terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Judiciário: OAB vai ao CNJ para apurar encontros de Juiz Marcelo Bretas com Bolsonaro


Juiz Marcelo Bretas - Fernando Frazão/Agência Brasil
foto:reprodução

A Organização dos Advogados do Brasil decidiu entrar com uma  “reclamação disciplinar” no Conselho Nacional de Justiça contra o juiz Marcelo Bretas, que comanda a operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

No último sábado 16, Bretas acompanhou a comitiva presidencial no Rio de Janeiro e esteve ao lado de Bolsonaro e Crivella na inauguração de uma obra e posteriosmente em um evento evangélico que aconteceu na Praia de Botafogo. O juiz chegou a andar no carro oficial da presidência.
E não só isso: o juiz também posta elogios ao presidente em suas redes sociais, além de enfatizar sua fé evangélica.

A representação da OAB enfatiza que Bretas “não apenas participou de evento de natureza política, em manifesta afronta à vedação constitucional, como acompanhou a comitiva presidencial desde a chegada na cidade do Rio de Janeiro, publicando, ainda, postagens com manifestação de apreço em redes sociais”.
A OAB pede ao CNJ que seja instaurado um processo administrativo disciplinar com posterior aplicação da sanção cabível a Bretas.

Em suas redes sociais, o juiz justificou o encontro dizendo que é um ato comum entre os poderes. “Esclareço que desde sempre professo a Fé Cristã Evangélica, e que fui muito bem recebido pelo Pastor RR Soares, responsável pelo evento, com quem orei e entoei louvores ao nosso Deus”, disse. 
fonte: Carta Capital - 18/02/2020

Esclareço, ainda, que em nenhum momento cogitou-se tratar de eventos político-partidários, mas apenas de solenidades de caráter técnico/institucional (obra) e religioso (Culto).
Vale notar que a participação de autoridades do Poder Judiciário em eventos de igual natureza dos demais Poderes da República é muito comum, e expressa a harmonia entre esses Poderes de Estado, sem prejuízo da independência recíproca.
782 pessoas estão falando sobre isso





0 comentários:

Postar um comentário