O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe seus 38 ministros nesta segunda-feira (20/1), na Granja do Torto, para a primeira reunião ministerial do ano. O encontro servirá para fazer o tradicional balanço da gestão e alinhar ações dos ministérios para 2025 e 2026.
Desafios
- A reunião acontece em meio a um início de ano turbulento para o governo Lula. Na última semana, o Executivo saiu derrotado da queda de braço com a oposição sobre o endurecimento da fiscalização sobre o Pix.
- Além disso, em 2025, ano que precede as eleições presidenciais, o governo tem o desafio de melhorar a popularidade e, por isso, Lula deve cobrar ministros por mais entregas.Segundo auxiliares ouvidos pelo Metrópoles, a reunião terá o mesmo formato das anteriores – deve começar pela manhã e seguir durante a maior parte do dia.
Cada ministro terá tempo para fazer apresentação rápida das prioridades da pasta e dos principais programas e investimentos para 2025 e 2026.
O presidente costuma fazer reuniões com todos os integrantes da alta cúpula do governo no início e no fim de ano. Em 2024, no entanto, o petista optou por confraternização mais curta e reservada, pois estava se recuperando de uma série de procedimentos cirúrgicos na cabeça.
Fonte: Metrópoles - 19/01/2025
0 comentários:
Postar um comentário