segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bahia: Vitória de José Serra em cidades administradas pelo PT

Conquista: Serra teve 55,91% x Dilma 44,09%


Nesse 01 de novembro, um dia após a história registrar que pela primeira vez uma mulher é eleita para assumir a 8ª economia do mundo e com desafios do tamanho desse imenso país chamado Brasil. Como em toda eleição, após os resultados das urnas, a análise dos motivos que levaram a vitória ou a derrota dos principais candidatos é natural,são analistas politicos,sociologos,e o povo que com sua sabedoria tem resposta para tudo,se reportam a eleição presidencial que em 2º turno,fez a economista Dilma Rousseff a próxima presidente para o período 2011-2014.

Na Bahia, onde o atual governador Jacques Wagner (PT) se reelegeu com muita folga já no primeiro turno, desde o dia 04/10 que o gestor se dedicou a campanha do 2º turno para ajudar Dilma a chegar a presidência,como de fato aconteceu. A Bahia com seus 417 municipios, com um potencial econômico extraordinário, com suas belezas naturais e também com ainda sérios problemas sociais do tamanho do Estado.

Em todo o Estado, a candidata petista obteve neste segundo turno 70,85% dos votos contra 29,15% de José Serra, mas o que chamou atenção sem sombra de dúvida foi a vitória do candidato do PSDB em seis cidades baianas adminstradas pelo PT ( Camamu, Buerarema, Itapetinga, Itororó, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista) e em Ituaçu e Presidente Tancredo Neves, ambas administradas por gestores de partidos aliados ao PT, como PC do B e o PMDB.

No primeiro turno Serra ganhou de Dilma apenas em Vitória da Conquista, e em Presidente Tancredo Neves, agora, foram 08 cidades. Conquista é a 3ª maior cidade e uma das mais importantes do Estado, que nos últimos anos vem sendo governada pelo PT, tanto que José Serra e Dilma estiveram na campanha do 2º turno na cidade.

Entendo, que as questões locais influenciam em uma disputa mesmo para presidência, aqui na região de Irecê, temos algumas cidades que quando um prefeito apoia um candidato,seja a governador ou mesmo ao legislativo, outro grupo apoia outro candidato, vão ao embate,tendo como pano de fundo a próxima eleição municipal de 2012. Não sei se foi isso que ocorreu nas cidades citadas, mas que merece uma reflexão por parte dos gestores desses municipios, disso não tenho dúvida.
Foto:Google

0 comentários:

Postar um comentário