sexta-feira, 8 de maio de 2015

Professores da UEFS entram em greve a partir de segunda-feira(11)



 Professores da Uefs entram em greve a partir de segunda-feira (11)
 Foto:Divulgação/reprodução
 
Os professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovaram greve por tempo indeterminado, durante assembleia realizada na quinta-feira (7), no anfiteatro do módulo II. De acordo com a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), o movimento paredista, que começa na próxima segunda-feira (11), contou com 118 votos a favor, 25 contrários e 12 abstenções.

Na assembleia, conforme informações da associação, os professores definiram também pelo fechamento do pórtico da instituição às 8h de segunda-feira para reforçar a proposta do movimento junto à comunidade acadêmica. Nesta sexta (8), as Associações Docentes das quatro universidades protocolam documento na Governadoria, Secretaria da Educação (SEC) e reitoria das universidades, informando sobre a decisão da categoria e exigindo o cumprimento da pauta de reivindicação.


“Em 2014, as Ueba não foram pautadas, mas a expansão das universidades federais na Bahia teve ampla repercussão. O prazo do governo para negociar já foi dado, mas ele não se mostrou disposto a atender as reivindicações”, disse Edson do Espírito Santo, diretor da Adufs.

Ainda segundo a associação dos professores, “durante a assembleia, ainda foi formado o Comando de Greve e eleitos os membros. O grupo se reúne no final das atividades do dia 11 para definir os próximos passos da luta, que serão discutidos na reunião do Fórum das ADs, a ser realizada no dia 13 de maio, às 14h, na Aduneb. Ainda como encaminhamento, será levada ao Fórum, a proposta de convocação de nova rodada de assembleias dois dias após a reunião com o governo, marcada para dia 19 de maio”.


ESTUDANTES TAMBÉM PROTESTAM


 Estudantes da Uefs fazem protesto na manhã desta sexta
 
 
Foto: Thiago Fonseca / Acorda Cidade/REPRODUÇÃO
 
Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizaram na manhã desta sexta-feira (8) uma manifestação por melhorias na estrutura das universidades públicas do estado da Bahia. As informações são do site Acorda Cidade. Eles interditaram a BR-116, próximo à unidade de ensino superior, e queimaram de pneus. Devido ao protesto, a via ficou congestionada. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para tentar reordenar o trânsito. 
De acordo com o aluno do curso de Medicina, João Costa, os estudantes pedem o repasse de 7% da receita híbrida de impostos para as universidades estaduais baianas. 
O grupo também protesta por uma verba específica de 1% para assistência estudantil, além da melhoria da estrutura da universidade, contratação de professores, manutenção da residência universitária e do restaurante universitário. “O governo do estado e o governo federal têm priorizado a educação privada e sucateado a pública. A oposição também tem cortado verba das estaduais baianas. A reitoria diz que está tentando negociar com o governo do estado. No entanto, não faz pressão como deveria fazer”, reclamou o estudante.



 
Fonte:Acorda Cidade c/adptações

0 comentários:

Postar um comentário