segunda-feira, 5 de maio de 2025

Salvador: Após Anitta, Daniela Mercury também critica prefeito Bruno Reis por leilão de áreas verdes

foto:reprodução


                                      
Após a cantora Anitta se manifestar contra os leilões de áreas verdes em Salvador, mais uma artista endossou a causa e criticou o prefeito Bruno Reis (União Brasil). Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (5), a cantora Daniela Mercury se manifestou contra a venda das regiões da cidade e defendeu a preservação ambiental. A 'Rainha da Axé Music' expressou sua preocupação com a construção de mais prédios em áreas verdes e fez um apelo para que as autoridades locais repensem a iniciativa.


"Você sabia que Salvador é a cidade brasileira com menos árvores? Você sabia que áreas verdes públicas, que são áreas de preservação ambiental e preservação permanente de Salvador, estão sendo leiloadas pela prefeitura? Então eu peço aqui que a sociedade baiana, que todos que amam Salvador, que é a primeira capital do Brasil, inclusive a paisagem da primeira capital do Brasil precisa de um cuidado ainda maior porque são paisagens históricas", narra Daniela no vídeo.

"Eu peço essa reflexão, esse compromisso com essa luta contra o aquecimento global pela preservação da natureza de todos os baianos e do prefeito, das pessoas que estão envolvidas, dos vereadores da cidade e todos que podem fazer alguma coisa contra a venda desse patrimônio urbano", acrescenta.

Desde 2014, as desafetações de terrenos e venda de áreas verdes são discutidas na Câmara Municipal. Leilões de áreas verdes têm questionados por movimentos sociais e foram alvo da Justiça, como no caso envolvendo terrenos no Morro do Ipiranga. A Justica Federal suspendeu o leilão de uma área verde por conta da incertezas sobre a existência de restrições ambientais na lei que autorizava a venda.

"Vender áreas de proteção ambiental em plena crise climática, Salvador já está sofrendo com temperaturas muito altas, a gente não pode perder a pouca vegetação que tem, a gente quer ver aquelas áreas verdes na cidade, então a gente clama pela adoção de medidas urgentes, que nos expliquem o que está acontecendo, que esse processo de venda seja mais discutido com a sociedade, que a gente não perca a identidade paisagística de uma capital tão importante, então quero dizer que me interessa muito que a minha cidade seja uma cidade que respeite a natureza e que tenha suas áreas verdes preservadas", diz Daniela Mercury.

Publicamente, o prefeito Bruno Reis já se manifestou favoravelmente aos leilões. "Plantamos o Centro de Interpretação de Mata Atlântica, o Horto de Restinga. Plantamos diversos parques, a exemplo do Parque Jardim Botânico, do Parque da Pedra de Xangô. Temos outros para implantar, como o do Vale da Mata Escura, do Parque Pitanga. Preservando as áreas verdes da nossa cidade. Eu sei o que estou dizendo. É o Instituto de Cidades Sustentáveis que coloca Salvador como a cidade mais sustentável do Brasil, entre as capitais", diz o prefeito.


Fonte: BOCÃO NEWS - 05/05/2025

0 comentários:

Postar um comentário