sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Saúde: Meningite se expande e mata na Bahia

Os números da meningite continuam a crescer na Bahia e em Salvador desde o início de dezembro, atingindo, até esta quinta, a marca de 2.218 casos notificados no Estado e 1.445 na capital. E, mais grave, houve elevação no número de mortos pelos vários sorotipos da doença, que saltou de 128 para 138 mortes no Estado, e de 55 para 64 óbitos em Salvador. Os dados são do banco online da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) por meio da Diretoria de Informação em Saúde (DIS) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam).Nesta quinta, em Salvador, onde o número de mortes pela doença Meningocócica C, tipo mais grave, aumentou de 23 para 25 mortos desde 2 de dezembro, policiais civis reunidos em assembleia da categoria receberam a denúncia de que havia uma presa à disposição da Justiça na Delegacia de Repressão a Crimes contra a Criança e Adolescente (Derca) que apresentava sintomas de meningite. A paciente foi examinada por um médico da Semed, que confirmou a suspeita à delegada titular da unidade, Laura Maria. Esta, por sua vez, comunicou o fato à Justiça para que fosse autorizada a transferência da doente, oriunda da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, na Baixa do Fiscal, para uma unidade médica especializada, o que não havia sido feito até o final da tarde de ontem. O clima de preocupação entre policiais e funcionários administrativos da Derca foi confirmado pelo diretor do Sindicato da Polícia Civil (Sindipoc), Marcos Oliveira. Entretanto, a assessoria de comunicação da Polícia Civil informou desconhecer a situação.
Meningite C - Segundo o boletim epidemiológico da Sesab na Bahia, até 5 de dezembro de 2009, “foram confirmados 178 casos de doença meningocócica (DM) em todo o Estado, com 48 óbitos. A incidência da DM vem se mantendo constante nos últimos anos, com pequeno aumento em 2009, fato que pode ser atribuído ao município de Salvador, onde se verificou um aumento na incidência e letalidade”, diz.Em 2008, na Bahia, foram confirmados 137 casos de DM e 26 óbitos. Em Salvador, observou-se um aumento do número de casos da DM em relação a 2007, com um incremento de 64,5%. Houve o predomínio do sorogrupo C, com 88,8% dos casos sorogrupados, acrescenta o boletim.Comparando-se o mesmo período de 2008 com 2009, verifica-se que em Salvador está ocorrendo um aumento do número de casos de doença meningocócica, sendo 56 casos e 15 óbitos em 2008 e 100 casos e 25 óbitos em 2009 (incremento de 44% dos casos). Quanto ao Sorogrupo, continua o predomínio do tipo C. Os casos estão distribuídos por 12 distritos sanitários, a faixa etária dos casos variou de três meses a 66 anos, sendo que o maior risco de adoecer está na faixa etária de menos de 1 ano (16,1/100 mil habitantes). A maior incidência ocorreu no Distrito de Itapuã (10,1/100 mil hab.), com registro de 21 casos e 3 óbitos em 2009 (94,4% dos casos sorogrupados), diz o documento.
Interior - Mais de 100 municípios do interior do Estado já notificaram pelo menos um caso da doença. Salvador lidera o ranking com 1.445, seguida de Vitória da Conquista (157), Irecê (103), Itabuna (78), Feira de Santana e Porto Seguro (40 casos, cada um), Ilhéus (37), Barreiras (35), Lauro de Freitas (21), Juazeiro (18), Jequié (15), entre outros. Salvador, Itabuna, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Feira de Santana lideram o número de mortes registradas num total de 27 municípios baianos.
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias. O tipo viral mais leve é semelhante a uma gripe. A bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
Fonte:Manjorie Moura/atarde

0 comentários:

Postar um comentário