quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Saúde: "Pessoas que tomam café pela manhã têm maior expectativa de vida", diz Cardiologista


Aurelio Rojas, cardiologista: "Pessoas que tomam café pela manhã têm maior expectativa de vida e menor risco de ataque cardíaco."© Reprodução: Aurélio Rojas e Freepik

Há um número crescente de estudos que comprovam os efeitos benéficos do café, que vão muito além de nos manter acordados ou nos tornar adultos funcionais assim que o despertador toca. A bebida também traz efeitos positivos para a saúde do coração, como explicou o cardiologista Aurelio Rojas em suas redes sociais, tranquilizando aqueles que ainda têm dúvidas sobre os impactos do café no organismo.

Rojas é um jovem médico renomado em Málaga, onde atua e se formou em medicina e cirurgia pela universidade local. Ele se especializou em cardiologia durante a residência e concluiu sua formação em imagem cardíaca e doenças cardíacas estruturais no Hospital Lenox Hill, em Nova York. 

Atualmente, combina o trabalho clínico com atividades de ensino e divulgação científica, sendo bastante ativo e popular nas redes sociais, onde compartilha conselhos e recomendações sobre cardiologia e saúde em geral com seus seguidores.

Qual é o melhor horário para tomar café?

Em uma de suas publicações mais recentes, Rojas responde a uma dúvida comum entre os amantes do café: qual é o melhor horário para consumir a bebida e potencializar seus efeitos benéficos? A resposta é direta: pela manhã, preferencialmente antes do meio-dia e, no máximo, até às 14h. Para justificar essa recomendação, ele cita um estudo publicado no início deste ano que investigou a relação entre o horário de consumo de café e o risco de mortalidade.

“Parece que pessoas que tomam apenas café pela manhã têm maior expectativa de vida e menor probabilidade de sofrer um ataque cardíaco.” Isso pode ocorrer porque o consumo de café à tarde pode desregular o ritmo circadiano e a liberação de hormônios que regulam o sono, como o cortisol e a melatonina, elevando ainda mais os níveis de estresse.

Dicas para consumir café de forma saudável

Rojas também dá orientações gerais sobre a forma mais saudável de consumir café e aproveitar seus efeitos positivos: tome-o puro ou com um pouco de leite integral ou bebida vegetal sem adição de açúcar; evite adoçá-lo com açúcar ou adoçantes; prefira café filtrado ou expresso em vez de café fervido ou no estilo turco; consuma até às 14h e limite a ingestão a no máximo 3 a 4 xícaras por dia (o equivalente a cerca de 400 mg de cafeína).

Quando o café deve ser evitado?


O cardiologista também lembra que o consumo deve ser evitado por pessoas que sofrem de arritmias ou hipertensão descontrolada. Nesses casos, ele recomenda optar pelo café descafeinado, que também oferece benefícios à saúde. Além disso, desaconselha beber café em jejum para quem tem ansiedade ou problemas gastrointestinais. Ele reforça que a adição de creme, xaropes ou qualquer tipo de açúcar aumenta significativamente as calorias e a carga glicêmica da bebida.


0 comentários:

Postar um comentário