sábado, 2 de junho de 2012

Educação: Monografia sobre UPT no território de Irecê tem reportagem publicada no site da UNEB

O estudante durante a defesa do TCC- Foto:Discente Letras Najara Alves/reprodução

“Entre os anos de 2004 a 2011, o projeto Universidade Para Todos atendeu mais de 2,5 mil alunos no território de Irecê. No mesmo período 403 pré-vestibulandos do UPT ingressaram em universidades públicas.”
Essa foi a constatação do estudante do Campus XVI (Irecê) da UNEB Jorge Luiz Santiago, que defendeu, no mês de março, o trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado Projeto UPT: Impacto Educacional no Território de Irecê.
Jorge desenvolveu a pesquisa durante o oitavo semestre do curso de pedagogia do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do campus, que coordena o programa em Irecê.
De acordo com o discente, que foi orientado pela professora do DCHT Ana Karine Rocha, a monografia analisa em que medida o UPT tem cumprido a sua finalidade de inclusão dos estudantes egressos das escolas públicas no ensino superior.
“Reflito sobre a importância e as mudanças decorrentes da implantação e execução do projeto no território, apresentando uma abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso desenvolvido em oito cidades da região atendidas pelo programa. Também pude verificar o perfil dos sujeitos da pesquisa e as questões socioeconômicas”, explicou Jorge, que também é técnico-administrativo do setor financeiro do Campus XVI.
O servidor completou: “O dia da defesa da monografia foi muito especial na minha vida, pois fui egresso do UPT e coordená-lo desde 2008 foi um incentivo para concluir minha graduação em pedagogia”.
UPT
O programa Universidade para Todos (UPT), criado pelo governo do estado, é coordenado pela Secretaria estadual da Educação (SEC) e executado em parceria com as universidades estaduais baianas e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb).
O UPT tem como missão proporcionar a inclusão social e educacional dos estudantes oriundos da rede pública de ensino médio ao ensino superior, por meio de objetivos e metas que priorizam o fortalecimento e a elevação da qualidade da educação pública.



Fonte Texto: Amanda Cascaes, agente de comunicação do DCHT/Campus XVI, com edição da Ascom

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