(Marcos Corrêa/PR)
O governo de Jair Bolsonaro fez propaganda da reforma da Previdência em sites de fake news, de jogo do bicho, infantis, em russo e em canais pró-governo. A informação consta de planilhas enviadas pela Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom) à Folha de S.Paulo, a partir de determinação da Controladoria-Geral da União (CGU), que atendeu a pedido via Serviço de Informação ao Cidadão.
Segundo os dados da Secom obtidos, dos 20 canais de YouTube que mais veicularam anúncios da campanha da "Nova Previdência" no período reportado, 14 são primordialmente destinados ao público infantojuvenil. Um dos canais que mais receberam anúncios é o Get Movies, que tem 100% do seu conteúdo em russo.
Outro site que recebeu dinheiro público por meio de anúncios foi o 'resultadosdobichotemporeal.com.br" (foram 319.082 anúncios, segundo a planilha enviada pela Secom). O jogo do bicho é ilegal no Brasil. Sites de fake news também receberam verba de anúncios do governo.
O canal de YouTube Terça Livre TV, que pertence ao blogueiro Allan dos Santos, teve 1.447 anúncios. Em depoimento à CPMI das Fake News, em novembro de 2019, Santos disse: "sou dono do maior portal conservador da América Latina e não recebo nenhum centavo do governo".
Procurada, a Secom afirmou, em nota, que "a plataforma de anúncios da Google atua automaticamente a partir de parâmetros para a entrega do conteúdo publicitário aos públicos de interesse. As definições são abrangentes e não determinam com exatidão o local na internet em que o anúncio será veiculado. Porém, neste caso específico, buscou-se perfis reconhecidos pela ferramenta do Google que tenham afinidade para o tema 'Previdência' e demais correlações de acordo com sintaxe para o tema da campanha".
fonte:Conversa Afiada - 09/05/2020
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