sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Opinião: Um governo acuado, uma oposição sem discurso

Conversava com um amigo e ele me cobrava nossa posição quanto a atual situação político-econômica do nosso Brasil. Respondi que as coisas tem acontecido igual aos furacões nos EUA e no Caribe, ou seja, numa velocidade muito grande, destruindo tudo que encontra pela frente, e que quando pensamos em emitir uma opinião, novos fatos se sucedem trazem mais  fortes e graves denúncias no âmbito dos três poderes da república, que por sua vez causam indignação e inquietude no seio de toda sociedade brasileira.

Temos um Presidente da República acuado pelo seu histórico e de seu partido, este após a redemocratização do país no início da década de 80, se tornou sócio-gerente de todos os presidentes que se sucederam no Palácio do Planalto.  O processo de sucessão de Temer já está posta, mas com um cenário ainda não tão claro com relações aos nomes que podem disputar o pleito. Há ainda uma incerteza com relação ao ex-presidente Lula, a briga do governador de São Paulo com seu “pupilo” João Dória, o ex-ministro Ciro Gomes com sua coragem, mas sem uma forte base partidária e Marina contemplando os acontecimentos. O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa creio que usará o bom senso e manterá intacta sua biografia.

As medidas e reformas econômicas tomadas por Temer encontram uma forte oposição dos partidos chamados de “esquerda”, centrais sindicais e movimentos sociais, que diga-se de passagem aceitaram passivamente o atual presidente como vice de Dilma na chapa  por duas vezes, e o resultado está posto. Nos dois mandatos de Lula e o primeiro de Dilma, houve avanços significativos nos indicadores sociais, isso é fato, falharam em não promover as reformas que o país precisava, sobre tudo porque, desfrutavam de bons  índices de aceitação  popular.

O certo é que querem resolver os graves problemas brasileiros com pleitos a cada dois anos, em um calendário eleitoral oneroso e viciado, assim como o nosso congresso nacional. A primavera chegou, e com ela, temos um governo pressionado, sem rumo,  refém da Câmera Federal e  uma oposição sem pauta, este é o atual cenário.


Jorge Luiz
Pedagogo


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, é um cenário desolador. Uma dúvida que fica é: quais as figuras que disputarão as eleições de 2018, visto que de todos os lados só conseguimos ver sujeira e mais sujeira. Bom texto, Prof. Jorge

    ResponderExcluir