sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Brasil: Lula nega extradição de Battisti para a Itália

Battisti quando chagava na PF no início de Dezembro

Em sua última decisão oficial como Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva rejeitou nesta sexta-feira (31) a extradição do ativista de esquerda Cesare Battisti para a Itália. Lula acatou o parecer elaborado pela Advocacia Geral da União (AGU) que recomendava a manutenção de Battisti em território brasileiro. Os argumentos do governo brasileiro para rejeitar o pedido de extradição do governo italiano ainda não foram divulgados. O anúncio foi feito por meio de nota lida pelo ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim.

Lula resolveu manter o italiano e divulgar sua posição a poucas horas de deixar a Presidência da República para evitar que a presidente eleita, Dilma Rousseff, tivesse que deliberar sobre o caso. Lula chegou a receber nesta quinta-feira (30) o presidente do STF, ministro Cezar Peluso, no Palácio do Planalto, para tratar do assunto.

Governo Italiano diz que decisão é "inaceitável"

O governo da Itália afirmou ontem quinta-feira (30) que considera "incompreensível e inaceitável" a possível decisão do governo brasileiro de se recusar a extraditar o ex-ativista de esquerda Cesare Battisti.

Como a decisão se confirmou agora há pouco(10:45h) horário de Brasília, vamos ver a repercussão do caso e como ficará as relações diplomáticas entre os dois paises.


Fonte: G1.com c\acréscimo
Foto:Reuters

0 comentários:

Postar um comentário