sábado, 7 de dezembro de 2019

Salvador: Técnico do Bahia Roger ganha medalha Zumbi dos Palmares pela luta contra o racismo


Roger ao lado da esposa Camile, das filhas Júlia e Gabriela e da vereadora Aladilce Souza (Felipe Oliveira/EC Bahia-foto:reprodução)
O técnico do Bahia, Roger Machado, foi condecorado com a medalha Zumbi dos Palmares, honraria dada pela Câmara Municipal de Salvador pelo destaque do treinador na luta contra o racismo. A homenagem foi proposta pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), e a cerimônia de entrega aconteceu na noite de sexta-feira (6).
O motivo que levou o gaúcho de 44 anos e receber a medalha foi o posicionamento de Roger na entrevista coletiva concedida após o empate de 1x1 entre Bahia e Fluminense, no dia 5 de agosto, no Maracanã. Na ocasião, ele, que é um dos dois treinadores negros da Série A do Brasileirão - o outro é Marcão, do time carioca - abordou o racismo estrutural existente no Brasil (relembre aqui).
Acompanhado da esposa Camile e das filhas Júlia e Gabriela na cerimônia, Roger comentou em seu discurso: "A repercussão da minha fala, eu confesso a vocês que no primeiro momento me assustou. Me assustou e me preocupou. Me assustou pela dimensão a que ela foi levada e me preocupou porque me deu a certeza que a gente fala muito pouco sobre o assunto", disse o treinador tricolor. Informações do Correio da Bahia c/adaptações.

0 comentários:

Postar um comentário