quarta-feira, 17 de março de 2010

Educação: Universidades Federais não completam vagas via ENEM


Ao menos sete universidades que selecionaram calouros pelo Enem não preencheram todas as vagas. A expectativa é que 6.000 vagas não tenham sido preenchidas -- pouco mais de 10% do total. O Ministério da Educação divulga balanço hoje, informa a reportagem de Fábio Takahashi, Patrícia Gomes e Ricardo Gallo publicada nesta quarta-feira pela Folha.
A ociosidade é mais um problema do sistema implementado no fim do ano passado pelo governo Lula. Houve vazamento da prova, divulgação de gabaritos errados e cancelamento do exame do meio do ano.
No domingo passado, estudantes apareceram na internet como aprovados, mas, depois, saíram da lista. Segundo o Ministério da Educação, isso ocorreu porque alguns alunos conseguiram, judicialmente, a inclusão como aprovados.
A sobra de vagas só não foi maior porque o MEC decidiu fazer uma chamada extra de calouros. Inicialmente, seriam três, mas houve a criação de uma lista de espera, cujas matrículas acabaram ontem.
Ainda assim, segundo levantamento feito pela Folha, estão com vagas ociosas as federais de SP (Unifesp), uma das mais importantes do país; do Pampa; tecnológica do PR; do Vale do São Francisco; do Recôncavo Baiano; de Lavras; e de MT. Elas já decidiram que farão novas chamadas, com base nas notas dos alunos no Enem.




Fonte:Folhaonline
Imagem:Google

0 comentários:

Postar um comentário