terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Estudantes da UNEB que disputaram eleições do DCE ocupam Reitoria


Alunos denunciam que não assumiram o mandato do DCE | Foto: Divulgação - Foto: Divulgação
foto:divulgação/reprodução

Cerca de 25 alunos ocuparam a reitoria da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) nesta segunda-feira, 15, no bairro do Cabula, em Salvador. Os estudantes cobram um posicionamento da administração central da instituição, em relação ao impasse nas eleições do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Segundo Gustavo Mascarenhas, um dos componentes da chapa um, houve fraude e irregularidades durantes as eleições ocorrida no dia 4 de dezembro e até o momento, os estudantes não puderam assumir o mandato na universidade.
"Abriu-se o processo eleitoral para Diretório Central dos Estudantes da Uneb. A campanha foi tudo ok, tudo tranquilo. No dia da votação começou algumas irregularidades. A presidência da comissão eleitoral, que é a ex-coordenadora geral do DCE não deu acesso se quer as outras pessoas da comissão eleitoral a ter o e-mail da comissão. A partir disso começou a surgir alguns problemas: teve atraso em todas as urnas da chapa de oposição, onde nossa chapa é forte, que fez uma campanha melhor e tem centros acadêmicos, as urnas atrasaram. Uma urna do Departamento de Ciências Exatas e da Terra só começou 1h da tarde", afirmou Gustavo.
Ele disse que após 18 anos de mandato de estudantes ligados à Juventude do PT, esta é a primeira vez que uma chapa de oposição ganha as eleições. "Foi a primeira vez que a oposição ganhar uma eleição aqui", ressalta o representante da Chapa Um.
Os alunos explicam que desde o dia das eleições, os estudantes que formam a chapa um não conseguem ter diálogo com a comissão eleitoral e que a contagem dos votos não são coerentes com o resultado. 
"Divulgamos uma tabela do resultado das urnas onde ganhamos com quase 600 votos de frente. Eles impugnaram a urna do Departamento de Educação sem nenhum argumento no regime eleitoral. É uma operação política mesmo, impugnaram sem nenhuma explicação e via regimento. Anunciaram um resultado fictício, falso, de que teve eleição em todos os departamentos e que a chapa dois tinha vencido por 23 votos de diferença, sem apurar urna por urna como é de costume. A Uneb tem 24 campi, então tem que apurar a urna de todos os departamentos. Eles sumiram. Não responde telefone, e-mail, não vem para universidade.
Gustavo, que é ligado ao Psol, mas ressalta que a maioria dos estudantes da chapa não pertencem a um partido, denuncia também que os últimos coordenadores do DCE, ligados ao Partido dos Trabalhadores (PT), estão hoje em cargos de confiança na Reitoria por indicação do próprio reitor
"No dia da apuração, que eles viram que perderam, a presidente da comissão eleitoral, Carla Juliana conhecida como Caju, foi se reunir com o assessor da reitoria e secretário Especial de Articulação institucional da universidade , Marcelo Lemos, que é ex-coordenador geral do DCE da Uneb, que também faz parte da juventude do PT junto com ela", acrescenta Gustavo
A reportagem do Portal A TARDE entrou em contato com a universidade. A informação é que "eles estão conversando, ainda não temos um posicionamento, porque a conversa ainda não terminou e que, assim que tiver um posicionamento vai informar.

fonte:atardeonline -17/12/19/reprodução 

0 comentários:

Postar um comentário