• Praça do Feijão, Irecê - BA

domingo, 12 de janeiro de 2025

Irecê: Centenas de candidatos participam do 1º dia de provas do Vestibular 2025 da UNEB

                                                      foto:Ascom/UNEB

A UNEB -Universidade do Estado da Bahia, através do Campus XVI-Irecê aplicou  as provas do Vestibular 2025, em seu primeiro dia neste domingo(12) no Colégio prof. Jorge Rodrigues.

No primeiro dia, os candidatos fizeram as  provas de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação que teve como tema:  “O papel da inovação tecnológica na transição energética: como novas tecnologias e a criatividade humana estão impulsionando o uso de fontes renováveis de energia”

Chuvas

Mesmo com as fortes chuvas que caíram desde a madrugada deste domingo na cidade e em toda região, conforme estava prevista pelo institutos de meteorologia e prolongou durante toda manhã, causaram alguns transtornos no deslocamento dos envolvidos e de candidatos, mas o processo seletivo foi realizado sem maiores problemas.  

Já no segundo dia (13), será a vez de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia).

Os cursos de graduação mais concorridos nesta edição do processo seletivo são Medicina, Direito, Enfermagem e Psicologia.


Israelense denunciado no Brasil por crime de guerra em Gaza admite ter causado ‘explosão bonita’

                                        foto:reprodução

O soldado israelense que fugiu do Brasil para não ser interrogado e possivelmente detido pela polícia brasileira desembarcou em Israel e imediatamente deu uma entrevista na qual confirma as acusações apresentadas contra ele. Yuval Vagdani, que estava em Morro de São Paulo, na Bahia, quando foi denunciado, no fim de dezembro, chamou de “uma explosão bonita” a destruição de casas de civis na Faixa de Gaza em uma entrevista ao jornal Maariv.

O ICL Notícias teve acesso, com exclusividade, aos autos do processo contra ele que ainda corre sob segredo de Justiça. Um morador de Gaza teve a casa destruída por uma ação militar israelense da qual o soldado Yuval Vagdani participou, no dia 11 de novembro do ano passado. Ao desembarcar no Brasil de férias, no dia 24 de dezembro de 2024, ele foi acusado de cometer um crime de guerra: destruir intencionalmente várias propriedades civis.

Casas de moradores que não estão envolvidos em conflitos não podem ser alvos de militares, dizem as regras e tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário. Por isso, a Fundação Hind Rajab, com sede em Bruxelas, apresentou queixa contra Vagdani.

Yuval Vagdani, rindo durante ação militar em Gaza

A Polícia Federal pediu o arquivamento do caso e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) deu entrevistas dizendo ter sido o responsável pela postura da PF. Em entrevista ao jornal The Jerusalem Post, publicada no dia 10 de janeiro, Eduardo diz que se associou ao ministro da Diáspora de Israel, em defesa do soldado israelense. A manchete do jornal, traduzida para o português, afirma: ”Bolsonaro explica como ele fechou o caso de crime de guerra contra reservista das Forças de Defesa de Israel no Brasil”.

O Jerusalem Post reproduziu uma reportagem do Maariv na qual Eduardo Bolsonaro conta que depois de postar um vídeo na internet em apoio ao soldado ele recebeu um telefonema do ministro Amichai Chikli, encarregado dos assuntos da diáspora. “Lançamos uma contraofensiva online, focando no Instagram e no X, e conseguimos mudar a narrativa. Eventualmente, a Polícia Federal pediu ao juiz para reconsiderar a queixa. O caso foi arquivado”, disse o deputado.

O canal I24News, de Israel, também publicou as declarações de Eduardo Bolsonaro. “Lançamos um contra-ataque virtual e a Polícia Federal brasileira pediu ao juiz para reconsiderar o caso”, disse ele à emissora.

Yuval Vagdani curtiu foto em que soldados israelenses brindam, enquanto explosões devastam Gaza

Se depender da Fundação Hind Rajab, o caso seguirá adiante e já foi apresentado um pedido para que a PF faça uma perícia em todas as provas apresentadas sobre o caso, uma oitiva com a vítima, através de videoconferência, e que o Ministério Público negue o pedido da PF, que se colocou contra a abertura de um inquérito. O objetivo de levar o caso adiante é fazer com que chegue  ao Tribunal Penal Internacional com o peso político e jurídico de ter sido chancelado por autoridades brasileiras.

Ataque em Gaza sem aviso aos civis

Moradores que estavam nas casas destruídas em Gaza, no dia 11 de novembro, contaram à Fundação Hind Rajab que foram pegos de surpresa. As investigações da Fundação mostram que não houve aviso prévio ou alerta das autoridades para que os moradores deixassem o local. Nos autos, existe uma linha do tempo mostrando o passo a passo da ação militar israelense na área residencial de Al Nuwairi.

O dia 11 de novembro começou com bombardeios aéreos por volta de um hora da manhã. Às 6h, vídeos obtidos pela Fundação, anexados ao processo, mostram uma artilharia de tanques se deslocando em direção às casas. Quatro horas depois surgem as primeiras notícias de feridos chegando ao hospital da área. A explosão de todo o quarteirão aconteceu às 15 horas do mesmo dia. A imagem é vista no vídeo com som de gargalhadas ao fundo.

Jornalistas locais documentaram a fuga dos moradores. As fotos e vídeos também estão no processo, nas mãos das autoridades brasileiras, e mostram as pessoas fugindo com o que puderam carregar nas mãos.  A equipe de advogados que apresentou o caso ao Ministério Público usou o programa Verifact para captura técnica de imagens das mídias sociais além da geolocalização de fotos dos militares publicadas na internet e análise do material para determinar com precisão a data do ataque e o local exato onde ele ocorreu.

Crianças observam a destruição após ataque israelense no campo de refugiados de Nuseirat, em Gaza, no dia 7 de novembro de 2024. (Foto de Eyad BABA / AFP)

O Brasil é signatário do Estatuto de Roma e por isso tem o dever de investigar esse tipo de denúncia, uma vez que o acusado entrou no país e passou alguns dias. Segundo a documentação apresentada ao Ministério Público, Yuval Vagdani foi alertado pela diplomacia israelense de que poderia ser detido. Ele fugiu no dia 4 de janeiro, às 23:53, em um voo para a Argentina, de onde seguiu para Israel.

Ao desembarcar, Yuval disse ao jornal Maariv: “causei uma linda explosão”, admitindo a acusação que pesa contra ele no Brasil. Ele também admitiu ter postado fotos dele mesmo na internet, em ação na Faixa de Gaza, e contou que o Ministro das Relações Exteriores de Israel telefonou para ele pessoalmente avisando que ele podia ser preso no Brasil e que precisava deixar o país imediatamente. No aeroporto, ele disse aos jornalistas: “Eu postei fotos minhas em Gaza, fotos de casas e uma linda explosão”.

A Polícia Federal contestou a veracidade das provas apresentadas pelos advogados da Fundação. Por isso, eles apresentaram novos detalhes e pediram que as provas apresentadas passem por uma perícia da própria PF. Eles também requisitaram a instauração de um inquérito policial para investigar a  denúncia. Para eles, não importa que o soldado Yuval Vagdani tenha fugido do Brasil. Ele é acusado de um crime de guerra e deve ser investigado.

Nas fotos que publicou nas redes sociais, e depois apagou para destruir provas, ele aparece diante das casas de civis ao lado de explosivos. São baldes brancos de tampa amarela e fios vermelhos que ligam os detonadores. O mesmo material foi documentado em outras fotos de soldados de Israel atuando na Faixa de Gaza, e até mesmo em um vídeo, anexado ao processo, em que um soldado mostra o material explosivo. Nos autos do processo, é possível ver outras fotos em que o mesmo material explosivo aparece e é usado para preparar a explosão controlada de outras

As Brigadas Givati, do exército de Israel, são acusadas de implementar o plano de destruição do chamado Corredor de Netzarim, uma faixa que separa o norte do sul de Gaza. Várias residências civis foram destruídas para criar essa faixa. Essas moradias não foram transformadas em pó por bombardeios aleatórios, segundo mostram as fotos e vídeos do processo. Elas fazem parte de um plano pré estabelecido de explosão controlada.


FONTE: HELOISA VILELA/ICL NOTÍCIAS - 12/01/2025

Europa: Destinos turísticos do Brasil vão ser divulgados em ônibus de Madrid

                                        foto:reprodução

De olho nos europeus, o Ministério do Turismo vai começar a fazer propagandas de destinos turísticos do Brasil em ônibus de Madrid, capital da Espanha, a partir de segunda-feira (13/1).

A pasta chefiada por Celso Sabino deve lançar campanhas publicitárias e firmar novos acordos com organizações internacionais durante a Feira Internacional do Turismo, nos próximos dias 22 e 26 de janeiro, que acontecerá em Madrid.

Esse ano, o Brasil será o homenageado da 45ª edição da Feira, conhecida como Fitur. Em conversa com a coluna, o ministro disse que essa posição vai ajudar o país a se destacar no evento e, com isso, o governo brasileiro vai conseguir atrair mais turistas.

“Nossa ideia é intensificar a divulgação de destinos que estão nas regiões Nordeste e Norte”, disse o chefe da pasta.

Prioridade de Lula para o turismo nacional


Conforme a coluna já mostrou, durante reunião com o ministro do Turismo, Lula pediu que Sabino intensifique a divulgação de estados do Norte.

O chefe do Planalto pediu para que as ações da pasta sejam voltadas especialmente para jovens do Sul e do Sudeste.

Fonte: IGOR GARDELHA/METRÓPOLES - 12/01/2025

Meio ambiente: Cidade baiana registra maior volume de chuvas no país em 24h

foto:reprodução/amargosa news

                                   
A cidade de Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, foi a que registrou a maior quantidade de chuvas em 24 horas em todo o país. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e tem como referência o sábado (11). 

Segundo o Inmet, choveu 112,2mm na cidade baiana. Outras cidades baianas aparecem entre as 20 com maior acumulado de chuva: Cruz das Almas (49,8mm), Caravelas (47mm), Ilhéus (37,8mm) e Salvador (30,8mm).

Segundo o instituto, pode chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há expectativa de ventos intensos (60-100 km/h). 

A cidade fica há 235 km  de Salvador, e  pelo Ferry-Boat 167 km. Segundo o IBGE(2024)  o município possui mais de 37 mil  habitantes.

Fonte:BNEWS - 12/01/2025

"Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social", diz Lula ao lamentar morte do ex- presidente da OAB, Marcello Lavenère

                              foto:reprodução

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou neste domingo (12) a morte do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos. 

"Nos despedimos neste domingo do professor e ex-presidente do Conselho Federal da OAB, o alagoano Marcello Lavenère Machado, aos 86 anos. Sempre atuante na defesa da democracia e da justiça social, Lavenère deixou seu legado na advocacia do Brasil e à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e se dedicou à luta pela reparação às vítimas da ditadura. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos, colegas e admiradores de Marcello Lavenère", diz a nota de pesar divulgada pelo Palácio do Planalto.

Lavenère deixa a esposa, 6 filhos, 15 netos e 7 bisnetos.

O velório e cremação serão realizados em Brasília-DF na segunda-feira (13).

Lavenère Machado era membro vitalício do Conselho Federal da OAB, advogado e consultor jurídico na capital federal. Ele também dedicou sua vida ao ensino, atuando como professor de Direito Civil na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.

Lavenère Machado também deixou seu legado à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, onde se dedicou à análise das reparações às vítimas da ditadura militar, atuando em favor dos perseguidos políticos.

Fonte: BRASIL 247 -12/01/2025

SE: Três pessoas morrem em desabamento de trecho de rodovia em Capela

Três pessoas morreram após um trecho da Rodovia SE-438, que liga a cidade de Capela à BR-101, no interior de Sergipe, ceder diante da força das águas provocadas pelas fortes chuvas na madrugada deste domingo (12). A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.

As três vítimas eram adultas, duas mulheres e um homem. A equipe do Instituto Médico Legal de Sergipe (IML/SE) já fez o recolhimento dos corpos. 

Segundo o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), dois veículos foram arrastados pelas águas. O motorista de um deles conseguiu escapar, enquanto as três pessoas que estavam no segundo veículo foram levadas pela correnteza e não sobreviveram.

O Corpo de Bombeiros iniciou as buscas na manhã deste domingo (12), localizando o automóvel com as vítimas.

O trecho da rodovia estadual rompeu devido ao aumento do volume de águas por conta das chuvas que têm ocorrido de forma intensa em todo estado. Somente em Capela, nas últimas 24 horas foi registrado um volume de 121,4 mm de chuva.

Imediatamente após receber a notícia, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, determinou a criação de um comitê de crise. Ele se deslocou até o local acompanhado de equipes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), da Defesa Civil estadual, do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e do prefeito de Capela.

fONTE: Cotidiano | Por F5News/reprodução - 12/01/2025