sexta-feira, 13 de março de 2015

Jaques Wagner articula para tirar Mercadante da Casa Civil, diz Coluna


O ministro da defesa é fiel escudeiro do ex. presidente lula foto:reprodução


Fiel escudeiro de Lula, o ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT-BA), pediu apoio ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador Romero Jucá (PMDB-RR) no esforço para retirar Aloizio Mercadante (PT-SP) da chefia da Casa Civil. O ministro é alvo de críticas de Lula, que o acusa de “sequestrar o governo”, e do próprio PMDB, que atribui ele o isolamento do vice Michel Temer.
Jaques Wagner tratou do tema Mercadante com Renan, na residência do presidente do Senado, e depois falou com Jucá, diz fonte do PMDB. Desde a semana passada, a cúpula do PMDB reuniu artilharia pesada e trabalha para convencer Dilma a demitir Mercadante da Casa Civil.
Repetindo a fórmula do “mensalão”, o Planalto cogitou recrutar Aldo Rebelo (PCdoB) e Gilberto Kassab (PSD) para costurar apoio político. O PMDB estuda ainda a possibilidade de indicar um articulador para se unir à dupla. São cotados Henrique Alves (RN) e Eliseu Padilha (RS)

MERCADANTE  X WAGNER

ATUALIZADA EM 14/03/15 - 10:20hs
O governo avalia um troca-troca de ministros que pode ser a solução dos seus problemas: Jaques Wagner seria deslocado para a chefia da Casa Civil e Aloizio Mercadante passaria para o Ministério da Defesa. Com isso, Dilma atenderia a Lula e ao PMDB, como forma de melhorar a qualidade do diálogo com o Congresso, e colocaria Mercadante, conhecido pela arrogância, num cargo que parece feito à sua medida.
Mercadante é filho do general Oswaldo Muniz Oliva, de “linha dura”, e tem um irmão coronel. Sentir-se-ia à vontade no Ministério da Defesa.
Dilma também cessaria o incômodo dos militares com os “selinhos” de Jaques Wagner e suas atitudes carnavalescas demais para o cargo.
Em contrapartida, Jaques Wagner é a antítese de Mercadante: do tipo simpaticão, tem livre-trânsito no Congresso e a estima de Lula e Dilma.
O chefe da Casa Civil anda espalhando que, ao contrário de pedir sua cabeça, Lula quer Dilma reforçando seu papel no governo. É lorota

Fonte:Claudio Humberto/reprodução

0 comentários:

Postar um comentário