sábado, 17 de janeiro de 2015

Condenado por tráfico, Marco Acher é fuzilado na Indonésia

                                                                    Archer na prisão (Foto: Rogério Paez/Arquivo Pessoal)
O brasileiro Marco Acher, 53 anos, foi executado neste sábado (17) na Indonésia em pena pelo crime de tráfico de drogas - já é domingo no horário local. Mesmo com apelos do governo brasileiro para tentar evitar a execução da pena, que foi por fuzilamento, a Indonésia afirmou que não seria possível atender ao apelo.
O carioca foi executado às 15h30 do sábado, no horário de Brasília, 0h30 de domingo no horário local. Ele é primeiro cidadão brasileiro na história a ser executado por pena de morte. Além dele, outras cinco pessoas foram executadas.
Uma tia do brasileiro, Maria de Lourdes Archer Pinto, 61 anos, fez uma última visita a ele, em imagens que foram divulgadas por um canal de TV local. Ela chegou a Cilacap, na Ilha de Java, neste sábado, para se despedir do instrutor de voo. Segundo nota do Itamaraty, Marco esteve por cerca de uma hora com o advogado, com a tia e com funcionários da Embaixada do Brasil. A tia levou mel e doce de leite para o brasileiro.
A tia contou à Folha Online que Marco chorou muito na despedida e a beijou muito. Ela também estava em prantos diante da proximidade da execução. "O Marco não merece isso", afirmou.Ontem, um vídeo em que o brasileiro pede clemência circulou pela web. "Eu estou ciente de que cometi um erro gravíssimo, mas mereço mais uma chance. Porque todo mundo erra", diz.  O instrutor de voo diz que é seu sonho voltar ao Brasil. "Quero pedir perdão à minha nação e mostrar aos jovens que a droga só leva a dois caminhos, ou a prisão ou a morte". 
Archer foi preso ao tentar entrar na Indonésia em 2004 com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-X no Aeroporto Internacional de Jacarta. O brasileiro conseguiu fugir do aeroporto, mas foi preso duas semanas depois. O país pune com pena de morte o tráfico de drogas.
Além de Archer, outro brasileiro aguarda no corredor da morte da Indonésia. O paranaense Rodrigo Muxfeldt Gularte também foi condenado à morte por tráfico de cocaína.
VEJA O ÚLTIMO VÍDEO COM A IMAGEM DO BRASILEIRO:


Fonte:Correio

0 comentários:

Postar um comentário