Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira, 20 de novembro, é feriado nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei 14.759, que coloca no calendário de feriados nacionais o Dia da Consciência Negra e o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares, em dezembro do ano passado.
Para marcar a data, diversas atividades serão realizadas por todo o território brasileiro, como atos e encontros culturais. Na capital paulista, ocorre a 21ª edição da Marcha da Consciência Negra, com concentração em frente ao Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp), a partir das 13h.
Com o lema “Palmares de pé, racismo no chão. Zumbi e Dandara vivem em nós!”, o ato terá manifestações culturais e falas de parlamentares e representantes de entidades de movimentos negros. Da avenida Paulista, os manifestantes marcharão pela rua Augusta até o Teatro Municipal.
“A luta é permanente, mas sabemos que este é um momento de reforçarmos a resistência do povo negro, que há séculos enfrenta o racismo em suas mais diferentes esferas e luta por melhores condições de vida”, ressalta a secretária de Combate ao Racismo da Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), Rosana Silva.
Neste ano, a marcha homenageia uma das lideranças históricas do movimento negro, o ex-diretor da Fundação Perseu Abramo e dirigente da Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Flávio Jorge, que faleceu em junho, em decorrência de complicações de um câncer do intestino, que tratava há alguns anos.
Confira as atividades relacionadas ao 20 de novembro
Porto Alegre (RS)
17h – Esquina Democrática
22/11
Santa Maria da Boa Vista (PE)
18h – Quilombo do Serrote
23/11
Florianópolis (SC)
15h – Igreja Nossa Senhora do Mont Serrat
30/11
Olinda (PE)
16h – Afoxé Alafin Oyó
São Paulo (SP)
12h – Festival Afro Sampa
Teófilo Otoni (MG)
15h – Festival da Cidadania da ABTO – Associação de Bairros de Teófilo Otoni
Fonte: ICL NOTÍCIAS - 20/11/2024
0 comentários:
Postar um comentário