O valor do negócio não foi revelado, mas o mercado estima que tenha girado entre R$ 700 milhões e R$ 850 milhões
No Norte e Nordeste, competem com o Atakarejo no mesmo segmento o Assaí, do Pão de Açúcar, o Atacadão, do Carrefour, e o Grupo Mateus.
A gestora de investimento não revela de quanto será a sua participação majoritária no Atakarejo. Teobaldo, o fundador da rede, continuará como sócio minoritário do Pátria, tocando o dia a dia da operação.
Em nota, o Atakarejo informou que a aliança vai permitir o crescimento do grupo na Bahia e no Nordeste com o Plano de Expansão, que vai gerar cerca de 20 mil novos empregos diretos nos próximos anos.
O grupo baiano
O grupo Atakarejo faz parte do rol de redes regionais que são a fortaleza do varejo. Conhecem os hábitos de consumo da população local, faturam bilhões de reais e estão longe dos holofotes dos grandes centros. Por isso, viraram alvo de aquisições de gestoras de investimento que têm optado pela compra desses ativos em detrimento de grandes redes como GPA e Natural da Terra, da Americanas, que estão à venda.
A companhia baiana ocupa a 30ª posição entre as maiores redes de supermercado em faturamento e é 60ª entre as 300 maiores varejistas em faturamento, segundo o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Encerrou o ano passado com 5.891 funcionários e não atuava no comércio online.
No segmento de atacarejo, é uma das pioneiras no Estado da Bahia. O atacarejo é um modelo de negócio que mistura atacado com varejo e que ganhou força nos últimos anos, sobretudo por causa da disparada da inflação. Há hoje mais de 2 mil lojas no País operando nesse modelo, segundo dados da Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (Abaas). De acordo com a Nielsen IQ, o setor registrou 25% de crescimento em 2022.
Confira abaixo a nota oficial do Atakarejo:
O Atakarejo, empresa pioneira no setor varejista da Bahia, anuncia sua associação com o fundo de investimentos Pátria. A aliança vai permitir o crescimento do grupo na Bahia e no Nordeste com o Plano de Expansão, que vai gerar cerca de 20 mil novos empregos diretos nos próximos anos.
A rede seguirá sob o comando do seu fundador Teobaldo Costa e toda sua equipe na Bahia. O Atakarejo é uma empresa baiana que iniciou sua história há 40 anos atrás, inicialmente com uma barraca de frutas e hoje, é a maior rede de supermercados da Bahia e a 24º maior do Brasil, responsável por proporcionar mais 7 mil empregos diretos.
“O grupo continuará seguindo sua missão, que é levar o menor preço para os baianos e diminuir o custo de vida da população, contribuindo para a diminuição da desigualdade”, diz o fundador. Teobaldo ainda ressalta: “Nossa maior premissa sempre será manter a Cultura do Atakarejo, que coloca os clientes e fornecedores à frente e mantém projetos de inclusão sócio étnicos-raciais no dia a dia da empresa, afinal, não abrimos mão dos nossos valores”.
A união do Atakarejo será com o Pátria Investimentos, empresa líder na gestão de ativos alternativos na América Latina. Com 35 anos de história, o Pátria possui uma presença global e atuação dos seus investimentos no âmbito nacional e internacional, trazendo retornos satisfatórios nos seus investimentos em empresas resilientes, sólidas e fundamentadas em proporcionar um impacto positivo para a sociedade.
Juntamente com Teobaldo Costa, à frente da administração geral do Atakarejo, é prevista uma expansão crescente da rede de supermercados para a Bahia a partir desta sociedade.
Fonte:Estadão - 03/10/2023
0 comentários:
Postar um comentário