domingo, 12 de dezembro de 2021

Bolsonaro insinua que Deltan Dallagnol queria a PGR em 2019; Vídeo

Jair Bolsonaro (Reprodução/Facebook Jair Bolsonaro)



Desesperado com o desempenho nas pesquisas, vendo a aproximação de Sergio Moro (Podemos) e a possibilidade cada dia maior de Lula (PT) vencer a disputa presidencial no primeiro turno, Jair Bolsonaro (PL) atacou Deltan Dallagnol, recém filiado ao Podemos, em suas redes sociais e indicou um vídeo em que um youtuber aliado mostra só agora a relação entre o ex-juiz da Lava Jato e o doleiro Alberto Youssef.

Fazendo-se de vítima, Bolsonaro faz um apelo aos apoiadores para assistirem ao vídeo, que mostra algo que é conhecido e divulgado – inclusive pela defesa do ex-presidente Lula – desde 2015 como se fosse uma grande novidade.

“Você tem que assistir e repassar para você entender de vez o que eu passo, a minha função e o que querem para o nosso Brasil”, diz.

Bolsonaro ainda sinaliza que teria sido vítima de uma tentativa de chantagem de Deltan Dallagnol que, segundo ele, buscava ser alçado à Procuradoria-Geral da República (PGR).

“Uma das passagens que não está ali [no vídeo]. Estava em 2019, há poucas semanas para eu indicar o PGR para o Senado e um ajudante de ordem trouxe o telefone e falou: ‘Deltan Dallagnol quer falar contigo’. Eu falei: ‘eu não vou falar com ele’. Por que eu não queria falar com ele? Nunca tinha falado antes… Por um motivo muito simples. Ele queria uma audiência comigo porque ele era, no momento, cotado nas mídias sociais como ir para o PGR, né? (SIC) A pessoa certa para o PGR, como naquele momento também a pessoa certa para o Supremo seria Sergio Moro. E se eu tivesse audiência com ele, com toda a certeza, eu não iria indicá-lo para a PGR, mas iria sair uma história pronta, como eles faziam por ocasião de alguns depoimentos da Lava Jato: escreviam o depoimento e chamavam o cara para assinar. E ia falar que eu fiz uma proposta indecorosa para ele, para salvar um amigo, um parente. Como ele não aceitou, Deltan Dallagnol iria me acusar de parcial”, acusa.

No início do vídeo, no entanto, Bolsonaro diz que “em grande parte sabia tudo aquilo que eu vivia como presidente”, mas ressalta que “obviamente não tinha como agir”.


Yousseff, Moro, Álvaro Dias e o conluio na Lava Jato

O vídeo do youtuber bolsonarista, que está sendo turbinado nas redes de apoio pelo próprio presidente, conta uma história que já é conhecida desde 2015 e em grande parte foi confirmada pelo advogado Tacla Duran e pelo próprio Alberto Youssef até mesmo em depoimento na Câmara dos Deputados

Anunciado pelo presidente como novidade, o conluio que, entre outros blindou o senador Álvaro Dias (Podemos), já foi amplamente divulgado.

Embora soubesse de tudo – já que era deputado – antes mesmo das revelações da Vaza Jato, Bolsonaro calou até o momento pois sabe que se beneficiou diretamente da omissão do fato pela mídia liberal em sua eleição à Presidência.

A divulgação acontece no momento em que o seu ex-super ministro da Justiça se apropria de parte do eleitorado ultraconservador que o elegeu e que se mostra decepcionado com seu governo.

Entenda na série de reportagens da Fórum sobre o caso

Moro anula punição a delegado da Lava Jato que conduziu investigação para abafar caso de grampo na cela de Youssef
Livre, Alberto Youssef, o “amigo” de Moro, volta a operar com dólar
Procuradores da Lava Jato impediram conclusão de investigação sobre grampo na cela de Alberto Youssef
Policiais federais dizem que são perseguidos por procuradores da Lava Jato por grampo em Youssef
Lava Jato usou informações obtidas em grampo ilegal, diz doleiro Alberto Youssef
Zanin faz Youssef confessar que tinha ‘cláusula de sucesso’ para receber dinheiro na Lava Jato

Fonte: Revista Fórum - 12/12/2021 13h:30

0 comentários:

Postar um comentário