• Praça do Feijão, Irecê - BA

sábado, 29 de janeiro de 2022

Agenda ambiental agora ameaça travar entrada do Brasil na OCDE

Na imagem colorida. Um homem está posicionado no centro. Ele usa terno e gravata, tem cabelos curtos e grisalhos e olha atentamente para a frenteHugo Barreto/Metrópoles

foto:HugoBarreto/metropoles/reprodução

O Brasil pode levar ao menos mais três anos para ser aceito como membro da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O país ainda precisa provar para os Estados Unidos e para a União Europeia (UE) seu comprometimento com o combate à corrupção, os direitos humanos e, principalmente, com a agenda ambiental, avaliam especialistas ouvidos pelo Metrópoles.

Entre " Ruim" ou "péssimo" e "regular" representam 76,4% diz pesquisa sobre governo Bolsonaro

Pesquisa semanal Modalmais realizada em parceria com a AP Exata, divulgada nesta sexta-feira, 28, mostra que os índices de popularidade do governo Bolsonaro permanecem estáveis, mas continuam a mostrar um cenário ruim para o governo. De acordo com o levantamento, os que consideram o governo como "ruim" ou "péssimo" são 54,3% (0,1 ponto porcentual a mais do que na última pesquisa), uma rejeição "muita alta", segundo o documento.

Aqueles que avaliam o governo como "regular" representam 21,9% (0,1 p.p. a menos)
© Getty Images Aqueles que avaliam o governo como "regular" representam 21,9% (0,1 p.p. a menos)

Outros 23,8% consideram a administração "ótima" (0,1 ponto porcentual a menos que no levantamento anterior) e aqueles que avaliam o governo como "regular" representam 21,9% (0,1 p.p. a menos).

A pesquisa destaca nesta semana o acirramento de ânimos entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Executivo. Nesta sexta-feira, Bolsonaro não compareceu à Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, para prestar depoimento sobre o vazamento de dados sigilosos de investigação da Polícia Federal que apura ataques hackers às urnas eletrônicas, contrariando o que decidiu o ministro Alexandre Moraes no dia anterior.

"O episódio é mais um capítulo que alimenta a narrativa de que o STF atrapalha propositalmente o governo", diz trecho do levantamento. "Bolsonaristas veem o Tribunal como oposição e como uma corte de esquerda, empenhada em ajudar a eleger Lula. Diante dessas interpretações, seguem muito proeminentes nas redes os pedidos de impeachment para os ministros, sobretudo Moraes."

Na economia, a pesquisa também mostra que a PEC dos Combustíveis, proposta por Bolsonaro para reduzir a tributação sobre combustíveis, energia e gás, causou muitas críticas ao governo. "A maioria discordou que a proposta tenha efeito visível nos preços e previu agravamento da inflação e disparada do dólar. Informações recentes indicam que o presidente pode ter desistido de apresentar a PEC, levando a novas acusações de 'amadorismo'", aponta.

Na mira das críticas, está o ministro da Economia, Paulo Guedes. "A maioria acusa Paulo Guedes de ter perdido qualquer controle sobre a Economia e ser um mero 'assistente' de Ciro Nogueira (Casa Civil). Muitos questionam a utilidade de Guedes e suas funções no governo." Recentemente, Bolsonaro editou um decreto determinando que atos relacionados à gestão do Orçamento público terão de ter aval prévio da Casa Civil, em mais um movimento para empoderar o Centrão às vésperas da campanha eleitoral em que pretende se reeleger.

Fonte:ESTADÃO - 29/01/2022

Salvador: Gamer é assassinada a facadas em São Cristóvão; namorado comete suicídio

(Redes sociais)




Uma tragédia interrompeu os sonhos de uma jovem de 25 anos, moradora do bairro de São Cristóvão, em Salvador. Gabriele dos Santos Souza foi assassinada a facadas nesta sexta-feira (28), na casa onde morava. O principal suspeito é o namorado com quem se relacionava há cerca de um ano e meio, Guilherme Andrade Santos, 21, que se matou no mesmo dia.

Segundo a polícia, o corpo de Guilherme, que era militar da Força Aérea Brasileira, foi encontrado com um tiro na cabeça na região da praia de Ipitanga, próximo ao Centro Panamericano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, por volta das 10h30. A pistola usada por Guilherme para se matar foi encontrada em um córrego na mesma região onde ele foi encontrado já sem vida.A polícia suspeita de feminicídio premeditado seguido de suicídio porque, antes do crime, Guilherme escreveu uma carta de despedida para a família dele, confessando o crime, informando que iria se matar e onde seu corpo poderia ser encontrado. O corpo de Gabriele foi achado horas depois, por volta das 14h. Segundo relatos, o casal brigava bastante.

O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios (1ª DH/Atlântico). Familiares de Gabriele e Guilherme prestarão depoimento e laudos periciais vão contribuir com as investigações.

Última postagem
Em suas redes sociais, Gabriela se identificava como gamer, ama Free Fire e fazia lives no canal "GalegaHutten". Ela também gostava de compartilhar cliques na praia e na companhia de amigos e familiares.

Em sua postagem mais recente, feita no dia 2 de janeiro, ela publicou uma foto curtindo a virada do ano e desejou que 2022 fosse de paz. "Que esse novo ano abra as portas para novos sonhos, que o senhor Jesus Cristo sempre renove minha fé, meu desejo é de paz para esse mundo. Feliz ano novo".

Um dia antes do crime, Gabriele e Guilherme chegaram a se encontrar em um restaurante no Corredor da Vitória. Os cliques do casal foram compartilhados nas redes sociais. A polícia investiga como e quando o crime ocorreu.  

O enterro de Gabriele será neste sábado (29), no Cemitério Municipal de Itapuã.  

Fonte: Correio da Bahia - 28/01/2022

Veja como saber se você tem valores deixados em bancos – e como sacar

Felipe Menezes/Metrópoles

Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central ficou menos de 24 horas disponível antes de sair do ar. A ferramenta, que será relançada em 14 de fevereiro, permite a consulta de dinheiro “esquecido” em contas bancárias, e dá direções gerais para que seja feito o resgate.

De acordo com o BC, havia cerca de R$ 8 bilhões “esquecidos” nos cofres dos bancos, em junho de 2021. “É um mecanismo de divulgação. O Banco Central está fazendo o dever de casa dele, dizendo que existem milhões por aí e que esses milhões têm dono”, explica a diretora jurídica do Instituto de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, Renata Abalém.

Somente no dia do lançamento da ferramenta, a quantidade de acessos foi 20 vezes maior do que em um dia de alto volume de acessos no site, e 50 vezes maior que um dia normal, segundo a instituição.

A especialista explica que parte desse fluxo alto ao site é consequência da situação econômica dos brasileiros. “As pessoas estão muito preocupadas. Talvez isso seja um reflexo da crise que estamos vivendo. É reflexo da necessidade do dinheiro”, diz.

A organização está ampliando a capacidade de atendimento e, a partir de 14 de fevereiro, o cidadão poderá consultar se tem valores a receber. Em caso positivo, o BC informará a data em que a transferência poderá ser solicitada.

Para saber se tem dinheiro para receber, o cidadão deve consultar o site do BC usando o CPF.

Na página do BC, acesse a seção Minha Vida Financeira e clique na subseção Valores a Receber. Role a página até o final e clique no último item, Consulta ao Relatório Valores a Receber.

Escolha a opção “Iniciar consulta” e insira seu CPF. Neste momento, é possível ver o que há em seu nome em todos os bancos, e não apenas no que você tem conta atualmente.

Caso haja um recurso a ser resgatado, o cidadão deverá ter um perfil no Registrato para conferir qual o valor e em qual instituição está alocado o dinheiro. É necessário estar cadastrado junto ao governo federal ou junto ao BC para fazer login na plataforma.

Fonte:Metropoles - 28/01/2022

Golpes

Em nota, o Banco Central ainda alertou que golpistas estão se passando por funcionários da organização e entrando em contato com clientes para pedir informações pessoais.

“O BC não entra em contato com os cidadãos. Qualquer informação sobre valores a receber só poderá ser obtida a partir de 14/02/2022”, informou a instituição.

“A solicitação de resgate no SVR será feita por meio de usuário e senha e os recursos serão transferidos diretamente das instituições financeiras para os cidadãos, que não devem fazer qualquer depósito prévio a qualquer pessoa ou instituição”, informou a instituição.”

Segundo a instituição, as solicitações de transferência do dinheiro identificado poderão ser realizadas a partir de 7 de março. O BC alerta que não há risco de perda ou prescrição dos recursos, e que os valores permanecerão guardados nas instituições financeiras.

Quem tem direito

Nesta primeira etapa, R$ 3,9 bilhões devem ser distribuídos. São valores de contas correntes ou poupança encerradas com saldo disponível, tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente (desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central), cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

RS: Árbitro saca arma e aponta para jogadores em partida amadora de futsal;VÍDEO

 

VÍDEO: Árbitro saca arma e aponta para jogadores em partida amadora de futsal no RS
Foto: Reprodução / Facebook / Rádio Tamandaré On-Line

Um árbitro sacou uma arma de fogo, apontou para os jogadores e chegou a dar coronhadas em um deles. O fato ocorreu na quarta-feira (26), após o término de uma partida amadora de futsal na Praia do Cassino, no interior do Rio Grande do Sul, e foi transmitido ao vivo pelo Facebook.

 

De acordo com a delegada Lígia Marques Furlanetto, em entrevista ao portal G1, o árbitro é um policial militar. Na transmissão, ele é identificado apenas como “Mauro”. A Polícia Civil do RS não confirma o nome.

 

"Tem um termo circunstanciado instaurado para apurar o crime de lesão corporal. Eu confirmo que foi um policial militar que teria desferido as agressões. Ele registrou uma ocorrência de ameaça contra a vítima de lesão corporal", disse a delegada.

 

Nas imagens da confusão, é possível ver que, logo após o término do jogo, o árbitro se dirige a um jogador da equipe vencedora e desfere um soco. Na sequência, o juiz é cercado pelos demais jogadores do time e reage puxando uma arma. Em seguida, ele atinge outra pessoa, dando coronhadas.

 

Segundo o Instagram da equipe de futsal “É us Guri”, vencedora do confronto em quadra, dois jogadores do time foram atingidos por coronhadas desferidas pelo árbitro. Um teria desmaiado enquanto era levado para o hospital; o outro levou três pontos na cabeça.

 

Ciro diz que Bolsonaro tenta tumultuar eleição ao não ir depor à PF


Ciro GomesGustavo Moreno/Especial Metrópoles

O pré-candidato do PDT ao Palácio do Planalto, Ciro Gomes (CE), criticou a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), de não comparecer ao depoimento marcado para esta sexta-feira (28/1) na Polícia Federal e acusou o mandatário de tentar novamente criar uma crise institucional entre o Executivo e o Judiciário.

“A nação deve acompanhar com o máximo de atenção o desenrolar da nova crise institucional criada por Bolsonaro que decidiu confrontar, de forma irresponsável e autoritária, uma decisão do STF”, disse Ciro, por meio de sua rede social. Informações do metropoles em 29/01/2022

“É mais um capítulo na escalada de gerar conflitos e impasses que tumultuem – ou tentem inviabilizar – o curso normal das eleições, já que ele se sente antecipadamente derrotado”, declarou Ciro, que pediu uma postura alerta das instituições.




“Congresso Nacional, Forças Armadas, sociedade civil e comunidade internacional devem se colocar em grau permanente de alerta. Mesmo que este episódio seja superado, outros surgirão, pois é isto que Bolsonaro tem feito, com pausas meramente táticas, desde o ano passado”, alertou.

.


 

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Irecê: Cidade registra 86 novos casos positivos e 08 pessoas internadas de Covid-19 nesta sexta(28)


Praça do feijão -Centro - Irecê - foto: Blog Fique Informado

Seguido uma tendência de todo o Estado, a cidade de Irecê registrou 86 novos casos positivos nesta sexta-feira (28) para a Covid-19, tendo 02 crianças, 03 adolescentes, 59 mulheres e 24 homens, conforme boletim divulgado pela secretaria municipal de saúde no final destanoite.

Ainda de acordo com o boletim 10.135 contraíram a doença desde 13/04/2020, sendo que 9.795 se recuperaram e 152 pessoas perderam a vida para a doença, ficando com 188 positivos ATIVOS.

Outro dado preocupante é o número de pessoas internadas, 08, quando no inicio de Janeiro/22, não havia ninguém. 132 exames estão em investigação pela Fiocruz.

Com relação a vacinação, 60.352 pessoas tomaram a 1ª dose, 55.466 a 2ª, e 17.445 a 3ª dose.

Vídeo: Tubarão é visto próximo a faixa de areia em praia do Rio de Janeiro

O animal pode até ser bonitinho, mas é melhor manter distância -  (crédito: Reprodução/Prefeitura de Saquarema)

O animal pode até ser bonitinho, mas é melhor manter distância - (crédito: Reprodução/Prefeitura de Saquarema)

 Nesta sexta-feira (28/1) um tubarão foi visto em uma praia na cidade de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O momento foi registrado por banhistas que estavam no local.

A prefeitura da cidade também fez um registro do animal e alertou: “Embora as imagens sejam bonitas, é preciso ter atenção e cuidado em caso de avistar um deles próximo à areia. Fique atento às orientações do Salvamar para curtir a praia com segurança e tranquilidade”, diz o comunicado.

Fonte: Correio Braziliense  - 28/01/2022

Veja como a 'lava jato' construiu escândalo para tentar mudar resultado de eleição de 2014

 A imprensa brasileira sempre teve importância fundamental em grandes momentos históricos do país. Um exemplo foi a capa da revista Veja do dia 23 de outubro de 2014, três dias antes da eleição presidencial daquele ano.

O segundo turno caiu num domingo. Na véspera, a notícia bombástica, espalhada em outdoors erguidos em todo o país, informava que "o doleiro Alberto Youssef, caixa do esquema de corrupção na Petrobras, revelou à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, na terça-feira passada (dia 21), que Lula e Dilma Rousseff tinham conhecimento das tenebrosas transações na estatal". "Eles sabiam de tudo", explodia a manchete.

Mas Dilma, com 51,6% dos votos, acabou vencendo a disputa com Aécio Neves, para o desgosto de quem tanto trabalhou no sentido contrário. O grande feito jornalístico, contudo, ganha outras cores quando se passa em revista a participação de Sergio Moro, da PF, do MPF e dos jornalistas nesse episódio clamoroso.

Até agora, a manobra era criticada pelo seu vazamento. Agora se sabe que as poucas linhas do "depoimento" — na verdade, um "adendo" de uma delação que ainda não existia — foram fabricadas apenas para viabilizar a reportagem. A prova está em vídeo (clique aqui para ouvir). Delegados, procuradores e juiz de primeira instância investigam uma presidente da República.

O próprio Moro comandou a audiência preliminar, quando o caso já estava a cargo do Supremo. Ele concentra os papéis da PF, do MPF e do STF. Para garantir o adendo de Youssef, prometeu: se Teori Zavascki não homologasse a delação, ele, Moro, concederia os benefícios nos autos — como já fizera outras vezes em negociações semelhantes. Teori homologaria a delação em dezembro, sem qualquer anexo que falasse de Dilma ou Lula. O objetivo do "adendo" já fora atingido.

A produção desse momento da "lava jato" foi protagonizada pelo delegado da PF Márcio Anselmo e pelos procuradores Diogo Castor de Mattos e Roberto Pozzobom, sob a direção de Sergio Moro. Depois da eleição, foram flagradas conversas dos delegados, comemorando a capa de Veja.

Alberto Youssef, preso havia mais de sete meses, estava com problemas de saúde — o que o levou a ser hospitalizado, mas só depois de concordar com o depoimento contra o PT. A própria revista reproduziu o "adendo" com que o doleiro comprou sua alforria:

"Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro foi taxativo:
– O Planalto sabia de tudo!
– Mas quem no Planalto? ...
– Lula e Dilma, respondeu o doleiro".

A fabricação do depoimento extraído a fórceps irritou os advogados. Sérgio Moro não tinha alçada sobre a delação de Youssef, mas foi quem articulou o depoimento, em contato com os advogados, com a polícia e com o MPF. Foi por pressão do juiz que o doleiro foi levado a depor. Nos Estados Unidos, isso se chama "prática jurídica corrupta".

As "discrepâncias" do depoimento quando ainda não havia delação foram registradas nas impugnações feitas pelos advogados. Mas o domínio lavajatista escolhia as verdades que queria. O gerente da Petrobras, Pedro Barusco, sempre declarou que recebia propinas na empresa desde a década de 90. Mas, obedecendo os procuradores, só lançou nas planilhas as propinas recebidas a partir de 2003, porque foi orientado no sentido de que a "lava jato" não cobria os períodos anteriores. Ou seja, o objeto do processo eram os governos do PT. Mais ainda: ele foi proibido de citar autoridades com foro em Brasília para que a delação não escapasse de Curitiba.

Youssef jamais admitiu a seus advogados saber qualquer coisa sobre o Palácio do Planalto. O que ele sempre informou foi que as conversas sobre dinheiro com o PT se davam por meio do ex-deputado José Janene, que, por sua vez, relacionava-se com Paulo Roberto da Costa. Não existe um único registro de que Alberto Youssef tenha feito qualquer referência a Dilma ou Lula, fora do depoimento criado por Sérgio Moro.

Fonte:Conjur - 28/01/2022  

Mundo Bita faz homenagem a Caetano Veloso no aniversário de 80 anos do cantor

 

                                            foto:reprodução



Caetano Veloso será homenageado pela equipe de Mundo Bita no próximo dia 4. A animação aproveita o aniversário de 80 anos do artista para lançar, ao longo de 2022, quatro regravações exclusivas no projeto 'Rádio Bita', no canal no YouTube.

A primeira canção de Caetano que será contemplada pelas crianças será O Leãozinho, de 1977, no próprio dia 4 de fevereiro.

“Fiquei feliz quando soube que eu ia entrar no Mundo Bita. Devo isso a Benjamim, meu neto mais novo, que nasceu e vem crescendo perto de mim. Quando meus filhos eram pequenos, o Bita ainda não existia. Agora, muitas vezes vejo os desenhos ao lado dele. Imagino como ele vai reagir ao ver minha cara ali retratada e ouvir a minha voz: o vovô dele entre as figuras que ele já ama ver na tela da TV!”, afirma o músico.

No clipe de O Leãozinho, Caetano entra em cena e vira personagem inédito. Ele será apresentado como um ser mágico que, ao tocar o seu violão, faz com que o mundo ao redor vire um espaço lúdico e poético. Uma casa é transformada em montanhas divertidas; um poste é convertido em um picolé gigante; um carro muda para um bichinho engraçado.

Assim, os leõezinhos Lila, Dan e Tito embarcam em uma aventura pela imaginação até se depararem com um obstáculo um tanto ranzinza: um muro de concreto, bem careta e cinza. É aí que eles pedem a ajuda do Bita, que os incentiva a desenhar uma floresta no muro, transformando-o em um portal cheinho de natureza. Através da arte e da criatividade, Caetano Veloso e a turminha modificam o meio e fazem grandes descobertas.

"Caetano é um dos maiores gênios da nossa música, um compositor criativo e inquieto, assim como são também as crianças. É uma honra e orgulho fazer parte das comemorações dos seus 80 anos e apresentar grandes clássicos para o público infantil", comemora Chaps Melo, criador do Mundo Bita.

Fonte: ESTADÃO -28/01/2022

PF aponta que Bolsonaro cometeu crime ao vazar dados do TSE

 

Relatório da PF aponta que Bolsonaro cometeu crime ao vazar dados do TSE
Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) informou, na tarde desta sexta-feira (28), que vê crime do presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua atuação no vazamento de dados sigilosos da investigação do suposto ataque ao sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Conforme divulgou a Folha de São Paulo, a  delegada do caso, Denisse Ribeiro, afirmou no inquérito que, no entanto, deixaria de promover o indiciamento do presidente da República por respeitar posicionamentos recentes do Supremo que decidiram que pessoas com foro só podem ser indiciadas mediante prévia autorização da corte.

 

"Os elementos colhidos apontam também para a atuação direta, voluntária e consciente de Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro e de Jair Messis Bolsonaro na prática do crime previsto no artigo 325, §2°, c/c [combinado com o] 327, §2°, do Código Penal brasileiro, considerando que, na condição de funcionários públicos, revelaram conteúdo de inquérito policial que deveria permanecer em segredo até o fim das diligências", diz o relatório da PF.

 

Vale lembrar que o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), tirou o sigilo do inquérito após mandar Bolsonaro prestar depoimento na PF nesta sexta-feira, mas Bolsonaro não compareceu.

 

O relatório diz ainda que os crimes vistos na ação de Bolsonaro são aqueles praticados por funcionário público contra a administração em geral, de acordo com o Código Penal. Ainda de acordo com a Polícia Federal, Barros, parlamentar pelo PSL, e Bolsonaro "tiveram acesso em razão do cargo de deputado federal relator de uma comissão no Congresso Nacional e de presidente da República, respectivamente, conforme hipótese criminal até aqui corroborada", disse.

 

"Deixo, entretanto de promover o indiciamento de ambos em respeito ao posicionamento de parte dos Excelentíssimos Ministros do Supremo Tribunal Federal, que preconiza que pessoas com foro por prerrogativa de função na Egrégia Corte só podem ser indiciadas mediante prévia autorização", diz o relatório.


Fonte:BN -28/01/2022 18h:05

Ex- Juiz Moro recebeu R$ 3,537 milhões para atuar na Alvarez & Marsal


Foto: Reprodução/Twitter @sergiomoro


O presidenciável Sergio Moro (Podemos) recebeu um total de US$ 656 mil, o equivalente a R$ 3,537 milhões, nos 12 meses em que atuou na consultoria estadunidense Alvarez & Marsal. O contrato foi firmado em 23 de novembro de 2020 e terminou em 26 de novembro de 2021.

Moro vai divulgar seus honorários ainda nesta sexta (28), em uma live no canal de Kim Kataguiri. Além disso, a Alvarez & Marsal vai apresentar ao Tribunal de Contas da União os valores ainda na sexta. As informações são da coluna de Lauro Jardim, em O Globo.

O contrato entre Moro e a Alvarez & Marsal previa duas cláusulas definidas em termos de remuneração: o ex-juiz tinha um salário mensal e, também, ganhou um bônus de assinatura, ou seja, um valor que recebeu quando entrou na empresa.

No vínculo, inicialmente de dois anos, não havia projeção de remuneração variável. O rompimento, de comum acordo, foi feito sem o pagamento de multa. 

Moro foi contratado pela Alvarez & Marsal inicialmente para atuar no Brasil, pois não tinha visto de trabalho nos EUA. Depois, foi transferido para Washington. Por isso, o ex-juiz recebeu seu salário em reais nos primeiros meses. Em seguida, a partir de abril, a empresa passou a pagar em dólar.

Fonte:Revista Fórum - 28/01/2022 18h

Chris Brown é acusado de drogar e estuprar mulher em iate

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cantor Chris Brown, 32, está sendo acusado de drogar e estuprar uma dançarina e modelo dentro de um iate em dezembro de 2020. Segundo o TMZ, ela pede uma indenização de US$ 20 milhões, o equivalente a R$ 107 milhões pela cotação atual.

De acordo com o site, a moça não denunciou antes por vergonha. Pelo que conta no processo, o músico teria chamado a menina que não teve idade divulgada para o local depois de conhecê-la por meio de um aplicativo de mensagens. Ao chegar no iate, em Miami, ele ofereceu a ela uma bebida.

Porém, depois de encher o copo pela segunda vez, a moça alega ter começado a se sentir desorientada e "uma mudança repentina e inexplicável na consciência". Foi quando ela teria sido levada a um quarto. Após fechar a porta, Brown teria tirado a parte de baixo do biquíni da moça e a estuprado.

Ela afirma que se sentia "desorientada, fisicamente instável e começou a dormir" momentos antes do ato. Ela também conta que o músico teria ejaculado dentro dela e pedido no dia seguinte para que tomasse um remédio. Procurado pelo TMZ, Chris Brown não se manifestou.

Essa não é a primeira vez que ele é acusado de estupro. Em 2019, o cantor americano foi preso em Paris sob acusação de ter estuprado uma mulher de 24 anos. A informação foi confirmada pela polícia ao jornal francês Le Parisien.

Segundo a publicação, Brown e outras duas pessoas de sua trupe, incluindo um guarda-costas, foram detidos enquanto aguardam a investigação. O americano de fato estava na capital francesa, como mostravam suas últimas postagens numa rede social.

O crime teria acontecido na noite do dia 15 de janeiro daquele ano. Brown e a vítima supostamente se conheceram numa casa noturna e ela o acompanhou, junto de outras duas mulheres, até o hotel onde ele estava hospedado.

Foi dentro do quarto do cantor que o crime ocorreu, segundo relatou a mulher. Logo em seguida, diz, os outros dois homens que foram detidos com ele também a violentaram.

Em 2009, ele foi condenado por agredir a cantora Rihanna, sua então namorada, numa festa antes da cerimônia do Grammy.

Fonte: FOLHA S. PAULO - 28/01/2022

Senador discutiu relatório restrito com Funai antes de terra ser liberada

Senador Zequinha Marinho e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em reunião sobre exportação de madeira - Divulgação/Zequinha Marinho
Senador Zequinha Marinho e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, em reunião sobre exportação de madeira - Imagem: Divulgação/Zequinha Marinho



CONFIRA A REPORTAGEM NO LINK ABAIXO DO SITE UOL DE HOJE (28) NA COLUNA DE RUBENS VALENTE

https://noticias.uol.com.br/colunas/rubens-valente/2022/01/28/senador-terra-indigena-para-isolados-portaria.htm 

STF: Bolsonaro não vai depor e Moraes nega análise do pedido de Bolsonaro em plenário


Daniel Ferreira/Metrópoles


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para que o Plenário da Corte decida sobre a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro depor em outro momento no âmbito do inquérito que investiga vazamento de dados sigilosos sobre ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

presidente da República não cumpriu determinação de Alexandre de Moraes e faltou ao depoimento à Polícia Federal, que deveria ocorrer presencialmente às 14h desta sexta-feira (28/1). Onze minutos antes do horário marcado, a AGU protocolou um pedido na Corte pedindo que o recurso fosse submetido ao Plenário, “a fim de que seja reformada a decisão agravada”. O agravo regimental só chegou ao gabinete de Moraes às 14h08, depois do estipulado para começar o depoimento.

Com a decisão de Moraes, resta um impasse: Bolsonaro não foi, o ministro do STF insiste em que ele vá. Ainda não se sabe o que Moraes decidirá, mas há uma crise posta, pois o presidente, na prática, descumpriu uma determinação judicial. A AGU alega que ele tinha esse direito, mas não se sabe como isso agora será definido, já que a questão não irá ao Plenário a Corte — ao menos, em um primeiro momento.

A AGU alegou que “ao agente político é garantida a escolha constitucional e convencional de não comparecimento em depoimento em seara investigativa”.

O ministro, na decisão, no entanto, negou o pedido de análise em plenário e não voltou atrás em seu posicionamento sobre o presidente depor presencialmente na PF. “A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou a petição nº 3671/2022, nesta data, às 13h:49 – 11 minutos antes do horário agendado para o interrogatório – e recebida no gabinete às 14h:08, sabendo tratar-se de recurso manifestadamente intempestivo por preclusão temporal e lógica”, disse na decisão.

Sendo assim, a expectativa do governo de ter o pedido analisado pelos ministros está frustrada. Moraes, contudo, ainda não decidiu o que acontecerá agora com a recusa do presidente.

Depoimento

O depoimento estava marcado para ocorrer presencialmente, às 14 horas, por ordem do ministro do STF Alexandre de Moraes, mas Bolsonaro não foi. A AGU protocolou agravo para justificar a ausência, no entanto, diante da postura do presidente, Moraes se pronunciou nos autos do inquérito:

“Não conheço do agravo regimental, por intempestividade”, disse. O ministro afirmou que o agravo é inapropriado, inadequado, por estar fora do tempo devido.

Veja agravo:

Decisão – Agravo (1) by Lourenço Flores on Scribd

Decisão por depoimento

Moraes já havia dilatado o prazo de depoimento presencial por duas vezes. Em novembro, deu 60 dias para o presidente marcar a data e ser ouvido à PF. Sem resposta, marcou a data. Não adiantou. Bolsonaro tinha o direito de não depor.

Bolsonaro optou por não depor

A decisão acerca da falta foi tomada pelo presidente após uma série de reuniões com seus ministros da Advocacia-Geral da União (AGU), Bruno Bianco, e da Justiça, Anderson Torres.

Logo em seguida, a AGU ingressou com um recurso ao plenário do Supremo com argumentação de que Bolsonaro não é obrigado a comparecer. O recuso foi protocolado em papel. O ato de protocolar entrou no sistema do STF por volta de 14h10, o conteúdo do documento físico, não.

Na Superintendência

O advogado-geral da União, Bruno Bianco, chegou às 13h48 na sede Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e comunicou o órgão que o presidente não compareceria ao depoimento.

Fonte:Metrópoles/reprodução - 28.01.2022