quarta-feira, 6 de maio de 2020

Eleições 2020: Presidente do TRE-BA está otimista para que pleito seja em 04/10

Eleições 2020: presidente do TRE-BA defende que pleito ocorra em outubro | Nei Pinto | Divulgação
foto:reprodução Juliana Andrade-TRE-BA.
Com a pandemia do novo coronavírus, o calendário das eleições municipais de 2020 pode sofrer alterações. No meio político, o adiamento já é um assunto discutido. Em entrevista ao programa Isso é Bahia, na Rádio A TARDE FM, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), desembargador Jatahy Júnior, disse estar otimista para que o pleito ocorra ainda em outubro.
“Estou bastante otimista que faremos as eleições no dia 4 de outubro. Muitos órgãos foram suspensos e o TRE, a Justiça de um modo geral no Brasil, não foi exceção. Mas continuamos todos trabalhando de home office”, disse o presidente.
De acordo com o desembargador, o TRE teve prazos que, inicialmente, só poderiam ser cumpridos de maneira presencial, porém, o calendário está seguindo normal em meio à pandemia. Na entrevista, como exemplo, ele mencionou o dia 4 de abril, data limite para mudanças de filiações partidárias e registro de estatuto de novas legendas.
“Depois desse 4 de abril, o prazo desafiador é o de hoje, 6 de maio, porém mais uma vez usando das tecnologias da informação a Justiça Eleitoral colocou a disposição dos eleitores o chamado ‘Título Net’, e através de acesso fácil pelo site dos tribunais regionais, o eleitor pode fazer a sua primeira inscrição, revisão ou sua transferência”, pontuou o desembargador Jatahy Júnior.
Data limite
Esta quarta-feira (6 de maio) é a data limite para o cidadão regularizar a situação eleitoral, que está sendo feita de forma virtual pelos sites das cortes regionais. O presidente do TRE-BA explicou que para as eleições é necessário fazer o encerramento dos cadastros e fazer processamento dos indivíduos aptos ao processo eleitoral. E a ação é feita pelo calendário do TSE 150 dias antes do pleito.
“Já tivemos 50 mil pedidos de título novo e transferências. Inscrições são a partir do dia 20 de abril. E só ontem foram feitos 12 mil pedidos de inscrições, transferências ou revisões. Hoje deveremos ter um pouco mais e antes das 24h encerraremos mais esse prazo do calendário eleitoral”, explicou o presidente.
fonte:atardeonline - 06/05/2020

0 comentários:

Postar um comentário