segunda-feira, 4 de maio de 2015

UNEB informa sobre passagens para deslocamento docente



 
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) vem, nos últimos meses, vivenciando situação desafiadora na busca de saídas institucionais e legais que possam solucionar o impasse estabelecido em relação à concessão de passagens a docentes pelos Departamentos, mantendo as condições necessárias ao bom funcionamento dos mesmos.

Em 17/04/2015, foi publicada no Portal da UNEB nota com os principais encaminhamentos já dados na perspectiva de solucionar a questão, cuja complexidade centra-se na natureza multicampi desta Universidade. Neste contexto, destaca-se que a UNEB, desde a sua criação, manteve o foco das suas atividades voltado à interiorização da Educação Superior como forma de contribuição ao desenvolvimento social e humano do Estado da Bahia, enfrentando, contudo, uma carência extrema de profissionais qualificados em todas as regiões onde estão localizados os seus campi. Destaca-se ainda, que em toda a história das universidades estaduais baianas, nunca houve uma política de incentivo à permanência desses profissionais no interior da Bahia.

Motivada por notificações do Tribunal de Contas do Estado (TCE), aos Departamentos auditados, e com orientação jurídica da sua Procuradoria, a UNEB adotou como medida provisória, a suspensão temporária da concessão do benefício das passagens a docentes não residentes nos municípios dos seus Departamentos de lotação.

Entretanto, diante do impacto que a manutenção dessa medida tem tido sobre o desenvolvimento qualificado das atividades acadêmicas nos Departamentos localizados no interior do Estado, a Administração Central tomou as seguintes decisões:

1. Encaminhamento de recurso ao TCE, solicitando a suspensão da recomendação feita aos Departamentos auditados;

2. Assumir a responsabilidade legal da ordenação da despesa e execução financeira para a aquisição das passagens dos Departamentos que ainda necessitam dessa concessão. Para tanto, a Pró-Reitoria de Administração (PROAD) encaminhará as orientações necessárias sobre os procedimentos operacionais a serem adotados pelos Departamentos interessados em tal encaminhamento, salientando que a entrega das passagens aos docentes será realizada exclusivamente pelos seus respectivos Departamentos de lotação.


Reitoria da UNEB

 04 mai 2015, 17H16

0 comentários:

Postar um comentário