sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bahia: Apagão afetou serviços da Embasa e SAC



 As pessoas ficaram assustadas em ponto de ônibus  em Salvador -foto:reprodução
O apagão que afetou os 417 municípios da Bahia, todos os estados do Nordeste, parte do Pará, Tocantins e o Distrito Federal no final da noite de quinta (25) e madrugada desta sexta (26), comprometeu diversos o funcionamento de serviços públicos no estado da Bahia. Além da falta de energia, o apagão comprometeu o fornecimento de água em Salvador e na Região Metropolitana, perda de estoques de bolsas de sangue, semáforos de trânsito quebrados e interrupção no atendimento dos serviços prestados pelo SAC e Detran-BA, entre outros transtornos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Embasa, o sistema integrado de abastecimento  deixou de operar por volta das 23h de ontem (25), e só voltou a funcionar às 6h desta sexta (26). Como os reservatórios da rede distribuidora deixaram de receber água por sete horas, o serviço de abastecimento foi comprometido e está sendo regularizado aos poucos.

A estimativa é de que a situação seja normalizada nas próximas 48 horas. Ainda de acordo com a Embasa, imóveis com rede interna e reservatórios adequados não devem sentir os efeitos do apagão.
Atendimento no SAC e Detran
De acordo com assessoria de comunicação do SAC, os principais serviços do órgão, como a emissão da carteira de identidade e intermediação de mão de obra, não foram prejudicados com o apagão.
No entanto, a queda prolongada de energia prejudicou a rede tecnológica que dá suporte ao funcionamento dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) e o atendimento com hora marcada nos postos do SAC. Eles estarão suspensos temporariamente nesta sexta (26) até que a rede tecnológica seja normalizada. 
Segundo o Detran-BA, uma equipe de Tecnologia da Informação do órgão tenta solucionar o problema causado no atendimento em todo o estado da Bahia, mas ainda não há previsão de retorno à normalidade. 
Hemoba convoca doadores para repor estoques perdidos durante apagão
A perda de estoques de bolsas de sangue devido ao apagão no Nordeste faz com que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) convoque a população de todo o Estado a doar sangue em suas 25 unidades.
Segundo o órgão, os estoques foram prejudicados em algumas unidades da Hemoba devido a problemas de refrigeração nas bolsas de sangue. O horário de funcionamento em algumas unidades de coleta e transfusão será ampliado a fim de auxilar na procura dos doadores de sangue.
Para doar, basta estar em boas condições de saúde, estar pesando acima de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos. Os menores de idade só podem doar com autorização formal e presença do responsável. As recomendações médicas são: ir bem alimentado, ter dormido o mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e não ter fumado nas últimas 2 horas, além de evitar alimentos gordurosos.
Quem estiver gripado ou com febre; mulheres grávidas, em amamentação ou no período de três meses após o parto; aqueles que tiveram hepatite após os onze anos de idade ou, ainda, quem utiliza drogas injetáveis, não poderão doar. No momento da doação, é obrigatório apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Semáforos quebrados complicam trânsito na capital; Transalvador promete conserto em tempo recorde
Entre os transtornos causados pelo apagão estão a falta de funcionamento de diversos sinais de trânsito da capital baiana, fato que complica o tráfego de veículos na manhã desta sexta (26). Segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), 46 semáforos pararam de funcionar na cidade em decorrência da queda de energia.
"Pedimos desculpas à população de Salvador pelo não-funcionamento de 46 semáforos nesta manhã de sexta-feira, em decorrência do apagão ocorrido no Norte e Nordeste do País, mas nos comprometemos a colocar todos em perfeito funcionamento até o final da tarde de hoje", disse o superintendente da Transalvador, Renato Araújo.

Fonte:reprodução

0 comentários:

Postar um comentário