sábado, 21 de novembro de 2009

Salvador: Lula defende Palestinos e critica Israel e EUA

O encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, nesta sexta-feira, 20, foi marcado por declarações de repúdio à construção de 900 casas de famílias israelenses em assentamento na Cisjordânia. Os dois estiveram reunidos na Santa Casa de Misericórdia, Centro Histórico de Salvador, onde Lula lembrou a importância de integrar mais países nas questões sobre a paz no Oriente Médio e reafirmou que há total interesse do Brasil em se colocar à frente das ações que reduzam conflitos na região.
"Enquanto só os Estados Unidos estiverem negociando, não haverá paz", disse. "Quem deveria estar à frente do processo é a ONU, não os Estados Unidos – que são um dos responsáveis pela crise. Por isso o Brasil reivindica mudanças na ONU, para que ela seja representativa de 2010, e não de 1948, quando foi criada, porque a geopolítica do
mundo mudou".
Já Mahmoud Abbas, que iniciou pelo Brasil uma série de viagens por países da América do Sul em busca de apoio para a criação do Estado Palestino, agradeceu pela ajuda de Lula e desejou que o presidente continue favorável à causa palestina por ele ser considerado uma figura importante na política internacional.
"A experiência que o senhor [Lula] tem é uma experiência da qual o mundo se orgulha. O seu país mostra a convivência de todos os povos, sem olhar cor, sexo ou religião. Esperamos ter essa experiência, que o povo palestino possa viver na pátria deles em paz, independente", completou.
Agenda – A reunião entre Lulas e Abbas terminou por volta das 12h15. Lula chegou ao local às 11h, visitou as instalações da igreja e depois se reuniu a portas fechadas com Abbas. Somente às 11h15, com quase duas horas de atraso, teve início o evento marcado pela assinatura de um protocolo de cooperação técnica no qual o Brasil se compromete a passar tecnologia para a Palestina.
Logo depois do evento, Lula seguiu para um compromisso na Ford, em Camaçari, onde foi anunciada a ampliação na capacidade de produção e na geração de empregos na fábrica. À tarde, o presidente participa da caminhada do Dia da Consciência Negra e retorna à Brasília às 20h.
Tietagem – Pela manhã, antes de se encontrar com o líder palestino, cerca de 50 pessoas aproveitaram a presença do presidente Lula para abraçá-lo e tirar fotos no saguão do hotel onde ele está hospedado, em Ondina. O presidente deixou o local por volta das 9h20 e seguiu para a Santa Casa de Misericórdia.
Na saída do hotel, Lula foi recebido com ar de tietagem. Uma senhora chegou a gritar: "Lula, vamos ganhar as eleições com Dilma". O presidente fez sinal de positivo com a mão e deixou o local sob aplausos. Estiveram no hotel, acompanhando o presidente, o ministro Geddel Vieira Lima e o governador Jaques Wagner que, apesar de adversários políticos, sorriram o tempo todo um ao lado do outro.
Ministro – Também pela manhã, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, justificou o fato de o Brasil apoiar a causa Palestina e por outro lado manter boas relações com o Estado de Israel (duas nações que nutrem divergências há décadas). "Nosso país não divide o mundo entre bons e maus", disse.
Segundo Amorim, que também acompanha a visita do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, o Brasil procura ver o que há de melhor em cada um e "construir pontes de aproximação".
Investimento - Às 13h20, Lula chegou a Camaçari, para uma visita à fabrica da Ford. Lá anunciou a manutenção dos incentivos fiscais dados à montadora. Os benefícios federais, que venceriam em 2010, foram ampliados até 2015. A medida provisória assinada pelo presidente garante vantagens também para as fábricas da empresa em Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul.Lula disse que só decidiu pela continuidade dos incentivos depois que o governador Jacques Wagner o convenceu de que isso traria novos investimento à Bahia. Durante a manhã a empresa anunciou o investimento de R$ 4 bilhões no Brasil, dos quais R$2,8 bilhões virão para a Bahia.

Fonte:ag.Estado,Biaagio Talento e Patricia França atarde online
c/ redação Eder Luis Santana
atardeonline
Foto:Margarida Neide/atarde

0 comentários:

Postar um comentário