A construção da ponte Salvador-Itaparica deve ser iniciada no primeiro semestre de 2026, mas precisamente no mês de junho. O prazo para o início das obras do empreendimento foi estabelecido no contrato firmado com o Governo da Bahia em junho deste ano. As informações são do g1.
O investimento previsto para tirar a ponte do papel é de R$ 11 bilhões. Dentro do calendário estão previstas etapas preparatórias. O projeto executivo será iniciado em dezembro e a instalação da plataforma provisória, responsável por dar suporte a instalação, será realizada em maio.
O contrato foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, após a mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), responsável por homologar uma proposta de conciliação.
A sondagem da ponte Salvador-Itaparica foi concluída em abril deste ano. Para o processo, foram investidos cerca de R$ 200 milhões.
Maior equipamento viário da América Latina sobre as águas
Com 12,4 km de extensão, a Ponte Salvador-Itaparica será o maior equipamento viário da América Latina Sobre as águas. A execução do projeto será feita através de uma parceria público-privada (PPP).
Confira os trechos que serão contemplados pela ponte:
Trecho 1 – Acessos viários em Salvador;
Trecho 2 – Ponte Salvador- Ilha de Itaparica;
Trecho 3 – Chegada da ponte à llha de Itaparica;
Trecho 4 – Nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande) a ser construída na llha de Itaparica;
Trecho 5 – Recuperação e ampliação de trecho da BA-001 existente, desde a nova variante rodoviária (Desvio de Mar Grande), nas proximidades de Cacha Prego, cabeceira da Ponte do Funil.
fonte: B.News - 30/08/2025
0 comentários:
Postar um comentário