Não há suspeitas do que provocou o incêndio e nem do tamanho do estrago causado pelo | foto: Divulgação/reprodução
Os brigadistas voluntários, Corpo de Bombeiros, com um helicóptero, continuam na luta para debelar o fogo que consome um terreno extenso da Área de Proteção Ambiental (APA) do Barbado, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, desde a tarde do último domingo (30). Segundo os moradores locais contaram ao Jornal da Chapada, da cidade dá para ver o estrago que está sendo feito na área da serra, mas ninguém ainda sabe mensurar exatamente quanto já foi queimado.
De acordo com informações do vereador de Rio de Contas, Valgleber Mafra “as áreas das nascentes do Riacho das Pedras e do Barbado foram atingidas pelas chamas”. Mesmo com o Programa “Bahia Sem Fogo”, do Governo do Estado, que consiste em educação ambiental e instrumentalização da população local, além de criar meios de prevenção e ampliar os debates sobre os problemas causados pelas queimadas à fauna e flora, o fogo não foi controlado.
Conforme informações publicadas pelo G1, ainda não há suspeitas do que provocou o incêndio. “A Secretaria do Meio Ambiente de Rio de Contas, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) devem ir ao local para fazer perícia e assim identificar as causas do incêndio”, aponta trecho de texto publicado pelo site.
fonte:Jornal da Chapada
0 comentários:
Postar um comentário