quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Rio: Suposto autor de blog racista contra o BBB seria membro de grupo neonazista que ameaçou ativista negro

Suposto autor do blog racista teria ameaçado ativista negro de morte (Reprodução)

O suposto autor do blog anônimo que atacava participantes negros do Big Brother Brasil (BBB), segundo as Polícias Civis do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, teria ligações com um grupo neonazista que planejaria ataques contra homossexuais, negros e judeus.

Conforme mostrado pela Fórum, o blog pregava a morte de participantes negros do BBB, com defesa da “supremacia branca”, que continha uma série de referências nazistas. A página, no entanto, foi invadida pelo grupo hacker Anonymous, que expôs os dados pessoais do suposto autor, identificado como Aristides Mathias Flach Braga, de Caxias do Sul (RS).

Segundo o grupo hacker e o ativista do movimento negro Antonio Isupério, que obteve os dados de Aristides, ele pertenceria a uma célula neonazista e já foi alvo de investigação policial pelo crime de racismo. A versão foi confirmada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul e também pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), do Rio de Janeiro, onde a família do participante Douglas Silva, do BBB, um dos atacados no blog, registrou queixa.

Agora, os policiais do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul trabalham em conjunto nas investigações e vão intimar o suspeito para prestar depoimento.

“Quando chegamos na delegacia vimos que o suposto autor dos ataques já tem processos criminais pelo mesmo crime em andamento. Então, a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul estão em diálogo para trocar informações”, afirmou à imprensa Ricardo Brajterman, advogado de Douglas Silva, após fazer a queixa formal na delegacia, nesta quarta-feira (26).

Ao portal G1, o advogado de Aristides, André Von Berg, negou que seu cliente seja o autor do blog com postagens racistas e que ele pertença a grupo neonazista.

Fonte: Revista Fórum - 27/01/2022

0 comentários:

Postar um comentário