sexta-feira, 8 de maio de 2020

Governo Bolsonaro: Vídeo de reunião tem palavrões dirigidos ao STF, ameaças e cargos para o Centrão

iuu11.png
foto:Isac Nóbrega/reprodução
O conteúdo do vídeo da reunião citada por Sergio Moro em seu depoimento à Polícia Federal tem palavrões, ameaças de demissão a ministros, anúncios de distribuição de cargos para o Centrão e pedido de acesso às informações de inteligência.
Por isso, a resistência do governo em cumprir a ordem do ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), de entregar a íntegra da gravação.
Na tarde desta quinta-feira (07/V) a AGU (Advocacia-Geral da União) pediu ao ministro para enviar somente trechos da reunião de 22 de abril, que sejam ligadas a Moro e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 
De acordo com o Estadão, o encontro durou cerca de duas horas. A agenda com o presidente foi convocada inicialmente para apresentação do programa Pró-Brasil, de recuperação econômica, e teve a participação de 26 autoridades.
Em relatos reservados, dois ministros disseram ao jornal que a ameaça de demissão não foi direcionada ao ex-juiz da Lava Jato, mas foi um recado a todos os integrantes do primeiro escalão. Segundo participantes do encontro, o presidente cobrou alinhamento às pautas dele e cumprimento irrestrito de suas ordens.
Foi neste contexto que Bolsonaro teria pedido acesso às informações de inteligência.
No entanto, de acordo com um dos participantes, o presidente disse que quem não estivesse satisfeito poderia ir embora. Outro auxiliar disse que Bolsonaro falou poderia demitir quem quisesse.
A cobrança de Bolsonaro a seu primeiro escalão foi feita com muitos palavrões.
A colunista Thais Oyama da folha, diz que o próprio STF foi pauta na discussão, com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmando que a Corte é composta por 11 'filhos da puta'.
Um dos ofendidos é o destinatário do vídeo. E ainda pode compartilhar com os outros dez o comentário "sensível" do ministro. A preocupação é tanta que a Advocacia Geral da União, que representa o presidente da República no inquérito aberto a partir das acusações do ex-ministro Sérgio Moro, pede para ser autorizada a entregar apenas parte do registro da reunião. 
Outras falas polêmicas foram ditas na reunião, adianta a colunista. Além da suposta ameaça do presidente de demitir Sérgio Moro caso ele não concordasse com a substituição do delegado Maurício Valeixo, a reunião tem uma pródiga em palavrões e menções a assuntos que o governo preferiria tratar em volume baixo, como os acordos com o Centrão. 
Também é sabido que a China foi citada na reunião em termos pouco elogiosos — pelo próprio Bolsonaro e logo na abertura do encontro.
fonte:Conversa Afiada/Correio da Bahia - 08/05/2020


fonte:Conversa Afiada- 08/05/2020

0 comentários:

Postar um comentário