: Célio Messias/Governo do Estado de SP

São Paulo – O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) rechaçou, nesta quinta-feira (6/6), as acusações feitas pelo pastor Silas Malafaia de que ele tem atuado para que Jair Bolsonaro (PL) permaneça inelegível e, ao recordar a própria trajetória política, disse que “deu muito certo” ao trabalhar com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

“Outro dia o pastor [Malafaia] aí chegou e me descascou, disse que eu quero isso, que eu não vou ajudar o Bolsonaro. O cara não me conhece”, declarou Tarcísio durante painel promovido pela Galapagos Capital, no início desta noite.

O governador disse que chegou ao cargo de diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), durante o governo Dilma, após ter passado em um concurso e se disse grato pela relação com a petista.

“Trabalhei com a presidente Dilma sem alinhamento político. E ela sempre foi muito respeitosa comigo e eu com ela, deu muito certo. Eu não tenho uma queixa dela, muito pelo contrário, só tenho agradecimento”, afirmou.

O governador também disse que não teve “nenhum” cálculo político ao participar de ato ao lado do ex-presidente, em fevereiro deste ano na Avenida Paulista, em defesa de Bolsonaro por investigações que o acusam de tentativa de golpe de estado.

“O pessoal pergunta por que subi no carro de som no dia 25 de fevereiro com o Bolsonaro, qual o calculo político que eu fiz. Nenhum, pô. Eu subi porque ele é meu amigo, porque eu gosto dele, ponto. Vai ser meu amigo sempre, sempre vou ter gratidão por ele. Acabou”, afirmou.

O governador declarou que não tem interesse em pensar em uma possível candidatura à Presidência da República em 2026, mesmo sendo alçado ao posto de presidenciável por outros políticos: “Não estou pensando em eleição em 2026, não tenho o menor interesse nisso. Zero. De verdade.”

Fonte: Metrópoles - 06/06/2024

CONGRESSO: JORGE SEIF SEGUE LUCIANO HANG, APOIA “TAXAÇÃO DAS BLUSINHAS” E REVOLTA BOLSONARISTAS

 

                                             foto:reprodução


Secretário nacional de Pesca e Aquicultura no governo Jair Bolsonaro, o senador Jorge Seif (PL-SC) irritou os bolsonaristas nas redes sociais após ter apoiado a taxação de produtos importados com valores abaixo de US$ 50.

Em discurso no plenário do Senado, momentos antes da aprovação do projeto nessa quarta-feira (5), Seif fez uma defesa enfática da indústria e do comércio nacional, repetindo os argumentos do empresário Luciano Hang, um de seus padrinhos políticos. Em 2022, Hang doou R$ 380 mil, conforme registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à campanha de Seif. Foi a maior doação pessoal recebida por ele.

O empresário bolsonarista divulgou vários vídeos nas últimas semanas defendendo a taxação desses produtos. Os dois defenderam que o imposto de importação, em vez dos 20% aprovados, deveria ser de até 60%. O nome do senador catarinense está entre os assuntos mais comentados do X nesta manhã. Bolsonaristas atacam o parlamentar, alegando que ele traiu seus eleitores. O projeto foi aprovado em votação simbólica, sem registro individual de votos.

“Tomemos uma postura de estadistas, de protetores da indústria nacional, do comércio brasileiro. Emprego, renda, imposto, imposto esse que paga nosso salário, que paga a infraestrutura, que paga a saúde, que paga o MEC. Não posso acreditar que senadores da República vão ficar defendendo emprego, renda e dinheiro para chinês, preterindo a indústria nacional, o comércio nacional. Não sejamos hipócritas e populistas. Sejamos homens de posição, porque o cidadão consciente vai entender que os chineses não podem fazer o que querem com o comércio brasileiro, como têm feito. Um milhão de pacotes por dia [enviados ao Brasil], descaminho, sonegação, contrabando, subfaturamento, desemprego, é isso que nós vamos votar? Com certeza, não, senhor presidente”, declarou.

“Vamos falar de liberdade econômica e isonomia quando chinês manda o que quer? Sou representante de um dos estados mais industrializados do país, que mais produz têxteis. Não sou a favor de nenhum imposto, não. Agora, se quer concorrer no Brasil tem de ser com normas e regras igualitárias. Segundo representantes do setor, o imposto de 20% ainda é metade do caminho da batalha. Segundo representantes, deveria ser de 45% a 60% do imposto federal”, discursou em outro momento.

Veja alguns dos comentários críticos ao senador no X:

1 / 4

Esta é a segunda vez que Seif é contestado por bolsonaristas em um mês. No início de maio, ele ocupou o plenário do Senado para pedir desculpas ao seu eleitorado por ter comparecido ao show da Madonna no Rio. Ele disse que foi ao show, acompanhado da esposa, sem saber que a apresentação teria homenagem a “valores que defensores da família não deveriam participar”. “Eu fui a um show o qual não representa alguns valores nossos, e as pessoas se sentiram decepcionadas comigo. Quando nós decepcionamos as pessoas e nos conscientizamos de que erramos, precisamos fazer algo que é ensinado na Bíblia Sagrada, que é pedir perdão”, afirmou o senador. “Quero pedir perdão para todos aqueles que de alguma forma se sentiram entristecidos ou decepcionados por nós em que homenagens foram feitas a valores que nós, defensores da família e dos valores judaico-cristãos, não deveríamos participar”, acrescentou.


O senador está sob julgamento no Tribunal Superior Eleitoral e corre o risco de perder o mandato. O congressista é acusado de abuso do poder econômico durante as eleições de 2022. Segundo os autores da ação, Seif fez uso massivo de bens e serviços pertencentes a empresários catarinenses, incluindo Luciano Hang, mas ocultou tais despesas das prestações de contas de campanha. O senador nega irregularidades. O Congresso em Foco procurou Seif, por meio de sua assessoria. Não houve retorno até o momento. O texto será atualizado caso haja manifestação.

Hang

Dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang divulgou um vídeo nessa quarta-feira, direcionado aos senadores, pedindo a aprovação da taxação dos importados. “Senadores e senadoras do nosso país, vocês sabiam que entram no Brasil por apenas 3 plataformas asiáticas mais de 1 milhão de pacotes por dia, totalizando mais de R$ 60 bilhões anuais sem pagar 1 centavo de impostos federais? Isso significa uma renúncia de quase R$ 40 bilhões de receitas aos cofres públicos”, disse. “Já imaginaram quantos hospitais, escolas e estradas poderiam fazer com esse dinheiro?”, questionou.

Segundo ele, a “desigualdade tributária” entre as plataformas estrangeiras de comércio e as empresas brasileiras ameaça mais de 18 milhões de empregos no país. “É um massacre. Toda uma cadeia de produção e consumo devastada”, declarou. Ainda de acordo com Hang, se as empresas nacionais tivessem os “mesmos privilégios” que as plataformas asiáticas, os preços do comércio poderiam cair pela metade.


Fonte: CONGRESSO EM FOCO - 05/06/2024

Tecnologia: Meta anuncia IA no WhatsApp e Instagram; veja como será

                                                 foto:divulgação/Meta

Reportagem assinada pelo jornalista Helton Simões, colunista do Tilt do site UOL de hoje (6) informa que a Meta,  implantará a partir de julho a companhia da IA - Inteligência Artificial no WhatsApp e instagram.

Confira a reportagem completa no link abaixo:


https://www.uol.com.br/tilt/colunas/helton-simoes-gomes/2024/06/06/meta-anuncia-ia-no-whatsapp-e-instagram-veja-como-sera.htm 

Economia: Burger King anuncia compra da rede Starbucks no Brasil por R$ 120 mi

                                           foto: divulgação

A Zamp, dona do Burger King e do Popeyes no Brasil, anunciou a compra da rede de operações do Starbucks por R$ 120 milhões nesta quinta-feira (6), de acordo com fato relevante enviado à CVM (Comissão de Valores Imobiliários).

O contrato foi firmado com o grupo SouthRock, operador das lojas da cafeteria norte-americana no Brasil e em recuperação judicial desde o final do ano passado.

 

As negociações, de acordo com o fato relevante, vinham acontecendo desde 21 de fevereiro. O preço-base de R$ 120 milhões está sujeito a "ajustes para refletir, dentre outros, a quantidade de lojas efetivamente adquirida, bem como o nível de estoque na data do fechamento"
 

A SouthRock opera cerca de 140 lojas da rede de cafeterias, e, desde o início da recuperação judicial e o anúncio de dívidas de quase R$ 2 bilhões, mais de 50 unidades foram fechadas no Brasil.
 

Em posicionamento oficial, a Zamp afirmou que a efetivação do negócio ainda "depende da análise e da autorização do Judiciário, que transita o processo de recuperação judicial da operadora da rede de cafeterias no Brasil".
 

Além disso, é preciso aguardar a aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e a assinatura definitiva da Starbucks Corporation, com quem a dona do Burger King chegou a um acordo quanto a "termos e condições dos principais contratos que deverão ser celebrados para a exploração da marca e desenvolvimento das operações Starbucks no território brasileiro".
 

A Zamp ainda afirmou que, em função da recuperação judicial da SouthRock, vai comprar a operação em um processo competitivo de propostas fechadas e poderá cobrir ou igualar eventuais ofertas de outros interessados nas cafeterias norte-americanas.
 

Essa posição, chamada de "stalking horse bidder" no jargão corporativo em inglês, também vem associada a um direito de indenização ("break up fee") caso a SouthRock decida vender as operações para outra empresa.


Fonte: Folhapress - 06/06/2024

quarta-feira, 5 de junho de 2024

STJ decide que amigo de Robinho deve cumprir pena de estupro no Brasil

Foto colorida mostra Ricardo Falco e Robinho - Metrópoles

foto:arquivo pessoal/reprodução

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, nesta quarta-feira (5/6), que o amigo do ex-jogador Robinho, Ricardo Falco, vai cumprir pena por estupro no Brasil. O STJ homologou sentença da Justiça italiana que o condenou a 9 anos de prisão, mesmo estipulado para o amigo, que está preso desde de março, na Penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo.

Conforme decisão, o cumprimento da pena deve ser iniciado imediatamente. O crime foi cometido em 2013, em uma boate de Milão, quando Falco acompanhava o jogador brasileiro que, à época, defendia o Milan. Ambos foram condenados pelo estupro de uma jovem albanesa.

Por maioria, com um voto contra, os ministros atenderam a um pedido da Justiça italiana de homologação da sentença e cumprimento da pena dos brasileiros no país natal deles. O fundamento foi o Tratado de Extradição firmado entre Brasil e Itália.

O relator do caso, ministro Francisco Falcão, em seu voto, disse que já há entendimento consolidado sobre a homologação da sentença, conforme ocorreu no caso Robinho. Assim afirmou votar: “exatamente no inteiro teor que essa corte já tomou e que foi referendada pelo STF”, disse em plenário. O ministro Raul Araújo foi o único voto divergente.

Na sentença, Falco foi condenado à pena de nove anos de reclusão por estupro coletivo. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Milão, em 23 de novembro de 2017, e transitou em julgado (quando não cabe mais recurso), em 19 de janeiro de 2022.

Pena de Robinho

Em março, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, de 40 anos, devia cumprir pena no Brasil. O crime foi cometido em 2013, em uma boate de Milão, quando o brasileiro defendia o Milan. O relator do caso é o ministro Francisco Falcão.

Fonte: Metrópoles - 05/06/2024

Com a homologação da sentença italiana, Falco terá o mesmo destino de Robinho: ficará preso no Brasil. O jogador cumpre a pena de nove anos na Penitenciária 2 de Tremembé, em São Paulo.