sábado, 18 de junho de 2011

Queda de helicóptero em Porto Seguro: Marinha realizará buscas noturnas para localizar três desaparecidos

Fotos: Mario Bittencourt/ag.atarde

pedaços do helicóptero recolhidos no mar



A Marinha informou neste sábado que realizará buscas noturnas com um navio patrulha aos três desaparecidos após a queda de um helicóptero próximo à praia de Itapororoca, em Porto Seguro (BA), na noite de sexta-feira. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que suspendeu as buscas via ar às 17h16, com o pôr do sol, e que retomará o trabalho às 05h54, no amanhecer de domingo. Quatro mortes já foram confirmadas.

Na manhã de hoje, o Comando do 2º Distrito Naval na Bahia enviou o navio patrulha Gravataí para reforçar os trabalhos de busca. Segundo o comando, as lanchas do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e da Agência da Capitania dos Portos em Porto Seguro, e as três pequenas embarcações civis que participam das buscas tiveram que ser recolhidas porque não possuem equipamento para fazer varreduras no período da noite. A operação conta também com 10 mergulhadores, além das aeronaves da FAB e da Polícia Militar. A Marinha informou ainda que se desloca para a região o navio varredor Albardão, que tem um sonar lateral que deve ajudar na localização da aeronave no fundo do mar.

Conforme o comando, a região de buscas está concentrada em uma área de 6,9 km², onde destroços e as quatro vítimas foram encontradas. À tarde, uma bolsa que possivelmente pertence a um dos passageiros foi localizada e recolhida pela equipe.

Namorada de filho de Cabral estava no helicóptero
A Polícia Civil divulgou na manhã deste sábado o nome dos sete ocupantes do helicóptero acidentado. Após confirmar a morte de Mariana Fernandes Noleto, namorada do filho do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a polícia voltou atrás e informou que, até as 13h de hoje, ela ainda não havia sido encontrada. Até o momento, quatro vítimas fatais foram confirmadas.

Os mortos são Fernanda Kfuri, 35 anos, seus sobrinhos Luca Kfuri de Magalhães Lins, 3 anos, e Gabriel Kfuri Gouveia, 2 anos, e a babá das crianças, Norma Batista de Assunção, 49 anos. Além de Mariana, estão desaparecidos Jordana Kfuri - mãe de Luca e Gabriel, irmã de Fernanda - e o empresário Marcelo Almeida, que pilotava o helicóptero.

Fernanda chegou a ser socorrida com vida e levada em estado grave ao hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Entretanto, ela não resistiu aos ferimentos provocados pelas fraturas múltiplas e morreu.

O acidente
A aeronave, modelo Eurocopter AS 350 B2 Esquilo, deixou Porto Seguro em direção ao condomínio de luxo Jacumã Ocean Resort, em Trancoso, e desapareceu às 18h40 de sexta-feira. No momento do acidente havia uma forte neblina.

Marcelo Almeida, presidente do First Class Group e dono do Jacumã Ocean Resort, teria jantado horas antes com Sérgio Cabral, que estava no condomínio com a família e integrantes do primeiro escalão do governo do Rio. Após o jantar, Marcelo saiu com o helicóptero para pegar o grupo de amigos e parentes do governador. Entretanto, em Porto Seguro, o filho de Cabral, Marco Antônio, e o marido de Jordana, Fernando Cavendish, não embarcaram na aeronave por falta de espaço - seriam realizadas várias viagens para levar todos os convidados.

O piloto do helicóptero não fez qualquer contato com o controle de tráfego aéreo local para informar alguma anormalidade com a aeronave, segundo nota da Força Aérea Brasileira (FAB).

De acordo com a FAB, a aeronave decolou de Porto Seguro às 18h41 e tinha previsão de voar por 10 minutos até a Fazenda Jacumã, seu destino final. A última visualização radar da aeronave ocorreu às 18h57, a aproximadamente 23 km, em direção ao mar, do aeródromo de Porto Seguro.

A investigação das causas do acidente está a cargo do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2), com sede no Recife (PE). Apenas uma parte dos destroços do helicóptero foi localizada flutuando no mar.




Fonte: Reportagem do portal terra.

0 comentários:

Postar um comentário