quinta-feira, 7 de maio de 2020

Salvador: Centro, Boca do Rio e Plataforma terão bloqueios a partir de sábado(9) por causa do Covid-19



    Centro Histórico de Salvador - foto:reprodução/Michele Rocha
Em conjunto com o Governo do Estado, a Prefeitura de Salvador divulgou, nesta quinta-feira (7), que o Centro da capital baiana e os bairros da Boca do Rio e Plataforma terão medidas restritivas mais duras a partir deste sábado (9). Alguns bloqueios de acesso e blitzes de testes, além de outras atividades, serão promovidos pela administração municipal nestes locais com o intuito de diminuir o avanço da pandemia do novo coronavírus na capital baiana. 
A princípio, as ações da prefeitura vão durar por sete dias, mas há possibilidade de renovação e extensão dos bloqueios para outras áreas da cidade com registro de aglomerações. Se chover muito neste final de semana em Salvador, a prefeitura adiará a adoção dos bloqueios para a segunda-feira (11).
Na coletiva, o governador Rui Costa legitimou o planejamento feito pela prefeitura de Salvador.  "A Bahia, por ser um estado muito grande, do tamanho da França, a gente fez uma opção de adotar medidas de restrição de convívio social e de medidas de proteção social progressivas, de acordo com a região, com a cidade, sempre dialogando com o poder local. Portanto, vamos anunciar medidas de maior restrição de circulação de pessoas no sentido de que consigamos reduzir essa taxa [de contaminação]", disse.
De acordo com o prefeito ACM Neto, as medidas de restrição não podem ser chamadas de lockdown, visto que esta ação, mais extrema, envolve isolamento total e compulsório. A estratégia da prefeitura é a regionalização das ações nos três locais determinados.
A decisão pela interdição do Centro, Boca do Rio e Plataforma foi tomada com base em dados de mobilidade, relativos à circulação de ônibus e demais veículos nas ruas, assim como o fluxo de pessoas transportadas nos coletivos.
A prefeitura ainda levou em conta as informações de descumprimento de decretos, como os estabelecimentos comerciais que insistem em abrir as portas, além dos números de casos confirmados da covid-19 nos bairros. "Essa é uma base importante porque a gente percebeu em alguns lugares o fluxo de pessoas e de veículos vem se aproximando de um fluxo normal", justificou o prefeito.
fonte:Correio da Bahia/reprodução 07/05/2020

0 comentários:

Postar um comentário