O biólogo Atila Iamarino ganhou destaque nas últimas semanas por causa do debate em torno da pandemia de coronavírus. Recentemente, ele postou um vídeo no YouTube em que explica didaticamente algumas projeções feitas por pesquisas sobre a disseminação do vírus no mundo.
Quem é Atila Iamarino
O biólogo de 36 anos é formado pela Universidade de São Paulo e fez doutorado e pós-doutorado na mesma universidade, com enfoque em microbiologia. Ele também fez pesquisas na Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e já estudou vírus como ebola, Zika e HIV.
Atila ficou mais conhecido na internet por fazer um trabalho de divulgação científica no canal "Nerdologia", que tem 2,7 milhões de inscritos no YouTube. Com linguagem acessível, o biólogo tem como intenção aproximar o público e a ciência. No canal, há, por exemplo, um vídeo sobre "Como funcionaria a PokéBola?" e outro com o título "Câncer tem cura?".
No vídeo "Live Coronavírus de 20/03 - O que o Brasil precisa fazer nos próximos dias", postado no próprio canal, Atila faz uma explicação didática sobre um estudo feito pela Imperial College London, na Inglaterra.
Com essa pesquisa, ele faz uma estimativa devastadora para o Brasil: um milhão de mortes por causa da Covid-19. A perspectiva é uma previsão para o caso de nada ser feito para conter a transmissão.
No Brasil, as autoridades tomaram medidas de distanciamento social e quarentena. Nessa situação, o número de mortes pode ser drasticamente reduzido.
De acordo com Atila, o estudo britânico fez com que os Estados Unidos e a própria Inglaterra mudassem a conduta com a pandemia. Uma taxa de 2 a 3% de mortalidade pode até ser baixa, mas o número que essa porcentagem representa na realidade pode chegar à casa dos milhões.
O alerta do pesquisador ganhou tamanho destaque que ele passou a dar entrevistas sobre o assunto e foi convidado para falar no programa Roda Viva, da TV Cultura, em edição que ganhou 10 minutos de duração em função da relevância do tema e audiência gerada. O debate também virou assunto na internet, chegando a ser um dos mais falados no momento.
Veja o vídeo completo abaixo:
fonte:/reprodução
vídeo:Youtube
0 comentários:
Postar um comentário