quinta-feira, 16 de abril de 2009

2009, Um Ano de Definição.

O Brasil vive na expectativa dos próximos passos que o governo americano de Barak Obama tomará na condução da sua economia, e por mais que o Presidente Lula, os ministros da área econômica, falem e procurem demonstrar a “posição privilegiada” com relação às outras nações diante da crise americana e mundial, o setor privado já começou a tomar medidas fortes frente essa nova realidade vivenciada, e não enxergo essa “tranquilidade econômica” alardeada pelo governo federal, a taxa de juros continua elevadíssima, os empresários do setor produtivo se queixam do governo, o próprio Vice-Presidente José Alencar coloca claramente sua posição contra essa política de juros alto do Banco Central, e os únicos que adoram, é claro, os banqueiros. O governo trabalha com a meta de crescimento de 4% esse ano, e critica as projeções de renomados economistas que falam em 2%. Já de acordo com um estudo da ONU, todos os países da América Latina serão drasticamente afetados pela crise econômica e segundo relatório divulgado no último dia 15.01, indica que o Brasil deve crescer apenas 0,5% nesse ano. Quem está errado nessas projeções?
O que temos presenciado são as famigeradas demissões ocorrendo em todo o país em vários setores da economia, principalmente na indústria automobilística, e os sindicatos acordaram e estão reagindo perante a decisão dos empresários, aliás, os grandes sindicatos brasileiros merecem um estudo à parte, pois nunca vi tanta passividade nesses 06 anos de mandato do presidente Lula, seria por causa do “companheiro”?
Na área política, já estar em pauta, à sucessão presidencial em 2010, e o presidente Lula já manifestou sua preferência pela candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e segundo a cúpula do PT, saindo uma chapa com um nome do maior partido do Congresso, o “perto do poder”, ou melhor, o PMDB, Lula faz seu sucessor, ou sucessora, mas é preciso fazer uma leitura de alguns fatores: 1º-Como vai andar a economia brasileira diante da nova realidade econômica mundial? Se a crise econômica mundial se agravar, como fica a vida dos brasileiros? 2º O governo federal garantirá a manutenção dos atuais programas sociais sem nenhum corte no orçamento da união? 3º - As obras do PAC continuarão sendo executadas a contento?
4º O carisma de Lula e seu governo conseguem transferir votos para a ministra Dilma automaticamente? (pelo menos para as candidaturas de Marta Suplicy,na cidade de São Paulo, e Fátima Bezerra na cidade de Natal não funcionou, aliás, Natal foi a única capital do Nordeste onde o presidente subiu no palanque foi apoiar uma candidatura). Quanto aos candidatos da oposição, o nome que desponta mais uma vez é do governador de São Paulo, José Serra, já que o governador de Minas Gerais Aécio Neves aprendeu muito com o avô Tancredo Neves, conversa com todo mundo, de forma que também fique bem em qualquer resultado do processo eleitoral.
Na Bahia, o governador Jaques Wagner já manifestou o desejo de ir para reeleição Wagner é um político sensato, exímio negociador, mas, já dar sinais de cansaço com essa relação do PT e o PMDB de Geddel Vieira Lima em todo o estado. Essa posição do PMDB, é no mínimo, curiosa, faz parte da administração estadual com secretarias chaves e órgãos importantes do 2º escalão,e já na última campanha para as prefeituras, o partido presidido pelo irmão e “porta voz” do ministro mostrou que quer administrar até a presidência de associação de bairros.
Após dois anos de mandato do governo Wagner, avanços sociais foram realizados, em que pese ainda nas áreas importantes, como a da infra-estrutura, educação e segurança pública está tirando o sono do governador e da população baiana em várias regiões, mas é fato na história política de nossa Bahia, que estamos num novo processo de construção político-social para esse estado, que é um processo lento, é verdade, mas participativo, e prova disso, foram às eleições diretas realizadas para gestores escolares da rede pública de ensino no último mês de dezembro, precisamos avançar muito, sem dúvida, mas é preciso que se registre principalmente para a população mais jovem, que a Bahia teve décadas de um modelo político alicerçado no marketing, na força dos veículos de comunicação na capital e no interior do estado, no uso indevido dos recursos públicos, nos gastos exagerados em propaganda oficial, na opressão, intimidação, na manipulação de dados sócio-econômicos, tem dúvida? Pesquisa os indicadores sociais do estado ao longo desse período.
Na nossa micro-região, as dificuldades na agricultura aumentaram, a chuva não chegou a contento, a dengue causando um estrago na saúde do nosso povo, e quanto aos novos gestores do executivo, creio que não trarão algo novo para a população de seus municípios, quem se reelegeu estará fazendo os ajustes da administração, após a campanha de 2008,e nas prefeituras que os candidatos da oposição ganharam, precisarão de um tempo maior para colocar a “casa em ordem”, tendo em vista algumas que foram deixadas pelos gestores anteriores em situação critica sob todos os aspectos de uma administração pública, e para esses gestores que irresponsavelmente causaram desmandos nesses municípios, desrespeitando seus munícipes, o Ministério Público e os organismos de fiscalização deverão ser acionados, e a população ser informada com detalhes, até porque, em 2010, também teremos eleição para o Congresso Nacional e Assembléia Legislativa, e desde já, faço esse registro, no segundo semestre desse ano, começarão os contatos telefônicos daqueles pré-candidatos a candidatos para os veículos de comunicação da micro-região, agora uma pergunta que a sociedade regional precisa fazer é a seguinte: Será que os Prefeitos e os Vereadores eleitos ou não, fizeram acordos para a campanha de 2010? Pelo fato dos mesmos terem recebido apoio político e financeiro durante a campanha de 2008?
Portanto, 2009 será um ano de definições e torcemos que as autoridades devidamente constituídas, independentemente dos cargos que ocupem venham usar a sensatez nas tomadas de decisões que irá afetar a toda a sociedade, e ser como diz um provérbio espanhol “Um punhado de bom senso é mais valioso que um alqueire de conhecimento”.

0 comentários:

Postar um comentário