quinta-feira, 7 de julho de 2022

Deputados dos EUA querem investigar se militares interferem nas eleições do Brasil


                                            foto:Isac Nóbrega/Br/reprodução


Deputados dos Estados Unidos, através de uma emenda apresentada ao NDAA, do Orçamento anual de Defesa, pedem que o governo americano investigue se as Forças Armadas do Brasil estão interferindo nas eleições. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

“Em até 30 dias após a promulgação desta lei, o Secretário de Estado deve submeter um relatório ao Congresso sobre todas as ações tomadas pelas Forças Armadas do Brasil em relação às eleições presidenciais do país, marcadas para outubro de 2022”, prevê a emenda 893, incluída na proposta de lei orçamentária para o ano fiscal de 2023, finalizada nesta semana.

De acordo com o documento, há pontos a serem investigados: interferência na contagem de votos, manipulação para tentar reverter o resultado e participação em campanhas de desinformação para questionar o sistema eleitoral e os resultados por meio de protestos, redes sociais ou outros meios de comunicação.

Caso alguns desses pontos sejam constatados, o Brasil poderia ser enquadrado na Seção 7008, que prevê o fim da assistência de segurança dos EUA a países em que haja golpe de Estado ou ataques de militares à democracia, o que poderia colocar em risco a condição do Brasil de aliado extra-Otan, obtida em 2019.

A posição faz do Brasil um parceiro militar preferencial, com acesso facilitado à compra de equipamento militar, alguns a preço de custo, além de cooperação para treinamento e pesquisas de novas tecnologias.

Fonte:Bahia.Ba 07/07/2022

0 comentários:

Postar um comentário