Durante sua participação no debate Uol/Folha entre candidatos à prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (30), Pablo Marçal (PRTB) atacou a candidata do PSB, Tabata Amaral, afirmando que “mulher não vota em mulher” porque “é inteligente”.
Ao longo de todo o debate, Marçal se referiu a Tabata como “a candidata mais inteligente” na discussão, mas a atacou diante da postura de cobrança para que os demais participantes apresentassem suas propostas. “Ela quer provar para você que é mulher. Ô, Tabata, se mulher votasse em mulher, você ia ganhar no primeiro turno. A mulher não vota em mulher, ela é inteligente. Ela tem sabedoria, ela tem experiência. Ela olha pra você e vê você sempre nesse embate, não vai votar em você”, declarou.
A fala de Marçal foi logo rechaçada pelo candidato do Psol, Guilherme Boulos. “Eu lamento a fala preconceituosa do Pablo Marçal insinuando que quem vota em mulheres teria menos inteligência. É lamentável, triste ouvir isso de alguém que quer governar a maior cidade do Brasil”, disse.
Tabata respondeu relembrando o histórico brasileiro de desqualificação de candidaturas femininas. “Vocês sabem que a gente está sempre sendo subestimada. Desde que eu me entendo por gente, dizem que eu não consigo, que eu não dou conta, que não é pra mim. A barra para a gente é muito mais alta”, apontou. Ela também ressaltou que as pesquisas eleitorais apontam maior rejeição de Marçal dentro do eleitorado feminino.
Próximo ao fim do debate, Marçal retomou seu discurso. “Mulher inteligente, é por isso que vocês não estão dedicando voto na Tabata. Porque você que é guerreira, mãe de família, a maioria sozinha em casa. Você sabe que não dá para colocar a prefeitura nas mãos de uma pessoa que está sonhando. É só isso”.
Fonte: CONGRESSO EM FOCO - 30/09/2024
0 comentários:
Postar um comentário