O presidente @lulaoficial recebeu neste sábado (25) o título de Doutor Honoris Causa em Desenvolvimento Internacional e Sul Global pela Universidade Nacional da Malásia (UKM). A cerimônia, em Kuala Lumpur, foi presidida pelo Sultão de Negeri Sembilan, reitor da instituição.
A honraria reconhece a trajetória de Lula em defesa da educação, da justiça social e da cooperação entre os países do Sul Global. Em seu discurso, o presidente afirmou que o título é um reconhecimento coletivo:
“Este diploma não é do Lula. É de 215 milhões de brasileiros.”
Lula destacou o papel da educação como instrumento de transformação social e lembrou que seus governos foram os que mais criaram universidades e institutos federais na história do país.
“Tenho orgulho de ter aberto as portas das universidades aos filhos da classe trabalhadora, mesmo sem ter diploma universitário”, disse.
O presidente também defendeu a cooperação entre Brasil e Malásia, países com histórias coloniais e sociedades plurais, e criticou o poder desigual das nações ricas em instituições como o FMI e a ONU.
Ao falar sobre o clima, Lula reafirmou que a COP30, que será realizada em Belém (PA), será a “COP da verdade”, com ações concretas e baseadas na ciência.
“Será o momento de superar a ganância extrativista e agir com responsabilidade.”
O título recebido na Malásia reforça o reconhecimento global da trajetória de um operário que virou doutor símbolo de um projeto que coloca o povo, a educação e o planeta no centro do desenvolvimento.
Fonte: Mindianinja 25/10/2025
0 comentários:
Postar um comentário