sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Itália: "Caso Cesare Batistti ainda não está encerrado", diz Berlusconi

Battisti sendo conduzido pela PF Brasileira no início deste mês


"Exprimo minha profunda amargura e desgosto em relação à decisão do presidente Lula de recusar a extradição de Cesare Battisti apesar das requisições insistentes e das solicitações em todos os níveis por parte da Itália. Trata-se de uma escolha contrária ao mais elementar senso de justiça". Essa frase foram ditas pelo premiê Italiano Silvio Berlusconi ao reagir a decisão do governo Brasileiro em não conceder a extradição do ativista politico Cesare Battisti. A decisão de manter Battisti no Brasil foi anunciado hoje pela manhã em comunicado lido pelo ministro das relações exteriores Celso Amorim, após a decisão do presidente Lula.

"Expresso às famílias das vítimas toda a minha solidariedade e me comprometo a dar prosseguimento à batalha para que Battisti seja entregue à justiça italiana",completou Berlusconi.

Amorim não acredita em crise diplomática

“Não temos nenhuma razão para estarmos preocupados com a relação com a Itália. O Brasil tomou uma decisão soberana, dentro dos termos previstos no Tratado”, afirmou o ministro Amorim após ler a nota para imprensa. Amorim se referia a uma pergunta da entrevista coletiva concedida a imprensa, quando questionado se a decisão do presidente Lula poderia causar uma crise diplomática entre os dois países.

Ainda de acordo com o chanceler, o presidente não deve entrar em contato com o governo italiano para comunicar a decisão. Amorim afirmou que as razões que levaram Lula a manter Battisti no Brasil serão divulgadas a partir do parecer da Advocacia Geral da União, que será publicado na página de internet do órgão. Informações do portal G1 com acréscimo do blogueiro.
Foto:Reuters

0 comentários:

Postar um comentário