segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bilhete único começa a funcionar em Salvador


                                                    A medida começou a ser implantada ontem(28) foto:reprodução

 

O programa do bilhete ùnico e do benefício do Domingo é Meia passaram a vigorar nesse domingo (28/7).  Quem pegou dois ônibus no domingo, para regiões distintas, num período de duas horas, pagou apenas a primeira passagem. Outra novidade é que os usuários do cartão de bilhete avulso passaram a ter direito ao benefício do programa Domingo é Meia.  

O superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, acompanhou pela manhã o trabalho de fiscalização e testou o bilhete em mais de vinte ônibus. “Cerca de 110 agentes de fiscalização atuaram nos principais corredores e terminais da cidade orientando os usuários. Fizemos o trajeto da Estação Iguatemi, Bonocô e Lapa, e em todos os ônibus obtivemos resultados satisfatórios”.

Na Estação da Lapa muita gente que tem o bilhete avulso como a auxiliar de enfermagem Lucimara Santana, de 43 anos, ainda não sabia que a partir de agora pagará R$1,40 na passagem do primeiro ônibus e na segunda passagem não terá qualquer custo. “Fiquei sabendo que poderia fazer essa economia quando peguei o ônibus. Acho importante, afinal, temos um péssimo transporte e algo tem que compensar”.

Fiscalização

“A operação ocorreu dentro do previsto. Nossos fiscais não registraram redução de frota, os ônibus contavam com as informações das áreas de integração e os aparelhos validadores, que registram a passagem, estavam funcionando dentro da nova programação de valores para atender ao Bilhete Único e Domingo é Meia”, avaliou Muller.

As fiscalizações, segundo ele, deverão ser mantidas até a população se familiarizar com as medidas. “Durante a semana, continuaremos monitorando tanto a frota como a operação do sistema. Caso algum problema seja identificado nos validadores, vamos recolher e substituir o ônibus com o aparelho danificado para que nenhum passageiro seja prejudicado”, informou.

Para o subsecretário municipal de Urbanismo e Transporte, Orlando Santos, o Bilhete Único inaugura um novo momento na cultura de mobilidade urbana da capital baiana. “Com o Bilhete Único, o usuário de transporte vai poder chegar ao destino com mais rapidez e conforto, uma vez que as opções de linhas aumentam. Se ele sai de Cajazeiras, por exemplo, para a Barra, pode descer na Vasco da Gama ou no Iguatemi e pegar outro ônibus com o roteiro mais curto, sem pagar nada a mais por isso, otimizando a viagem e economizando tempo”.

Atualmente, segundo o subsecretário, as pessoas gastam muito tempo no deslocamento, por causa da atual organização das linhas de ônibus e dos congestionamentos, comuns em grandes cidades. Situação que pode ser modificada com o Bilhete Único. “Os usuários ficam bastante tempo nos coletivos em determinados percursos. Mas a integração gratuita entre áreas distintas muda a forma das pessoas se locomoverem. Antes, a pessoa pegava o ônibus e passava duas horas no trânsito. Agora, ela tem a opção de descer e pegar outro ônibus para chegar ao local desejado com mais agilidade”.

Fonte:Tribuna da Bahia



0 comentários:

Postar um comentário