• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 1 de fevereiro de 2020

Polícia Civil poderá paralisar por 48 horas após aprovação da PEC na ALBA

Policiais civis avaliam paralisação após aprovação da PEC da Previdência estadual
Foto: Mari Leal/Bahia Notícias/reprodução
Em resposta à votação da PEC 159/2020, que altera o regime de Previdência dos servidores estaduais da Bahia, o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpoc), já disparou, por meio de WhatsApp, uma convocação aos policiais para uma reunião onde será avaliada a possibilidade de uma paralisação de 48h. O encontro acontecerá na próxima terça-feira (4). 

Na noite desta sexta-feira (31), policiais civis ocuparam a galeria do plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para protestar contra votação da proposta, porém a ação findou com ovos jogados em direção aos deputados e invasão do plenário. Informações do Bahia notícias.

Mundo: Autoridade Nacional Palestina rompe com EUA e Israel

Autoridade Nacional Palestina rompe com Estados Unidos e Israel
Foto: EPA / Ansa/reprodução
O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, anunciou neste sábado (1º) a ruptura de "todas as suas relações" com Israel e EUA, poucos dias depois da Casa Branca ter apresentado uma proposta de plano de paz para a região. Durante uma reunião da Liga Árabe no Egito, Abbas afirmou que "rejeita completamente" o plano de Donald Trump e que a proposta é "uma violação dos acordos de Oslo", que israelenses e palestinos assinaram em 1993. 

"Informamos Israel que não haverá relações de nenhuma natureza com eles e com os EUA, incluindo a cooperação na área de segurança", disse Abbas.  "Israel deve assumir suas responsabilidades como potência ocupante dos territórios palestinos." A Liga Árabe também afirmou rechaça o plano americano. 

Forças de segurança de Israel e da Autoridade Nacional Palestina têm um histórico de cooperação no monitoramento de áreas que estão sob controle palestino. Além disso, a Autoridade Palestina também tem acordos de colaboração com a CIA (a agência de inteligência dos EUA).  Em meio ao processo de impeachment que enfrenta no Senado americano, Trump revelou seu plano de paz na terça (28), ao qual chamou de de "acordo do século". Ele estava acompanhado do premiê israelense, Binyamin Netanyahu.


A proposta reflete a postura pró-Israel de Trump, observada em pontos como a criação de um Estado palestino desmilitarizado e o reconhecimento da soberania israelense sobre seus assentamentos na Cisjordânia e no vale do rio Jordão. O anúncio da proposta aconteceu à revelia das autoridades palestinas, que interrompeu o diálogo com os EUA desde o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência da embaixada americana de Tel Aviv para a cidade, em 2018.

Mahmoud Abbas rejeitou nos últimos meses convites de Trump para negociar.  Analistas acreditam que o plano dos EUA poderia alimentar o conflito palestino-israelense em vez de resolvê-lo e levantaram dúvidas se a comunidade internacional apoiará o projeto. Informações da folhapress.

Bahia: Polícia faz operação para prender ex-capitão da PM do Rio Adriano Nóbrega


CRIME ORGANIZADO - O miliciano Adriano da Nóbrega, homenageado por Flávio Bolsonaro, e trechos da sua contabilidade obtidos por VEJA: empréstimos e dívidas (no alto) deram lucro de 1,6 milhão no mês (acima, em azul) //Reprodução
A Polícia Civil da Bahia fez uma operação nesta sexta-feira para prender o ex-capitão do Bope Adriano Magalhães da Nóbrega, acusado pelo Ministério Público de ser o chefe do Escritório do Crime, milícia que atua na Zona Oeste do Rio de Janeiro formada por assassinos de aluguel e que faria a segurança de chefes do jogo do bicho.
O alvo da ação foi uma casa num condomínio fechado na Costa do Sauípe, no litoral baiano. Nóbrega não foi encontrado. No local, estavam apenas a sua mulher, Júlia Mello, e as duas filhas de 17 e 7 anos.
A VEJA, Júlia disse que a operação foi “ilegal e truculenta” e organizada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. “Eles quebraram a minha porta, arrancaram o forro do teto da casa, me xingaram de puta e piranha, e botaram um fuzil na cabeça de uma criança de sete anos, perguntando: ‘Onde está o seu pai?'”, relatou ela.
A Polícia Civil do Rio informou que recebeu a informação de que Nóbrega estaria na residência e enviaram até a Bahia um delegado e dois agentes. Segundo a Polícia Civil, há um mandado de prisão em aberto contra o ex-PM por homicídio qualificado.
Segundo Júlia, dez homens fortemente armados do Comado de Operações Especiais (COE) da Bahia reviraram toda a casa, que é alugada, e saíram sem levar nada. Ela conta que lhe apresentaram o mandado de prisão antigo do seu marido, datado de 20 de janeiro de 2019. Ela está de férias na Bahia desde o Revéillon e pretendia voltar ao Rio nos próximos dias.
“Eu estou apavorada. Eles podem me parar nas blitz nas estradas, estão cercando a casa. Eles queriam matar meu marido, tudo por política. Não posso ficar no meio disso”, disse ela, demonstrando desespero. Júlia relatou que neste sábado dois helicópteros da Polícia Civil da Bahia fizeram rasantes em cima da casa e que há policiais a paisana no condomínio.
Ela declara que o seu marido foi envolvido em uma conspiração armada pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que, segundo as suas palavras, quer “matar Nóbrega como queima de arquivo”. Ela, no entanto, não revelou o teor das denúncias que incriminariam o governador.
Nóbrega está foragido da Justiça desde janeiro de 2019. Ele também é investigado por outro grupo do Ministério Público do Rio de se beneficiar do suposto esquema de ‘rachadinha’ do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro, que hoje é senador.
A mãe e a ex-mulher de Nóbrega eram assessoras do gabinete de Flávio na Assembleia Legislativa do Rio e teriam repassado parte de seus salários ao assessor parlamentar Fabrício Queiroz, segundo as investigações da promotoria. Nóbrega foi homenageado com a “Medalha Tiradentes” pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, em 2005.
Na época, Adriano estava preso havia mais de um ano acusado pelo homicídio do guardador de carros Leandro dos Santos Silva. O ex-PM chegou a ser condenado pelo crime, mas acabou absolvido em outro julgamento e foi solto em 2006.
Procurada, a Polícia da Bahia ainda não se manifestou.

Fonte: Veja.com - 01/02/2020 -21h:20min.

Goiás: Gov. Caiado traz de volta o coronelismo, impondo censura à imprensa e perseguindo adversários, diz revista


Crédito: Agência Brasil
Crédito: ag. Brasil
Desde que assumiu o governo de Goiás há um ano, Ronaldo Caiado (DEM) tem demonstrado ser realmente o legítimo herdeiro do coronelismo exercido por sua família desde o início do século passado, quando seu avô Antônio Totó Caiado, ex-senador já falecido, dominava o estado com capangas e mão de ferro. O governador vem adotando, assim, ações que resgatam o perfil do verdadeiro coronel goiano. Tem intensificado um processo de perseguição a jornalistas de blogs e sites que o criticam, praticado o nepotismo explícito ao nomear pelo menos 22 parentes para importantes funções públicas e implantado intenso toma lá dá cá com deputados que o apóiam na Assembleia em troca de cargos. Paralelamente promove o desmonte das políticas sociais deixadas por seu antecessor, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), com o intuito apenas de apagar seu legado, o que está gerando um enorme retrocesso político e econômico em Goiás.
A veia autoritária do governador foi realçada na semana passada quando a polícia estadual, seguindo orientação do MP local, controlado por ele, comandou uma operação contra jornalistas independentes de Goiânia que produzem três blogs e sites — Canal do Gama, Goiás 24h e Blog do Cleuber —, considerados por ele como de oposição ao seu governo, pelo simples fato de publicarem informações com críticas a sua administração. O blog Goiás 24h, do jornalista Cristiano Silva, por exemplo, divulgou, no ano passado, que o governo promoveu um baile funk no Palácio das Esmeraldas para comemorar o aniversário de sua filha e isso o tornou alvo da ira de Caiado, que estava na festa ao lado da mulher, Gracinha.
Nessa operação policial, feita com estardalhaço, os jornalistas foram alvo de busca e apreensão em suas casas e diversos deles tiveram seus celulares apreendidos, pois o objetivo é apurar os nomes dos informantes dos jornalistas. Oficialmente, o processo contra os blogueiros deseja saber se eles foram favorecidos com verbas de publicidade do estado na gestão do tucano Perillo. Em três anos, esses blogs receberam R$ 2,5 milhões. No mesmo período, o governo gastou R$ 300 milhões em publicidade. Ou seja, os valores recebidos por eles são irrelevantes, mas mesmo assim sofrem a devassa determinada pelo governador. “Como o veículo de comunicação mais lido de Goiás, não aceitaremos censura dos poderosos de plantão”, escreveu Cristiano Livramento da Silva em seu site. A investigação incluiu até mesmo o jornalista João Bosco Bittencourt, ex-assessor de Perillo, suspeito de subsidiar a imprensa com informações contra Caiado. Ele considera o ato como “um ataque à liberdade de imprensa”.
Nomeação de parentes
“A única preocupação do governador é perseguir quem ele acredita ter ligações com Perillo. Caiado passa os dias olhando pelo retrovisor, pedindo investigações contra o governo anterior, mas nada faz para melhorar a vida da população”, diz o deputado Tales Barreto, líder do PSDB na Assembleia. Ao mesmo tempo em que “cria um clima de terrorismo à imprensa” e persegue os adversários, o governador oferece benesses aos amigos e familiares. Nomeou, sobretudo, tios e primos para cargos públicos, como é o caso de Ênio Caiado, colocado na presidência da Goinfra, e Ederval Caiado, como diretor da mesma estatal. Apesar de dizer que adotaria a nova política, ele loteou cargos públicos para os deputados que compõem sua base na Assembleia. Isso ficou claro quando cinco parlamentares, entre eles Humberto Teófilo (PSL) e Eduardo Amado (PV), votaram contra seus projetos de Previdência estadual e o estatuto do funcionalismo. Caiado demitiu todos os 90 funcionários indicados por esses deputados para cargos públicos, como parte da barganha pelo apoio parlamentar.
De acordo com deputados ouvidos por ISTOÉ, Caiado está tomando medidas para desmontar os programas sociais deixados pelo PSDB, que governou o estado nos últimos 20 anos. Entre outras coisas, acabou com o programa de renda cidadã, que complementava os rendimentos de 90 mil famílias do Bolsa-Família, e suspendeu o cheque-moradia, que subsidiava os participantes do Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, concedendo-lhes casas totalmente quitadas. “Nós pegamos o estado com um PIB de R$ 17 bilhões em 1998 e deixamos o governo em 2018 com o PIB em R$ 240 bilhões, mas Caiado quer nos fazer retroceder apenas para impor a força de seu papel de coronel no estado”, disse Barreto.
fonte:ISTOÉONLINE - edição de 01/02/2020

SP: Homem retira enorme quantidade de larvas vivas da cabeça

Crédito:  Reprodução/ Facebook
Evaldo Araújo Chaves afirma que os ferimentos pioraram nos últimos dias (Crédito: Reprodução/ Facebook)

Um homem de 49 anos descobriu larvas comendo a própria cabeça em Praia Grande, no litoral de São Paulo. De acordo com a família do pedreiro Evaldo Araújo Chaves, ele está com os parasitas desde a semana passada e agora passa por tratamento em São Paulo. As informações são do G1.
A esposa de Evaldo, Quesia Andrade Alves, de 25 anos, conta que o casal estava em São Paulo e viu as larvas andando na cabeça do marido, quando ele deitou no colo dela. O pedreiro foi levado a um hospital da capital, onde médicos tiraram algumas larvas com pinça.
Em seguida, ele foi encaminhado a outro hospital na cidade, onde as equipes médicas relataram terem retirado todos os parasitas e enfaixaram a cabeça de Evaldo. No sábado (25), o casal retornou ao hospital, os médicos identificaram que ainda haviam larvas na cabeça do pedreiro e recomendaram que eles procurassem um cirurgião.
Evaldo e a esposa resolveram voltar para a Praia Grande e lá foram ao Hospital Irmã Dulce, onde o médico indicou que era necessário fazer um curativo. “Chegamos lá ainda no sábado, às 16h, e só saímos às 23h, mas não foi feito nada. Fomos então para UPA de Santos, eles atenderam e jogaram um remédio que saiu 25 larvas quase que instantaneamente”, relatou Quesia ao G1.
No entanto, o tratamento não foi suficiente. No domingo, novas larvas foram identificadas, além de perfurações causadas pelos parasitas. A família conta que voltou ao hospital Irmã Dulce, mas que lá ele só recebeu uma medicação. Já na terça-feira, a situação parecia ter se agravado.
O casal resolveu, então, pedir ajudas nas redes sociais e acabou conseguindo uma vaga para tratamento em São Paulo.
Segundo o neurocirurgião João Luis Cabral, a larva (chamada ‘berne’) não é comum na cidade, e sim em regiões de agropecuária, onde há mais bovinos e equinos. A larva pode ser contraída por falta de recursos básicos sanitários, falta de higiene, falta de orientação ou por meio de contágio por animal infectado.
Ainda de acordo com o especialista, para o tratamento é importante entrar com antibióticos próprios a esses parasitas. “A melhor maneira de eliminar as larvas é fazer tratamento medicamentoso, mas isso quando são poucas delas. Se houver larvas em grande quantidade, em que o médico não tirará sozinho, é preciso internar e fazer remoção cirúrgica”, explicou o especialista ao G1.

fonte:Istoonline- 01/02/2020

Bahia: Alice Portugal critica "metodo" do gov. Rui para aprovar a PEC da previdência

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) detonou o "método" usado pelo governo de Rui Costa (PT) para aprovar a reforma da Previdência, que acabou em confusão e tumulto na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para ela, foi "péssimo".

Na avaliação da comunista, faltou diálogo com os sindicatos sobre a proposta que altera as aposentadorias dos servidores estaduais.

"A votação da reforma da previdência-BA deixa uma ferida a ser curada. Péssima no mérito, pois trata a previdência social como questão fiscal, retira seu caráter solidário e quebra o pacto entre gerações. Retira direitos e não resolve o propagado déficit.  Péssima no método, pois ao realizar rodadas insuficientes com os sindicatos, ao invés de uma mesa mais elástica, passa a considerar os servidores públicos, como párias da sociedade, sem voz. A redução de danos poderia ser maior e uma pactuação poderia surgir até o prazo de julho", escreveu nas redes sociais.

Alice Portugal ainda lamentou o desfecho da votação. "Péssimo foi o desfecho, com duas tropas armadas a se enfrentar, deputados ameaçados, servidores atingidos por ofensas e gás e uma votação reclusa, com uma enorme confusão conceitual e política. A pergunta que não quer calar: quem saiu ganhando mesmo? Para mim, todos perderam!", avaliou. 

A votação da reforma da previdência-Ba, deixa uma ferida a ser curada. Péssima no mérito, pois trata a previdência social como questão fiscal,retira seu caráter solidário e quebra o pacto entre gerações. Retira direitos e não resolve o propagado ‘déficit’.
Péssima no método, pois ao realizar rodadas insuficientes com os sindicatos, ao invés de uma mesa mais elástica, passa a considerar os servidores públicos, como párias da sociedade,sem voz. A A redução de danos poderia ser maior e uma pactuação poderia surgir até o prazo de julho.
Veja outros Tweets de Alice Portugal


fonte:BN -01/02/2020 

Eleições 2022: Radialista Carlos Geilson se filia ao Podemos e é lançado pré-candidato em Feira

           Sen. Alvaro Dias, Carlos Geilson e o dep. federal João Bacelar
O radialista, ex-deputado estadual e Ouvidor-Geral do estado, Carlos Geílson, se filiou ao Podemos, partido que começa a se estruturar em todo o Brasil. O ato de filiação ocorreu na manhã deste sábado (1º) no auditório de um hotel e contou com a presença do líder do partido no Senado, Álvaro Dias, que é ex-governador do Paraná. O evento teve a participação de prefeitos de cidades da Bahia, vereadores, lideranças comunitárias, do deputado federal João Carlos Bacelar, entre outros.

Carlos Geílson, ao falar do ato de filiação, disse que a pré-candidatura dele ainda não foi oficialmente lançada. “Esse foi um ato de filiação e não o lançamento de uma pré-candidatura, mas o deputado Bacelar, entusiasmado, lançou o nosso nome e eu aceitei a missão e estou colocando meu nome a apreciação do povo de Feira como pré-candidato a prefeito. Fui deputado estadual, radialista, professor e aceito essa missão de caminhar ao lado do povo de Feira, ouvir os problemas da cidade e nessa construção poder chegar lá frente”, disse.
Geílson também assumiu presidência do Podemos em Feira de Santana e informou que está conversando com vários políticos para ter uma chapa competitiva para vereador em Feira de Santana. Ele destacou que a receptividade tem sido muito positiva. Além disso, o ex-deputado informou que já conversou com o governador Rui Costa na semana passada e que ele deu total incentivo, apostando em seu crescimento para concorrer a prefeitura de Santana e alcançar o segundo turno.
O senador Álvaro Dias afirmou que a filiação de Carlos Geílson é o fortalecimento do Podemos em Feira de Santana e na Bahia. “É uma expectativa de gestão pública competente e honesta, que o povo deseja, exige. Geílson será um porta-voz credenciado do programa do Podemos no Brasil, será o porta-voz para Feira das nossas ideias, dos nossos sonhos e esperanças em relação as mudanças que o país exige, que começam pelas cidades”, disse.
O senador também falou sobre o descrédito que os partidos políticos têm enfrentado no Brasil e disse que o Podemos é uma alternativa diferente na política brasileira. “O Podemos deseja ser uma ferramenta política para as mudanças que o país exige. Sabemos que há um desgaste muito grande das sigas partidárias, os partidos sofreram um enorme desgaste nos últimos tempos. A Operação Lava Jato chega a denominar alguns partidos de organizações criminosas e nós queremos recuperar a credibilidade do partido político no país. A democracia se consolida quando os partidos se fortalecem”, destacou.
Álvaro Dias ainda acrescentou a importância das eleições municipais para a mudança do Brasil. “A eleição pra prefeito deve ser destacada, pois se queremos mudar o Brasil, temos que começar mudando as nossas cidades. A mudança começa aqui e agora. Temos que ser insatisfeitos e não podemos nos conformar com a realidade que vivemos de dificuldades incríveis, de ausências de oportunidades, de desigualdade. A candidatura de Carlos Geílson é uma esperança de oportunidade para aqueles de Feira de Santana que buscam viver exercitando a cidadania em sua plenitude”.
fonte:Acorda cidade c/adaptações

Mercado financeiro reage a ministro da Educação, diz coluna

Mercado financeiro reage a Weintraub, diz coluna
Foto: Divulgação/MEC
Os sucessivos erros relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) geraram, na última semana, uma avalanche de críticas ao ministro da Educação, Abraham Weintraub. A resposta à semana conturbada para a área tão sensível do governo Bolsonaro foi dada, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, pelo mercado financeiro, que já associa o ministro a imagem de um Brasil "pouco maduro". 

"Grandes investidores avaliam que ele reforça a imagem de que o Brasil é um país pouco maduro e que, à exceção de Paulo Guedes (Economia), trata-se de uma administração disfuncional", diz a coluna. Os gestores ouvidos pela Painel avaliam que "uma eventual substituição do MEC poderia até gerar otimismo no mercado".Informações do BN.

Avião da FAB com Vicente Santini fez parada de 18 horas em ilha italiana


Foto: hiveminer.com
Foto: hiveminer.com/reprodução
O ex-secretário da Casa Civil Vicente Santini estava em Palermo, na Sicília – em uma longa e ainda inexplicada parada -, quando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou sua primeira demissão.
De acordo com dados divulgados pela FAB (Força Aérea Brasileira) nesta sexta-feira (31), Santini permaneceu por 18 horas na ilha italiana – em geral, as paradas para abastecimento das aeronaves da força aérea duram de uma hora a duas horas.
Dados da FAB mostram que o avião de Santini pousou 1h25 (horário local) do dia 28 de janeiro na cidade italiana e só decolou de lá às 19h25.
A viagem do ex-secretário teve, ao todo, nove trajetos: ele saiu de Brasília no dia 21 de janeiro e só retornou ao Brasil no dia 29 de janeiro.
Amigo dos filhos do capitão da reserva, Santini foi destituído do cargo de secretário da Casa Civil após usar um jato oficial para ir a Davos (Suíça), no Fórum Econômico Mundial, e para a Índia, onde o presidente cumpria agenda oficial.
Na terça-feira (28), quando estava em Palermo, Bolsonaro classificou o episódio como “inadmissível” e comunicou o primeiro afastamento do auxiliar. Ele chegou a ganhar um novo cargo no Palácio do Planalto, mas foi exonerado novamente.
A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, procurou o ex-secretário para saber o motivo da parada na ilha italiana, mas não conseguiu localizá-lo.

fonte:Bahia.ba

Bahia: Estado publica decreto sobre compensação de feriados em 2020



Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia (23) o Decreto n° 19.408, que trata de datas que terão seu expediente compensado pelos servidores do Poder Executivo Estadual em 2020. De acordo com a publicação, será suspenso o expediente nas repartições públicas estaduais nos dias 26 de fevereiro, 20 de abril, 12 e 23 de junho, 03 de julho, 24 e 31 de dezembro.
O decreto ainda transfere, apenas para o ano 2020, o feriado comemorativo ao Dia do Servidor Público Estadual. Desta forma, a data será celebrada no dia 30 de outubro, uma sexta-feira – pela legislação, o feriado é celebrado no dia 28 do mesmo mês. 
A determinação considera o alto custo para o funcionamento das repartições públicas em dias de trabalho facultativo e orienta que as datas sejam compensadas com o acréscimo de uma hora na jornada de trabalho em dias úteis, anteriores ou posteriores, de acordo com instruções normativas a serem publicadas pela Secretaria da Administração(Saeb).








fonte:Portal do servidor c/adaptações 

Bahia: SEC convoca novos professor e coordenador pedagógico do Edital 02/2017



Os novos professores e coordenadores pedagógicos devem entregar documentação e realizar exames médicos para nomeação, de acordo com as regras do Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Estado deste fim de semana (1° e 02).
Os candidatos convocados para Salvador devem comparecer a sede da Secretaria de Educação, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), no período de 10 a 27 de fevereiro deste ano, munidos de documentação exigida no Edital de Convocação.

 Já os candidatos do interior do Estado devem se apresentar na sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) em que foram aprovados, também entre os dias 10 e 27 de fevereiro de 2020, também portando documentos exigidos no Edital.
Este edital convoca coordenadores pedagógicos aprovados em:

Salvador e nos municípios de Seabra, Itabuna, Amargosa, Juazeiro, Feira de Santana, Jequié, Paulo Afonso e Serrinha
Já os professores convocados são para a capital e para as cidades de:

Caetité, Ribeira do Pombal, Feira de Santana, Seabra, Itabuna, Valença, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Jacobina, Serrinha, Amargosa, Juazeiro, Itaberaba, Senhor do Bonfim, Irecê, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Barreiras, Macaúbas, Ipirá, Alagoinhas, Santa Maria da Vitória e Paulo Afonso.
O concurso dará provimento aos cargos de coordenador pedagógicos e professor padrão P- grau III do magistério público, com carga horária de 40 horas semanais.  O certame vai suprir vagas de professor nas especialidades de geografia, história, português, matemática, filosofia, física, inglês, biologia arte e educação física.
CONFIRA OS CONVOCADOS NA LISTA ABAIXO PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DE HOJE(01)
NO LINK ABAIXO:   EXECUTIVO/ SEC. DE ADMINISTRAÇÃO

http://diarios.egba.ba.gov.br/html/_DODia/DO_frm0.html

PEC previdência: Homem saca arma para deputados Alan Sanches e Paulo Câmara em invasão do plenário da AL-BA

Homem saca arma para Sanches e Câmara em invasão do plenário da AL-BA
Foto: Reprodução/WhatsApp
Um homem sacou uma arma para os deputados Alan Sanches (DEM) e Paulo Câmara (PSDB) durante protesto contra o texto da PEC 159, que trata da reforma da Previdência estadual. Vídeos da sessão de votação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta sexta-feira (31), mostram o momento.

De acordo com relato do deputado, quando os parlamentares se deram conta que o homem estava com arma em punho tentaram  intermediar a situação. "Fomos conduzindo o rapaz até sair do plenário com outras pessoas, quando outros invadiram e aí um estava alterado", disse Alan Sanches.

“Depois que guardou a arma fugiu porque ficou com receio do que iria acontecer porque a gente iria denunciá-lo. Mas, graças a Deus, gravaram ele nesse momento, e continua aqui com vida”, completou o democrata.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) informou que apura denúncias de agressões e ameaças de morte. "O caso envolvendo um manifestante armado, que teria apontado uma pistola na direção de deputados está sendo apurado", informou a pasta.
Após ameaças de policiais civis na AL-BA, deputado teme pela vida
Foto: Agência AL-BA
O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) foi alvo de ameaças de morte durante a sessão de votação da PEC da Previdência, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Ao Bahia Notícias, o parlamentar relatou temer pela própria vida depois de escutar de alguns manifestantes que ele seria feito de exemplo.

A apreciação do texto do Executivo estadual, nesta sexta-feira (31), foi marcada por tensão, protestos, arremesso de ovos e invasão do plenário. O Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia foi acionado para conter a confusão e gás de pimenta foi utilizado.


fonte:Bahia notícias/reprodução

Salvador: Adolescente é torturado e esquartejado por visitar namorada em Jaguaripe

foto:reprodução
No Brasil não existe pena de morte, segundo a Constituição Federal brasileira. Em Salvador, porém, algumas facções criminosas fazem suas próprias leis. O adolescente Iuri Wanderson, de apenas 16 anos, foi uma das vítimas mais recentes dessa barbárie.
Nesta terça-feira (28), o garoto foi sentenciado à morte simplesmente porque colocou os pés em Jaguaripe, na região de Cajazeiras. A execução foi realizada por traficantes do Comando da Paz (CP), ao descobrirem que o rapaz era morador da Fazenda Grande do Retiro, área da rival Bonde do Maluco (BDM). Os dois grupos vivem uma guerra.
Iuri tinha ido ver a namorada quando foi sequestrado, torturado, morto e esquartejado. O corpo foi encontrado nesta quinta (29), em uma mata, numa espécie de cemitério clandestino. Após passar por perícia, somente na manhã desta sexta (31), os restos mortais dele foram liberados do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IMLRN) para ser enterrado. A cerimônia aconteceu por volta das 10h30, no cemitério Quinta dos Lázaros.
Devastados, parentes de Iuri contaram que o rapaz estava em Jaguaripe desde o dia 24, na casa de uma namorada, uma jovem de 20 anos.
"Ele sabia que lá é uma área dominada por uma outra facção, sabia dos riscos, mas ele gostava tanto dela. Não foi a primeira vez que ele foi lá", disse um tio da vítima, que preferiu não se identificar.
Após o crime, a namorada de Iuri e a mãe da jovem abandonaram o imóvel onde moravam.
Segundo o tio, Iuri estava com a namorada quando um grupo de homens armados da região invadiu o local, por volta das 17h de terça. Ele correu, conseguiu pular o muro e, durante a fuga, ainda conseguiu enviar uma mensagem para o celular da mãe pedindo socorro.
“Ele enviou um áudio dizendo: ‘mãe, chama a polícia, eles querem me pegar, mãe’. Ela acionou um serviço de transporte de aplicativo, mas vários motoristas recusaram porque o local é perigoso”, lamentou o tio. 
Imagens

Iuri chegou a correr por alguns quilômetros, mas foi alcançado e arrastado para uma região de mata e executado. A notícia da morte dele não demorou muito de chegar à família. A mãe, que estava desesperada com o pedido de socorro do filho, foi à 13ª Delegacia (Cajazeiras XI) em busca de ajuda. Enquanto conversava com o policial, o celular dela não parava de vibrar.

Quando abriu um aplicativo pelo qual recebia as mensagens de um número desconhecido, a mulher entrou em desespero. “Eram fotos e vídeos de Iuri. As primeiras fotos mostravam ele sentado na frente de uma porta, com olhar sério e ferimentos no joelho e braço, como se tivesse apanhado. Na segunda foto, ele aparece fazendo o sinal de uma facção rival (BDM) e dava para ver que ele foi obrigado a fazer o símbolo", narra o tio.
Ele contou ainda que a mãe de Iuri começou a gritar quando viu um vídeo enviado por este mesmo número. "Nas imagens seguintes, ela começou a gritar na delegacia. Ela recebeu uma foto de Iuri logo quando morto e, depois, um vídeo dele já esquartejado. Foi terrível”, completou.
Na quarta-feira, agentes do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) foram até Jaguaripe e não encontraram a namorada de Iuri, nem a mãe dela. Em seguida, vasculham a mata e encontram um local idêntico ao mostrado nas fotos enviadas ao celular da mãe do rapaz.
“Os policiais disseram que havia umas dez covas e que Iuri estava em uma delas. Era um cemitério do grupo”, contou o tio do rapaz. Devido à complexidade do local, os restos mortais da vítima foram retirados no início da manhã de quinta pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). 
O CORREIO entrou em contato com a Polícia Militar, que recebeu a denúncia de que um corpo foi encontrado em uma área de vegetação densa do Loteamento Coqueiro Grande, 2ª Travessa Floriano Tibúrcio, em Jaguaripe I, na tarde de quarta-feira (29).
Equipes da 3ª Companhia Independente da PM (CIPM/Cajazeiras) foram até o local, isolaram a área e chamaram o Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço de Investigação em Local de Crime (Silc), para realização da perícia e remoção do corpo. 
A reportagem também procurou a Polícia Civil, que informou por meio de nota que o crime é investigado por equipes da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central). No documento, a pasta informa que apreenderam um outro adolescente, suspeito de envolvimento no caso, e o encaminharam para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). Outros suspeitos estão sendo investigados e a motivação está sendo apurada. 

fonte:Correio da Bahia/reprodução

Fotos da Presidência mostram suplemento proibido pela Anvisa na mesa de Bolsonaro

O frasco com os dizeres de Moringa na mesa presidencial: flagrante no dia do ''sim'' da atriz Regina Duarte ao convite para a Secretaria Especial de Cultura
© Marcos Correa/PR O frasco com os dizeres de Moringa na mesa presidencial: flagrante no dia do ''sim'' da atriz Regina Duarte ao convite para a Secretaria Especial de Cultura
Fotos tiradas na quarta-feira e divulgadas no site da Presidência da República mostram, sobre a mesa de Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, um frasco de Moringa oleifera, suplemento alimentar proibido no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O produto é feito à base de uma planta do mesmo nome, nativa do norte da Índia. Segundo sites na internet, a substância tem eficácia no tratamento de uma série de doenças, entre as quais depressão e diabetes. Procurado para comentar o assunto, o Planalto não respondeu.
Os registros fotográficos foram feitos durante a reunião, na quarta-feira, em que a atriz Regina Duarte disse sim ao convite para assumir a Secretaria Especial de Cultura. O encontro ocorreu um dia depois de Bolsonaro voltar da viagem à Índia. Também estavam presentes os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro; da Segurança Institucional, Augusto Heleno; e do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, além do secretário de Comunicação do Planalto, Fábio Wajngarten. Nas imagens, o frasco de Moringa aparece à direita do presidente, próximo de um copo com água.
Também conhecida como “árvore milagrosa”, a Moringa oleifera é apresentada em diversos sites na internet como rica fonte de nutrientes, aminoácidos, antioxidantes, propriedades antienvelhecimento e anti-inflamatórias. É indicada para prevenção e tratamento de problemas de saúde, como depressão, câncer, diabetes, hemorroidas, absorção de colesterol no intestino, indisposição e falhas no funcionamento do aparelho digestivo, entre outros.
Em 3 de junho do ano passado, a Anvisa baixou a Resolução-RE nº 1.478, determinando “a proibição de comercialização, distribuição, fabricação, importação e propaganda de todos os alimentos, em todas as formas de apresentação, que possuem Moringa oleifera em sua composição, uma vez que não há comprovação de segurança de uso desse vegetal em alimentos. A proibição se estende ao uso do insumo Moringa oleifera para fabricar alimentos”.
Segundo a Nota Técnica Nº 29/2019 da Anvisa, de 28 de junho, a proibição foi determinada após a constatação da existência de “inúmeros produtos denominados e/ou constituídos de Moringa oleifera que vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos, como cura de câncer, tratamento de diabetes e de doenças cardiovasculares, entre outras muitas”.
Em 27 de junho de 2019, a Anvisa lançou o Chamamento Público Nº 7. O documento deu prazo até 19 de julho do mesmo ano para que os interessados enviassem ao órgão informações e estudos que indicassem ou comprovassem que o uso da Moringa oleifera em alimentos não é prejudicial à saúde humana.

Proibição

Consultada pela reportagem, nesta sexta-feira (31/1), a Anvisa informou que, após a análise das informações recebidas por meio do Chamamento Público, não foi possível atestar “a segurança da Moringa como alimento”. “Sendo assim, permanece mantida a proibição” da substância. O órgão foi perguntado se haveria problemas caso alguém viajasse ao exterior e voltasse ao Brasil trazendo a substância para uso pessoal. A resposta foi que o produto, por ser derivado de uma planta, poderia ser apreendido na alfândega, se fosse flagrado por funcionários do Ministério da Agricultura.
Correio fez contato com várias farmácias de Brasília, incluindo as de manipulação. Nenhuma delas comercializa a Moringa Oleifera. Alguns dos atendentes citaram a proibição da Anvisa.

Presidente faz vasectomia

A ida do presidente Jair Bolsonaro ao Hospital das Forças Armadas (HFA), na quinta-feira à noite, foi motivada por uma cirurgia. Segundo a Agência Estado, ele se submeteu a uma vasectomia, procedimento de esterilização de homens. O chefe do Executivo tinha passado a tarde em Minas Gerais, discutindo providências para as enchentes no estado. Quando voltou a Brasília, seguiu direto para a unidade hospitalar. Ao contrário de outras vezes em que Bolsonaro passou por cuidados médicos, o Planalto não emitiu nota oficial. Ao sair do HFA, o chefe do Executivo, de 64 anos, caminhou até o carro. Seguiu lentamente, com um braço apoiado sobre um assessor. 
fonte:Correio Braziliense/reprodução