foto:RIcardo Stuckert/PR
Nova York – Em encontro bilateral na manhã desta quarta-feira (25/9), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, discutiram a reforma dos organismos internacionais. O Metrópoles apurou que Starmer disse a Lula que apoia a inclusão do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em seu discurso na abertura da 79ª Assembleia Geral, na terça (24/9), Lula saiu em defesa de representação da África e da América Latina, países do chamado Sul Global, no Conselho de Segurança da ONU.
Mais cedo, em reunião ministerial do G20 realizado às margens da ONU, Lula defendeu revisar a Carta da organização forma de remodelar o organismo multilateral.
“Na sua atual configuração, o Conselho de Segurança tem se mostrado incapaz de resolver conflitos, e menos ainda de preveni-los… Com mais representatividade, em especial da África e América Latina e Caribe, teremos mais chance de superar a polarização que paralisa o órgão”, disse Lula na reunião desta quarta-feira.
Fonte: Metrópoles 25/09/2024
0 comentários:
Postar um comentário